• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Plano B - Como se desenvolver no Brasil Comunista?
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Plano B - Como se desenvolver no Brasil Comunista?
Offline Brutus
Savoir Faire
Tópicos: 7
Curtido: 19 vezes em 18 posts
Posts que curtiu: 9
06-06-2014, 12:55 PM
(06-06-2014, 12:47 PM)Petulante Escreveu:
(06-06-2014, 12:30 PM)Brutus Escreveu:
(06-06-2014, 11:00 AM)barão_kageyama Escreveu: Mas respondendo sério.

Acho q dificilmente o Brasil vira "comunista". Pode virar uma Suécia dos trópicos (bem menos desenvolvida, claro).

Agora se realmente a merda acontecer msm (o q duvido mt) compensa mais ficar quieto, na sua, enquanto espera o governo cair de podre. Ou imigrar quando der.

Também acho muito improvável, o Brasil não é Cuba nem a Coreia do Norte, Brasil é a 7ª maior economia do mundo, os poderosos do planeta não ficariam de braços cruzados vendo um mercado super lucrativo numa situação dessas, assim como aconteceu no regime militar em que o EUA deu apoio aos militares, várias forças interviriam aqui. Na pior das hipóteses algo parecido com a China.

O que devemos nos preocupar é quanto ao marxismo cultural.

A china é comunista, é lucrativa, o mundo tá cagando pra violação de direitos humanos que acontece por lá, e o Brasil está oindo no mesmo caminho.

Assim como a china é útil vendendo celular baratinho, nós somos úteis vendendo minério baratinho também.

Concordo com você sobre os direito humanos, mas a questão que levantei é sobre a arrecadação de dinheiro que o nosso mercado da as grandes corporações.
[+]
  •
Procurar
Responder
Dr. House
Curioso

06-06-2014, 01:23 PM
(06-06-2014, 08:29 AM)Daniel Corleone Escreveu: Minha primeira opinião seria trabalhar como servidor público, acredito que essa seria uma das melhores opções em termos de qualidade de vida.

Deixando de lado essa questão comunista, creio que serviço público não é problema, o foda é parar no tempo. Estou com planos de passar em concurso e investir em algo a mais, e no futuro sai dessa porra, mas pirmeiro vou pensar no agora. Concurso público é só um meio para seus fins, não quero me aposentar ganhando só uns R$3000,00 pra R$4000,00 como servidor.

E mais, esse negócio de pagar de libertário também é balela, foda-se, tem que sugar dinheiro da onde vier.
[+]
  •
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
06-06-2014, 02:28 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-06-2014, 02:43 PM por Ali.)
Dr. house, futuro comuna! trollface

A imagem ilustra minha opinião sobre esse tópico... entenda como quiser.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente masculinitude
Búfalo
**
Tópicos: 21
06-06-2014, 02:32 PM
1-Entao nao e correto afirmar que a HUEbr e comuna?

2- Leiam: partidos tentam barrar decreto bolivariano de Dilma
Clique aqui e acesse o site atitudes masculinas.

Obs: Nao sou o Vlorenz, autor do site acima.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Vitor
Veterano
Tópicos: 44
06-06-2014, 03:28 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-06-2014, 03:29 PM por Vitor.)
Esse tópico faz parte do assunto que mais tenho estudado: politica.

O negócio é o seguinte: O Brasil virá a ser uma Cuba SIM! Se ninguém intervir no processo, isso é inevitável.

Planejam essa merda fazem 25 anos! Foro de SP não é brincadeira, eles planejam e cumprem aos poucos. Repetindo: Se não for criado militância, partidos políticos que reconheçam o Foro de SP como inimigos e combatam essa merda, Fodeu!

Vejam o exemplo da Venezuela: Ninguem pensava que o país passaria por uma crise daquela 10 anos atras.
Mais vamos lembrar, o principal fator que nos separa da atual situação Venezuelana é o tempo!
O PT (ou qualquer outro partido do Foro) que subir ao poder, vai dar continuidade ao processo de comunização do Brasil!

Portanto esse é o minha análise final:

Sim o Brasil vai virar uma Cuba se ninguém se organizar e intervir. Única coisa que não dá para saber é quando! Os comunistas até hoje no BR foram devagar porque o país é grande, mas estão ai por toda parte subvertendo o país. Dependendo da brecha que for aberta, eles vão agudizar o processo. Vejam, o PT cria um projeto de lei comunista por dia. Essa já é a tática. Logo logo a brecha é dada, uma lei morfética passa ai fodeu.(pensando bem, já existem leis morfeticas tipica de governos comunistas)

Eles só precisam do controle total da mídia, internet e força militar capaz de reprimir o povo. Coisa que por exemplo na Venezuela, os comunas já tem, por isso o regime do Maduro por menos aceito que seja, continua lá impávido colosso.

A melhor saída é sair do BR, pronto.
Se ficar estude muito quais liberdades lhe serão tiradas, esteja pronto! Esse tópico é muito bom pra debater coisas desse tipo, o que o Passarinho comentou aí em cima é de extrema importância. Armazene produtos que possam ser valorizados em caso de crise e crie maneiras de se alimentar sem precisar do governo! (nunca pensei em ambas)
Vamos continuar o debate, esse tópico é extremamente necessário, mais do que vocês imaginam!

Força e honra !
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
06-06-2014, 03:50 PM
(06-06-2014, 02:28 PM)Ali Escreveu: Dr. house, futuro comuna! trollface

A imagem ilustra minha opinião sobre esse tópico... entenda como quiser.

Beleza fera, nem perde tempo aqui então, seu tempo deve valer muito $.

Abraços.
[+]
  •
Procurar
Responder
Dr. House
Curioso

06-06-2014, 04:50 PM
Eu li o tópico de novo e entendir melhor, estava pensando no momento atual, creio que ser servidor público num país comunista será dureza, devido ao regime estatutário que será limitante e a pessoa ficará a mercê dos poderosos, ah não ser que vc siga o que TheShowOff disse ou se for empresário faça de tudo pra se aliar ao governo. Mas pelo o que eu percebi no tópico por inteiro foi isto:

Quer viver bem? Jogue sua honra e sua moral no lixo e faça parte do sistema, que hoje você tanto abomina e luta contra (mas pelo menos assuma e não seja hipócrita), ou bata em retirada do brasil pra algum país que te aceitar. Se você já conta com a derrota, qual a diferença entre fazer isso no futuro ou fazer agora (afinal, É RELATIVO), então quer dizer que você abriria mão dos seus valores morais pra "viver bem".

O ponto nem é a moral/honra, e sim as pessoas que num certo momento querem relativiza-la, num momento de dureza elas jogam a mesma no lixo, mas enquanto estão no mar de rosas defendem que não pode existir relativizações.

Pelo menos se fizer agora, tem chance de ter um cargo de relevância no partido. Não perca seu tempo, junte-se já ao partido, quem sabe quando o sistema se estabelecer você já esteja em um posto relevante e não seja apenas uma mera ferramenta.

Só foi uma opinião minha, tirem o que for de proveito.
[+]
  •
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Tópicos: 20
06-06-2014, 05:22 PM
(06-06-2014, 04:50 PM)Dr. House Escreveu:
Eu li o tópico de novo e entendir melhor, estava pensando no momento atual, creio que ser servidor público num país comunista será dureza, devido ao regime estatutário que será limitante e a pessoa ficará a mercê dos poderosos, ah não ser que vc siga o que TheShowOff disse ou se for empresário faça de tudo pra se aliar ao governo. Mas pelo o que eu percebi no tópico por inteiro foi isto:

Quer viver bem? Jogue sua honra e sua moral no lixo e faça parte do sistema, que hoje você tanto abomina e luta contra (mas pelo menos assuma e não seja hipócrita), ou bata em retirada do brasil pra algum país que te aceitar. Se você já conta com a derrota, qual a diferença entre fazer isso no futuro ou fazer agora (afinal, É RELATIVO), então quer dizer que você abriria mão dos seus valores morais pra "viver bem".

O ponto nem é a moral/honra, e sim as pessoas que num certo momento querem relativiza-la, num momento de dureza elas jogam a mesma no lixo, mas enquanto estão no mar de rosas defendem que não pode existir relativizações.

Pelo menos se fizer agora, tem chance de ter um cargo de relevância no partido. Não perca seu tempo, junte-se já ao partido, quem sabe quando o sistema se estabelecer você já esteja em um posto relevante e não seja apenas uma mera ferramenta.

Matou a pau Dr. House, exatamente!

Enviado do meu Ábaco
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheShowOFF
Live and let die!
Tópicos: 83
Curtido: 43 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 23
06-06-2014, 05:31 PM
O Brasil vai ficar tipo uma Argentina/Venezuela e a qualidade de vida vai ser + ou - a dos 80 com alta inflação e doleiros ativos... Só que agora com um monte de louco e corrupto no poder, ao invés de só corruptos como era naquela época. Existirão menos empresas por causa da fuga de capital e dificuldades que o governo criará aos empreendedores.

Além de policiais de outros paises aqui enchendo o saco também.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Posts que curtiu: 7
06-06-2014, 06:21 PM
Vou falar sobre esse assunto. A questão é simples, porém complexa! rs

Como o Sorine falou, e foi uma das coisas mais impactantes que minha pessoa passou a refletir depois de um tempo, e que [b]toda estabilidade é um falsa estabilidade.[b/]

Ninguém é estável, isso é um falácia.

Vejam o caso da crise grega, que em grande parte foi ocasionada pelos altos salários dos funcionários públicos daquele País.

Quando a "coisa aperta", gastos são cortados, funcionários demitidos, ou salários suprimidos, entre outras medidas.

Posso investir no tesouro, é um ótimo investimento, mas nem por isso é isento de risco, é o risco país, mais difícil, porém, existente.

A mesma coisas os funcionários públicos, dependem, como todos, que o governo vá bem, e mais, dependem de um falsa sensação de estabilidade, pois de tempos em tempos, a máquina pública muda, são criadas, novas leis, trocados projetos, etc.

Até mesmo a constituição federal, já tivemos inúmeras, e ela é uma lei suprema, quantas constituições já tivemos neste século? Algumas.

O partidarismo político aqui é muito forte. Isso significa que se um projeto era de um determinado partido, corre grande risco de não ser bem recebido por outro partido.

Bom, com relação a concursos, eu acho uma boa opção, até então. Digo isso porque analisem, estamos em ano eleitoral. Se o PT continuar, continua como está.

Eu, como ser humano, dotado de dicernimento e alguma racionalidade, vi nos concursos minha chance de melhorar de vida.

Poderia ser um empregado e sangrar nobremente por uma corporação empresarial, poderia ser um empresário, começar de baixo, etc.

São opções.

A minha opção foi o serviço público, até então.

E se amanhã tudo mudar?

O sucesso (nesse caso, o sucesso no aspecto profissional / financeiro) depende de um referencial.

Veja, estou vendendo guarda chuvas, o tempo está nublado, vendo muitos. Se aparecer um sol tremendo, der uma reviravolta, vou continuar a vender guarda chuvas? Por óbvio que não, posso vender guardal sol, posso sentar e reclamar, posso até permanecer vendendo os guarda chuvas... mas isso não seria sensato de minha parte.

Essa metáfora exposta acima representa o contexto tão importante nessa escolha.

Ser servidor público ainda hoje é vantagem, mas digo que dentro de pouco tempo, pode não ser tão mais vantajoso, ou pode até continuar sendo, tudo dependerá da própria política, ou seja, dos rumos que o governantes pretendem tomar.

Assim como o House, pra mim, a máquina pública é um meio, para um fim.

Eu desejo independência, mas necessito de capital alto para investir num negócio próprio, que me de rendimentos suficientes para tocar minha vida com tranquilidade.

Depois disso, a depender cogitar a saída do País.

Mas dificilmente o País se tornará comunista, isso leva tempo pra ocorrer, tem todo um cenário, não é do dia pra noite, nem sei se o Brasil está preparado para uma mudança tão radical assim.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
06-06-2014, 06:45 PM
(06-06-2014, 06:21 PM)Dominador Escreveu: Vou falar sobre esse assunto. A questão é simples, porém complexa! rs

Como o Sorine falou, e foi uma das coisas mais impactantes que minha pessoa passou a refletir depois de um tempo¹, e que toda estabilidade é um falsa estabilidade.*

[...]

1 - Dominador, essa parte me fez lembrar do John Romano, nesta postagem. yaoming

Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes".
1 Coríntios 15:33

* Concertei a tag do texto original.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline TheShowOFF
Live and let die!
06-06-2014, 07:06 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-06-2014, 07:08 PM por TheShowOFF.)
Nao existe estabilidade mesmo... Na época do FMI por exemplo demitiram um monte de funça.

Mas não acredito que o PT fará demissões de funças numa possivel crise. Muito mais cômodo usar seus intelectuais e testas-de-ferro midiáticos para colocar a culpa no "neoliberalismo", no "imperialismo", uma vez que no Brasil não existe oposição expressiva nesses meios.

O projeto é transformar a América Latina inteira em um único Estado até 2020.

Só resta pedir a Deus.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mishkin
doubleplusgood
**
06-06-2014, 07:42 PM
(06-06-2014, 07:06 PM)TheShowOFF Escreveu: O projeto é transformar a América Latina inteira em um único Estado até 2020.

[Imagem: TK2I8.jpg]

Não imagino um jeito de se desenvolver sem estar envolvido com o regime.

Você pode procurar meios de levar uma vida independente do regime, mas isso também quer dizer, que o regime não precisa de você.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Vasiliy Zaytsev
Búfalo
**
Tópicos: 38
06-06-2014, 08:08 PM
Excelente tópico.

Assim como TODOS os bilionários chineses fazem parte do Partido Comunista, creio que quando a situação ficar preta, a única saída é se unir a eles.

Mas aí mora uma questão que eu venho pensando: se na URSS o único jeito de prosperar era trabalhando pro Estado, e foi justamente isso que ajudou a queda do regime (pois as pessoas não estavam bem colocadas por IDEOLOGIA, mas sim por OPORTUNISMO e sobrevivência), será que já não é hora de fazer isso aqui?

Será que nós não JÁ chegamos numa situação sem volta? Ouvi dizer que o Brasil sempre está 8 anos atrás da Venezuela, pois bem... acho que a situação já pode estar irreversível, mas ninguém lembrou de enterrar ainda.

A América latrina NÃO É CONSIDERADA OCIDENTE pelos europeus e americanos, por mais que os neocons e olavetes daqui queiram defender a "civilização ocidental"... não acredito que eles vão morrer de amores por nós e impedir uma ditadura comunista, basta ver que Cuba está aí até hoje.

Para piorar, ainda tem os rumores de divisão do Brasil, onde a Amazonia ficaria com as ONGs estrangeiras, que os malditos indios entreguistas já estão adiantando... se esse for o oobjetivo, é muito melhor para eles que o Brasil vire um lixo caótico ainda maior do que é.
TRUE OUTSPEAK - MARXISMO CULTURAL - DESATRACADO -  NOVA DIREITA CULTURAL

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheShowOFF
Live and let die!
06-06-2014, 09:15 PM
Vasily, já existem relatórios da ONU que dizem que a Amazônia não é território do Brasil. Assim como livros didáticos, que já colocam a Amazônia de fora.

É como sempre digo, o Brasil já está ajoelhado, devidamente acorrentado e surrado, clamando para que o capataz dê a última machadada ou que Deus realize um milagre.

Quanto ao status quo, pelo que acompanho nas próprias discussões do Congresso é que os deputados de esquerda desejam instaurar o mais rápido possível o ParlaSul que seria uma evolução da UnaSul, COM PODER DE VETO SOBRE AS LEIS BRASILEIRAS!!! E como político é tudo filho da puta só pensam em ocupar o espaço que se abrirá.

O resto vocês já sabem.

O bom é que no fim, tudo vai cair de podre.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
07-06-2014, 09:03 AM
(06-06-2014, 04:50 PM)Dr. House Escreveu:

Quer viver bem? Jogue sua honra e sua moral no lixo e faça parte do sistema, que hoje você tanto abomina e luta contra (mas pelo menos assuma e não seja hipócrita), ou bata em retirada do brasil pra algum país que te aceitar. 1- Se você já conta com a derrota, qual a diferença entre fazer isso no futuro ou fazer agora (afinal, É RELATIVO), então quer dizer que você abriria mão dos seus valores morais pra "viver bem".

2 - O ponto nem é a moral/honra, e sim as pessoas que num certo momento querem relativiza-la, num momento de dureza elas jogam a mesma no lixo, mas enquanto estão no mar de rosas defendem que não pode existir relativizações.

3 - Pelo menos se fizer agora, tem chance de ter um cargo de relevância no partido. Não perca seu tempo, junte-se já ao partido, quem sabe quando o sistema se estabelecer você já esteja em um posto relevante e não seja apenas uma mera ferramenta.

Dr. House, não estamos falando necessariamente em desonra, estamos falando de viver bem, uma vida tranquila, desde opções de não ir contra o regime comunista, ficando na sua até se aliar a algum partido. Vai de cada um com seu senso de honra.

1 - Agora, o título do tópico se refere a um plano B, não necessariamente contando uma derrota, mas contando uma possibilidade de derrota.

2 - Como mencionei, cada um com seu senso de honra. Eu não considero desonra aderir falsamente a um regime para esperar ele cair, considero errado alguns atos que esta pessoa possa vir fazer para ascender nesse regime. Sobre o capitalismo, não irei lutar "até a morte" por ele, pois sei que em ambos os regimes, as pessoas não dão a mínima pra minha vida, e considero ela valiosa demais para desperdiçá-la com indo a extremos.

3 - Na minha opinião isso não é viável, pois, apesar de tudo, acredito que ainda existem chances do capitalismo permanecer no poder. E outra, quem é que ia aguentar ficar fingindo ser comunista? Sinto vergonha alheia de ver os argumentos de hamster deles, agora, seria um desgosto participar desses argumentos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Miguel
Molon Labe
**
Tópicos: 0
07-06-2014, 11:33 AM
(06-06-2014, 07:42 PM)Mishkin Escreveu:
(06-06-2014, 07:06 PM)TheShowOFF Escreveu: O projeto é transformar a América Latina inteira em um único Estado até 2020.

[Imagem: TK2I8.jpg]

Não imagino um jeito de se desenvolver sem estar envolvido com o regime.

Você pode procurar meios de levar uma vida independente do regime, mas isso também quer dizer, que o regime não precisa de você.

Hearts of Iron?
Um homem com opções é um homem livre.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Posts que curtiu: 7
07-06-2014, 01:25 PM
(06-06-2014, 06:45 PM)Raito Escreveu:
(06-06-2014, 06:21 PM)Dominador Escreveu: Vou falar sobre esse assunto. A questão é simples, porém complexa! rs

Como o Sorine falou, e foi uma das coisas mais impactantes que minha pessoa passou a refletir depois de um tempo¹, e que toda estabilidade é um falsa estabilidade.*

[...]

1 - Dominador, essa parte me fez lembrar do John Romano, nesta postagem. yaoming

E apartir daí tu passou a observar e acabou me plotando né malandrão! yaoming.

Isso é cisma do John!

É apenas um modo mais enfático de se expressar (eu existo, eu reconheço as diferenças, eu me classifico como...) que acredito nao comprometer em nada a ideia original... "eu refleti".

Big Grin
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
07-06-2014, 02:54 PM
(07-06-2014, 01:25 PM)Dominador Escreveu:
(06-06-2014, 06:45 PM)Raito Escreveu:

[...]

E apartir daí tu passou a observar e acabou me plotando né malandrão! yaoming.

Isso é cisma do John!

É apenas um modo mais enfático de se expressar (eu existo, eu reconheço as diferenças, eu me classifico como...) que acredito nao comprometer em nada a ideia original... "eu refleti".

Big Grin

Nas minhas pesquisas recentes, vi que este "vício de linguagem" na verdade é um forte indicativo de dois possíveis problemas: Transtorno dissociativo de identidade e/ou narcisismo extremo.

Em ambos os casos, não se trata de pessoas normais.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline RideTheTiger
Búfalo
**
Tópicos: 5
07-06-2014, 04:36 PM
Não vai ter comunismo nenhum no Brasil.
Não vai ter Venezuela nenhuma no Brasil.

Não deixe essa paranoia te contaminar. No máximo irá piorar o "crony capitallism", que é o que tem hoje. A sua principal responsabilidade não é com o Capitalismo, com vencer o Comunismo, com a honra, os bons costumes, Libertarianismo, ou o que for. Sua responsabilidade é com VOCÊ. Nem o capitalismo, nem o socialismo, nem as igrejas, nem a sociedade, nem nada colocam você em primeiro lugar. Então porque você iria priorizá-las? Se o melhor para VOCÊ for ser funcionário público, então seja (ou você acha que se um dia você estiver na merda um libertário irá te ajudar por você ter seguido a ética libertária?). No final das contas, você está sozinho no mundo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Como ganhar dinheiro no Brasil Gorlami 23 5,171 05-05-2020, 08:03 PM
Última Mensagem: Olympus
  A Bomba Relógio Ou: Como A Previdência Vai Quebrar O Brasil Jaguar Paw 24 2,964 20-05-2018, 02:36 PM
Última Mensagem: Dartagnan
  Como a KGB atuava no Brasil em pleno regime militar Czar 4 2,284 12-01-2016, 08:06 PM
Última Mensagem: Dom Renan
  O Plano das Seis Etapas Para a Mudança do Comportamento Senna 16 4,973 22-12-2015, 12:11 AM
Última Mensagem: Nerd
  TRAQUEJO SOCIAL: Como desenvolver e aprimorar Búfalo 9 4,959 19-12-2015, 01:17 AM
Última Mensagem: DON ROCKY

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo