• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros DP: Ansiedade Social - Causa e Efeito
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
DP: Ansiedade Social - Causa e Efeito
Offline Guy Fawkes
Búfalo
**
Tópicos: 5
Curtido: 42 vezes em 27 posts
Posts que curtiu: 111
08-06-2017, 09:24 AM
Antigamente eu sofria bastante com a Ansiedade Social, era terrível a insegurança e ansiedade que me tomava quando eu participava de qualquer interação social, seja uma grande festa ou uma pequena roda de pessoas, principalmente quando eu não conhecia muito bem as pessoas do grupo social.

Imagine o seguinte cenário, você está em uma festa, e daí voce percebe que uma garota linda está te olhando a um bom tempo, mesmo tentando fugir da situação você cria coragem e decide ir lá e falar com a garota, e ai os sintomas começam a aparecer... seu coração começa a bater a mil por hora, seu cérebro trava e começa subir aquele frio na barriga, quanto mais você tenta brigar contra isso, pior fica.

Então você começa a pensar nos piores cenários que podem acontecer. 
  • ELA PROVAVELMENTE PENSA QUE EU SOU UM OTÁRIO. 
  • O QUE IRÁ ACONTECER SE EU FAZER ALGUMA CAGADA E ELA PERCEBER? 
  • O QUE IRÁ ACONTECER SE ELA ME HUMILHAR NA FRENTE DE TODOS?
Você encara essa situação como a pior situação possível. E aí, você entra no estado hiper-alerta do seu corpo, o mesmo que seus ancestrais entravam quando estavam numa situação de caça ou fuga! O problema é que você está assustando pelo medo das coisas que podem acontecer, como não ser aprovado pelos seus semelhantes, ser feito de chacota ou de parecer bobo.

Todos esses sintomas de ansiedade são o resultado do ciclo LUTAR, CORRER e TRAVAR,  que herdamos de nossos ancestrais e eram como eles conseguiam sobreviver. Esse ciclo é ativado quando percebemos algo que possa ser perigoso. Adrenalina é bombeada, você não consegue parar pra pensar por muito tempo e todo o seu corpo se endurece. É basicamente como se todo o seu corpo entrasse no modo de sobrevivência.

Então os sintomas de ansiedade que você passa: o coração disparando, a mente travando e você suando frio são o resultado desse ciclo de resposta sendo ativado. E aí, enquanto parece ser a ansiedade o maior problema que você está enfrentando, na verdade não é o verdadeiro problema (ou não o único). Seu mais forte e verdadeiro problema é que seu subconsciente pensa que você não está seguro numa situação social, e por causa do perigo que sua mente pensa que existe, seu corpo automaticamente responde ao perigo usado o ciclo LUTAR, CORRER OU TRAVAR, o que é a causa de você ter a experiência dos sintomas de ansiedade.

A partir do momento que a ansiedade é apenas o resultado da sua mente respondendo à um estímulo, no caso a possibilidade de perigo, colocar todos os seus esforços para acabar com a ansiedade social com certeza não irá funcionar.
Lidar com a causa raiz dos seus problemas é que irá acabar com eles. Então, para ficar livre do medo, da ansiedade e da insegurança, você precisa que seu subconsciente veja que você está SEGURO em qualquer interação social. Quando sua mente percebe que na verdade você está em segurança, seu corpo não entra mais no ciclo LUTAR, FUGIR, TRAVAR, e como resultado, você não mais experimenta os sintomas da ansiedade quando está em qualquer lugar.

Mas então POR QUE seu subconsciente imagina que há perigo? 

Bem, isso pode ser causado por negativos e limitantes pensamentos. E por causa desses pensamentos, você enxerga perigo em toda interação social, e por causa desses pensamentos, seu subconsciente reage ativando o ciclo automático que já conhecemos,  e com isso experimentamos o que nós chamamos de ansiedade.

Agora, para mudar essa percepção de perigo, você precisa neutralizar, ou mudar os pensamentos negativos, a causa do problema está na sua mente, nos seus pensamentos.
  • EU NÃO SOU BOM O BASTANTE DEVE SE TORNAR EU SOU MAIS DO QUE BOM O SUFICIENTE 
  • AS PESSOAS NÃO GOSTAM DE MIM, DEVE SE TORNAR AS PESSOAS GOSTAM DE MIM.
  • EU SOU DIFERENTE DOS OUTROS, DEVE SE TORNAR EU SOU ÚNICO E EU ME ACEITO. 
Uma vez que você neutraliza e muda seus pensamentos negativos, você se verá com segurança em todas as interações sociais, o LUTAR, FUGIR, TRAVAR não será acionado e você não mais experimentará medo, insegurança ou ansiedade.
As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Porsch
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 5 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 7
08-06-2017, 12:03 PM
A exposição repentina também ajuda na 'reprogramação' do cérebro. Faz com que ele comece a perceber que tudo é uma fantasia premeditada, e logo a intensidade vai diminuindo, até se anular.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Billy Matador
Búfalo
**
Tópicos: 1
Curtido: 7 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
08-06-2017, 12:20 PM
A ansiedade nada mais é do que o medo do porvir.

E pode ser leve e intensa, e sempre atrapalha o ser humano a se auto desenvolver. Para saber lidar com ela, vc deve procurar não somente psicólogos e psiquiatras, mas também enfrentar seus medos para que vc se sinta capaz de lidar com as situações.

Já tive crises de ansiedade mais novo, ao ponto de vomitar e sentir muita ânsia, mas nada passava de coisas da minha cabeça. Com o tempo me auto desenvolvendo, comecei a enfrentar meus medos e anseios, e com isso fui sendo curado, graças a Deus.
"Os grandes homens não nasceram da grandeza, eles engrandeceram"
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
08-06-2017, 08:20 PM
Segundo meus estudos científicos, concluí que a ansiedade social é causada pelo estilo de vida de uma pessoa que geralmente não é acostumada com esses tipos de interações.

PAREM E PERCEBAM: TODOS OS TÍMIDOS, SOCIOFÓBICOS, ETC ETC SÃO PESSOAS RETRAÍDAS E SOZINHAS EM SEU ESTILO DE VIDA.

Daí quando precisam interagir com alguém, ou com um grupo de pessoas , como é algo novo, o cérebro tende a achar que é uma forma de perigo, pois está fora de sua zona de conforto atual.

O lance não é ser pobre, feio, etc o lance é COMO VOCÊ VIVE. Se seu estilo de vida é só ficar em casa, no celular, PC, internet, videogame, é inevitável que você será uma pessoal com essas fobias sociais. Se você é uma pessoa que sai direto, vive na rua, conhece todo mundo do bairro, todo mundo te conhece, sai direto, etc você não vai ter nenhum desses problemas.

Notem que professores, por exemplo, são pessoas que constantemente diariamente estão conversando em público, para dezenas ou até centenas de pessoas todo santo dia. Você já viu algum professor tímido? Eu não. Isso é porque como é um hábito, uma rotina, o cérebro deles já os condicionou a se sentirem confortáveis em situações assim.

A merda é que hoje em dia os meios de comunicação virtual evoluíram tanto que as pessoas estão menos sociáveis do que antes. Imagine como seria sua vida se não existisse internet, TV, celular, etc?

É como dizem por aí quando encontram famílias com muitos filhos "esses aí não possuem TV em casa". Pois é, se você não tivesse nenhum desses aparelhos tecnológicos, é muito provável que a uma hora dessas você estaria na rua caçando prexeca.

Pra complementar:

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Harvelot
One-Eyed
**
Tópicos: 22
Curtido: 26 vezes em 23 posts
Posts que curtiu: 27
09-06-2017, 08:53 AM
Particularmente, eu sou sociável, mas prefiro ficar em casa. Você não consegue trocar uma ideia bacana hoje em dia numa roda de conversas, as pessoas estão perdidas, confusas e digladiando entre si sobre quem é ou está certo.
Ah...sarcasm.

"For what profit is it to a man if he gains the world, and loses his own soul ?"

Matthew 16:26
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Guy Fawkes
Búfalo
**
Tópicos: 5
Curtido: 42 vezes em 27 posts
Posts que curtiu: 111
09-06-2017, 10:47 AM
(08-06-2017, 08:20 PM)Smith Escreveu:
Show ContentSpoiler:

SmithSegundo meus estudos científicos, concluí que a ansiedade social é causada pelo estilo de vida de uma pessoa que geralmente não é acostumada com esses tipos de interações.

PAREM E PERCEBAM: TODOS OS TÍMIDOS, SOCIOFÓBICOS, ETC ETC SÃO PESSOAS RETRAÍDAS E SOZINHAS EM SEU ESTILO DE VIDA.

Daí quando precisam interagir com alguém, ou com um grupo de pessoas , como é algo novo, o cérebro tende a achar que é uma forma de perigo, pois está fora de sua zona de conforto atual.

O lance não é ser pobre, feio, etc o lance é COMO VOCÊ VIVE. Se seu estilo de vida é só ficar em casa, no celular, PC, internet, videogame, é inevitável que você será uma pessoal com essas fobias sociais. Se você é uma pessoa que sai direto, vive na rua, conhece todo mundo do bairro, todo mundo te conhece, sai direto, etc você não vai ter nenhum desses problemas.

Notem que professores, por exemplo, são pessoas que constantemente diariamente estão conversando em público, para dezenas ou até centenas de pessoas todo santo dia. Você já viu algum professor tímido? Eu não. Isso é porque como é um hábito, uma rotina, o cérebro deles já os condicionou a se sentirem confortáveis em situações assim.

A merda é que hoje em dia os meios de comunicação virtual evoluíram tanto que as pessoas estão menos sociáveis do que antes. Imagine como seria sua vida se não existisse internet, TV, celular, etc?

É como dizem por aí quando encontram famílias com muitos filhos "esses aí não possuem TV em casa". Pois é, se você não tivesse nenhum desses aparelhos tecnológicos, é muito provável que a uma hora dessas você estaria na rua caçando prexeca.

Pra complementar:

Smith resumiu bem o tema do tópico, o que acontece no mundo moderno é exatamente isso... muita tecnologia para aproximar quem ta longe e distanciar quem ta perto.
Harvelot, eu entendo seu ponto de vista e compartilho desse mesmo sentimento, porém isso não é desculpa para não se relacionar com as pessoas mesmo que elas falem de assuntos superfulos e sem conteúdo você deve ser sempre um lobo em pele de cordeiro em qualquer situação, você tem que está a um passo a frente.
As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Pollako
Búfalo
**
Tópicos: 1
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
09-06-2017, 06:50 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-06-2017, 06:54 PM por Pollako.)
Na minha sala da faculdade desde o primeiro semestre  foram formados grupos fechados( panelinhas) meu grupo tinha umas 10 pessoas, todos vazaram, trocaram de turno, curso etc. Sabe o que aconteceu? Fiquei sozinho naquela porra, logo ficando com esses sintomas de ansiedade social, mas fui trocando idéia com o pessoal e hoje já não tenho esse problema, e também aprendi que tem que falar com todo mundo mesmo, se não tu se fode sozinho kk
"A dignidade pessoal e a honra, não podem ser protegidas por outros, devem ser zeladas pelo indivíduo em particular".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
09-06-2017, 09:23 PM
Pollako está certo, as pessoas estão superficiais demais, mas é sempre bom manter os contatos, você NÃO sobrevive em sociedade sozinho. Duvida? Pois olhe pra você. Você está vestindo uma roupa que não foi fabricada por você, está com um corte de cabelo que não foi feito por você, está alimentado de uma comida que não foi cultivada por você, está sentado numa cadeira que não foi você quem fabricou, está usando um smartphone/PC que não foi você quem fabricou, está VIVO porque alguém sem ser você te vacinou, te alimentou e te gerou, etc.

É matematicamente IMPOSSÍVEL um ser humano ser 100% sozinho, isso é utopia.

Portanto, o jeito é se ADAPTAR. Lembrem-se do que Darwin dizia "NA NATUREZA NÃO SOBREVIVE O MAIS FORTE OU O MAIS INTELIGENTE, MAS SIM O QUE MELHOR SE ADAPTA".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dom Trader
FFA
*
Tópicos: 0
Curtido: 3 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 2
10-06-2017, 12:56 AM
O negócio é a filosofia do foda-se, não ser ignorante mas não sair se arreganhando pra todo mundo, você não precisa ser amigo de todos, você não vai comer todas as mulheres que desejar.

O cabaço do homem não está no pau, está na mente.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Corpsegrinder
Black Metal
Tópicos: 12
Curtido: 73 vezes em 52 posts
Posts que curtiu: 71
11-06-2017, 08:06 AM
Eu ainda tenho um pouco de ansiedade social. Todo lugar que eu vou penso que estão olhando ou pensando algo sobre mim. Quanto à mulheres, estou desencanado por um bom tempo já, não fico tímido falando com elas, também não estou caçando nada já que meu foco atualmente é ganhar e juntar grana.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
11-06-2017, 01:33 PM
Praticar um bom futebol com a rapaziada resolve. Parem de viadagem e vão jogar bola.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline ArtoriaS
YOU DIED
**
Tópicos: 4
Curtido: 16 vezes em 15 posts
Posts que curtiu: 1
10-07-2017, 05:00 PM
Concordo com a teoria do Smith pelo simples fato de eu ter passado por isso!

Eu era tímido, inseguro e sempre encurvado e olhando para o chão. Então, eu me toquei, pois com pessoas conhecidas, eu sempre lidava muito bem, só era sair da zona do conforto e mudar a rotina que as coisas mudavam pra pior!
Oque eu fiz? Arranjei um trampo na S.O.S de ficar abordando as pessoas pra fazer curso. Ficava o dia inteiro abordando pessoas no sol quente do centro de São Paulo, mas no final, aquilo foi um ótimo exercício pra saber manter um bom dialogo com desconhecidos e ainda faturava 10 mangos por dia.
Tá no nosso DNA ser sociáveis, basta a gente sair e interagir,

Simples assim.
O JUSTO VIVE PELA FÉ
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Villefort
Veterano
Curtido: 62 vezes em 55 posts
Posts que curtiu: 1,344
10-07-2017, 09:49 PM
Eu era muito tímido, ah uns 12 anos fazer coisas simples como ir em um restaurante almoçar era uma situação muito difícil, hoje em dia eu conheço os donos dos restaurantes e eles me conhecem, tenho uma dinâmica melhor enquanto a isso.

Mas sei que preciso melhorar mais, um ambiente bom para melhorar é na escola, pode ser em uma universidade ou em uma escola de curso técnico profissionalizante, é bom para poder treinar a oratória, é meio que dolorido porque você acaba tendo que enfrentar seus próprios medos de falar em público.

Melhorei bastante, mas preciso me esforçar para melhorar mais, ainda sofro em ambiente social, tem horas que me dou conta que alguns tipos de comportamentos tem que ser corrigidos, a medida que o tempo passa vai caindo a ficha.

Sinto que toda vez aprendo alguma coisa nova, algo que estou fazendo errado e tenho que me corrigir e se esse processo está acontecendo é porque eu não estou parado, está gerando desenvolvimento em mim.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Avenger
Beserker
Curtido: 121 vezes em 89 posts
Posts que curtiu: 278
11-07-2017, 09:12 AM
Eu sofri também com ansiedade social, até fazer curso de teatro. Ali morreu a tal ansiedade. O teatro traz muitos benefícios para essa parte de falar em público, lidar com pessoas desconhecidas e talz. Foi muito construtivo nesse aspecto, agora, aguentar o pessoal em sua grande maioria esquerdistas declarados... larguei do teatro por esse motivo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Villefort
Veterano
Curtido: 62 vezes em 55 posts
Posts que curtiu: 1,344
11-07-2017, 05:38 PM
(11-07-2017, 09:12 AM)Avenger Escreveu: Eu sofri também com ansiedade social, até fazer curso de teatro. Ali morreu a tal ansiedade. O teatro traz muitos benefícios para essa parte de falar em público, lidar com pessoas desconhecidas e talz. Foi muito construtivo nesse aspecto, agora, aguentar o pessoal em sua grande maioria esquerdistas declarados... larguei do teatro por esse motivo.

O bom é que você tirou proveito dessa situação e caiu fora quando foi necessário.
Acho que essa história de fazer teatro é uma boa também, acho que seria a melhor para esse objetivo.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Efeito Dunning-Kruger Peter Grifen 7 1,089 26-03-2020, 02:10 PM
Última Mensagem: Sheogorath
  Ansiedade Antecipatória Héracles 37 8,286 31-07-2018, 03:36 PM
Última Mensagem: Terrível
  [REFLEXÃO] O Efeito Espelho Mandrake 9 2,319 31-03-2016, 10:11 PM
Última Mensagem: Rustu Reçber
  Matrix social / Inteligência social Joey Merlino 10 5,607 28-05-2015, 11:51 PM
Última Mensagem: Deuxcartes
  O efeito Sombra Appollo 4 2,044 06-11-2013, 12:45 AM
Última Mensagem: cabraman

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo