02-12-2015, 10:55 PM
Confrades, vou contar uma história pra vocês.
Primeiramente, gostaria de dizer que meu segundo semestre na universidade foi uma grande bosta, como já relatei no primeiro tópico que criei no fórum. Por isso, correndo contra o tempo, cursei 11 disciplinas neste semestre que está acabando. 32 créditos e uma carga horária ridiculamente exaustiva.
Embora parecesse missão quase impossível no início do semestre, dado o meu desempenho nos semestres anteriores, tenho boas chances de ser aprovado em todas as disciplinas que cursei. Com as informações que tenho até agora, sei que fui aprovado em pelo menos 8 disciplinas, outras 2 estão com a aprovação muito bem encaminhada e a restante tem um critério de avaliação misterioso, mas é provável que eu seja aprovado.
Como consegui isso? Estudando todos os dias e bombardeando os professores com dúvidas durante e após as aulas. E recomendo essa prática a todos que ainda estão na universidade. Os professores sabem quem se dedica e não hesitam em dar aquela força na hora do aperto. Hoje mesmo, fiz uma prova de Hidráulica e inicialmente errei um item da prova que influenciava as contas de vários outros itens. Consegui corrigir o item a tempo, mas não as outras questões que dependiam dele, pois o tempo de prova estava acabando. O professor percebeu isso e disse que avaliaria apenas meu domínio do assunto e meus conceitos, e não os resultados finais das minhas contas. Se não fosse por isso, eu correria sérios riscos de tirar uma nota baixa nessa prova e ser reprovado. O mais interessante é que ficou nítido que o professor só me deu essa ajuda porque sabe que eu me esforcei durante o semestre. Dava pra notar na expressão dele. Se eu fosse um aluno desinteressado que não frequenta as aulas, ele cagaria e andaria para o meu erro.
Agora, deixem-me falar sobre um outro lado da moeda (aquele que se opõe ao ato de estudar e correr atrás).
Todo curso de Engenharia tem alguma disciplina que estuda as propriedades dos materiais básicos usados na Engenharia (polímeros, cerâmicas e metais). Aqui na Poli-USP, existem três disciplinas com essa finalidade: PMT3100, PMT3110 e PME3220. A coordenação de cada curso escolhe qual das três usar na grade curricular do curso, dependendo do nível de abordagem necessário no curso de Engenharia em questão.
O caso que vou contar ocorreu na disciplina PMT3100, que é uma disciplina oferecida para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Engenharia de Minas nos semestres ímpares. Essa disciplina possui o seguinte método de avaliação: três provas com 20 testes cada uma.
No segundo semestre desse ano, essa disciplina teve uma falha extremamente grave: o gabarito das provas de 2015 era idêntico ao gabarito das provas de 2014.
Após a realização da primeira prova do semestre (P1), as notas das pessoas seguiram uma distribuição normal, como sempre se espera, mas alguns alunos perceberam que o gabarito estava igual ao do ano passado e começaram a espalhar boatos de que os gabaritos seriam iguais também na P2 e na P3.
Aqui começa o jeitinho brasileiro: os alunos se prepararam para a P2 como normalmente fariam, mas com o gabarito do ano passado em mãos. Conforme foram fazendo a P2 e acertando as questões que sabiam fazer, perceberam que o gabarito realmente estava igual e não hesitaram em tirar um falso 10. Resultado: o número de notas 10 aumentou em todas as turmas.
Quando se esperava que os professores fizessem algo a respeito disso, visto que todo mundo percebeu claramente o que estava acontecendo, eis que a P3 vem com a mesma falha. E o resultado agora foi que a nota 10 foi a MODA de todas as turmas. Sim, quase todo mundo tirou 10.
O resultado final dessa bagunça toda é que as provas, especialmente a terceira, possivelmente serão anuladas. E não importa se teve algum aluno honesto que tirou notas honestas sem aderir a essa brincadeira.
E sabem o que é pior?
O pior não é essa situação em si.
O pior é você olhar o grupo de uma das turmas que teve PMT3100 esse semestre e ler umas mensagens mais ou menos assim:
"Erro deles né... eles nao mudam nada.. blábláblá... Não tem pq eles acharem ruim..."
"Cês foram burros... era só usar o gabarito pra tirar 8 em vez de 10 que eles nem iam perceber!"
...
Porra, tô ligado que é uma falha grotesca a coordenação da disciplina repetir o gabarito do ano anterior, mas porra. Os alunos colaram e o erro é DELES?
Ah, vá tomar no cu.
Dissertem aí.
Primeiramente, gostaria de dizer que meu segundo semestre na universidade foi uma grande bosta, como já relatei no primeiro tópico que criei no fórum. Por isso, correndo contra o tempo, cursei 11 disciplinas neste semestre que está acabando. 32 créditos e uma carga horária ridiculamente exaustiva.
Embora parecesse missão quase impossível no início do semestre, dado o meu desempenho nos semestres anteriores, tenho boas chances de ser aprovado em todas as disciplinas que cursei. Com as informações que tenho até agora, sei que fui aprovado em pelo menos 8 disciplinas, outras 2 estão com a aprovação muito bem encaminhada e a restante tem um critério de avaliação misterioso, mas é provável que eu seja aprovado.
Como consegui isso? Estudando todos os dias e bombardeando os professores com dúvidas durante e após as aulas. E recomendo essa prática a todos que ainda estão na universidade. Os professores sabem quem se dedica e não hesitam em dar aquela força na hora do aperto. Hoje mesmo, fiz uma prova de Hidráulica e inicialmente errei um item da prova que influenciava as contas de vários outros itens. Consegui corrigir o item a tempo, mas não as outras questões que dependiam dele, pois o tempo de prova estava acabando. O professor percebeu isso e disse que avaliaria apenas meu domínio do assunto e meus conceitos, e não os resultados finais das minhas contas. Se não fosse por isso, eu correria sérios riscos de tirar uma nota baixa nessa prova e ser reprovado. O mais interessante é que ficou nítido que o professor só me deu essa ajuda porque sabe que eu me esforcei durante o semestre. Dava pra notar na expressão dele. Se eu fosse um aluno desinteressado que não frequenta as aulas, ele cagaria e andaria para o meu erro.
Agora, deixem-me falar sobre um outro lado da moeda (aquele que se opõe ao ato de estudar e correr atrás).
Todo curso de Engenharia tem alguma disciplina que estuda as propriedades dos materiais básicos usados na Engenharia (polímeros, cerâmicas e metais). Aqui na Poli-USP, existem três disciplinas com essa finalidade: PMT3100, PMT3110 e PME3220. A coordenação de cada curso escolhe qual das três usar na grade curricular do curso, dependendo do nível de abordagem necessário no curso de Engenharia em questão.
O caso que vou contar ocorreu na disciplina PMT3100, que é uma disciplina oferecida para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Engenharia de Minas nos semestres ímpares. Essa disciplina possui o seguinte método de avaliação: três provas com 20 testes cada uma.
No segundo semestre desse ano, essa disciplina teve uma falha extremamente grave: o gabarito das provas de 2015 era idêntico ao gabarito das provas de 2014.
Após a realização da primeira prova do semestre (P1), as notas das pessoas seguiram uma distribuição normal, como sempre se espera, mas alguns alunos perceberam que o gabarito estava igual ao do ano passado e começaram a espalhar boatos de que os gabaritos seriam iguais também na P2 e na P3.
Aqui começa o jeitinho brasileiro: os alunos se prepararam para a P2 como normalmente fariam, mas com o gabarito do ano passado em mãos. Conforme foram fazendo a P2 e acertando as questões que sabiam fazer, perceberam que o gabarito realmente estava igual e não hesitaram em tirar um falso 10. Resultado: o número de notas 10 aumentou em todas as turmas.
Quando se esperava que os professores fizessem algo a respeito disso, visto que todo mundo percebeu claramente o que estava acontecendo, eis que a P3 vem com a mesma falha. E o resultado agora foi que a nota 10 foi a MODA de todas as turmas. Sim, quase todo mundo tirou 10.
O resultado final dessa bagunça toda é que as provas, especialmente a terceira, possivelmente serão anuladas. E não importa se teve algum aluno honesto que tirou notas honestas sem aderir a essa brincadeira.
E sabem o que é pior?
O pior não é essa situação em si.
O pior é você olhar o grupo de uma das turmas que teve PMT3100 esse semestre e ler umas mensagens mais ou menos assim:
"Erro deles né... eles nao mudam nada.. blábláblá... Não tem pq eles acharem ruim..."
"Cês foram burros... era só usar o gabarito pra tirar 8 em vez de 10 que eles nem iam perceber!"
...
Porra, tô ligado que é uma falha grotesca a coordenação da disciplina repetir o gabarito do ano anterior, mas porra. Os alunos colaram e o erro é DELES?
Ah, vá tomar no cu.
Dissertem aí.