16-09-2013, 02:39 PM
(16-09-2013, 11:32 AM)Bnktop Escreveu: Notei que algumas características do "Sigma" nada mais eram do que algumas clássicas do Alfa, já tá virando putaria isso aí. Até porque, mesmo com a Real é difícil para muitos agrupar tudo e aplicar na vida, alguma parte vai muito, outra não vai, outra vai pouco, aí começa a virar uma confusão isso.
Primeiro, cada ser humano é único, então nenhum método de classificação conseguirá descrever alguém 100%.
Segundo, sociopata é uma patologia. Não é porque alguém "não se importa" com regras sociais que esta pessoa é uma sociopata. Eu, por exemplo, acho 90% das leis inúteis, mas sigo todas elas porque não quero ser preso, simples assim.
Finalmente, quanto mais "simples" um método de classificação for, mais ele tende a errar por supersimplificação.
Alfas e Sigmas são parecidos, concordo, mas um é extrovertido e outro é introvertido. Eles têm prioridades e objetivos diferentes.
Outra coisa:
Um extrovertido (sendo alfa ou não) pode ser uma pessoa caridosa, pois a caridade é algo externo, onde você sacrifica seu interesse pelos interesses de outros.
Já um introvertido (sendo sigma ou não) pode ser uma pessoa 100% íntegra, pois a integridade é uma característica interna, que dada maior prioridade você não a sacrifica por objetivos externos (como dinheiro), então você pode ver que tanto um quanto o outro pode ter ótimas qualidades...
(16-09-2013, 10:26 AM)NEW GOD FLOW Escreveu: Interessante, é recomendável então que o Sigma busque absorver e praticar características do Alfa, ou seja pela prática e enfrentamento, passar de introvertido à extrovertido, isso irá ajudar em muito o desenvolvimento. Causa um efeito surpresa.
Primeiramente, não é possível um introvertido se tornar extrovertido ou vice-versa, posi eles têm diferenças biológicas. Um exemplo é que introvertidos já têm grande quantidade de dopamina, então quando eles têm contato social, podem sofrer de overdose de dopamina e buscarem se isolar. Já um extrovertido é o inverso, e precisa correr atrás de estímulos externos para conseguir mais dopamina.
Na nossa cultura, o extrovertido é considerado um "ideal".
Tanto extrovertidos quanto introvertidos são necessários para a sociedade. A diferença principal é que introvertidos dão prioridade a objetivos internos, enquanto extrovertidos dão prioridade a objetivos externos. A sociedade valoriza mais os extrovertidos pois os objetivos externos deles são mais visíveis, só que tanto os objetivos internos quanto os objetivos externos de ambos os grupos têm grande importância para a sociedade.
O que é desenvolvimento pessoal? Se isto for um objetivo interno, então o melhor é ser introvertido.
Se você quer se auto-conhecer, auto-controlar, desenvolver habilidades, desenvolver seus potenciais, se tornar um grande especialista e fazer trabalhos grandes e originais, então precisa ter grande capacidade de concentração e certo isolamento social para ganhar mais tempo para se concentrar nisto.
Um extrovertido pode se desenvolver pessoalmente, mas ele pode estar "muito ocupado" falando com dezenas de pessoas (habilidade social), indo a eventos sociais, indo a baladas/festas, indo a igrejas, viajando pelo mundo, organizando grupos de pessoas, motivando as pessoas na busca de um objetivo, etc.