• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Mulheres/Feminazismo/Relacionamentos Geralzão da Real A Caixa de Pandora
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »
  • 2 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
A Caixa de Pandora
Offline Navarre
Veterano
Tópicos: 26
Curtido: 5 vezes em 5 posts
Posts que curtiu: 0
19-12-2013, 08:05 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-12-2013, 10:10 PM por John Romano.)
[Imagem: pandora.jpg]

Diz um mito grego que Zeus, furioso pelo o fato de Prometeu ter roubado o fogo e dado aos homens, resolveu por vingança testar a humanidade. Zeus colocou todas as desgraças imagináveis dentro de uma caixa e entregou para uma mulher muito bonita chamada Pandora. Essa não resistindo a curiosidade (mesmo avisada por Prometeu), abriu a caixa e liberou todos os males sobre a Terra (velhice, doença, guerra, fome, etc...) Ao ver o que tinha feito, Pandora rapidamente fechou a caixa deixando apenas a Esperança que ainda não havia escapado presa dentro dela.
Então pergunta-se:
O que a Esperança fazia dentro da caixa que continha todos os males? Não seria a esperança algo bom?
E mais...
Se a Esperança não escapou de dentro da caixa, onde está ela se não ainda nas mãos de Pandora?

A pouco tempo aconteceu algo interessante. Uma garota de quem era muito miguxo na época da Matrix quando eu tinha 18 a 20 e poucos anos me procurou. Ela me escreveu um email enorme descrevendo o quanto sentia saudades da época em que estavamos juntos.
A primeira coisa que veio a memória foi eu me declarando para ela e a mesma me colocando como miguxo. Me lembrei que aceitei tal papel na "Esperança" de algum dia ela reconhecer o quanto eu a amava. Aceitei ser o miguxo que ouvia os choros de quando ela se envolvia com cafagestes. Eu vivia atrás dela como um cachorrinho até que um dia ela resolveu ter um namoro sério. Foi então que ela simplesmente me ignorou. Chegou ao ponto em que me encontrava em eventos sociais e fingia que não me via, ou simplesmente me ignorava completamente. Aquilo para mim era pior que a morte.
Até que um dia ela acabou o tal namoro e veio do nada falar comigo. Com todas as suas amigas presentes eu a ignorei completamente. Falei e comprimentei todas menos ela. A ficha caiu e ela veio me pedir desculpas por ter me ignorado, e culpou o ex por ser muito ciumento. Na verdade, ela estava na merda e queria o miguxo bajulador de volta para fazê-la se sentir melhor.
Apesar de ainda estar na Matrix, havia um limite na minha quase total falta de amor próprio. Deixei-a de lado. Me mudei para fora do país, e quase uma decada depois, lá estava eu lendo o email dessa agora mulher depois de todo esse tempo sem absolutamente qualquer contato. Senti uma repulsa enorme da situação, e respondi com outro email curto, seco, mas tremendamente educado.
Ela responde com outro email se dizendo decepcionada com a minha frieza. Respondi que essa era a minha maneira de ser, e que fazia muito tempo que ela não me via e por isso a estranheza. Não sei porque dei tanta conversa para ela.
Eu tinha muito contato com a prima dela (a minha amiga psicóloga de quem já falei nesse fórum), e foi então que a ficha havia caído. Ela estava me sondando e tentando uma reaproximação.
A adicionei no Facebook, e ao ver as fotos, fiquei surpreso com a beleza dela. Ela havia chegado muito bem aos 30. Vi que ela estava solteira. Estranhei como uma mulher daquelas iria ficar perdendo tempo com aquele tipo de coisa. Porque ela não havia casado ainda? Aquilo era muito estranho. Foi então que eu me lembrei de um dos traços mais fortes da personalidade dela, gostar de se envolver com cafagestes em relacionamentos autodestrutivos. Reli o primeiro email e lá estava ela falava dos exes, choramingando como havia sido infantil e etc. Ela estava pagando de Madalena Arrependida ou simplesmente queria que eu agora um homem maduro voltasse a pagar de miguxo para ela. Absolutamente ridículo!
Eu aproveitei a situação para mandar indiretas através da prima, que eu estava muito bem e que mulher não me faltava, e como eu odiava o tipinho Madalena Arrependida interesseira. A reação dela foi drástica. Ela me excluiu do Facebook. Tenho certeza que ela achou que eu iria expressar alguma reação, nem que fosse perguntar a prima dela o que havia acontecido. Não quis de forma alguma dar esse prazer a ela. Para todo o efeito, eu nem percebi isso. Mas na verdade, eu estava me divertindo com isso.

Mas aquela mulher é um bichinho sinistro!
Passado alguns meses (isso mesmo, meses), e um certo dia eu estava meio para baixo desencantado com a natureza humana. Resolvi papear sobre isso com a minha amiga prima dela. No outro dia, minha amiga posta no Facebook textos sobre assuntos que discutimos e algumas brincadeiras apenas para quebrar a rigidez do tema. E não é que a dita cuja da mulher aparece do nada e resolve fazer comentários engraçadinhos e se dirigir diretamente a mim, perguntado quando eu iria visitá-las em Maceió, e que tinha saudades de mim. Logo em seguida, aparece novamente um pedido de amizade no Facebook. Me peguei rapidamente imaginando se não valeria a pena dar um pulinho naquela cidade para ver se rolava alguma coisa, isso enquanto pensava se aceitava o pedido de amizade dela.

A caixinha estava entregue, e ela queria que eu a abrisse e deixasse a Esperança sair.

Foi então que me lembrei como o jogo feminino funciona. Toda mulher possue uma caixinha que ela pode dar de presente maldozamente a qualquer homem. Se você decide cair na armadilha, a Esperança irá destruir o teu bom senso. Você perderá a capacidade de discernir o valor de suas chances. O mais impossível parecerá algo válido de se correr atrás. Você ficará preso em uma ilusão controlado por ela e lutando uma batalha perdida. Não haverá vitória absolutamente, mas você não será capaz de perceber isso. Só lhe restará humilhação, vergonha, e derrota.
A dona da caixa não quer você. Ela quer apenas o seu desejo. Ela quer sugá-lo completamente sem lhe dar absolutamente nada em troca além de ilusões tolas. No pior dos casos, ela quer se vingar de ti por desprezá-la, pois negá-la é roubá-la o valor e isso ela não pode admitir. Por isso ela tem que destruí-lo.

Pedido de amizade negado e nenhuma resposta aos comentários dela na postagem do Facebook.
Admito que sinto um certo prazer mórbito em saber o quão pequena ela deve se sentir agora, isso junto com o orgulho próprio de minha atitude guiada totalmente por minha razão e bom senso adquiridos com anos de vivência e maturidade.

Tenho certeza que se contasse essa história para alguns conhecidos, eles me chamariam de trouxa por não investir em pegar essa mulher, por não ir correndo atravessar o país só pelo simples fato dela ter me feito um convite ambínguo.
A Matrix é poderosa. Os gregos já a conheciam, só que deram outro nome a ela.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rooster
Veterano
Tópicos: 27
Curtido: 36 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 1
19-12-2013, 08:23 PM
Gostei da analogia com o mito, confrade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Navarre
Veterano
19-12-2013, 09:20 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-12-2013, 09:20 PM por Navarre.)
Desculpem-me.
Acabei de ver que digitei o título do tópico errado, e não tenho como consertar isso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DomRealista
Sargento da Real
Tópicos: 4
Curtido: 0 vezes em 0 posts
19-12-2013, 10:26 PM
boa confrade!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
19-12-2013, 10:44 PM
Corrigi o título.

Quanto ao texto, foi uma observação extremamente perspicaz. Nunca tinha me ocorrido o porquê da esperança ter permanecido na caixa. E não é que essa esperança é na verdade a nossa maior perdição e a principal arma das mulheres? Brilhante comparação! Fuckyeah

Acho que foi o Praga que escreveu sobre isso outro dia, que a esperança é como um vírus que nos infecta.

Vendo como um paralelo do mito, faz mesmo todo o sentido do mundo. Toda mulher é Pandora, já que elas são o presente dos deuses para o homem (pan=todos, dora=presente), mas ao mesmo tempo, Pandora é a responsável por liberar os males no mundo, ainda que mantenha guardada para si a esperança, pra usá-la conforme lhe aprouver.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Max Payne
Veterano
Tópicos: 29
Curtido: 19 vezes em 17 posts
Posts que curtiu: 2
19-12-2013, 10:49 PM
Bom relato Navarre, bem vindo de volta.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Max Payne
Veterano
Curtido: 19 vezes em 17 posts
Posts que curtiu: 2
19-12-2013, 10:53 PM
(19-12-2013, 10:44 PM)John Romano Escreveu: Corrigi o título.

Quanto ao texto, foi uma observação extremamente perspicaz. Nunca tinha me ocorrido o porquê da esperança ter permanecido na caixa. E não é que essa esperança é na verdade a nossa maior perdição e a principal arma das mulheres? Brilhante comparação! Fuckyeah

Acho que foi o Praga que escreveu sobre isso outro dia, que a esperança é como um vírus que nos infecta.

Vendo como um paralelo do mito, faz mesmo todo o sentido do mundo. Toda mulher é Pandora, já que elas são o presente dos deuses para o homem (pan=todos, dora=presente), mas ao mesmo tempo, Pandora é a responsável por liberar os males no mundo, ainda que mantenha guardada para si a esperança, pra usá-la conforme lhe aprouver.

Eu não me lembro muito bem, mas acredito que já tenha lido algo relativo a esse mito, onde a esperança em si era algo bom, uma espécie de salvação da humanidade, agora já faz algum tempo e não lembro como o texto estava construído.
[+]
  •
Procurar
Responder
WildHorse
Curioso

19-12-2013, 11:02 PM
Excelente, muito bom vê-lo por aqui Navarre!
Ainda estou esperando o texto de "Hercules" que
tem essa linha de pensamento em relação a algumas ideias dos gregos.

(mais uma imagem ilustrativa)
http://www.sistema.templodeapolo.net/ima....net_1.jpg

Não imagino Esperança como algo ruim em todos os contextos, talvez o comodismo que faz parte dela algumas vezes
seja o grande mal.Mas dentro desse contexto que você expôs ela é terrivel.
[+]
  •
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
Tópicos: 34
Curtido: 81 vezes em 52 posts
19-12-2013, 11:23 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-12-2013, 11:24 PM por Free Bird.)
Ótimo texto Navarre, como sempre!
Muito boa reflexão.

Agora acho que a esperança que permaneceu na caixa de pandora não é a esperança de verdade (pois ela sempre existiu). É, na verdade, a FALSA esperança e ela é um mal super destrutivo, como o próprio Navarre falou.

Dessa forma, faz sentido que ela tenha se mantido na caixa de Pandora junto com os outros males, pois pertencem ao mesmo conjunto de instrumentos de perdição dos homens.

O poder que a Real tem é exatamente de fazer com que os homens se tornem capazes de identificar essa falsa esperança e não deixar que ela os guie a perdição.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Professor
Veterano
Tópicos: 55
Curtido: 1 vezes em 1 posts
19-12-2013, 11:33 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-12-2013, 11:39 PM por Professor.)
Welcome back Navarre. Mandou muito bem com esta mulher.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Navarre
Veterano
20-12-2013, 12:21 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-12-2013, 12:23 AM por Navarre.)
É um prazer estar de volta.
Alguma novidade do que aconteceu enquanto estive afastado?

Dêem uma lida no outro tópico que abri sobre experimentos de ligações emocionais feitas nos anos 50. Muito interessante.

http://legadorealista.com/fdb/showthread.php?tid=5776

Uma pena que o material que postei está em inglês, mas vale a pena dar uma estudade nele. Tenho certeza que algumas pessoas por aqui irão descobrir padrões de comportamento destrutivos que passavam despercebidos, tanto nas mulheres que conhecem quanto até em si mesmos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Wild
BORN TO BE
Curtido: 348 vezes em 235 posts
Posts que curtiu: 164
20-12-2013, 02:20 AM
Excelente analogia. A melhor que já vi aqui no fórum.

Realmente, a maldita esperança é o pior de todos os males, o mais (auto)destrutivo.

E é você falando e me vindo à memória algumas assombrações do passado que por hora estão quietas em seu canto (Assunto pra um ou dois relatos curtos). Um dia o jogo virar, e com toda a certeza alguns caminhos irão se cruzar novamente. Até lá espero estar bem resolvido emocionalmente, financeiramente e espiritualmente, para poder tirar de letra na situação, que nem você fez.

Meus parabéns pelo seu amadurecimento! Texto excelente, mais um texto lendário pra fechar o ano com chave de ouro.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
20-12-2013, 06:51 AM
Eu já cai tantas vezes nessa porra de falsa esperança... yaoming

O pior é que sou um cara bonito até, enchi o ego até de medianas... vi como elas agiam feito gostosas top após fazerem esses joguinhos comigo e eu cair como um patinho, agiam assim por algum tempo até em ocasiões onde eu não estava, isso servia como uma ascensão social delas, porém temporário. Depois que o "efeito" passava elas jogavam um mísero verde pra ver qual seria a minha reação...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
20-12-2013, 07:25 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-12-2013, 11:32 AM por Gekko.)
Ótimo texto. Eu sempre toco nesse ponto quando estou entre amigos em conversas bem humoradas. Há outro mito a respeito dos primórdios da humanidade que também mostra uma era de ouro e uma mulher vem e, digamos, estraga tudo. Refiro-me a Adão e Eva, mito aceito como verdade histórica pelos cristãos. Uma das minhas falas preferidas é dizer que o dilúvio é aceito como verdadeiro pelos historiadores porque várias civilizações que não tiveram contato entre si tem sempre uma lenda sobre uma grande inundação que ocorreu em uma época remota. Então, já que é assim, o fato de haverem lendas diferentes sobre uma era de ouro estragada por uma mulher (e pelo manginismo do homem, no caso de Adão), deve ser um indicativo de que o poder da mulher para estragar o que está funcionando bem é uma constante.

E sobre a volta do Navarre, silencio em palavras para me expressar através de um pequeno vídeo:

Show ContentSpoiler:

Aceite esta singela homenagem como forma de expressar minha alegria pela sua volta e como demonstração da gratidão que lhe tenho por ter me ajudado em um dos momentos difíceis da vida me dando aqueles esclarecimentos há tempos atrás. Aliás, não somente a você, mas também ao Mandrake, John, Barão e os demais com quem conversei sobre aquele assunto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline MrAndrew
Búfalo
**
Tópicos: 6
Curtido: 0 vezes em 0 posts
20-12-2013, 09:47 AM
Excelente texto e analogia!!!
"SUA LUTA NÃO É CONTRA NINGUÉM, APENAS CONTRA SI MESMO, CONTRA SUAS FRAQUEZAS, CONTRA SEUS DEFEITOS, CONTRA SUAS LIMITAÇÕES. SUPERAR OS OUTROS É A COISA MAIS FÁCIL DO MUNDO. VOCÊ DEVE PROCURAR SEMPRE SUPERAR A SI MESMO."
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
20-12-2013, 11:59 AM
Sim esse tipo de esperança é maléfica, é a esperança que surge do ego e da expectativa.
Mas não devemos matar totalmente a esperança, existe uma esperança que devemos manter sempre, esperança benéfica, seja ela pra tudo: relacionamentos, emprego, concursos....

Seria usar a esperança da caixa de pandora no sentido de vencer tudo que há de ruim.
Essa esperança advem sa fé, da ajuda ao próximo, de ser agente de mudança pra si e para os outros.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
20-12-2013, 12:41 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-04-2014, 07:18 AM por Aquiles.)
Ótimo texto.

Também excelente complementação, John, Free Bird e Fulano de Tal.

Nesse passo, também acredito que a má esperança, a falsa esperança é que deva ser ELIMINADA.

Porque como diz o ditado, "a esperança é a ultima que morre".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
20-12-2013, 07:57 PM
Confrade Navarre, não sabe minha alegria por tê-lo de volta ao Fórum.

Lembro-me bem no meu primeiro tópico aqui no FB, recém chegado e largado pela minha BM, no pior estado emociona possível. No meu relato eu disse que meu maior medo era não conseguir resistir aos encantos de minha BM e no futuro voltar pra ela e passar por todo inferno novamente e vc, nunca me esquecerei disso, fez o seguinte comentário:

Navarre Escreveu:A resposta para o teu medo de fraquejar e acabar voltando para ela é simples.
Pare de fantasiar.

Hoje com mais bagagem, mais conhecimento e graças as suas palavras e mais alguns confrades no decorrer do tempo, não tenho mais medo.

Aliás, vejo que não era medo realmente o que eu sentia, eu estava fantasiando, ou seja, a minha caixa de Pandora estava aberta e a esperança de voltar pra ela estava lá. E a partir do momento em que comecei a assimilar suas palavras, aos poucos, fui me fortalecendo e cheguei num ponto onde "fechei completamente minha caixa de Pandora"!

Certamente essa caixa de Pandora a qual se refere é altamente perigosa e maléfica ao homem. A expectativa, a esperança na mulher, o ego inflado.

Tenho por mim que a única esperança que vale a pena mesmo, é a que tive nos últimos tempos: esperança em mim mesmo, como eu mesmo disse num relato que fiz tempos atrás. A esperança de sermos melhores pra nós mesmo, vencendo nossos próprios obstáculos, nosso inimigo interno. E essa esperança se faz presente quando trabalhamos duro, com desenvolvimento pessoal, com muita luta e dedicação, em sermos como eu disse, pessoas de bem e honrados.

Obrigado.

E seja bem vindo de volta!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
20-12-2013, 10:00 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-12-2013, 10:02 PM por Mandrake.)
(19-12-2013, 10:44 PM)John Romano Escreveu: Corrigi o título.

(20-12-2013, 07:25 AM)Gekko Escreveu: Ótimo texto. Eu sempre toco nesse ponto quando estou entre amigos em conversas bem humoradas. Há outro mito a respeito dos primórdios da humanidade que também mostra uma era de ouro e uma mulher vem e, digamos, estraga tudo. Refiro-me a Adão e Eva, mito aceito como verdade histórica pelos cristãos. Uma das minhas falas preferidas é dizer que o dilúvio é aceito como verdadeiro pelos historiadores porque várias civilizações que não tiveram contato entre si tem sempre uma lenda sobre uma grande inundação que ocorreu em uma época remota. Então, já que é assim, o fato de haverem lendas diferentes sobre uma era de ouro estragada por uma mulher (e pelo manginismo do homem, no caso de Adão), deve ser um indicativo de que o poder da mulher para estragar o que está funcionando bem é uma constante.

E sobre a volta do Navarre, silencio em palavras para me expressar através de um pequeno vídeo:

Show ContentSpoiler:

Aceite esta singela homenagem como forma de expressar minha alegria pela sua volta e como demonstração da gratidão que lhe tenho por ter me ajudado em um dos momentos difíceis da vida me dando aqueles esclarecimentos há tempos atrás. Aliás, não somente a você, mas também ao Mandrake, John, Barão e os demais com quem conversei sobre aquele assunto.

Navarre é um prazer revê-lo no Fórum. Você é um exemplo para nós. Eu brinco dizendo que você é um Patrimônio Cultural do Fórum do Búfalo devido a enorme admiração que eu tenho por ti.

Gekko eu também agradeço a menção honrosa e digo que detenho também uma enorme admiração por você.

E quanto ao tópico, edificante!
Nós devemos manter a esperança em nós mesmos, não nos outros. Não devemos criar expectativas, idealizações em outrem. Devemos entender e perdoar a imperfeição do ser humano, mas, jamais ser conivente com atitudes alheias que venham a nos prejudicar.

É como eu disse no tópico do ilustríssimo Destro, eu perdoo uma mulher promiscua/mãe solteira que procura uma igreja para pedir a redenção, após anos de atitudes depreciativas. A amarei como uma irmã, aos olhos de Deus. Porém, não vou aceitá-la em um relacionamento sério. Como uma companheira, ela perdeu todo o sentido, segundo meus valores. E vou desejar sua felicidade e que encontre um companheiro, que não seja eu.

E segundo o raciocínio que citei acima, também saliento que a confiança é como um diamante, se riscar, não será igual. E o diamante será visto com um novo prisma. Terá outro sentido.

Perdoar sim, ser conivente com situações que nos levam à sofrer, não. Assumamos o controle de vossas vidas.
Perdoe, libere e esqueça, aquelas pessoas que nos trouxeram sofrimento, e sigamos vossas vidas em PAZ.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
20-12-2013, 10:09 PM
Todo homem deveria por direito, entender a psique humana. Entendendo a psique humana, o homem estará seguro frente ao seu lado sombra e buscará iluminá-lo.

Muitos ai, acham que psicologia é coisa de veado, mas quando você conhece as entranhas da mente humana, você tem o poder.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo