• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Mulheres/Feminazismo/Relacionamentos Geralzão da Real Relacionamentos que surgem de amizade
Páginas (5): « Anterior 1 2 3 4 5 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Relacionamentos que surgem de amizade
Offline Falchion
Veterano
Tópicos: 1
Curtido: 69 vezes em 49 posts
Posts que curtiu: 195
23-02-2015, 07:22 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-02-2015, 07:23 PM por Falchion.)
amizade amizade entre homem e mulher não acredito...pode haver colequismo por exemplo uma mina cabeça que dé pra ter um papo decente sem ser mangina e explorado mas nada comparado a amizade masculina!.
no caso co coleguismo pode sair um relacionamento falo por experiencia própria
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
23-02-2015, 07:33 PM
A dinâmica da amizade é diferente, não se deve comparar amizade masculina com a feminina. Mas é possível extrair vantagens de amizades femininas... Desde que vc não tenha interesse sexual.. Mas se vc tiver interesse vc é burro pra caralho, pois não sinalizou o interesse no inicio da interação...

Eu extraio bastante vantagens das minhas amiguinhas... kkkkkkkkk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline mente
Subindo a pirâmide
Tópicos: 11
Curtido: 49 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 11
24-02-2015, 09:40 AM
Esse tópico me lembrou desta matéria que passou no fantástico

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2...filme.html
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
24-02-2015, 11:57 AM
Amizade entre homem e mulher é MUITO difícil, a ponto de eu não acreditar que exista.

De qualquer forma, se ela é pautada em interesse - mesmo que não sexual - não é amizade. Isto vale para amizade com pessoas de qualquer sexo.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
24-02-2015, 01:29 PM
(24-02-2015, 11:57 AM)Azoth Escreveu: Amizade entre homem e mulher é MUITO difícil, a ponto de eu não acreditar que exista.

De qualquer forma, se ela é pautada em interesse - mesmo que não sexual - não é amizade. Isto vale para amizade com pessoas de qualquer sexo.

Amizade é interesse cara. É uma troca.

O que vc dá e o que vc tem a oferecer.
O que a outra dá e o que ela tem a oferecer.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
24-02-2015, 01:48 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-02-2015, 10:08 PM por Ali.)
(24-02-2015, 01:29 PM)Mandrake Escreveu:
(24-02-2015, 11:57 AM)Azoth Escreveu: Amizade entre homem e mulher é MUITO difícil, a ponto de eu não acreditar que exista.

Amizades são muito úteis, seja com mulher ou homem ainda mais se você sabe o mecanismo delas.

Já obtive muitos benefícios em amizade com mulheres, se você sabe controlar são ótimas aliadas e bastante úteis.

Foda que tem cara que pensa com a ponta do pau e acha que qualquer contato com mulher tem que ter o produto final SEXO.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
24-02-2015, 02:36 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-02-2015, 02:38 PM por Azoth.)
(24-02-2015, 01:29 PM)Mandrake Escreveu:

Para VOCÊ.

No geral,

amizade
a.mi.za.de
sf (lat amicitate) 1 Sentimento de amigo; afeto que liga as pessoas. 2 Reciprocidade de afeto. 3 Benevolência. 4 Amor. Antôn: inimizade, ódio, oposição. A. colorida, gír: relação íntima e amorosa, sem compromisso social. Cf amizade-colorida.

é uma coisa bem mais 'emocional' que baseada em uma troca mútua de interesses. Sim, para gerar este 'afeto' há um mínimo de valores a serem preenchidos, mas não com a totalidade que você diz.

Por isso que sou da turma do Doutrina de 'anti-social', onde só encontro 'amigos' querendo montar nas costas e ter vantagens. Meus amigos são aqueles que nunca me pediram ajuda (e no dia que pedirem vão ter porque já adquiriram a confiança) nem se beneficiaram em nada além de gostar da minha presença.

Sem contar que, apesar de ser seu modus operandi, acho bem deplorável ficar se beneficiando de favores de "amigas mulheres", sendo que, na realidade, o que você explicitou aqui foi praticamente 'tirar proveito' no sentido brasileiro do 'esperto' para sobressair o fato que os confrades estavam falando acerca de não existir amizade com mulheres.

Até o estilo puritano de confetes do Law é menos grotesco que isso.

De qualquer forma, a maioria das pessoas fazem como você e é por isso que me abstenho do jogo social, não tenho a mínima vontade de cultivar esta "irmandade".

PS: Fique claro que em nenhum momento procurei ofendê-lo, é só uma disparidade de perspectiva.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
24-02-2015, 03:35 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-02-2015, 03:38 PM por Mandrake.)
Exatamente criatura.
Se vc tem afeto pra oferecer, então vc dá, e vice versa. É uma troca. Não se faz amizade sem troca. Troca em todos os sentidos.

Presta atenção !
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
24-02-2015, 03:43 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-02-2015, 03:46 PM por Mandrake.)
Foda-se que vc acha grotesco meu estilo de vida, pouco me importa. Eu to dizendo que eu tiro vantagens das minhas amizades, assim como elas tiram de mim. Essa troca que faz a amizade acontecer.

Continua sendo anti social, sem amigos aí, enquanto eu viajo e curto pra caralho com os meus. Eu sou sociavel e feliz...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline frost
Indecente
Tópicos: 11
Curtido: 40 vezes em 29 posts
Posts que curtiu: 9
24-02-2015, 05:33 PM
Amizade sem troca???? Kkkkk

Tem neguinho aqui que ainda vive na Imagination Land.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mad Max
Búfalo
**
Tópicos: 3
24-02-2015, 05:53 PM
(24-02-2015, 05:33 PM)frost Escreveu: Amizade sem troca???? Kkkkk

Tem neguinho aqui que ainda vive na Imagination Land.

Tem neguinho aqui que nunca teve ou muito menos foi amigo de alguém.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ignis
Usuário Banido
*
Tópicos: 9
24-02-2015, 06:17 PM
Eu acho que tem várias coisas a se analisar aí, várias possibilidades.

Na friendzone clássica o cara tem interesse sexual na mina e não é recíproco, porque fez o processo de conquista errado, acreditando nas falácias românticas e de cavalheirismo, pregadas pela mídia e pelas mulheres, que como sabemos, não funcionam.

Mas eu acho que em geral não adianta procurar amizade com mulheres. É contraprodutivo.

E mesmo que estranhamente o cara queira amizade com mulher e não tenha interesses (eu pessoalmente não tenho necessidade disso), com a maioria das minas pra um GDR isso é inviável.

O que vai acontecer é que a mina vai querer te usar de psicólogo, apoio emocional; como faria com as amigas dela. Você tá afim disso?

O que é viável é um coleguismo, companheirismo, num ambiente de estudos ou trabalho. Mas arrisco dizer que a maioria das minas com quem você tivesse esse tipo de relação seriam submedianas ou medianas. Primeiro porque no caso das submedianas provavelmente não haveria interesse de sua parte, além de que, nos dois casos, esses tipos de mulheres são as que tendem a ser mais simpáticas, pra compensar a falta de beleza.

Eu tenho algumas colegas submedianas e medianas com quem gosto de conversar bastante, mas no meu caso não há interesse da minha parte e elas não tentam me usar como muleta emocional. Se tentassem, eu cortaria o papo.

Agora especificamente sobre relacionamentos que surgem da amizade, eu acho que nos poucos casos em que isso dá certo tem a questão de que talvez a mina não te dê o melhor sexo, pois acaba, num casamento, te vendo como uma espécie de pai (como N.A diz nas suas obras, se não tô enganado. Embora não tenho certeza se ele cita essa parte do pai).

Pra mim amizade de verdade mesmo é de homem pra homem, e são poucas. Mulheres no máximo vão ser boas colegas, se elas forem muito legais e valer a pena manter contato.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
24-02-2015, 08:22 PM
Concordo com o Ignis.

Acrescento que dentre estas colegas, se o cara se mantém desapegado da para descolar umas ficadas "na amizade". Elas pagam coisas para você, possuem amigas medianas, e inclusive podem atuar como uma boa peça de xadrez em suas mãos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
24-02-2015, 09:16 PM
Concordo com o Ali e o Mandrake e em parte com o Ignis.

A amizade é verdadeira quando há o sentimento de partilha, isso é a reciprocidade citada pelo Azoth. Não é preciso ser necessariamente um homem para isso acontecer. Quando uma parte só recebe, a amizade não e verdadeira, como os casos de friendzone e psicólogos emocionais citado pelo Ignis.

No começo da minha jornada de desenvolvimento pessoal me afastei das amizades femininas, foi meio radical na época, mas não eram verdadeiras no fim das contas. Hoje sou mais maleável nesse ponto, só que agora sei dosar, se só eu me esforçar, cobro reciprocidade, se não ocorrer ainda assim, me afasto.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
24-02-2015, 09:45 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-02-2015, 09:50 PM por Tiago Sorine.)
(24-02-2015, 09:16 PM)Raito Escreveu: Concordo com o Ali e o Mandrake e em parte com o Ignis.

A amizade é verdadeira quando há o sentimento de partilha, isso é a reciprocidade citada pelo Azoth. Não é preciso ser necessariamente um homem para isso acontecer. Quando uma parte só recebe, a amizade não e verdadeira, como os casos de friendzone e psicólogos emocionais citado pelo Ignis.

No começo da minha jornada de desenvolvimento pessoal me afastei das amizades femininas, foi meio radical na época, mas não eram verdadeiras no fim das contas. Hoje sou mais maleável nesse ponto, só que agora sei dosar, se só eu me esforçar, cobro reciprocidade, se não ocorrer ainda assim, me afasto.

Exatamente Raito. Temos que ser mais maleáveis, e sermos justos. Não tem muito segredo isso. Parece que tem muito cara com medo de ficar amigo de mulher e ser taxado de friendzonado. :Z=

Claro que tenho meus amigos, aqueles de toda hora para conversar e pedir um conselho e qdo precisarem tbm e eu puder ajudar.

Mas vou dizer uma coisa: Na minha caminhada do desenvolvimento, tive mais ajuda de amigas do que de amigos. EM TODOS OS SENTIDOS.

Ali Escreveu:Amizades são muito úteis, seja com mulher ou homem ainda mais se você sabe o mecanismo delas.

Já obtive muitos benefícios em amizade com mulheres, se você sabe controlar são ótimas aliadas e bastante úteis.

Foda que tem cara que pensa com a ponta do pau e acha que qualquer contato com mulher tem que ter o produto final SEXO.
Isso! Joinha:
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
24-02-2015, 10:06 PM
(24-02-2015, 06:17 PM)Ignis Escreveu: Mas eu acho que em geral não adianta procurar amizade com mulheres. É contraprodutivo.

E mesmo que estranhamente o cara queira amizade com mulher e não tenha interesses (eu pessoalmente não tenho necessidade disso), com a maioria das minas pra um GDR isso é inviável.

O que vai acontecer é que a mina vai querer te usar de psicólogo, apoio emocional; como faria com as amigas dela. Você tá afim disso?

O que é viável é um coleguismo, companheirismo, num ambiente de estudos ou trabalho. Mas arrisco dizer que a maioria das minas com quem você tivesse esse tipo de relação seriam submedianas ou medianas. Primeiro porque no caso das submedianas provavelmente não haveria interesse de sua parte, além de que, nos dois casos, esses tipos de mulheres são as que tendem a ser mais simpáticas, pra compensar a falta de beleza.

Eu tenho algumas colegas submedianas e medianas com quem gosto de conversar bastante, mas no meu caso não há interesse da minha parte e elas não tentam me usar como muleta emocional. Se tentassem, eu cortaria o papo.

Pra mim amizade de verdade mesmo é de homem pra homem, e são poucas. Mulheres no máximo vão ser boas colegas, se elas forem muito legais e valer a pena manter contato.

(24-02-2015, 09:16 PM)Raito Escreveu: Concordo com o Ali e o Mandrake e em parte com o Ignis.

Excelente confrades, foi por aí que quis construir meu argumento, muito bom mesmo.

Eu já tive amigo de salvar minha vida e o cara quase ia perdendo a dele. Não tinha vantagem ALGUMA nisso e a única coisa que eu tinha vivido com o cara eram tardes perdidas ouvindo música e conversando besteira. O cara me salvou e mesmo todo ferrado perguntou preocupado "CARA, TU TÁ BEM?". E aí? E aí que eu guardei esta lição na minha vida.

Tenho vários COLEGAS (s m+f (lat collega) 1 Pessoa que, em relação a outra, pertence à mesma comunidade, corporação, profissão etc. 2 Cada um dos que exercem a mesma profissão, ou têm as mesmas funções. 3 Companheiro de estudos na mesma escola ou na mesma turma escolar.) e acho normal que o que o Mandrake disse aconteça no coleguismo, aliás, faço muito. Tenho colegas na minha área (T.I.) onde trocamos informações, vagas de emprego, vantagens, contatos e etc, tenho colegas no dojo onde trocamos informações de golpes, competições, possíveis adversários, marcamos treinos juntos, mas amigos? Amigo eu acho que é demais.

É por isso que acho difícil (apesar de não ser impossível) ter uma amizade com uma mulher. Primeiramente porque não suporto mulher feia, normalmente tentam compensar com uma arrogância fora de série ou com um conjunto de manias comportamentais irritantes para driblar a feiúra e, como não sou feio, sempre acabam tentando alguma coisa uma hora ou outra. As bonitas eu (naturalmente) sinto atração automática, então já corto qualquer papo além do coleguismo do ambiente no qual estou inserido.

Acho complicado falar AMIZADE porque muita gente se engana mesmo e força a barra. Tenho vários que forçam a barra comigo de "sou seu amigo" mas não sabe porra alguma da minha vida, não se interessa por merda alguma e só quer vantagem, nem a cara de pau de mostrar que quer uma troca de favores tem. Então isso é sacanagem (ao meu ver) e acabei expressando o que visualizei nas alegações do Mandrake, apesar do mesmo ter se mostrado demasiadamente alterado com besteira, não fiz para ofendê-lo e tenha certeza que fico feliz que tenha muitos amigos e seja feliz, não tenha dúvida.

Quanto aos meus colegas temos sim uma relação baseada em convencionalismo e troca de favores. Alguns até me chamam para eventos pessoais (tipo aniversário) mas sei que só querem minha presença na forma de ter mais um no evento ou alguma história para contar ou alguma vantagem mais tarde, sempre é assim. Desde que seja claro desde o começo que o cara quer minha proximidade para troca de facilidades e que o mesmo me ofereça boas vantagens em consonância ao que estou oferecendo, está tranquilo, afinal, todo mundo faz isso (senão nunca teria chegado ao cargo de chefia).
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
24-02-2015, 11:07 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-02-2015, 11:10 PM por Ali.)
Até mesmo um simples e a primeira vista despretensioso favor que um amigo faz a você, ele já o faz esperando reciprocidade quando ele tiver necessidade.

Amizade é, sempre foi e sempre será baseado em troca de interesses, se você tem amigos porque de alguma forma você é interessante para eles, pq se não fosse não teria.

Essa troca de interesses não significa que um vai viver trocando favor com outro, tem um sentido muito mais amplo.

Ah, mas nunca me pediram nada por isso os considero de confiança.

Essa é uma das besteiras que me fazem rir sempre.

Já passou pela sua cabeça que se eles não pediram nada é porque não precisaram mas quando precisar esperam que você não negue?

E se não ajudar o que você acha que vai ser a primeira coisa que vão jogar na cara e logo depois romper? É... ela mesma, A AMIZADE.

A “Amizade” pode ser baseada nos mais variados interesses, temos e somos cartas na manga.

Foda que quando você não tem consciência disso acaba sendo apenas uma carta na manga alheia, suscetível a ser usado e descartado.

Na questão da amizade com as mulheres, os homens pensam sempre com a cabeça de baixo atirando pra todos os lados pra ver se derruba alguém na sorte, e todo contato com mulheres esperam algo mais e se não ocorre como esperam ou insistem caindo na friendzone ou rompem os vínculos com medo de ir para lá.

Friendzone até onde eu entendo é quando você insiste em uma amizade esperando algo além dela, namoro, sexo, etc.
O Cara tem que ter consciência que não vai comer toda mulher que tiver proximidade na vida, se pensar assim ta fodido.

Mulheres podem ser úteis das mais variadas formas, socialmente, profissionalmente ou simplesmente uma extensão que vai ampliar/expandir seus contatos, ela pode ser a ponte para um outro interesse, aumentando as probabilidades e possibilidades, quando abri meu primeiro tópico sobre networking falei sobre isso, cada pessoa que você tem relacionamento (amizade) conhece pessoas o que significa uma possível expansão de sua rede de relacionamento.

A diferença é se você está consciente disso ou não, se você vai tornar essa amizade útil ou vai ser apenas útil ou os dois.

Eu por exemplo tenho a postura política, sou expansivo, minhas amizades são pautadas no interesse, o que tenho a oferecer e o que as pessoas tem a oferecer para mim nem que seja apenas uma boa companhia pra conversar e trocar idéia, isso não me impede de ser amigável com todos, sociável com poucos ou até mesmo amigo de alguns.

Sou útil a quem busco utilidade, mas não sou otário, antes avalio muito bem se posso me beneficiar a curto, médio ou longo prazo ou simplesmente fazer da pessoa minha ponte antes de gastar meu tempo com quem não tem chances de ser recíproco.

Lógico que os juvenas associam essa reciprocidade na conotação mangina de que a mulher tem a obrigação de ter atração se houver proximidade ignorando todas as outras variáveis.

Tirando essa enrolação do significado de amizade do dicionário você vai ver que a base é a RECIPROCIDADE.

O Cara que acredita no sentido inocente da palavra amizade sempre se fode, Maquiavel já cantou a bola a muito tempo.

Os homens são ingratos, volúveis e dissimulados, se fizer o bem a eles serão todos seus, te oferecem tudo que tem, tudo isso enquanto não tem necessidade, pois quando tiver te viram as costas e isso se aplica a qualquer tipo de “amizade”.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
24-02-2015, 11:15 PM
É sério que você está citando MAQUIAVEL?

Aquele mesmo que retirou o conceito que era preciso considerar a eticidade da política?

Não, não pode ser. Tudo que combatemos hoje (feminazismo e seus tentáculos) começaram não em Gramsci, não em Marx, mas já em Descartes e Maquiavel.

Bom, boa sorte com sua filosofia de vida pautada em Maquiavel, realmente, grande referencial, me abstenho do resto.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
24-02-2015, 11:25 PM
(24-02-2015, 11:15 PM)Azoth Escreveu: É sério que você está citando MAQUIAVEL?

Aquele mesmo que retirou o conceito que era preciso considerar a eticidade da política?

Não, não pode ser. Tudo que combatemos hoje (feminazismo e seus tentáculos) começaram não em Gramsci, não em Marx, mas já em Descartes e Maquiavel.

Bom, boa sorte com sua filosofia de vida pautada em Maquiavel, realmente, grande referencial, me abstenho do resto.

Até hoje me rendeu ótimo resultado, não tenho do que reclamar trollface
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
25-02-2015, 12:06 AM
o azoth ja generaliza tudo.... vish... os caras tem tanto trauma de mulher e de ser friendzonado por elas, que evitam qualquer contato com elas....

Eu ja pensei assim, mas evolui. Eu sou realista, dono da minha vida, senhor da razão e ciente das minhas qualidades como homem. Eu sei que nao preciso ficar bajulando mulheres.. Não preciso ficar 24 hs conversando com uma amiga, sendo psicologo dela.

Tenho amizades femininas para sair, tomar cerveja, falar de futebol (tenho amiga que gosta), falar de quem eu to comendo, elas falam de quem estão dando, conversamos sobre relacionamentos e ajudamos um ao outro...

Vcs tão pensando como ensino médio, mto limitados.

Muitas amigas ja me apresentaram amiga delas, que eu peguei... esse networking é util... assim como ja apresentei amigos pra minhas amigas pegarem...

Azoth vc está mto limitado. Precisa amadurecer e evoluir.

Não gosta de mulher feia? eu tb nao gosto. Eu nao sou amigo de mulher horrorosa, basta ser esperto, mulher mto feia é excluida e marginalizada, então nao tem amigas. Então faz amiga com uma mina razoavel e que tenha um bom circulo de amigas...

Tem que ver como é o seu poder de barganha.. O nivel da mulher que vc pega... Se vc pega mulher feia, vc nao pode exigir mto.... No meu caso eu pego mulher bonita, então tenho amigas bonitinhas e ajeitadas, porem, nao me interessa, pq eu consigo melhores.... É assim que funciona
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (5): « Anterior 1 2 3 4 5 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  A ZONA DA AMIZADE E SEUS INFERNOS EMOCIONAIS cabraman 69 34,865 01-11-2015, 05:53 AM
Última Mensagem: cabraman
  Amizade Feminina Gobila 14 5,825 15-05-2014, 06:15 AM
Última Mensagem: cabraman
  3 maneiras de escapar da “zona da amizade” M.M 1 3,485 15-11-2013, 04:06 PM
Última Mensagem: M.M
  amizade feminina? kimura 20 12,296 31-03-2013, 06:35 PM
Última Mensagem: Harry Balls
  "Amizade" entre homem e mulher. canislupus 18 12,239 23-03-2013, 08:16 PM
Última Mensagem: Tyler

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo