21-03-2014, 01:55 PM
(21-03-2014, 01:47 PM)RideTheTiger Escreveu: Complementando um pouco o que eu escrevi acima,
o "Titanic conservador" está irreparavelmente danificado. Família tradicional, fortes valores cristãos, cavalheirismo, todo essa mística, essa tradição está afundando. Se está afundando por marxismo cultural, avanço tecnológico, desgaste natural, nesse contexto nem faz diferença. O que importa é que não faz sentido se apegar e se moldar a um ideal de sociedade que está desaparecendo. Isso só vai levar ao sofrimento.
Temos que focar na essência do Homem. Autodeterminação, disciplina, coragem, resiliência, inteligência, sabedoria, destreza, entre outras. Características que fazem um grande homem ser um grande homem em qualquer lugar, qualquer época. Por exemplo, "Os Doze Trabalhos de Hércules" que o membro DiomedesRJ vem postando fazem um trabalho excelente em mostrar a alma masculina. A meu ver, a essência da Real está ali.
Comecei a leitura agora, mas como tenho que conciliar com outras leituras, estudos e experiências em andamento ainda não posso dar um parecer sobre a obra do Diomedes.
Mas, concordo com você, temos que focar em nossa essência e desenvolvimento.
E assim como o confrade Akrame disse logo acima
Da moral a ética, a medida que vamos fazendo leituras tando da sociedade e dos indivíduos,o realista obtém esse discernimento ...cabe a ele ter olhos para a,b ou c... saber proceder como pede a situação,já que todos nos somos sabotados indiretamente a todo instante,e o individuado age conforme o que é certo,o que é errado ou o que é possível...