01-06-2015, 08:06 AM
(30-05-2015, 10:55 AM)Free Bird Escreveu: O que você falou foi um aprofundamento da pirâmide de maslow, e eu concordo.
Agora, na minha opinião, a nossa felicidade é irrelevante.
Se ver a nível macro, de sociedade, a felicidade do indivíduo não é necessária para a sobrevivência de toda a espécie. O que não é necessário é superfluo. Felicidade é superflua.
O homem de antigamente não era feliz porque tinha suas bases estabilizadas. Ele não tinha tempo de se preocupar com isso porque estavam ocupados produzindo.
Resumindo, e desculpe se eu toco novamente nesse ponto que eu sei que você e muita gente detesta (provavelmente por falta de entendimento da profundidade desse ato), os homens de antigamente tinham "muitos lotes pra capinar" e não tinham tempo pra perder se preocupando se estavam felizes ou não.
E, na minha opinião, a única forma de se obter a felicidade é parar de busca-la e esquecer que ela existe. Viva cada dia na busca do crescimento e ocupe sua mente pra não ter tempo de pensar merda.
Ocupo meu tempo quase 100% todo dia e estou mais feliz do que jamais fui.
Faz sentido. Apesar de visualizar exatamente isso em pessoas de terceira idade, não consigo entender como o sentimento de felicidade/tristeza pode ser esquecido enquanto se produz. Dá a impressão que só é possível esquecer que a felicidade existe ao se trabalhar em serviços braçais, sofridos. Um programador ou um químico produz, mas mesmo assim o sentimento de felicidade/depressão é diferente em cada um dos químicos/programadores. É por isso que acho que a base sonho-gratidão é tão importante.
Outra dúvida que tenho: será que esquecer a felicidade é bom? Coletivamente acredito que sim, pois gera pessoas mais focadas no todo ao invés de si mesma. Mas e individualmente? Eu particularmente penso que você deve buscar ser feliz se você entender que felicidade não é ganhar 50 mil por mês e ser famoso (vide exemplos de milionários depressivos./suicidas por aí). Acredito também que no mundo de hoje, só a ignorância (falta de estudo, falta de convívio, etc) pode fazer você esquecer a felicidade. Vale a pena?

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)