• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Como falar bem na universidade?
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Como falar bem na universidade?
Offline Bronson
Búfalo
**
Tópicos: 14
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
04-02-2014, 08:26 PM
Manada, tou com um problema seríssimo! Consegui uma bolsa integral pelo prouni numa universidade, e as aulas começam dia 18/02, e andaram me dizendo que no primeiro dia de aula rola uma dinâmica entre os calouros, cujo o objetivo é cada um ir até o centro da sala, se apresentar para os demais e falar um pouco de si, só que há um problema: cheguei a contar um pouco da minha história aqui no fórum, onde relatei que no finalzinho de 2012 conheci a real e estava com a vida desgraçada(não por mulheres), possuía apenas a 4ª série do fundamental, trabalhava num sub-emprego, e que após conhecer a real eu foquei 100% no desenvolvimento pessoal, e colhi os frutos dos meus esforços(concluí o ensino médio pelo ENEM e ainda consegui uma bolsa integral pelo PROUNI, não trabalho mais em um sub-emprego, dentre outras pequenas conquistas pessoais); mas tem uma coisa que eu não consigo me desenvolver, que é o meu relacionamento interpessoal.

Vamos aos fatos: passei boa parte da minha adolescência e o início da juventude praticamente vegetando em uma cama, assistindo filmes, murmurando, vivendo em um mundo imaginário, e só consegui sair dessa situação após as porradas que os textos desse fórum me deram.

Não frequentei a escola regular, sem amigos, pouca interação social, gagueira excessiva(principalmente quando fico nervoso) e um pouco de timidez, esses fatores estão me deixando preocupado com o dia dessa tal dinâmica na universidade, pois a primeira impressão é a que fica, e eu não quero ser visto por todos como um macho inferior logo de início.

Gostaria que vocês me dessem dicas de como me expressar na frente dos alunos e professores, como gesticular, se devo sorrir muito ou não, o que falar, enfim, como vocês se comportariam nessa situação, se vocês fossem gago, tímido meio "bicho do mato".

Obrigado a todos.

NOTA

Gostaria de esclarecer sobre a minha participação no fórum, para os confrades não pensarem que eu só quero usurpar a boa vontade de vocês, e que estou focado em um concurso público, então meu tempo é muito escasso para participar diariamente das discussões do fórum, mas quando conseguir alcançar todos os meus objetivos, tenham certeza que farei minha parte aqui no fórum ajudando os recém libertos da matrix, da mesma forma que vocês me ajudaram. Muitos aqui já estão a um nível muito acima do meu, e meu objetivo e chegar ao mesmo nível dos vencedores pós real. Peço a compreensão e ajuda de todos!

OBRIGADO!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Zlatan
Mito da Real
Tópicos: 12
Curtido: 2 vezes em 2 posts
05-02-2014, 02:37 AM
Cara, pra vencer o medo de falar em público só existe uma solução. ENFRENTAR...
Quanto mais tu falar em público, mais a vontade tu vai ficando. Há vários exemplos de pessoas que no começo da faculdade eram muito introvertidas, e depois de anos já se expressavam bem melhor em público.

Procure alguns vídeos no youtube que lá tem várias dicas de como falar em público, e também vários cursos sobre o assunto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
05-02-2014, 03:45 AM
Isso é uma apresentação breve, no máximo vão te perguntar teu nome, de que cidade é, que idade tem, se tá solteiro ou compromissado, porque escolheu o curso.

Fale de modo sério, não precisa chegar feito um palhaço e é jogo rápido, a galera pergunta em coro e você responde, volta pro teu lugar, segue o próximo calouro e acabou.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
05-02-2014, 06:37 AM
Não treine frases, somente crie uma sequência de tópicos para falar e decore essa sequência. Fique calmo e desligue-se da matrix, do que todos vão pensar se vc errar ou não falar muito bem. Todos somos humanos e errar é normal, as pessoas admiram quem sabe errar. Saber errar é não ficar se sentido mal porque errou, é saber que errou e não se abalar com o erro, seguir em frente como se não tivesse errado, pois se você se importar muito com um erro, uma gaguejada, você vai diminuir sua segurança e vai gerar uma sequência de erros.

Sempre que vou falar em público, tento ao máximo parar de me importar com a opinião das pessoas que estão assistindo, mas sempre olho pra elas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
05-02-2014, 10:11 AM
Ponha uma coisa na cabeca: ninguém ali dá a mínima pra vc.

Fale sério, seja direto e não invente de fazer gracinhas pq vc não está ali pra fazer stand-up comedy.

Com a prática, vc vai melhorando a sua exposição oral e vai ganhando confiança. Pesquise aqui no fórum pelo audiolivro "como falar em público"
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
05-02-2014, 10:15 AM
Achei o tópico:
AudioBook -
Superdicas para falar bem
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
05-02-2014, 11:15 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-02-2014, 11:16 AM por Conrad.)
Eu odeio esse tipo de dinâmica, odeio com todas as forças, tanto que eu falto ou vazo da sala qdo tem isso, mas vou te dar um exemplo de como eu faria.

"Boa noite a todos, meu nome é (__Seu nome__). Tenho (__sua idade__) anos e trabalho em (___insira seu trabalho aqui___). Escolhi este curso por (__qualquer motivo bobo e lógico__/ Ex: Escolhi veterinária pq amo animais e quando era pequeno sempre quis ser veterinário, ou, escolhi Sistemas de informação porque é uma área que me interessa muito e acredito ser bem recebido no mercado de trabalho). Espero que tenhamos uma boa convivência durante nossos estudos e qualquer coisa que precisarem de mim estou a disposição."

Simples, seja direto, cortês, educado e sincero. Com menos de 1 minuto você faz essa apresentação. Respire bem, inspire fundo se te deixar mais confortável e tenha em mente que são pessoas como você que estão ouvindo, não é uma entrevista de emprego e ninguém estará interessado em roubar sua vaga na faculdade assim como costumam fazer no trabalho. Então, a melhor pessoa pra falar sobre você é você mesmo, pense uns 5 minutos sobre isso e tenho certeza que você saberá o que dizer na hora.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline gladiador
Búfalo
**
Tópicos: 9
Curtido: 8 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 1
05-02-2014, 11:28 AM
Enquanto os outros estão falando repare como vc caga e anda para o que eles falam, vai ser assim quando vc for lá.

Ninguém dá a mínima pra essas apresentações yaoming

Só chama a atenção quando o cara tem uma história muito diferente, do tipo: "sou piloto de motocross... sou dono de uma empresa de ... faço paraquedismo"

O resto é um pessoal linear q vai falar o nome, idade, onde estudava, onde trabalha...

E se vc não quiser ir nesse dia aí nem vá, eu acho essas apresentações pessoais para grupos de fins escolares um saco. Já em uma empresa, em uma dinâmica de grupo, a coisa muda de figura e lá é importante vender bem o peixe.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dante
Aspira
Tópicos: 1
06-02-2014, 08:41 AM
Um exercício que pode te ajudar a superar o medo de falar em publico é imaginar-se falando em publico, mas em preto e branco, e em terceira pessoa (exercício de pnl).
Como falaram nos comentários acima seja direto e conciso, não enrole... porém também não fale rápido demais (não fale como se vc quisesse que acabasse o mais rápido possível). Fale pouco, mais pausadamente e com calma (não calmo no sentido de fazer os ouvintes dormirem, mas sim calmo no sentido de confiante). Enquanto falar olhe nos olhos de alguém por 3 a 5 segundos, e depois mude pros olhos de outra pessoa (quando for mudar pra outra pessoa, não escolha a pessoa do lado da que vc estava olhando antes... procure alguém um pouco distante... o ideal é vc focar em alguém de um canto da sala, alguém do outro canto da sala e alguém do meio, não necessariamente nessa ordem).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
06-02-2014, 10:15 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-02-2014, 10:18 AM por Conrad.)
(06-02-2014, 08:41 AM)Dante Escreveu: Um exercício que pode te ajudar a superar o medo de falar em publico é imaginar-se falando em publico, mas em preto e branco, e em terceira pessoa (exercício de pnl).
Como falaram nos comentários acima seja direto e conciso, não enrole... porém também não fale rápido demais (não fale como se vc quisesse que acabasse o mais rápido possível). Fale pouco, mais pausadamente e com calma (não calmo no sentido de fazer os ouvintes dormirem, mas sim calmo no sentido de confiante). Enquanto falar olhe nos olhos de alguém por 3 a 5 segundos, e depois mude pros olhos de outra pessoa (quando for mudar pra outra pessoa, não escolha a pessoa do lado da que vc estava olhando antes... procure alguém um pouco distante... o ideal é vc focar em alguém de um canto da sala, alguém do outro canto da sala e alguém do meio, não necessariamente nessa ordem).

Isso, eu costumo escolher de 3 a 5 pessoas na platéia/sala pra eu sempre confirmar a vista. Tipo, vc escolhe alguem da frente, do canto esquerdo e um que não esteja perto desses outros dois. Olhe sempre pra todos, mas sempre volte e e olhe pra essas pessoas, escolha pessoas que estão prestando atenção, se vc perceber que elas estão prestando atenção isso te dá confiança e tranquilidade, daí o pq de sempre olhar pra elas enquanto fala.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Chimera
Escriba da Real
Tópicos: 17
Curtido: 13 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 9
06-02-2014, 12:38 PM
Minha situação é parecida com a sua quando entrei no mundo acadêmico.

Relaxe, e siga o conselho do confrade de Roma: Ninguém ali dá a mínima para você e os seus problemas. Não faça gracinhas, apresente o que tem para apresentar e se retire. Durante a apresentação olhe nos olhos de algumas das pessoas próximas.

Caso se ache tímido demais pra isso, treine no espelho de casa e depois na rua ao conversar com estranhos aleatórios.

Não tem mistério, você vai conseguir.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bronson
Búfalo
**
Tópicos: 14
12-02-2014, 08:19 PM
Confrades, muito obrigado pelas dicas. Está chegando o grande dia. Voltarei aqui para fazer a devolutiva!
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Sobre Universidade e o curso de Ciências Contábeis MILORD 9 3,714 04-01-2015, 05:26 AM
Última Mensagem: cabraman
  Dicas para falar bem em público Tyler Durden 15 10,090 14-07-2014, 10:00 PM
Última Mensagem: Elvis Presley
  [Dicas] Como Falar Bem Appollo 0 1,038 26-04-2013, 09:26 AM
Última Mensagem: Appollo

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo