• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Fiz bem em transferir pra Eng Comp?
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Fiz bem em transferir pra Eng Comp?
Offline Thanatos
Rel Xen An Sanct
Tópicos: 27
Curtido: 186 vezes em 147 posts
Posts que curtiu: 192
07-08-2015, 10:18 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-08-2015, 12:05 PM por Thanatos.)
O porque de eu trocar de curso(se não quiser ler, é só pular esta parte. Não é necessário entender o porque de eu estar mudando pra discutir a respeito.) :

Eu sempre quis fazer engenharia da computação, mas por questões financeiras, acabei fazendo um semestre de BSI(bacharelado em sistemas de informação) numa faculdade privada, no meio do ano, 6 meses depois, ingressei em uma faculdade ainda em BSI, sem ter nota no enem pra eng comp. Lá dentro, vi como uma faculdade pública é infinitamente mais difícil que uma privada.

E como ainda queria engenharia de computação, tentei fazer algumas matérias de eng comp pra facilitar a transferência(o que também atrasou o curso). Ai vi que transferência na mesma universidade seria inviável. Primeiro que eu iria cair nos primeiros períodos(embora tivesse bastante equivalência mais pra frente do curso). Ai pegar uma vaga em física 1 que tranca física 2 e 3 que por sua vez trancam todas as cadeiras de eletrônica do curso, seria impossível Quase todo mundo reprova nestas matérias e falta turma(e vagas) pra elas. E fazer o enem pra um curso concorrido sendo que não é garantido que conseguirei entrar e mesmo que entre, tenho grandes chances de reprovar em tais matérias, não importa o tanto que estude(teve uma professora que só 2 alunos conseguiram passar com ela. Como calouro eu não poderia escolher o professor). Seria quase certeza que não daria certo

Segundo porque tem muita gente do interior que vem pra capital, mesmo curso em campus diferentes é prioridade máxima. Terceiro porque eu acho que seria impossível ter um trampo e levar o curso de eng da computação numa faculdade pública. Só 4 pessoas se formaram na primeira turma. Todos 1 ano atrasados. Mesmo que eu largue tudo(hobbies, academia, trabalho, etc, etc, etc) e me dedique exclusivamente a estudo, eu ainda acho que levaria uns 7 anos pra me formar.

Após pensar muito, decidi ir pra uma faculdade privada no curso que sempre quis(eng comp). A primeira que tentei transferência, eu não consegui por falta de vagas. A segunda, eu consegui de boa. E é provável que eu me forme da qui a uns 2/3 anos devido ao grande número de equivalências. Caso eu me mantenha no meu curso atual, levaria uns 2 anos pra me formar. Porque a greve é quase certeza e porque não conseguirei fazer minha ocupação valer pro estágio obrigatório. Além de ter algumas dependências que eu não consigo encaixar no horário de jeito nenhum. Os caras só abrem turma especial de manhã e falta vaga de noite.

-----------------------------------------------------------------------------

Pois bem, vamos as perguntas que me deixam com um pé atrás(lembrando que já estou em outra faculdade).

Como é o mercado de trabalho? Eu sei que demanda pra TI tem, mas pra um formado em eng comp, parece que o mercado é menor, embora o status de engenheiro torne mais fácil conseguir emprego e a oferta também é menor devido ao menor número de formandos em ec que em bsi, cc, ads e outros cursos de ti. Meu medo é que esteja jogando tempo(e dinheiro) fora pra acabar trabalhando em TI como qualquer outro.

Outra questão. Sair do país e conseguir um visto de trabalho com diploma de engenharia seria mais fácil? Ou isto é um mito? Pois eu planejo tentar sair deste país. Eu sei que pros EUA(não que seja o único país que deseje ir, só um exemplo), é extremamente difícil conseguir o visto de trabalho e sem curso superior, só com uns 10 anos de experiência. Isto é verdade?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline RedFafnir
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
09-08-2015, 11:42 AM
Seu relato ficou meio misturado

Afinal, você está cursando o que no momento? Você foi de BSI numa privada para pública, e voltou para a privada? O mesmo curso? Sistemas de informação?

Na minha opinião essas diferenças entre cursos de TI em universidades são apenas as grades. Ciencia e Eng tem muito calculo, para mim é desperdício. SI geralmente tem mais matérias voltadas para a prática do que o resto. É melhor você pegar um curso que tenha menos calculo e mais prática na área...

Sobre ser pública e privada, os empregadores deve nem dar tanta atenção a isso. O que eles querem é experiência e certificações. De nada adianta se formar numa pública foda se você não teve experiência no mercado. Entre escolher quem se formou numa publica e não tem experiencia e entre o que estudou em uma particular e teve uma boa experiência na area, é obvio que o empregador vai escolher a última opção.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Thanatos
Rel Xen An Sanct
09-08-2015, 12:03 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-08-2015, 12:06 PM por Thanatos.)
(09-08-2015, 11:42 AM)RedFafnir Escreveu: Seu relato ficou meio misturado

Afinal, você está cursando o que no momento? Você foi de BSI numa privada para pública, e voltou para a privada? O mesmo curso? Sistemas de informação?

Na minha opinião essas diferenças entre cursos de TI em universidades são apenas as grades. Ciencia e Eng tem muito calculo, para mim é desperdício. SI geralmente tem mais matérias voltadas para a prática do que o resto. É melhor você pegar um curso que tenha menos calculo e mais prática na área...

Sobre ser pública e privada, os empregadores deve nem dar tanta atenção a isso. O que eles querem é experiência e certificações. De nada adianta se formar numa pública foda se você não teve experiência no mercado. Entre escolher quem se formou numa publica e não tem experiencia e entre o que estudou em uma particular e teve uma boa experiência na area, é obvio que o empregador vai escolher a última opção.

Relendo o relato ficou meio confuso, mas sim, já estou em eng comp numa faculdade privada(embora ainda tenha minha vaga numa faculdade pública). Em resumo, entrei numa faculdade privada, depois fui chamado pra uma pública e alguns anos depois, voltei pra uma privada em outro curso(eng comp) Amanhã mesmo sera meu primeiro dia de aula. E concordo que o empregador valoriza mais experiência que o local onde foi formado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline SapoCaco
Desde 2007
**
Tópicos: 2
Curtido: 1 vezes em 1 posts
11-08-2015, 06:04 PM
Cara, so por curiosidade, que faculdade publica foi essa em que era mais dificil? Eu estudei na Federal do Rio e era uma bosta, nem precisava ir pra aula.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tio Peba
Veterano
Tópicos: 34
Curtido: 1 vezes em 1 posts
11-08-2015, 06:07 PM
se sempre quis engenharia, fez o correto

sou um pouco suspeito de falar de engenharia, mas o "titulo" de engenheiro abre muitas portas
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Nerd
Pupilo da real
*
Tópicos: 6
Curtido: 0 vezes em 0 posts
12-08-2015, 01:39 PM
cara, eu também quero engenharia de computação e não acho que vou ficar 6 anos estudando, acho que me formo em 5 numa boa (quero uni pública)
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline chalice97
Búfalo
**
Tópicos: 7
Curtido: 13 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 11
12-08-2015, 02:24 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-08-2015, 02:24 PM por chalice97.)
Estudo Sistemas de Informação em um Campus da PUC em Belo Horizonte. Bom, a diferença do curso de ciência da computação e SI é que no curso de sistemas tira-se até certo ponto o foco de exatas, como cálculo, programação estrutural e etc. E temos mais conteúdo focado em negócios, administração, governança e gestão. Tanto é que nos EUA o curso de Sistemas de informação é classificado como área de business(negócios) pelas universidades, nem é classificado como área de computação ou algo do tipo. E a diferença pra ciência da computação e SI com relação a Eng. da computação, é que na engenharia se aprofunda mais em hardware, desde de sua projeção e fabricação, o que faz a grade ficar mais pesada e o curso durar 1 ano a mais. Resumindo, em ambos os três cursos pode-se formar um bom programador pro mercado. Mas se você acha interessante o meio organizacional e gerencial aliado ao conhecimento técnico o curso de sistemas é mais indicado, não deixando de ter peso das exatas. Já se sua praia é aprofundar muito nas exatas, estudar a fundo e não se preocupar tanto com o lado estratégico de gerência e coordenação de sistemas o curso de engenharia da computação é melhor e pode fazer com que vá mais a fundo pra lapidar um projeto complexo, tem que ver qual é a tua praia. Com relação a universidade isso é muito relativo, aqui em minas o melhor curso de sistemas de informação é o da PUC, mas em outras áreas as federais são bem superiores. Então depende, acho que a questão não é se é privada ou pública, mas se é uma universidade que dispõe um bom curso que você queira fazer.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Thanatos
Rel Xen An Sanct
12-08-2015, 03:05 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-08-2015, 03:16 PM por Thanatos.)
(11-08-2015, 06:04 PM)SapoCaco Escreveu: Cara, so por curiosidade, que faculdade publica foi essa em que era mais dificil? Eu estudei na Federal do Rio e era uma bosta, nem precisava ir pra aula.

Isto é sério? não quero dizer publicamente qual faculdade era, por questões de exposição, o que posso dizer é que onde estudava, era comum 6 alunos em 44 passarem e aliado a quase 5.000 horas de carga horária do curso, a primeira turma formou 1 ano depois e só 4 alunos se formaram na primeira turma...

(12-08-2015, 01:39 PM)Nerd Escreveu: cara, eu também quero engenharia de computação e não acho que vou ficar 6 anos estudando, acho que me formo em 5 numa boa (quero uni pública)

Depende de onde vc estudar. Na universidade pública que eu estava, engenharia da computação era o segundo curso com mais desistência, perdendo só pra física. Imagine um curso que tem as matérias semi-impossíveis de BSI como sistemas inteligentes, junto das matérias semi-impossíveis de eletrônica, como circuitos digitais 2... E olha que física é o curso que infelizmente pouca gente entra querendo física. A maioria entra querendo aproveitar matérias e transferir pra alguma engenharia. yaoming

Infelizmente físicos são muito sub-valorizados na huelandia.

(12-08-2015, 02:24 PM)chalice97 Escreveu: Estudo Sistemas de Informação em um Campus da PUC em Belo Horizonte. Bom, a diferença do curso de ciência da computação e SI é que no curso de sistemas tira-se até certo ponto o foco de exatas, como cálculo, programação estrutural e etc. E temos mais conteúdo focado em negócios, administração, governança e gestão. Tanto é que nos EUA o curso de Sistemas de informação é classificado como área de business(negócios) pelas universidades, nem é classificado como área de computação ou algo do tipo. E a diferença pra ciência da computação e SI com relação a Eng. da computação, é que na engenharia se aprofunda mais em hardware, desde de sua projeção e fabricação, o que faz a grade ficar mais pesada e o curso durar 1 ano a mais. Resumindo, em ambos os três cursos pode-se formar um bom programador pro mercado. Mas se você acha interessante o meio organizacional e gerencial aliado ao conhecimento técnico o curso de sistemas é mais indicado, não deixando de ter peso das exatas. Já se sua praia é aprofundar muito nas exatas, estudar a fundo e não se preocupar tanto com o lado estratégico de gerência e coordenação de sistemas o curso de engenharia da computação é melhor e pode fazer com que vá mais a fundo pra lapidar um projeto complexo, tem que ver qual é a tua praia. Com relação a universidade isso é muito relativo, aqui em minas o melhor curso de sistemas de informação é o da PUC, mas em outras áreas as federais são bem superiores. Então depende, acho que a questão não é se é privada ou pública, mas se é uma universidade que dispõe um bom curso que você queira fazer.

Sim, eu concordo com tudo. Perfeita explicação da diferença dos cursos pro pessoal.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  12 Conselhos bíblicos do bem. V-Power 10 3,054 11-04-2017, 09:13 AM
Última Mensagem: Conservative
  Não planeje mais nada e seja bem sucedido, deixe a vida te levar. Howedo 17 2,997 05-03-2017, 09:12 PM
Última Mensagem: Gilgamesh
  Tempo, o bem mais precioso que um GdR pode ganhar AC300 5 1,731 02-01-2015, 04:07 PM
Última Mensagem: Mandrake
  Dicas para falar bem em público Tyler Durden 15 10,168 14-07-2014, 10:00 PM
Última Mensagem: Elvis Presley
  Como falar bem na universidade? Bronson 11 4,399 12-02-2014, 08:19 PM
Última Mensagem: Bronson

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo