• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Materiais Realistas Sobre desapego, texto MUITO bom! Vale a pena dar uma lida.
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Sobre desapego, texto MUITO bom! Vale a pena dar uma lida.
Offline ÁguiaBranca
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
13-11-2013, 01:13 AM
Apego e Renúncia

Carlos Romero

Ensinava o grande Albert Schweitzer, que herói não é o homem da ação. Herói é o homem da renúncia.

Portanto, grandes não foram Napoleão, Hitler, Stalin, Bismark. Grande foi Jesus, Francisco de Assis e o próprio Schweitzer, que, um dia, resolveu deixar o conforto da Europa civilizada, para enfrentar a selva africana, onde foi cuidar dos negros famintos e doentes.

Mas a gente costuma valorizar os homens de ação, os homens práticos que fazem o progresso material e as guerras. Para eles todas as homenagens.

O ato da renúncia é mais louvável do que o ato do apego. E a gente vive, o tempo todo, se apegando às coisas, ás pessoas, aos lugares, como se essas coisas, essas pessoas, esses lugares estivessem, sempre, à nossa disposição.

O medo que estamos sentindo, freqüentemente, é o medo das nossas perdas. Perda da mocidade, perda do dinheiro, perda da saúde, perda do prestígio, perda do amor, perda do emprego, perda da amizade.

Renunciar é, sobretudo, um ato de coragem. E poucos conseguem praticá-lo. É fácil apegar-se. Difícil é desapegar-se.

E eu estou, agora mesmo, me lembrando daquele encontro de Jesus com o moço rico, que desejava ir para o céu: "Mestre, o que é necessário para alcançar a vida eterna?"

O rapaz possuía muitas propriedades, muito dinheiro e era religioso, pois cumpria todos os mandamentos da lei mosaica: não mentia, não roubava, não caluniava, não pronunciava o nome de Deus em vão. No conceito dos homens, era um bom moço.

Jesus veio, então, com aquela recomendação que valeu por um difícil teste: dá tudo o que tens aos pobres e terás o paraíso.

Aí o moço baixou a cabeça e saiu, envergonhado, sem dizer uma palavra. O preço do paraíso era muito alto. Renunciar aos bens, aos interesses mundanos, jamais. Foi difícil formar um patrimônio; porém, mais difícil, ainda, foi renunciar, ou melhor, desapegar-se.

Não vamos interpretar o episódio ao pé da letra. A renúncia que Jesus queria era a renúncia ao apego, porque o apego é o que nos escraviza, é o que nos preocupa, é o que nos angustia, é o que nos torna infelizes, deprimidos, egoístas.

Não é o ato da renúncia que importa. O que importa é o espírito da renúncia. Você pode ter muitos bens e não ser apegado a eles, desde que se conscientize de que tudo passa, de que tudo nos chega como empréstimo, porque chegará, um dia, em que teremos de abandoná-los. Ninguém é proprietário de nada, a não ser de sua própria consciência.

É difícil renunciar. Até mesmo a um simples cigarro.

Rico é aquele que é pobre de necessidade - escreveu um grande pensador. Parafraseando, diríamos: rico é aquele que é pobre de apegos.

Renunciar ao ódio, à vingança, aos vícios, aos ressentimentos, à inveja, eis aí o grande heroísmo.

Afinal, como devemos viver no mundo?

Paulo de Tarso tem a receita. Ei-la: "viver como possuindo tudo, nada tendo, com todos e sem ninguém".

Tribuna Espírita - Out/Dez - 95

Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/artigo...uncia.html
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
13-11-2013, 02:02 AM
Alguem posta o gif do cara batendo palma.

Eu andei pensando, quem conhece o pior tipo de mulher, a mais nojenta asquerosa filha da puta desalmada como a minha bm, não consegue se apegar nunca mais, pra mim é impossível, e não vou negar que eu tentei, depois dela conheci 3 mulheres que eram bacanas, de família, que não dependiam de mim financeiramente.....eu tentei gostar delas, fiquei forçando o pensamento, escutando fábio junior, roberto carlos, mas não adiantou.

Acho que pra mim, será impossivel me apegar denovo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
13-11-2013, 05:10 AM
(13-11-2013, 02:02 AM)Spectro Escreveu: Alguem posta o gif do cara batendo palma.

Eu andei pensando, quem conhece o pior tipo de mulher, a mais nojenta asquerosa filha da puta desalmada como a minha bm, não consegue se apegar nunca mais, pra mim é impossível, e não vou negar que eu tentei, depois dela conheci 3 mulheres que eram bacanas, de família, que não dependiam de mim financeiramente.....eu tentei gostar delas, fiquei forçando o pensamento, escutando fábio junior, roberto carlos, mas não adiantou.

É a primeira vez que vejo uma tentativa malograda de automanginização forçada consciente. yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
13-11-2013, 05:17 AM
O lance de certas BM é que o cara estava preparado pra oferecer o mundo a elas e elas resolveram que por isso ele era paspalho, um sentimento de revolta toma conta de nós por causa disso, alimentando ainda mais o apego. Devemos perdoar elas (se possível, quem tiver condições emocionais, fazê-las sofrer trollface) e seguir nossas vidas, tratando as novas "bm" com o respeito dado à um copo de cerveja num dia quente e nada mais.

algumas podem até ser promovidas à FGTS ou FF se se comportarem bem, passando a ter direito a usufruir de um pouco de nossas conquistas materiais, a grande maioria deve ficar no pente e rala mesmo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gregor Samsa
Aspira
Tópicos: 1
13-11-2013, 06:12 AM
Realmente o texto e interessante. E fodastico saber que alguem que tu consideraste o centro do universo, razão da tua vida, depositando toda confiança e motivação. E aí do nada e simplesmente porque lhes aptece mandar tudo pra as kukuias. Toda a sua entrega será elevada a zero. Porra so nos podem magoar as pessoas que amamos, confiamos quando nos apegamos. Sem o nosso consentimento não teriao tal poder.
Enfim! Macharada SEJAM CONFIANTES MAS NAO CONFIEM Em Mule Nehuma
Esteja além do bem e do mal. Extraia o bem que há no mal e tome para si. Retire o mal que há no bem e jogue-o fora.
Nessahan Alita
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
13-11-2013, 07:15 AM
(13-11-2013, 05:10 AM)Gekko Escreveu:
(13-11-2013, 02:02 AM)Spectro Escreveu: Alguem posta o gif do cara batendo palma.

É a primeira vez que vejo uma tentativa malograda de automanginização forçada consciente. yaoming

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rolando no chão de rir.... vai entrar pro meu dicionário de expressões de efeito... (tanto a do spectro quanto a do Gekko)
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
13-11-2013, 07:21 AM
Hahah ta vendo só? Bota la no dicionário da real haha.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
Tópicos: 16
Curtido: 299 vezes em 120 posts
Posts que curtiu: 138
13-11-2013, 08:38 AM
Vou utilizar a frase dele na minha assiantura: "Rico é aquele que é pobre de apegos."

Ela abre espaço à muitas coisas, do tipo:

Será que o apego material/físico é tão prejudicial quando o apego pessoal/emocional?

Será que é por isso que o mundo está cada vez mais materialista, já que tudo hoje tem um preço?

Será que é certo substituir o apego pessoal/emocional por um apego material/físico visando menos sofrimento?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
13-11-2013, 09:11 AM
(13-11-2013, 05:17 AM)cabraman Escreveu: O lance de certas BM é que o cara estava preparado pra oferecer o mundo a elas e elas resolveram que por isso ele era paspalho, um sentimento de revolta toma conta de nós por causa disso, alimentando ainda mais o apego. Devemos perdoar elas (se possível, quem tiver condições emocionais, fazê-las sofrer trollface) e seguir nossas vidas, tratando as novas "bm" com o respeito dado à um copo de cerveja num dia quente e nada mais.

algumas podem até ser promovidas à FGTS ou FF se se comportarem bem, passando a ter direito a usufruir de um pouco de nossas conquistas materiais, a grande maioria deve ficar no pente e rala mesmo.

É isso mesmo! Devemos perdoá-las e esquecê-las, e seguir a vida!
Que elas sejam felizes! eu pelo meno menos, rezo para minha BM todo santo dia!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Winchester
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 8 vezes em 6 posts
13-11-2013, 09:23 AM
É aí que mais uma vez pode se citar o filme Clube da Luta, quando Tyler diz: ''É apenas depois de perder tudo que somos livres para fazer qualquer coisa'', no caso o apego, realmente você não se importa em perder algo pelo qual você não tem apego algum, preste atenção que os caras no filme moravam em uma espelunca e eram muito mais livres do que qualquer ricaço apegado aos seus bens materiais, e isso serve tanto pra bens materiais quanto para pessoas.

Outra citação do filme: ''Você não é o seu emprego. Você não é quanto dinheiro você tem no banco. Você não é o carro que você dirige. Você não é o conteúdo da sua carteira. Você não é as calças cáqui que veste. Você é toda merda ambulante do mundo.'', ou seja, tudo o que você tem é apenas um empréstimo que você perderá quando morrer, isso me faz lembrar dos pais que lutaram e se preocuparam tanto em fazer fortuna (perderam a paz interior pra isso), pra no final morrerem e deixarem tudo para os filhos vagabundos fanfarrões torrarem.

.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sedsage
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 1 vezes em 1 posts
13-11-2013, 11:37 AM
Procurem no Youtube um vídeo do Olavão chamado "perder as ilusões dessa vida". Uma aula de desapego.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Craig
Búfalo
**
Tópicos: 11
13-11-2013, 08:16 PM
Acho que pra mim funciona(está funcionando), a vontade de crescer, evoluir, é uma luta diária, todos os dias, vem na minha cabeça pensamentos errôneos, pensamentos fracos, sinto raiva da minha BM, mas a luta que travo diariamente, é para que ela seja feliz, a final, não é culpa dela, ela não fez o que fez por "maldade" e sim por que é do instinto feminino fazer isso. Subconscientemente eu que causei tudo, estava afundado na matrix, hoje não me considero um GDR, tenho muito o que aprender ainda, mas o que funciona mesmo, é você se preocupar consigo mesmo sempre, ser mesmo egoísta se tratando de relacionamento, sou eu,eu,eu,eu e depois eu, sempre!
Depois que conheci a real, por conta da BM, me esforço mais ainda no trabalho, estou parando de ingerir álcool, o que era um veneno, na faculdade estou melhorando, to tentando juntar uma grana, desenvolver, desenvolver sempre, procurar ser o melhor sempre, não competindo com ninguém, mas ser melhor a cada dia, é um grande passo para o desapego, afinal, o apegado é carente, e se você está cheio de amor próprio, jamais será carente, por que é autossuficiente, não precisa de ninguém para se sentir bem e feliz.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline ÁguiaBranca
Búfalo
**
Tópicos: 2
14-11-2013, 08:43 AM
(13-11-2013, 08:16 PM)Hcraig Escreveu: Acho que pra mim funciona(está funcionando), a vontade de crescer, evoluir, é uma luta diária, todos os dias, vem na minha cabeça pensamentos errôneos, pensamentos fracos, sinto raiva da minha BM, mas a luta que travo diariamente, é para que ela seja feliz, a final, não é culpa dela, ela não fez o que fez por "maldade" e sim por que é do instinto feminino fazer isso. Subconscientemente eu que causei tudo, estava afundado na matrix, hoje não me considero um GDR, tenho muito o que aprender ainda, mas o que funciona mesmo, é você se preocupar consigo mesmo sempre, ser mesmo egoísta se tratando de relacionamento, sou eu,eu,eu,eu e depois eu, sempre!
Depois que conheci a real, por conta da BM, me esforço mais ainda no trabalho, estou parando de ingerir álcool, o que era um veneno, na faculdade estou melhorando, to tentando juntar uma grana, desenvolver, desenvolver sempre, procurar ser o melhor sempre, não competindo com ninguém, mas ser melhor a cada dia, é um grande passo para o desapego, afinal, o apegado é carente, e se você está cheio de amor próprio, jamais será carente, por que é autossuficiente, não precisa de ninguém para se sentir bem e feliz.

Perfeito confrade! Me identifiquei com tudo que você disse aí.
Sem dúvida o apega é reflexo da carência sexual/afetiva.

As vezes pra esquecer uma mulher que nos fez sofrer, acabamos entrando em outro relacionamento. Isso acaba ajudando no processo de esquecimento da anterior, mas nada mais é do que transferência de expectativas e carência de uma pessoa para outra, e no fim o relacionamento vai ser igual, não porque as mulheres são iguais, mas porque nós continuamos o mesmos.

Por isso precisamos, combater o apego e carência, sozinhos, focando no nosso desenvolvimento, e consequentemente nossa auto-estima e confiança aumentarão e com elas nosso amor próprio, que é o que fará evoluirmos no desapego, para que aí sim, termos relacionamentos saudáveis.

É uma luta diária! Todo dia tenho pensamentos fracos, matrixianos que me deixam tristes, mas todo dia tomo minha dose diária de fórum do bufalo, NA e tudo que se refere a real. E vou continuar assim, até melhorar.

Nenhuma vitória, vem sem luta!

Abraços
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Craig
Búfalo
**
Tópicos: 11
14-11-2013, 01:47 PM
(14-11-2013, 08:43 AM)ÁguiaBranca Escreveu:
(13-11-2013, 08:16 PM)Hcraig Escreveu: Acho que pra mim funciona(está funcionando), a vontade de crescer, evoluir, é uma luta diária, todos os dias, vem na minha cabeça pensamentos errôneos, pensamentos fracos, sinto raiva da minha BM, mas a luta que travo diariamente, é para que ela seja feliz, a final, não é culpa dela, ela não fez o que fez por "maldade" e sim por que é do instinto feminino fazer isso. Subconscientemente eu que causei tudo, estava afundado na matrix, hoje não me considero um GDR, tenho muito o que aprender ainda, mas o que funciona mesmo, é você se preocupar consigo mesmo sempre, ser mesmo egoísta se tratando de relacionamento, sou eu,eu,eu,eu e depois eu, sempre!

Perfeito confrade! Me identifiquei com tudo que você disse aí.
Sem dúvida o apega é reflexo da carência sexual/afetiva.

As vezes pra esquecer uma mulher que nos fez sofrer, acabamos entrando em outro relacionamento. Isso acaba ajudando no processo de esquecimento da anterior, mas nada mais é do que transferência de expectativas e carência de uma pessoa para outra, e no fim o relacionamento vai ser igual, não porque as mulheres são iguais, mas porque nós continuamos o mesmos.

Por isso precisamos, combater o apego e carência, sozinhos, focando no nosso desenvolvimento, e consequentemente nossa auto-estima e confiança aumentarão e com elas nosso amor próprio, que é o que fará evoluirmos no desapego, para que aí sim, termos relacionamentos saudáveis.

É uma luta diária! Todo dia tenho pensamentos fracos, matrixianos que me deixam tristes, mas todo dia tomo minha dose diária de fórum do bufalo, NA e tudo que se refere a real. E vou continuar assim, até melhorar.

Nenhuma vitória, vem sem luta!

Abraços

Boa confrade, esses dias ouvi uma coisa interessante: O homem que corre atrás de mulher, fica sem dinheiro, e o homem que corre atrás de dinheiro, não fica sem mulher, frase do Barão kageyama, em uma reflexão que vi, então podemos realmente refletir isso... Porra daqui a 5 anos, se focado você esteve, estará com certeza bem de vida, focado, e o resto e consequência cara, a questão do apego pra quem ta na matrix tem consequências escabrosas, mas pro homem, que com sorte, conheceu, e tenta aplicar a real em seu dia a dia... É fácil de superar, e o mais importante, jamais se deixará levar de novo por esse sentimento nojento! DESAPEGO CONFRADE,DESAPEGO... Eu dou graças a Deus que encontrei a real a tempo! Força e honra!!!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
14-11-2013, 02:06 PM
(13-11-2013, 11:37 AM)Sedsage Escreveu: Procurem no Youtube um vídeo do Olavão chamado "perder as ilusões dessa vida". Uma aula de desapego.

Achei o vídeo e gostei muito (mesmo sem acreditar na parte religiosa). É esse aqui:

[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Sedsage
Veterano
15-11-2013, 10:00 AM
(14-11-2013, 02:06 PM)John Romano Escreveu:
(13-11-2013, 11:37 AM)Sedsage Escreveu: Procurem no Youtube um vídeo do Olavão chamado "perder as ilusões dessa vida". Uma aula de desapego.

Achei o vídeo e gostei muito (mesmo sem acreditar na parte religiosa). É esse aqui:

Sim, da pra abstrair a parte religiosa. Nesse caso especifico, ele poe a alma imortal como referencia, mas voce pode substituir isso. Podemos colocar nos mesmos como o referencial, o sentido da nossa vida, o que buscamos, independente da miseria desse mundinho de aparencias. E como ele diz: temos que sair daqui melhores do que quando chegamos.
Ou como voce disse certa vez: a real e sobre o homem. Como torna-lo cada vez melhor.
Desculpe a falta de acentuacao.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sedsage
Veterano
15-11-2013, 10:00 AM
(14-11-2013, 02:06 PM)John Romano Escreveu:

Sim, da pra abstrair a parte religiosa. Nesse caso especifico, ele poe a alma imortal como referencia, mas voce pode substituir isso. Podemos colocar nos mesmos como o referencial, o sentido da nossa vida, o que buscamos, independente da miseria desse mundinho de aparencias. E como ele diz: temos que sair daqui melhores do que quando chegamos.
Ou como voce disse certa vez: a real e sobre o homem. Como torna-lo cada vez melhor.
Desculpe a falta de acentuacao.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
15-11-2013, 11:15 AM
Essa é uma coisa que estou aprendendo aos poucos, mas que a cada avanço a melhora é nítida. A paz que o desapego lhe traz é superior a qualquer prazer que o que você deveria estar apegado lhe traz. Pra mim essa é a maior vitória.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
15-11-2013, 11:19 AM
gostei do termo, a paz do desapego.

Tanto emocional, quanto material
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Veterano
Tópicos: 21
Curtido: 38 vezes em 22 posts
15-11-2013, 11:30 AM
muito bom
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  A Real sobre Nessahan Alita e o Desapego Wild 16 1,786 09-06-2020, 09:20 PM
Última Mensagem: Wild

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo