23-01-2019, 04:29 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-01-2019, 04:35 PM por Gorlami.)
Estudei e li muito sobre o assunto e nesse tópico (que postei em meu blog) vou juntar e conectar as principais dicas que absorvi e que estou aplicando na minha vida. Por isso pode parecer repetitivo em alguns pontos, mas garanto que aqui dentro alguma informação será útil.
Vamos começar destruindo alguns mitos que seus parentes e a televisão enfiaram na sua cabeça.
Boa sorte.
Vamos começar destruindo alguns mitos que seus parentes e a televisão enfiaram na sua cabeça.
- Faculdade não deixa ninguém rico, não deixa ninguém inteligente e muito menos garante alguma coisa.
- Trabalho, pro brasileiro, é uma ofensa pessoal, é algo degradante. Para alguns é mais bonito dizer que consegue dinheiro através de esquemas, maracutaias, golpes e crimes.
- O empresário, o "rico", o patrão é sempre visto como o vilão. Esquecem que se não fosse por ele, os funcionários não teriam emprego.
- Você muito provavelmente desperdiçou sua adolescência e juventude correndo atrás de objetivos idiotas (pegar mulher, comprar carro, festas e bebedeiras, são alguns exemplos), ao invés de aprender alguma habilidade útil ou estudar.
- Você, muito provavelmente, não vai enriquecer trabalhando para alguém de segunda a sexta, cumprindo seu horário e esperando o pagamento no fim do mês.
- Seu sucesso depende da sua mentalidade, sua disciplina e sua capacidade de trabalhar pesado.
Tendo tudo isso em mente, podemos começar a entender o motivo da grande maioria da população estar na classe média/baixa e o restante na faixa da pobreza. Vou ser direto e enfático: pra alcançar sua independência financeira e/ou ficar rico, você tem somente algumas opções, que vou listar abaixo, e deve mudar sua visão de mundo, se libertar de crenças populares de pobre (financeiramente e de espírito).
Se tornar político - Sendo realista, hoje, para você ser político você deve ser desprovido do senso de moral, deve suportar sujeira, roubo, extorsão, ameaças e até ter coragem de mandar matar alguém (e eu não estou exagerando). Infelizmente, no HUEzil a política não é lugar para pessoas honestas. Estão havendo algumas mudanças nesse sentido, mas a regra ainda é a mesma. Mas se quiser ficar rico com facilidade, esse é um caminho.
Se tornar criminoso - Quem disse que o crime não compensa? Se você não se importa em viver muito ou ir para a cadeia, nem é do tipo honesto, essa é uma opção. Mas esqueça esse negócio de vender maconha na saída da escola ou ser fogueteiro! Criminoso que ganha dinheiro são os que dão golpes em compra e venda de carros, imóveis, os que se metem com políticos, etc.
Agora que eliminei as duas opções que são absurdas (mas que curiosamente funcionam), vamos para as alternativas que restam aos que não nasceram com a vida ganha. Isso aí, se você tem viagens bancadas pelo papai, se vai entrar em alguma universidade particular e cursar medicina, tudo pago, suma daqui e vá aproveitar seu camarote em balada sertaneja, playboy sortudo de merda.
Sendo funcionário, são pouquíssimas as chances de você conseguir um bom salário, independente da carreira que você siga. Suas chances aumentam se você for inteligente (e estudar muito), aí você pode tentar medicina, que é o único curso que garante um bom salário para pode investir. Pra não dizer que não ajudei em nada, vou listar alguns cursos que ainda pode te render algum dinheiro e valem a pena (em ordem de prioridade):
Contabilidade, Economia, Cursos de programação (BSI, BCC, etc), Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Automação ou Mecatrônica, Administração (se você tiver boas indicações ou quiser empreender).
Os cursos de humanas são ilusões, caso você seja ruim de matemática como eu, faça humanas, mas esteja ciente da realidade - se você quiser viver só com ele, você será um fracassado.
Os outros dois caminhos que restaram são óbvios, vou explicar melhor abaixo, mas antes precisamos definir o que é sucesso e satisfação pessoal. Eu disse anteriormente que é quase impossível ficar rico sendo funcionário e ganhando pouco, o que é verdade, mas é bom deixar claro que ser rico e ter sucesso são coisas diferentes, ou como você explica a quantidade de milionários que se matam ou entram em depressão?
Vale a máxima que sua avó sempre disse e você ignorou - Dinheiro não é tudo. Defina quais são seus objetivos, depois escolha como vai chegar lá. Meu objetivo de vida é ter renda o suficiente para trabalhar o quanto eu quiser, ter condições de pagar minhas contas e poder viajar sempre que quiser. Entendeu? Eu não quero mansões, carros de luxo, festas VIP, nem nada dessa idiotisse que só consome dinheiro e exige responsabilidades absurdas. Já parou pra pensar no estresse que um Elon Musk, que um Bill Gates passa? Não é fácil administrar um império de sucesso, não atoa eles colocam outros otários ambiciosos para trabalhar por eles.
Depois de deixar isso claro, vamos as outras duas opções.
A primeira é ser concursado. Isso aí, seu tio estava parcialmente certo em mandar você prestar concursos. Se você optar por esse caminho, vai ter que estar bem ciente de que vai precisar estudar muito e por muito tempo. Estudar para uma ou duas provas e desistir não basta, você vai ter que se tornar uma máquina! Estudar, estudar, estudar (e treinar, físicamente falando) até passar em um concurso bom. Depois disso, vai continuar estudando até passar em um concurso melhor, é um caminho que não termina. Quando você conseguir um salário aceitável, vai começar a investir pesado, seja no mercado de ações, seja em um empreendimento, mas você vai precisar investir alto, nem que seja 70% dos seus ganhos (30% sempre serão para pagar as contas que não dá pra se livrar). Nem que tenha que perder amigos por não poder ir pra festinha, ou pra balada gastar R$300 e sair sozinho. Tudo aqui depende do quanto você deseja chegar ao seu objetivo! Pode ser que somente garantindo sua aposentadoria você já sinta que conseguiu o que queria, outros vão querer mais e mais, num ponto que vai começar a acumular o dinheiro.
Entenda, meu objetivo aqui não é entregar uma receita de bolo de como ficar rico. Eu estou mostrando o caminho, outras dicas você pode encontrar mundo a fora.
A última opção não é nem uma opção isolada em si, ela deve estar presente em todas as outras: empreendedorismo! Somente agora esse assunto deixou de ser algo intangível e passou a ser consenso geral, mas alguns idiotas insistem em não acreditar nele. Eu mesmo pensei que não era pra mim! Mas já parou pra pensar como o empreendedorismo é incentivado em países desenvolvidos? Como as pessoas trabalham pesado e sonham em ter seus negócios lá fora? Esse sentimento de trabalhar para você mesmo parece ser o combustível para eles.
O Brasil quer fazer você desistir de empreender, seja impondo taxas e impostos abusivos, seja através da militância que prega contra o capital, seja com seus "amigos" e parentes dizendo que você não vai conseguir. Você deve transcender tudo isso, puxar para perto de si quem te apoia e arriscar.
Vai, meta a cara, faça, erre, aprenda, tente novamente. Em algum momento dará certo, eu garanto, pode me cobrar.
Algumas outras dicas para empreender: aprenda tudo sobre o negócio que você pretende abrir (trabalhe um tempo como funcionário, pegue todas as dicas e macetes). Se você pretende ser investidor, estude MUITO, nunca pare e saiba diversificar e identificar oportunidades (quem comprou bitcoin a preço de banana alguns anos atrás que o diga). Conhecimento é poder! Quanto mais você souber, quanto mais informações tiver, mais você terá chances de sucesso. Não se esqueça que a chance de você quebrar a cara é muito maior do que a chance de ter sucesso! Mude isso através do conhecimento.
Mas antes de tudo isso, esteja ciente de que você vai ter que trabalhar sim, vai ter que ser peão, receber ordens e aceitar esporros calado, não tenha nojinho de trabalho, nojento é ser um vagabundo. O emprego ainda é a única forma de conseguir levantar capital, certo? Então, quanto melhor o emprego, mais você irá acumular e antes poderá escolher qual caminho seguirá para ter sucesso. Sabendo disso, como você vai fazer para conseguir um bom serviço? Isso aí, investindo em você!
Faça senai, senac, cursos, tudo que for possível pra passar na frente de todos em uma entrevista. Inglês já é obrigação, aprenda mais uma língua. Se você já trabalha, se especialize e se torne mestre na sua função. Por exemplo, se você é um mecânico, faça um curso de tornearia e um curso de CNC, logo você poderá ir atrás de vagas melhores, já que você é mestre em tornearia e fabricação. Entendeu a lógica?
Não seja precipitado, eu mesmo estou morrendo de vontade de empreender, mas sei que preciso investir no meu conhecimento para conseguir bons salários.
Enquanto isso, saiba que:
Somente o papiro (estudo) liberta!
Boa sorte.