• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Mulheres/Feminazismo/Relacionamentos Geralzão da Real O jeitinho brasileiro nas universidades
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
O jeitinho brasileiro nas universidades
Offline Airbus A320
Búfalo
**
Tópicos: 5
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
02-12-2015, 10:55 PM
Confrades, vou contar uma história pra vocês.

Primeiramente, gostaria de dizer que meu segundo semestre na universidade foi uma grande bosta, como já relatei no primeiro tópico que criei no fórum. Por isso, correndo contra o tempo, cursei 11 disciplinas neste semestre que está acabando. 32 créditos e uma carga horária ridiculamente exaustiva.

Embora parecesse missão quase impossível no início do semestre, dado o meu desempenho nos semestres anteriores, tenho boas chances de ser aprovado em todas as disciplinas que cursei. Com as informações que tenho até agora, sei que fui aprovado em pelo menos 8 disciplinas, outras 2 estão com a aprovação muito bem encaminhada e a restante tem um critério de avaliação misterioso, mas é provável que eu seja aprovado.

Como consegui isso? Estudando todos os dias e bombardeando os professores com dúvidas durante e após as aulas. E recomendo essa prática a todos que ainda estão na universidade. Os professores sabem quem se dedica e não hesitam em dar aquela força na hora do aperto. Hoje mesmo, fiz uma prova de Hidráulica e inicialmente errei um item da prova que influenciava as contas de vários outros itens. Consegui corrigir o item a tempo, mas não as outras questões que dependiam dele, pois o tempo de prova estava acabando. O professor percebeu isso e disse que avaliaria apenas meu domínio do assunto e meus conceitos, e não os resultados finais das minhas contas. Se não fosse por isso, eu correria sérios riscos de tirar uma nota baixa nessa prova e ser reprovado. O mais interessante é que ficou nítido que o professor só me deu essa ajuda porque sabe que eu me esforcei durante o semestre. Dava pra notar na expressão dele. Se eu fosse um aluno desinteressado que não frequenta as aulas, ele cagaria e andaria para o meu erro.

Agora, deixem-me falar sobre um outro lado da moeda (aquele que se opõe ao ato de estudar e correr atrás).

Todo curso de Engenharia tem alguma disciplina que estuda as propriedades dos materiais básicos usados na Engenharia (polímeros, cerâmicas e metais). Aqui na Poli-USP, existem três disciplinas com essa finalidade: PMT3100, PMT3110 e PME3220. A coordenação de cada curso escolhe qual das três usar na grade curricular do curso, dependendo do nível de abordagem necessário no curso de Engenharia em questão.

O caso que vou contar ocorreu na disciplina PMT3100, que é uma disciplina oferecida para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Engenharia de Minas nos semestres ímpares. Essa disciplina possui o seguinte método de avaliação: três provas com 20 testes cada uma.

No segundo semestre desse ano, essa disciplina teve uma falha extremamente grave: o gabarito das provas de 2015 era idêntico ao gabarito das provas de 2014.

Após a realização da primeira prova do semestre (P1), as notas das pessoas seguiram uma distribuição normal, como sempre se espera, mas alguns alunos perceberam que o gabarito estava igual ao do ano passado e começaram a espalhar boatos de que os gabaritos seriam iguais também na P2 e na P3.

Aqui começa o jeitinho brasileiro: os alunos se prepararam para a P2 como normalmente fariam, mas com o gabarito do ano passado em mãos. Conforme foram fazendo a P2 e acertando as questões que sabiam fazer, perceberam que o gabarito realmente estava igual e não hesitaram em tirar um falso 10. Resultado: o número de notas 10 aumentou em todas as turmas.

Quando se esperava que os professores fizessem algo a respeito disso, visto que todo mundo percebeu claramente o que estava acontecendo, eis que a P3 vem com a mesma falha. E o resultado agora foi que a nota 10 foi a MODA de todas as turmas. Sim, quase todo mundo tirou 10.

O resultado final dessa bagunça toda é que as provas, especialmente a terceira, possivelmente serão anuladas. E não importa se teve algum aluno honesto que tirou notas honestas sem aderir a essa brincadeira.

E sabem o que é pior?

O pior não é essa situação em si.

O pior é você olhar o grupo de uma das turmas que teve PMT3100 esse semestre e ler umas mensagens mais ou menos assim:

"Erro deles né... eles nao mudam nada.. blábláblá... Não tem pq eles acharem ruim..."

"Cês foram burros... era só usar o gabarito pra tirar 8 em vez de 10 que eles nem iam perceber!"

...

Porra, tô ligado que é uma falha grotesca a coordenação da disciplina repetir o gabarito do ano anterior, mas porra. Os alunos colaram e o erro é DELES?

Ah, vá tomar no cu.

Dissertem aí.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Matador
Búfalo
**
Tópicos: 8
03-12-2015, 07:33 AM
Quem não cola não sai da escola.

Abraço
- > Respostas sobre dúvidas em saúde, suplementos desportivos, anabolizantes e seus mitos.
ask.fm/Matador_FB
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheBoss
Veterano
Curtido: 3 vezes em 3 posts
03-12-2015, 07:48 AM
Infelizmente não somos um país que a meritocracia é levada a sério. Não é raro ver muita gente despreparada ganhando muito, sem ter qualquer merecimento.

As universidades brasileiras contém os graves erros e defeitos:

- Não preparam para o mercado de trabalho e muito menos para a vida (fábrica de diplomas).

- A pesquisa não incentivada e quando é não rende grandes frutos para sociedade, universidade e pesquisadores. Há também pesquisadores que passam a vida inteira recebendo dinheiro do governo para ficar filosofando pelos corredores das universidades, dando uma de intelectual e doutrinando alunos conforme sua conveniência partidária....

- Não há um foco em determinadas áreas carentes e que poderiam fazer o Brasil melhorar. O governo gasta rios de dinheiro em cursos aleatórios, sem verificar quais cursos deveriam ser de fato incentivados para melhoria do país.

- Há uma uniformidade de discurso, absolutismo de idéias e supremacia incontestável de certas teses, dentre elas o maniqueísmo que tudo da direita é mau e tudo da esquerda é bom.

- As pesquisas, artigos e outros eventos que colocam em destaque o aluno e enriquecem currículo e possibilidades profissionais são concedidas não aos melhroes alunos, mas aqueles que demonstram maior afinidade ao professor (puxa-sacos; vadias; submissos; escravos que fazem até artigo para professores).

Portanto, curso superior para ser proveitoso exige uma maturidade monstra. O acadêmico deve fazer um curso a parte e em paralelo ao que faz na faculdade com muita leitura e enriquecimento profissional, do contrário será só mais um zé ruela com curso superior e nada a agregar ao mercado, a sociedade e nem a si mesmo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Montini
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 10 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 22
03-12-2015, 09:13 AM
Tudo há consequência.

O mundo de hoje não perdoa. Se não sabe, não vai pra frente. Se sabe, vai. Entretanto existe uma lacuna chamada Oportunidade/Sorte.

É a mesma situação de um Campeonato de Futebol SUB-16 onde há vários olheiros querendo encontrar uma joia futebolística futura. Supomos que há um camisa 10 no TIME A e que todos sabem do potencial dele. E sabemos também que há um lateral-esquerdo no TIME A que joga mais ou menos bem, quase pra ruim. Supomos que neste jogo em questão o TIME A empate com o TIME B e que o camisa 10 não faça uma boa partida e que o lateral mediano faça um bom jogo. Acerte os cruzamentos, acerte os passes, marque bem. Cômico. Pois bem, era o dia dele. Todos sabem do grande potencial do camisa 10, mas não foi o dia dele. A oportunidade passou e o olheiro levou o lateral-esquerdo. Essa é a lacuna oportunidade/sorte.

Mas não se preocupe com a sorte, confrade. Faça o seu. Você está em uma Universidade de nome. Aprenda o máximo, especialize-se, continue tirando as dúvidas. As falhas não ficam pra sempre e quem estudou provavelmente não depende disso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Curtido: 6 vezes em 6 posts
03-12-2015, 10:38 AM
o TheBoss disse tudo. Seu curso terá que ser paralelo à universidade.

É muito comum usarem provas como base nas provas futuras e isso tem levado os professores a usarem gabaritos e não entregarem a provas anteriores a ninguém. Como professor um dia é o que farei.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
04-12-2015, 04:42 AM
Porram, aprendam uma coisa paspalhos,

Faculdade é pra ganha dinheiro.

Lá não se encontra justiça

Não se encontram amigos

não se encontra justiça.

Pqp.

Dê uma jeito de terminar bem seu curso e não criar expectativas em relação aos coleguinhas e professores.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Héracles
O do Olimpo!
Tópicos: 19
Curtido: 77 vezes em 48 posts
Posts que curtiu: 29
04-12-2015, 06:35 AM
(04-12-2015, 04:42 AM)cabraman Escreveu: Porram, aprendam uma coisa paspalhos,

Não se encontram amigos

não se encontra justiça.

Pqp.

Dê uma jeito de terminar bem seu curso e não criar expectativas em relação aos coleguinhas e professores.

Pode fechar o tópico. Fuckyeah
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dr. Doom
Búfalo
**
Tópicos: 1
05-12-2015, 10:14 PM
(04-12-2015, 06:35 AM)Herculles Escreveu:

Não se encontram amigos

não se encontra justiça.

Pqp.

Perfeito!
"Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder."
Lao-Tsé
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
07-12-2015, 02:28 PM
(05-12-2015, 10:14 PM)Dr. Doom Escreveu:
(04-12-2015, 06:35 AM)Herculles Escreveu:

Não se encontram amigos

não se encontra justiça.

Pqp.

Perfeito!

Cirúrgico!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline comesemfome
on my way
**
Tópicos: 0
07-12-2015, 10:21 PM
Estamos impregnados com o jeitinho brasileiro. Para o bem e para o mau. Hoje fiz duas coisas que em oito anos de docência sempre relutei. A primeira é empurrar aluno faltando menos de 3 pontos pra passar. Eu, usando jeitinho brasileiro, no caso, ajudando um cara e uma menina que não desgrudaram os olhos de mim o período inteiro, se esforçaram, têm suas dificuldades e demonstraram assimilação satisfatória. A segunda é manter minha promessa sempre feita no primeiro dia de aula, quando aviso que qq fraude é zero pra todos envolvidos e processo administrativo. O garoto foi a minha sala chorando e eu sugeri que ele agisse como homem, parasse de chorar e assumisse as consequências de ter repassado ou recebido parte da prova em pendrive. Aprender qualquer coisa com isso, pra mim seria mais importante que o dominar o mundo conteúdo dado.
Stupidity makes women divine.
E. Vilar
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Airbus A320
Búfalo
**
09-12-2015, 08:40 PM
Estou ciente da inexistência de justiça e da abundância de falsidade na universidade, porém gosto de relatar algumas situações só pra ficar esperto mesmo.

Mais um:

Hoje, recebi as notas da P3 e média final de uma disciplina que cursei nesse semestre que acaba.

A disciplina em questão era ministrada por uma professora muito "mãe", muito boazinha. No entanto, o pessoal foi mal na P1 mesmo assim, com a maioria da turma tirando menos de 5. Depois, chegou a P2 e o pessoal foi mal de novo. De quem foi a culpa? Segundo os alunos da minha querida turma, da professora, que dá aulas ruins.

O detalhe é que as aulas são completamente normais e úteis. Tinham até exercícios resolvidos que poderiam cair na prova. Eu não tirei nenhuma nota abaixo de 5 nas provas dessa matéria que fiz. Se eu sou capaz, eles também são. É só estudar.

No final das contas, a professora, com o auxílio de um seminário ninja que valia 30% da nota, conseguiu aprovar quase todo mundo e ainda por cima não cobrou presença dos vagabundos que não frequentavam as aulas.

Resultado?

Todo mundo querendo foder com a professora mesmo assim. Planejam reclamar no Departamento de Engenharia Química, querem colocar outro no lugar etc.

Moral da história: não seja bonzinho com os outros, simplesmente, pois as pessoas se aproveitam de quem age com bondade.

(Bom, estou tentando controlar minha revolta numa boa aqui, mas não é fácil às vezes. A vontade é de chegar no grupo escrotão do Whatsapp e mandar 80% da porra da minha turma reclamar menos e estudar mais. E, claro, tenho vontade de mandá-los tomar no cu por serem uns grandes cuzões também.)
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheBoss
Veterano
Curtido: 3 vezes em 3 posts
09-12-2015, 09:25 PM
(09-12-2015, 08:40 PM)Shinji Kagawa Escreveu: Estou ciente da inexistência de justiça e da abundância de falsidade na universidade, porém gosto de relatar algumas situações só pra ficar esperto mesmo.

Mais um:

Hoje, recebi as notas da P3 e média final de uma disciplina que cursei nesse semestre que acaba.

A disciplina em questão era ministrada por uma professora muito "mãe", muito boazinha. No entanto, o pessoal foi mal na P1 mesmo assim, com a maioria da turma tirando menos de 5. Depois, chegou a P2 e o pessoal foi mal de novo. De quem foi a culpa? Segundo os alunos da minha querida turma, da professora, que dá aulas ruins.

O detalhe é que as aulas são completamente normais e úteis. Tinham até exercícios resolvidos que poderiam cair na prova. Eu não tirei nenhuma nota abaixo de 5 nas provas dessa matéria que fiz. Se eu sou capaz, eles também são. É só estudar.

No final das contas, a professora, com o auxílio de um seminário ninja que valia 30% da nota, conseguiu aprovar quase todo mundo e ainda por cima não cobrou presença dos vagabundos que não frequentavam as aulas.

Resultado?

Todo mundo querendo foder com a professora mesmo assim. Planejam reclamar no Departamento de Engenharia Química, querem colocar outro no lugar etc.

Moral da história: não seja bonzinho com os outros, simplesmente, pois as pessoas se aproveitam de quem age com bondade.

(Bom, estou tentando controlar minha revolta numa boa aqui, mas não é fácil às vezes. A vontade é de chegar no grupo escrotão do Whatsapp e mandar 80% da porra da minha turma reclamar menos e estudar mais. E, claro, tenho vontade de mandá-los tomar no cu por serem uns grandes cuzões também.)

Pra que mandar estudar mais? Deixem eles colocarem a culpa em todos menos neles mesmos. O mundo profissional não quer saber desses mimis. Deixe este pessoal se fuder pelas próprias atitudes.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 107 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 9
10-12-2015, 05:47 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-12-2015, 05:48 AM por John.)
O problema é que quando existem esses grupinhos na faculdade, geralmente se forma um "inconsciente coletivo". A galera começa a pensar da mesma forma, estudar do mesmo jeito, tirar as mesmas notas, faltar as mesmas aulas, gostar das mesmas matérias.
Aí quando alguém constrói um julgamento {por muitas vezes precipitado} por certo professor, o resto tende a ver por esse filtro, e compartilhar da mesma opinião, sem nenhum pensamento crítico de própria autoria.

A coletividade é importante na faculdade, podendo ser até um instrumento para troca de informações úteis e networking, mas tem seus perigos. Por isso é bom manter o pensamento crítico singular, sabendo interferir no coletivo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
10-12-2015, 05:50 AM
Vocês continuam com triste habito de tomar conta da vida dos outros.

Vão estudar misera.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Boromir
Búfalo
**
Tópicos: 1
10-12-2015, 12:22 PM
(09-12-2015, 09:25 PM)TheBoss Escreveu:
(09-12-2015, 08:40 PM)Shinji Kagawa Escreveu: Estou ciente da inexistência de justiça e da abundância de falsidade na universidade, porém gosto de relatar algumas situações só pra ficar esperto mesmo.

Mais um:

Resultado?

Pra que mandar estudar mais? Deixem eles colocarem a culpa em todos menos neles mesmos. O mundo profissional não quer saber desses mimis. Deixe este pessoal se fuder pelas próprias atitudes.
Perfeito, lembre-se que eles sao seus colegas hoje, mais futuramente serao concorrentes...... E nada melhor que ter uma concorrencia fraca,nao acha?
"Há três tipos de gente
Os que imaginam o que acontece
Os que não sabem o que acontece
E nós que faz acontecer"
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Mangina com seu jeitinho Brasileiro! PRAGAKHAM 2 1,399 23-06-2014, 09:16 AM
Última Mensagem: MILORD
  Enquanto isso, nas universidades americanas.... WilliamWallace 14 6,576 19-07-2013, 10:31 AM
Última Mensagem: Gekko

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo