• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Seria o "desenvolvimento pessoal" outra matrix?
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Seria o "desenvolvimento pessoal" outra matrix?
Offline 1001 Test Drives
Usuário Banido
*
Tópicos: 14
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
22-09-2013, 05:10 PM
(22-09-2013, 04:25 PM)Bnktop Escreveu:
(22-09-2013, 10:36 AM)Harry Balls Escreveu: O movimento da Real prega que devemos nos desenvolver o máximo que pudermos para termos uma vida financeira estável, não depender de ninguém, etc.

Isso tudo é bom, em teoria.

Por que eu digo em teoria?

O que acontece é que a maioria dos homens nunca realmente terão grana para terem um Status elevado de verdade. A maioria dos trabalhadores assalariados só estão enriquecendo seus chefes. Esses sim, pode-se dizer que irão desfrutar do melhor da vida, das melhores mulheres, etc.

O nosso mundo já está dominado pelo feminazismo e sabemos que as mulheres mais bonitas não precisam fazer nada para conseguirem os homens ricaços, basta elas terem nascido com boa aparência.

Antigamente, um homem ter alto grau de educação (na época ter faculdade) já o tornava um ótimo pretendente e a família ficava feliz quando a mulher se casava com esse cara.

Na sua opinião, seria o "desenvolvimento pessoal" apenas outra matrix?

O esforço mental para taxar o Desenvolvimento Pessoal de Matrix deve ter sido absurdamente grande, hein?! Uma coisa tem nada a ver com a outra. Na verdade, ao meu ver, o movimento da Real não prega uma coisa dessas já que ela é absurdamente prática, é fato notório. Para sair da Matrix, não basta vir aqui e ler o fórum, ler as obras e "mandar" a Real. Tem que sintetizar tudo e botar no teu dia-a-dia, e aqui entra o Desenvolvimento Pessoal.

São pouquíssimos que entram em um D.P com grana, é verdade, mas é através do D.P que vamos obter a nossa renda. Ele não é exclusivamente financeiro, pode-se buscar o intelectual e o físico. Graças a Deus o Esquerdismo não matou a Meritocracia, significa que vai ascender quem fazer o diferencial, quem detiver o diferente, graças a Deus. É claro que é mais difícil para quem não tem grana, mas infelizmente a maioria não nasceu em berço de ouro aqui, vai ter que ralar para chegar lá. Ninguém falou que seria fácil, mas o simples fato de já enxergar a "Real" é muito importante. Nessas horas tem que, infelizmente, saber se virar, ir no caminho empreendedor, estudar e etc, infelizmente nós não somos filhos do Eike, vamos ter que suar muito, mas ferramentas e mecanismos existem.
-
Esse papo aí tá muito esquerdista, de "opressão", de enriquecer o empregador... Se é tão difícil assim, então a solução seria migrar para um Estado que adote o Wellfare State e viver dos outros? Não né?! Eu concordo que até o cara lá de baixo subir, o mundo já girou, isso quando ele sobe, mas o diferencial é que a meritocracia e o Capitalismo dão esta possibilidade, exemplos estão aos montes por aí, mesmo proporcionalmente sejam baixos.
-
O fato é que por vivermos em um país pobre, a felicidade, quer queira ou não, reside no topo, para isto existe o Desenvolvimento Pessoal. Em países mais desenvolvidos, esta figura não é tão forte.

-

Não concordo que o D.P seja outra Matrix, concordo que ele possa virar uma se você focar seu crescimento em mulher, aí você deturpa tudo.

[Imagem: applause-2.gif]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Burt Reynolds
Veterano
Tópicos: 42
Curtido: 1 vezes em 1 posts
22-09-2013, 05:10 PM
Concordo com o que o confrade Heron disse. Seria metaforicamente falando algo semelhante ao que vimos no filme "Rocky". No primeiro, ele era um lutador de clube medíocre e tem a chance de enfrentar o campeão do mundo. Ele sabe que não vai ganhar, mas sabe que pode se redimir se enfrentá-lo com honra e garra e se recusar a desistir, ir até ao fim. Antes da luta, todos o tomam como um perdedor e derrotado, um absoluto palhaço, mas tudo muda. E é o que ele faz, o Rocky não ganha, mas não "perde". Ele leva o campeão até ao décimo quinto, o que nenhum dos presentes consegue acreditar, e mostra o seu valor. O próprio Apollo não acredita que aquele lutador de clube de quinta se recusa a ficar no chão e na verdade continua avançando para cima dele à medida que os rounds vão passando. Desenvolvimento pessoal é isso aí. É o décimo quarto, depois que o Apollo derruba Rocky e ergue os braços em vitória certo de que está tudo acabado, porém ao se virar enxerga Rocky se levantando e o chamando para continuar. Apollo abaixa os braços e sacode a cabeça, uma mistura de frustração, raiva, medo e respeito na cara. É uma cena simbólica que de muitas maneiras representa tudo aquilo em que acreditamos. Todos nós já estivemos no chão, tivemos o décimo quarto em nossas vidas, mas o que a Real faz é nos encorajar a levantar e chamar para mais.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
22-09-2013, 06:09 PM
Principios simples, regras simples, os jovens guerreiros devem ser educados nesses principios, aqueles que conheceram a real depois dos 30, precisam correr atras e se policiar no lado emocional, pois a maior parte foi educada pra ser mangina otário.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
22-09-2013, 10:46 PM
Caro Harry Balls, senti que você focou muito no desenvolvimento voltado para conseguir mulheres bonitas, se entendi correto, você entendeu que essa consequência seria o prêmio de buscar evoluir como pessoa, mas não é. Vários querem sair pegando geral muitas Tops, outros querem encontrar apenas uma que sirva para um relacionamento, me identifico mais com estes. Vou comentar seu post por partes.

(22-09-2013, 10:36 AM)Harry Balls Escreveu: O movimento da Real prega que devemos nos desenvolver o máximo que pudermos para termos uma vida financeira estável, não depender de ninguém, etc.

Confrade, aqui você limitou o desenvolvimento pessoal a área financeira, o que na verdade é a parte que a maioria mais quer desenvolver. Entretanto, se tornar independente e evoluir como pessoa exige muito mais. Eu por exemplo, resolvi aprender a cozinhar, mesmo sendo solteiro e morando com minha mãe.

(22-09-2013, 10:36 AM)Harry Balls Escreveu: Isso tudo é bom, em teoria.

Por que eu digo em teoria?

O que acontece é que a maioria dos homens nunca realmente terão grana para terem um Status elevado de verdade. A maioria dos trabalhadores assalariados só estão enriquecendo seus chefes. Esses sim, pode-se dizer que irão desfrutar do melhor da vida, das melhores mulheres, etc.

Realmente, a maioria dos assalariados estão enriquecendo os seus patrões e as multinacionais, mas, esse não é o problema. O problema é ele querer enriquecer e não fazer nada por si mesmo. Existem aqueles que não se importam em ficar ricos (meu caso), mas querem uma renda razoável para proporcionar um nível de conforto razoável para si e sua família. Aqueles que pensam como eu podem alcançar seus objetivos estudando, perceba que mesmo não sendo o patrão, você poderá por exemplo, ser um engenheiro bem remunerado e ter um bom padrão de vida, mesmo ajudando outra pessoa a enriquecer. Já os que querem ficar ricos de verdade, obviamente terão que se arriscar (como o Reese disse) e colocar isso como prioridade em sua vida até conseguir.

(22-09-2013, 10:36 AM)Harry Balls Escreveu: O nosso mundo já está dominado pelo feminazismo e sabemos que as mulheres mais bonitas não precisam fazer nada para conseguirem os homens ricaços, basta elas terem nascido com boa aparência.

É verdade, as coisas são como são. Nós queremos a mulher porque nos desperta atração, elas nos querem pelo que podemos proporcionar a elas. Pensando bem isso até que é uma boa coisa, uma vez que uma mulher que não teve a sorte de nascer com uma boa aparência não terá o que fazer por si mesma enquanto nós sempre podemos nos tornar interessantes.

(22-09-2013, 10:36 AM)Harry Balls Escreveu: Antigamente, um homem ter alto grau de educação (na época ter faculdade) já o tornava um ótimo pretendente e a família ficava feliz quando a mulher se casava com esse cara.

As coisas não mudaram tanto assim. Observe que a maioria dos homens está dentro da matrix, e com isso estragam suas vidas ainda muito jovens. Além de não investirem em si mesmos, costumam se complicar arrumando filhos antes da hora, largando os estudos, etc, na minha família isso ocorreu com a maioria. Também não são poucos os que morrem pelo uso de drogas, acidentes de trânsito, assassinatos, etc. Morrem muito menos mulheres jovens, o que já cria um deficit a nosso favor. Portanto, para muitas mulheres e suas famílias, um homem de bem que investe em sua educação ainda é um bom pretendente.

(22-09-2013, 10:36 AM)Harry Balls Escreveu: Na sua opinião, seria o "desenvolvimento pessoal" apenas outra matrix?

Concluindo, de forma alguma seria outra matrix. O desenvolvimento pessoal te permite corrigir seus próprios "defeitos" e tornar a sua vida melhor. Se você levar isso a sério e souber identificar seus pontos fracos, chegará a um ponto que inevitavelmente se tornará uma pessoa extraordinária.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
Tópicos: 34
Curtido: 81 vezes em 52 posts
23-09-2013, 08:35 AM
Só pelo título do tópico já fiquei com vontade de te indicar uma viagem com esse cara:
[Imagem: Captain-Jack-Squirrel-516445cce44b2.jpg]

Mais um confundindo desenvolvimento pessoal com desenvolvimento financeiro.
Isso é tomar espécie (desenvolvimento financeiro) por gênero (desenvolvimento pessoal).
E de brinde ainda acha que do desenvolvimento financeiro é motivado para pegar vadias, quando na verdade é motivado para adquirir liberdade e poder dar conforto para as pessoas que amamos e dependem de nós.

Ainda bem que os comentários foram ótimos e eu me identifiquei com o povo que queria ser esportista mas não seguiu em frente por medo. Eu também estou no meio e me arrependo até hoje.

No mais, releia as respostas que já será o suficiente.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Solomon
Veterano
Tópicos: 100
Curtido: 2 vezes em 2 posts
23-09-2013, 11:32 AM
Se é um grande problema de passar certos conhecimentos para novatos, só tudo pensando por mim, estudo, faço mesmo investimento, treino forte e guardo meu dinheiro e não fico por ae ensinando ninguém a querer a sair da Matrix. Ele nego quer viver assim, que se foda, eu que não entro na corrida dos ratos, isso é um dos motivos de me permanecer discreto na minha.

Acho é engraçado, quando alguém me vê numa situação melhor, ou viajando por algum lugar e o pessoal via minhas fotos quando postava nas minhas viagens e falava, com dinheiro é fácil, quero vê duro, ou quando treino focado nas minhas séries na academia e vem um olho grande falar se eu estou tomando bomba ?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Solomon
Veterano
23-09-2013, 01:21 PM
Cara , tenho 30 anos e olho para meus amigos de infâncias e adolescência e veja algo neles.

90% está relaxado e gordo
60% se encontram divorciados, ou a mulher traiu eles, ou ele traíram elas.
80% é pai e os que se encontram divorciados pagam pensão.

A grande maioria se encontra sem perspectivas nenhuma de vida para os próximos anos, e você achar que eu vou dá conselhos a eles ? Porra nenhuma, todos eles tiveram possibilidade de mudar de vida, e alguém quer mudar ?

O bom disso é que sempre tem um churrasco 0800 para eu ir, como sou adepto a sovinagem, e nunca promovo churrasco na minha casa, vou na casa de todos, como a beça.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
23-09-2013, 01:23 PM
(23-09-2013, 08:35 AM)Free Bird Escreveu: Só pelo título do tópico já fiquei com vontade de te indicar uma viagem com esse cara:
Show ContentSpoiler:

Isso é tomar espécie (desenvolvimento financeiro) por gênero (desenvolvimento pessoal).
E de brinde ainda acha que do desenvolvimento financeiro é motivado para pegar vadias, quando na verdade é motivado para adquirir liberdade e poder dar conforto para as pessoas que amamos e dependem de nós.

Ainda bem que os comentários foram ótimos e eu me identifiquei com o povo que queria ser esportista mas não seguiu em frente por medo. Eu também estou no meio e me arrependo até hoje.

Free Bird, até seria uma boa idéia se o Fidélis Carlos não tivesse comprado todas as passagens. yaoming
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
23-09-2013, 01:43 PM
(23-09-2013, 01:21 PM)Solomon Escreveu: Cara , tenho 30 anos e olho para meus amigos de infâncias e adolescência e veja algo neles.

90% está relaxado e gordo
60% se encontram divorciados, ou a mulher traiu eles, ou ele traíram elas.
80% é pai e os que se encontram divorciados pagam pensão.

A grande maioria se encontra sem perspectivas nenhuma de vida para os próximos anos, e você achar que eu vou dá conselhos a eles ? Porra nenhuma, todos eles tiveram possibilidade de mudar de vida, e alguém quer mudar ?

O bom disso é que sempre tem um churrasco 0800 para eu ir, como sou adepto a sovinagem, e nunca promovo churrasco na minha casa, vou na casa de todos, como a beça.

Você descreveu a matrix e seus vicios.

Os caras entram numa zona de conforto e se agarram a pouca coisa, se conformam com migalhas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
Tópicos: 34
Curtido: 81 vezes em 52 posts
23-09-2013, 01:55 PM
(23-09-2013, 01:23 PM)Raito Escreveu:
(23-09-2013, 08:35 AM)Free Bird Escreveu: Só pelo título do tópico já fiquei com vontade de te indicar uma viagem com esse cara:
Show ContentSpoiler:

Free Bird, até seria uma boa idéia se o Fidélis Carlos não tivesse comprado todas as passagens. yaoming

Mas tem 2 navios. O fidelis comprou os lugares do da esquerda, o Caribbean Princess, pra homenagear a mulher que sustentava ele.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Solomon
Veterano
23-09-2013, 02:48 PM
Zona de conforto é o que o ser humano em geral procura, as pessoas em si tem medo de se arriscar na vida, procurar algo em que melhor se encaixe.

Seria o "desenvolvimento pessoal" outra matrix?

eu não vou lá na academia malhar por você!
Eu não vou iniciar um curso que dê retorno fi nanceiro por você!
Eu não vou desenvolver desapego por você não!
Eu vou fazer tudo isso por mim!
E cada um o fará apenas por si mesmo!

Aprenda a ser egoísta para si mesmo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Solomon
Veterano
23-09-2013, 02:55 PM
Um tempo atrás um camarada meu ( ele está quase na casa dos 40 anos) me pediu se eu poderia entrar numa equipe que eu tinha de vendas, ele tinha ficado desempregado e estava sem dinheiro ( ele é desses cara que gastou tudo que tinha na juventude, curtindo adoidado e não se preocupando com estudo), falei que poderia, já que não estaria diretamente junto, mais ajudaria. Mostrei a ele sobre os produtos e como deveria vender aos clientes, e tínhamos uma meta a cumprir e um roteiro a seguir, nessa ele meio que "cagou" para as vendas, ficava o dia inteiro na academia e achando por ser amigo dele e passaria a mão.

Resumo da opera, quando falei com ele sobre as vendas ele me disse ficou enrolado e não conseguiu vender nada, na mesma hora tirei o nextel dele e mandei ir embora, agradeci por ter se oferecido e tomado vaga de alguém que gostaria de está no lugar dele.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Andrew
Búfalo
**
Tópicos: 4
Curtido: 1 vezes em 1 posts
23-09-2013, 03:00 PM
Quando eu era moleque, só tinha cabeça e joelho. Era um pino de granada.

Comecei a treinar. Psicologicamente, me sentia inferior aos outros homens por ser tão magro. Fui treinar. Isso antes de conhecer a real. Confesso que foi pra pegar garotas.

Com o tempo de treino, comecei a pegar mais confiança e parei de pensar em pegar garotas. Com a real tive certeza que não fazia parte do meu treino pegar garotas. Desenvolvimento pessoal

Sou analista. Eu uso o necessário, pra mim o extraordinário é demais! Quero sossego na minha vida. Estou aprendendo a investir. Quero o meu dinheiro para o meu sustento. Desenvolvimento pessoal

Gosto muito de ler e desenhar. Estou pensando em um projeto de quadrinhos e quero lançar no ano que vem. Desenvolvimento pessoal

Mulheres? Eu estou enrolado com duas. A real me ajudou nisso? Claro, sou mais homem agora do que jamais fui em toda a minha vida. Mas a questão é que não fui atrás. Aconteceu. Desenvolvimento pessoal.

Por isso que os jovens que vem aqui, eu digo! Vai com calma. Conhece-te a ti mesmo e tudo vai dar certo.

O desenvolvimento pessoal não é uma matrix. Nunca será.
“É uma distância a percorrer… da boca de uma mulher para os ouvidos de um homem.” - Spartacus
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
23-09-2013, 03:22 PM
Só comentários e relatos fodas! Fuckyeah
Quando tiver um pouco mais de tempo, quero escrever longamente sobre uma coisa que tenho na cabeça há tempos: a "modernidade" deixou o homem sem rumo e sem propósito, e o levou a perseguir objetivos inúteis que são apenas ilusões do passado. Mas a Real, por mais egoísta que possa parecer, nos coloca de novo no papel principal de nossas vidas, nos dando algo por que lutar.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
23-09-2013, 03:48 PM
Basta dar uma olhada nos piá entre 16 e 20 anos pra ver o que modrnidade fez com eles.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Paradigma
Búfalo
**
Tópicos: 0
23-09-2013, 03:51 PM
Aconselho ler esse tópico:

http://mundorealista.com/romulo/2012/03/...-primeira/

D.P. não é uma matrix. Mas o trabalho pode ser leia o link indicado e depois continuaremos o assunto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
23-09-2013, 09:41 PM
Considerem-se aplaudidos de pé confrades Andrew e Solomon!!
Comungo dos mesmos pontos de vista dos confrades!!
Não retiro uma vírgula de tudo que disseram! Fuckyeah
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Solomon
Veterano
Heart  23-09-2013, 10:02 PM
(23-09-2013, 03:48 PM)cabraman Escreveu: Basta dar uma olhada nos piá entre 16 e 20 anos pra ver o que modrnidade fez com eles.

Fãs de Justin Bieber já estão na fila para ver show em novembro

[Imagem: fas-acampados-do-justin-bieber.jpg]

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/fas-de-justi...o-10091377
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline AKRAME
Real Fásica
Tópicos: 51
24-09-2013, 12:38 AM
Quando sentimos medo,perdemos a paz e a serenidade interior e, quando isso acontece,ficamos mais fracos fisicamente e com menos capacidade intelectual.
O Desenvolvimento Pessoal de cada um é a romper com o padrão matrix.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Winchester
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 8 vezes em 6 posts
24-09-2013, 10:49 AM
Ótimas respostas, o medo é um dos maiores inimigos que existem contra o desenvolvimento, quantas oportunidades já não foram perdidas por termos medo de errar, realmente é uma fator importante encarar, mesmo que as coisas e os fatores não estejam ao seu lado. Um exemplo é a própria a academia, quando você está sedentário, gordo e frustrado com o próprio corpo, e só de pensar em ir até lá já lhe bate uma desânimo monstro, o que lhe impede de fazer o principal: dar o primeiro passo, ir lá, colocar a porra de uma bermuda e ir até lá, se esforçar só pra depois perceber, que aquilo tudo, apesar de ser difícil, não era nada comparado ao que você sentia quando era dominado pelo medo e pelo desânimo, o importante é sempre dar o primeiro passo, ignorar fatores externos (o que vão pensar de mim? o que será que estão falando sobre mim?), e ir a luta.

Os confrades apontaram algo importante, de nada adianta ler sobre a Real e não usar no seu dia dia, na sua vida, você pode até identificá-la, saber do que se trata, pode até ter alguma Epifania, mas de nada adiantará se você não trasportar isso pra Vida Real, pois a Real não é só teoria, acredito que a prática é ainda mais importante, você nunca aprenderá a nadar lendo um livro sobre natação, você terá de entrar na água e se molhar, talvez até se afogar para que aprenda. Então quando você desligar o computador, tenha em mente: a Real começa agora, na Vida Real.

Sobre a pergunta, o desenvolvimento pessoal não é uma Matrix, não tenho muito a acrescentar sobre isso, pois os confrades já disseram tudo e eu não conseguiria me expressar melhor.

.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Meu Relato] - Real, desenvolvimento pessoal e mulheres chalice97 13 1,766 02-06-2019, 11:20 AM
Última Mensagem: A6M Zero
  25 lições que aprendi em 2018 - Desenvolvimento pessoal contemporâneo John 3 1,456 25-08-2018, 01:29 AM
Última Mensagem: consigliere
  Desenvolvimento pessoal [ACADEMIA] Corpsegrinder 489 137,105 20-03-2018, 10:42 AM
Última Mensagem: Rapaz Iniciante
  Dicas de desenvolvimento pessoal que deram certo pra mim Gnome 56 18,801 15-03-2018, 09:56 PM
Última Mensagem: TOMI
  Desenvolvimento Pessoal Jonh Cuban 32 14,521 22-12-2016, 09:54 PM
Última Mensagem: Henry Volk

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo