• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros [MATERIAL] O Método das 5 Contas
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[MATERIAL] O Método das 5 Contas
Offline Justiceiro
Búfalo
**
Tópicos: 16
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
05-10-2011, 09:58 PM
Administrando o Seu Dinheiro : O Método das 5 Contas

Recentemente terminei de ler o livro de T.Hark Eker : “Os Segredos da Mente Milionária”. Gostei muito dos conceitos que ele apresenta, sendo que entre as diversas dicas ele ensina a utilizar 5 contas para administrar o seu dinheiro. Essas contas podem ser físicas, como uma jarra, um pote ou virtuais, como contas separadas na sua planilha de orçamento ou no seu home banking.

Toda a renda que conseguir, já descontados os impostos, deverá ser dividida da seguinte forma:

50% para a conta de necessidades básicas

10% para a conta de poupança para despesas de longo prazo

10% para a conta de instrução financeira

10% para a conta de doações

10% para a conta da liberdade financeira

10% para a conta de diversão

A conta de necessidades básicas conterá todas as despesas de caráter contínuo que você possuir.

A conta de instrução financeira será utilizada para a participação em cursos, seminários, aquisição de livros e outros serviços que melhorem a sua capacidade de fazer o seu patrimônio crescer. Acredito que essa conta possa ser generalizada para “conta de instrução”, ou seja, um orçamento mensal para gastos com instrução própria, pois é através do aprimoramento pessoal que você conseguirá crescer profissionalmente e dessa forma aumentar o seu patrimônio.

A conta de doações é uma parte importante, pois nos ensina a devolver parte do que recebemos, uma forma de agradecimento, contribuindo para causas maiores do que a nossa própria existência. As pessoas que são dizimistas já possuem essa conta no orçamento.
Orkut |Facebook |Comunidade |Grupo |Blog|
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Justiceiro
Búfalo
**
05-10-2011, 09:59 PM
A conta da liberdade financeira é utilizada apenas para investimentos e não deve ser movimentada para outros fins. Essa conta garantirá que o seu patrimônio aumente durante toda a sua vida. É de extrema importância a existência dessa conta, mesmo que, em um primeiro momento, você não disponha de 10% da sua renda para investir. Guarde o que conseguir, por menor que seja, mas crie o hábito de investir.

A conta de diversão equilibra a conta da liberdade financeira. Eker ensina que se só pouparmos, em pouco tempo a nossa própria mente nos sabotará, pois não receberá nenhuma gratificação pelo esforço extra de guardar quantias que poderiam ser utilizadas para a aquisição de coisas que tragam prazer imediato, como passeios, bens, etc. Essa conta deve ser “torrada” todos os meses, ou seja, sua meta é gastar todos os recursos dela satisfazendo a necessidade da mente por recompensas.

A conta de poupança para despesas de longo prazo não possui uma explicação exata no livro. Para mim, a mesma serve para a a aquisição de bens de alto valor, como a troca de um veículo, a aquisição de um imóvel, etc. Dessa forma, a existência da conta trará benefícios evitando o financiamento de grandes valores e, como conseqüência, a diminuição do valor pagos com juros.

Além das 5 contas acima, Eker recomenda que tenhamos o Pote da Liberdade Financeira. Nesse pote você deverá depositar uma quantia todos os dias, por menor que seja. A idéia é exercitar a sua capacidade de guardar dinheiro. Lembra daquelas moedinhas que acabavam na mão do flanelinha ou ficavam encostadas no fundo de uma gaveta ? Agora você possui um local certo para elas.

Eker termina dizendo que este método ajudou diversas pessoas a aumentarem o seu patrimônio rapidamente, então mãos a obra!!!
Orkut |Facebook |Comunidade |Grupo |Blog|
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Ausente Simple Man
Búfalo
**
Tópicos: 2
15-03-2013, 03:13 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-03-2013, 03:13 PM por Simple Man.)
Ow Moderação! Poderiam deslocar essas dicas importantíssimas lá para o Economia e Investimentos Bufalescos?
Assim o demais confrades poderiam ver que o fórum não se trata apenas de Bolsa de Valores. Além de agregar mais conhecimento!
Tudo é vaidade.
Clique no texto em azul e saberá mais.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bronson
Búfalo
**
Tópicos: 14
11-01-2014, 09:34 PM
Um UP pq as dicas são ´´otimas!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
12-01-2014, 08:06 AM
Com os devidos ajustes, pode ser um start pra quem vai começar a organizar suas finanças.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
12-01-2014, 10:26 AM
(15-03-2013, 03:13 PM)Simple Man Escreveu: Ow Moderação! Poderiam deslocar essas dicas importantíssimas lá para o Economia e Investimentos Bufalescos?
Assim o demais confrades poderiam ver que o fórum não se trata apenas de Bolsa de Valores. Além de agregar mais conhecimento!

O "economia e investimentos bufalescos" é um tópico fixo na área de desenvolvimento pessoal, para a qual este tópico foi movido.

No referido tópico não se fala apenas sobre bolsa de valores. Até sobre cartão de crédito se fala lá. É um tópico bem "geralzão" Há um tópico "tira-dúvidas" sobre bolsa de valores lá também e um sobre Fundos Imobiliários.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
12-01-2014, 01:40 PM
Esse tópico será muito útil pra mim... obrigado cara!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
12-01-2014, 03:17 PM
Ótimo tópico.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
12-01-2014, 05:23 PM
Justiceiro Escreveu:Recentemente terminei de ler o livro de T.Hark Eker : “Os Segredos da Mente Milionária”.
(...)

Terminei de ler o livro essa semana e considero como obrigatória a leitura!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Marion Cobretti
O Cobra
**
Tópicos: 3
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 2
12-01-2014, 07:31 PM
Realmente parece ser uma excelente leitura! Eu tenho ele no meio de uma caralhada de PDF que baixei pelas sugestões de leitura dos confrades, mas ainda não li. Vou ler o quanto antes!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline comandante
Infante da real
**
Tópicos: 11
12-01-2014, 10:35 PM
ainda acho.que o melhor jeito.de enriquecer é colocando 25% do.salario.na poupança.todo mes e nao usar nenhum cartao de credito nem parcelar nada

obs: enviado via cel
Show ContentSpoiler:
Quando a lenda é mais interessante que a realidade , imprima-se a lenda .
John Ford

O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência
Henry Ford

Não nos tornamos ricos graças ao que ganhamos, mas com o que não gastamos.
Henry Ford

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
13-01-2014, 06:50 AM
(12-01-2014, 10:35 PM)comandante Escreveu: ainda acho.que o melhor jeito.de enriquecer é colocando 25% do.salario.na poupança.todo mes e nao usar nenhum cartao de credito nem parcelar nada

obs: enviado via cel

Desde que você pegue depois esse dinheiro da poupança e invista em algo que tenha rentabilidade real.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline NW GD FLW
Usuário Banido
*
13-01-2014, 11:32 AM
Essencial.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Laplata
Búfalo
**
21-01-2014, 01:49 PM
Tópico bacana. Estou para ler este livro que baixei tem quase uns 2 anos. depois desse tópico vou me esforçar pra ler um pouco.
O principal limite a vencer é você mesmo… Estabeleça, hoje, uma nova meta em sua vida: Amanhã seja melhor do que você foi Hoje.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Libertador
Veterano
Posts que curtiu: 9
21-01-2014, 09:10 PM
Eu também divido meu dinheiro, só que com o tempo eu fiz algumas alterações.
Eu divido meu dinheiro assim:
30% despesas basicas
20% despesas de longo prazo
12,5% investimentos
12,5% diversão
10% doação
7,5% instruçao
7,5% investimento pessoal

Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruce N.
Búfalo
**
Tópicos: 22
Curtido: 1 vezes em 1 posts
22-01-2014, 03:21 AM
(21-01-2014, 09:10 PM)Libertador Escreveu: Eu também divido meu dinheiro, só que com o tempo eu fiz algumas alterações.
30% despesas basicas
12,5% investimentos
12,5% diversão
10% doação
7,5% instruçao

Creio que seu desenvolvimento pessoal já está nos 90%, já que destina mais verba pra diversão do que para o mesmo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline agentesmith
Aspira
Tópicos: 0
22-01-2014, 08:11 PM
(12-01-2014, 05:23 PM)Sorine Escreveu:
Justiceiro Escreveu:Recentemente terminei de ler o livro de T.Hark Eker : “Os Segredos da Mente Milionária”.
(...)

Terminei de ler o livro essa semana e considero como obrigatória a leitura!

Também já li o livro "o segredo da mente milionária" agora só falta um chamado "Fique rico você pode" que estou na metade,mas pelo que já li dele recomendo aos confrades.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Libertador
Veterano
Posts que curtiu: 9
22-01-2014, 09:11 PM
(22-01-2014, 03:21 AM)Bruce N. Escreveu:
(21-01-2014, 09:10 PM)Libertador Escreveu: Eu também divido meu dinheiro, só que com o tempo eu fiz algumas alterações.
30% despesas basicas
12,5% investimentos
12,5% diversão
10% doação
7,5% instruçao

Creio que seu desenvolvimento pessoal já está nos 90%, já que destina mais verba pra diversão do que para o mesmo.

É uma forma de me divertir tambem com a minha renda, pois assim me motivo a seguir o esquema. Se eu reduzir demais a diversão no final das contas sempre acabo me boicotando.

Quem tem um dominio proprio maior, pode dividir como melhor lhe convem, mas para mim desse jeito da certo.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sacerdote John Preston
Decodificador/Prassódia/Veterano da Real
Tópicos: 13
Curtido: 2 vezes em 2 posts
22-01-2014, 09:13 PM
Também li esse do T. Harv Eker há uns 5 anos atrás, pelo jeito é unanimidade entre os confrades!

Preciso organizar meu orçamento dentro dessas metas, mas antes mesmo de me deparar com esse esquema, já tinha duas coisas definidas: "pagar pensão" pros cursos e "pagar dízimo" pra investimentos. Explico:

A primeira vem do fato de que (antes da Real) já via que casamento é roubada, com altas chances de acabar em divórcio e pensão. Então, esse dinheiro (+- 30% dos ganhos) vão pra minha qualificação profissional (cursos, palestras, certificações, material para concurso, etc.)

A segunda vem do fato de eu ser ateu, e por conta disso preferir reservar esses 10% para investimentos em geral (ressalto que não tenho nada contra quem paga dízimo, não interfiro nesse aspecto da vida de ninguém).

Quando li esse livro, vi que já tinha em mente 2 aspectos da tabela, agora é desenvolver os outros aspectos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
23-01-2014, 07:05 AM
(22-01-2014, 09:13 PM)Sacerdote John Preston Escreveu: Também li esse do T. Harv Eker há uns 5 anos atrás, pelo jeito é unanimidade entre os confrades!

Preciso organizar meu orçamento dentro dessas metas, mas antes mesmo de me deparar com esse esquema, já tinha duas coisas definidas: "pagar pensão" pros cursos e "pagar dízimo" pra investimentos. Explico:

A primeira vem do fato de que (antes da Real) já via que casamento é roubada, com altas chances de acabar em divórcio e pensão. Então, esse dinheiro (+- 30% dos ganhos) vão pra minha qualificação profissional (cursos, palestras, certificações, material para concurso, etc.)

A segunda vem do fato de eu ser ateu, e por conta disso preferir reservar esses 10% para investimentos em geral (ressalto que não tenho nada contra quem paga dízimo, não interfiro nesse aspecto da vida de ninguém).

Quando li esse livro, vi que já tinha em mente 2 aspectos da tabela, agora é desenvolver os outros aspectos.

Interessante. Eu não sou ateu, mas sempre fui contrário à idéia de pagar dízimo. Logo que comecei a trabalhar, me veio à mente essa mesma hipótese: se um evangélico pode reservar 10% de sua renda para a igreja e consegue viver normalmente, por que eu não posso guardar o mesmo percentual para mim? E assim comecei a fazer isso, muito antes de ler qualquer coisa sobre o assunto, achando que havia descoberto a pólvora. yaoming Depois, quando comecei a ler livros sobre investimentos, vi que isso é a coisa mais batida da face da Terra.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Saiba como aprender novas línguas (Método Pimsleur) Henry Volk 14 5,013 27-10-2016, 12:12 PM
Última Mensagem: Henry Volk
  Desenvolvimento Pessoal (retirado do meu livro: O Método Shibumi) lawlyet_w 38 15,779 26-10-2015, 10:33 PM
Última Mensagem: Odysseus
  método intensidade total + fts7 Spectro 0 793 09-02-2015, 10:52 AM
Última Mensagem: Spectro
  Método de timeboxing para estudar 1001 Test Drives 15 6,089 22-09-2013, 03:50 PM
Última Mensagem: 1001 Test Drives
  [Material] Leilões Imobiliários Eskillo 4 3,968 15-05-2013, 08:00 PM
Última Mensagem: Meroplâncton

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo