• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Ajuda ENEM (vida ou morte)
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Ajuda ENEM (vida ou morte)
Offline Lupercus
Búfalo
**
Tópicos: 23
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Exclamation  30-07-2013, 11:50 AM
Bom confrades depois de me mudar para outro estado por me foder em São Paulo, estou morando com um tio meu. Essa semana começo um cursinho intensivo do ENEM (1 agosto até outubro), ou seja apenas dois meses...

O que acontece é simples, SOU OBRIGADO a passar numa faculdade pela nota obtida no exame, uma vez que estou de favor na casa de meu tio sob essa condição. Então vim pedir a ajudar de vocês, qualquer coisa que possa me ajudar a atingir a meta de ir bem no exame.

Grato,

Lupercus
Um homem só é homem quando vence seus medos.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Perseu
Búfalo
**
Tópicos: 2
30-07-2013, 12:43 PM
Olá confrade, vou passar algumas dicas que me serviram, adequando a sua situação:

Pegue todo o material do curso logo que começar, divida todas as matérias durante todos os dias que vc vai estudar, se forem 60 dias divida toda a matéria por 60 partes, incluindo um pouco de cada uma por dia, faça isso em uma folha bem grande ou cartolina e coloque na frente de sua mesa de estudo para que fique bem visível, e vá riscando o que já estudou.

Com toda a matéria divida por dias fica bem mais fácil se organizar e até se adiantar um pouco. Ai vc pode anotar o que tem mais dificuldade e pode usar o tempo que sobra pra procurar mais material na internet e reforçar o conteúdo.

Preste MUITA atenção nas aulas, tente não perder nada e não hesite em interromper a aula para pedir explicação. Se achar necessário e for permitido leve uma câmera ou até mesmo notebook e grave as aulas para poder rever alguma coisa que vc não pegou.

Tente rever o conteúdo das aulas logo que chegar em casa, NÃO DURMA NESTE INTERVALO pois você vai esquecer o que viu, reveja o conteúdo primeiro depois durma. Isso fora o que vc vai estudar por conta lá pelo cronograma que vc fez. Se os dois coincidirem melhor ainda, mas esteja sempre um pouco adiantado.

Não tente mudar o horário do seu sono, pois a adaptação leva tempo e vc tem apenas dois meses, durma a hora que tiver sono e levante quando se sentir revigorado, só não deixe de rever o conteúdo das aulas do dia antes de dormir.

Corra ou caminhe pelo menos 30 minutos por dia, isso ajuda bastante na concentração, se alimente bem.

É isso, é meio óbvio mas muita gente esquece, espero que ajude.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
30-07-2013, 12:56 PM
As dicas do Perseu são ótimas, melhor que meu método de estudo, deveria ter utilizado na minha época de ENEM.

No mais, muito foco cara. Já coloque na sua mente que você vai passar esses dois meses concentrado nisso. É seu campo de concentração e você sai de lá vivo e vitorioso.

Abraços, e boa sorte.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gandalf
Véio safado
Tópicos: 14
Curtido: 74 vezes em 40 posts
Posts que curtiu: 18
30-07-2013, 01:19 PM
Escreva uma redação bem esquerdista que já garantia de boa nota nesse requisito.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
30-07-2013, 01:41 PM
HBC = Horas bunda cadeira - quanto maior o nro, mais chances de você passar

Se tiver problemas de memorização baixe o Anki e coloque o deck no celular (se for android), isso é uma mão na roda pra parte decoreba.

Assista aulas no youtube, tem uma tonelada delas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lupercus
Búfalo
**
30-07-2013, 01:55 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-07-2013, 01:56 PM por Lupercus.)
@Perseu palavras de ouro confrade, vou dar o melhor de mim para seguir os conselhos.

@Gandalf é sério isso?

@Petulante pode falar mais sobre isso de anki e deck confrade?

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
Tópicos: 34
Curtido: 81 vezes em 52 posts
30-07-2013, 01:58 PM
Foras as dicas já dadas, faça exercícios, MUITOS. Isso que fará a diferença na hora da prova.
Uma dica também é deixar de lado algumas matérias. Eu fiz isso e deixei algumas coisas de física e química de lado pra focar no resto, principalmente em português. Resultado foi que só errei 1 de portugues, fechei história geografia e inglês e fui bem em matemática. Ainda consegui acertar algumas de física e química que sabia a matéria e acertei uns bons chutes também.
Mas o principal é a redação. Tirando nota alta nela, acima de 700, você já tá dentro da maioria dos cursos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lupercus
Búfalo
**
30-07-2013, 02:01 PM
(30-07-2013, 01:58 PM)Free Bird Escreveu: Foras as dicas já dadas, faça exercícios, MUITOS. Isso que fará a diferença na hora da prova.
Uma dica também é deixar de lado algumas matérias. Eu fiz isso e deixei algumas coisas de física e química de lado pra focar no resto, principalmente em português. Resultado foi que só errei 1 de portugues, fechei história geografia e inglês e fui bem em matemática. Ainda consegui acertar algumas de física e química que sabia a matéria e acertei uns bons chutes também.
Mas o principal é a redação. Tirando nota alta nela, acima de 700, você já tá dentro da maioria dos cursos.

Estou pensando em fazer isso mesmo, nos dois anos que fiz eu fui bem em matemática e mediano em português e na redação... resultado não consegui nenhuma vaga em engenharia.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DomRealista
Sargento da Real
Tópicos: 4
30-07-2013, 02:54 PM
Vi uma dica aí, esse site aqui tem ótimos conteúdos e um banco interessante de questões.

http://guiadoestudante.abril.com.br/
(Tem algumas apostilas do enem deste GDOEstudante q s muito boas, vale o investimento)

Leia muito jornal e revista e fique inteirado de todas as noticias, treine bastante redação, já fiz 2 vezes ENEM, nas duas me dei muito bem inclusive na ultima consegui uma vaga na Federal. E eu não sou nenhum genio, intão meu velho, só depende do seu esforço.

Procure video aulas tb no youtube auxilia demais kra.
BOM TRABALHO confrade!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
30-07-2013, 02:54 PM
(30-07-2013, 01:55 PM)Lupercus Escreveu: @Gandalf é sério isso?

Não sou o Mago Branco, mas respondo: sim. É sério isso. O nosso sistema educacional é esquerdista.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
30-07-2013, 04:32 PM
(30-07-2013, 01:55 PM)Lupercus Escreveu: @Perseu palavras de ouro confrade, vou dar o melhor de mim para seguir os conselhos.

@Gandalf é sério isso?

@Petulante pode falar mais sobre isso de anki e deck confrade?

Simples para saber o que é anki basta clicar em:
Anki

Agora, sério, anki é uma ferramenta de cartões flash, para memorização de conteúdos. Eu estou estudando para concurso público e isso é muito usado por concurseiro pra decorar matéria.

Como meu celular é android eu baixo os decks para ele, e estudo por ali, quando estou em filas, no posto de gasolina, na fila do caixa eletrônico, na fila do aeroporto, etc... etc... etc...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Homem de Gelo
Ένας για όλους, όλοι
Tópicos: 9
30-07-2013, 07:46 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-07-2013, 07:47 PM por Homem de Gelo.)
Uma coisa que vai te ajudar na hora da prova é você não ficar nervoso.Por mais que você tenha estudado,mantenha sempre a calma na hora de resolver as questões e também quando for escrever a redação.
Estude mais as matérias na qual você tem dificuldade,mas não deixe as outras de lado também.Procure fazer simulados também(de preferencia com o mesmo tempo da prova),e também uma boa dica para a redação é ler noticias,livros,isso pode melhorar a sua argumentação na hora de redigir um texto.
Não deixe os estudos para a ultima hora.

Eu fiz o ENEM em 2010 e consegui entrar na PUC-MG.Posso te dizer que um fator que me ajudou muito foi a calma que eu tive durante a prova.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
Tópicos: 16
Curtido: 299 vezes em 120 posts
Posts que curtiu: 138
30-07-2013, 08:17 PM
Bom, vou falar minha experiência com isso.

Eu fiz 1 ano de cursinho e passei nos 3 vestibulares que prestei: na USP, na Ufscar (federal de São Carlos) e na UNESP (estadual de SP). Minha dica: crie uma rotina que não seja tão leve (a ponto de você não estudar o suficiente) nem tão pesada (a ponto de vc se arrepender de não estar estudando em pleno sabado a noite, por exemplo).

O que eu fazia: acordava umas 7:30, estudava até as 11h. Almoçava e ia no cursinho. Ficava até as 18h, anotava oq o professor falava e no dia seguinte fazia os exercicios do assunto. A noite eu nem encostava nos livros, só ia pra academia e depois via tv.

Fui nessa rotina sem pressão, sem me importar com concorrentes, etc. De fim de semana saía, dormia mais, e só pegava nos livros se tivesse algo atrasado.

Com minha nota, eu iria pra segunda fase em qualquer curso. Via gente com 4 ou 5 anos de cursinho tensa o ano todo, com cabeça baixa, não falava com ninguem, aquela pressão toda, sem perceberem que é exatamente isso que faz a pessoa não passar.

Hoje sou formado e tenho um emprego de carreira promissora. Então foque na sua rotina, fique nela até o dia da prova, blinde-se contra a pressão natural e depois é só sucesso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Professor
Veterano
Tópicos: 55
Curtido: 1 vezes em 1 posts
30-07-2013, 09:12 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-07-2013, 09:13 PM por Professor.)
Cara, você tem que ter uma estratégia. Meu conselho como professor de engenharia de federal:
Veja a pontuação ENEM do pessoal que passou no curso que tu queres fazer nas federais. Faça uma projeção da tua nota pelo teu nível atual de conhecimento. Aí se inscreva no SISU em uma federal em que tu passarias tranquilamente (tem várias federais no nordeste e no norte com nota de corte bem baixa) e na federal que tu estás interessado.
Estuda pra tirar a nota da federal que é teu objetivo e, se não tiveres êxito, certamente passarás na outra. Aí o jogo recomeça sob outras condições:
opção a) tu vais fazer o curso longe da família, viver no alojamento da federal, comer no bandejão, arrumar um emprego, uma bolsa-trabalho pros carentes (que tem muito nas federais), etc. (em resumo: encarar as dificuldades e crescer com elas, veja os tópicos do Reese)
opção b) falar pro teu tio: olha só tio, eu passei na federal-do-cafundó-do-judas e só estudei dois meses, tá vendo estou me esforçando pra caralho, se o sr. me der mais um semestre eu passo na federal daqui tranquilo. Aí tu estudas pra caralho pra passar nessa federal.
Boa sorte.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rasputin
Búfalo
**
Tópicos: 8
Curtido: 2 vezes em 2 posts
30-07-2013, 11:43 PM
Para estudar matemática indico o canal do nerckie no Youtube.
ENEM é bem fraco, basta você conhecer sobre mst, feminazismo e essas putarias esquerdistas.

Basta lembrar que um cara escreveu o hino do palmeiras e outro uma receita de miojo na redação e um deles tirou a nota media.
Enem é mais aritmética do que álgebra, mas lembre-se, se não conseguir ir bem na redação de nada vai adiantar acertar todas de matemática/física/química...
Assim como todas as provas, a redação tem peso maior, e se não termina-la sera eliminado, então comece por ela, leia todas as questões entes de começar a responder, pois outras questões pode ajudar a responder alguma que você não saiba, e marque a lápis as que você acha que esta certa, e só depois passe a caneta para o caderno de respostas.

Leve agua mineral e uma barra de chocolate, cérebro precisa de açúcar para trabalhar, ou se beber tome uma latinha de 350 ml de cerveja, funcionou muito para mim, fiz uma prova do SENAI fiquei em 42º, mas passei na primeira chamada, fiz ETEC calibrado passei em 10º, se funciona com carro porque não com gente ?

Boa sorte confrade, sei que vai conseguir !

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lupercus
Búfalo
**
30-07-2013, 11:56 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-07-2013, 11:59 PM por Lupercus.)
@Professor minha média em 2011 ficou em torno de 620 e em 2012 baixou pra 590, para passar em engenharia eu precisaria de uns 700 pra cima, confesso que tenho receio com esse lance de ir estudar longe uma vez que não teria como me manter e não sei se posso confiar com a ajuda da faculdade e governo.

@Tim Laflour estava pensando em acordar as 7, estudar até as 10, cursinho a tarde (é longe de casa, em outra cidade). É pouco?

@Homem de Gelo Quanto a ficar nervoso estou tranquilo, nos dois anos que fiz fiquei super sossegado. Quando estava muito cansado até parava e encostava na mesa com os olhos fechados por uns minutos pra descansar

@Rasputin de chocolate eu já havia visto falar, agora cerveja não haha

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sr. Finch
Aspira
Tópicos: 0
31-07-2013, 07:50 PM
Dei uma olhada no youtube e vou passar o geral:

Aula livre Aborta o basico de cada materia.

Vestibulandia: Aborta praticamente toda a matemática que vai usar no ENEM. Também tem parceria com os principais canais de ensino.

Gramatica em Vídeo: Simples porém creio que vai ser o que vai cair na prova, português no ENEM pega interpretação, e IMPORTANTE LER RÁPIDO, pois tem muito texto.

Tem outros canais, porém acredito que precisará ir mais com o BNC irá mais longe, (BUNDA NA CADEIRA).

Se estiver fazendo cursinho é mais facil, é só seguir o material e estudar muito que consegue, eu na minha epoca estudava bem, porém nada absurdo, mal seguia o material, mas minha sorte é que gostava de ler, logo errei pouco nas de PORT e sou apaixonado por EXATAS, me ferrei na REDAÇÃO, treine bastante, principalmente e letra e as pontuações, o canal do GRAMATICA EM VÍDEO vai te ajudar bastante nisto.

E quando tiver simulado outros cursinho, ou mesmo do seu cursinho, todo tipo de prova é bom ir, pois você fica acostumado em enfrentar prova, faço isto até hoje, todo ano faço pelo menos 2 provas, pois você acaba errando justamente perguntas fáceis por conta de se sentir oprimido na situação de fazer a prova.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gandalf
Véio safado
Tópicos: 14
Curtido: 74 vezes em 40 posts
Posts que curtiu: 18
31-07-2013, 10:56 PM
(30-07-2013, 02:54 PM)Gekko Escreveu:
(30-07-2013, 01:55 PM)Lupercus Escreveu: @Gandalf é sério isso?

Não sou o Mago Branco, mas respondo: sim. É sério isso. O nosso sistema educacional é esquerdista.

Isso mesmo. E como todos esquerdistas, são sem escrúpulos, privilegiando seus asseclas e quem pensa parecido. Então você irá ludibriá-los, galgando uma boa nota na redação, que é uma etapa importantíssima do exame.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lupercus
Búfalo
**
01-08-2013, 10:16 PM
@Perseu te mandei mp com minha dúvida e vou postar aqui caso os outros confrades possam colaborar.

Hoje foi o primeiro dia de aula do cursinho ganhei uma apostila, e outra virá daqui duas semanas pelo que informaram que irão imprimir ela, enfim o que pude reparar e constatar hoje de bom e de ruim?

Ruim:

Os professores são medianos (porém é o que tem perto e acessível financeiramente);

Apesar do curso se chamar "Intensivo Enem", a turma é a mesma que está desde o início do ano no extensivo e infelizmente não focam somente no Enem, mas também na UFRGS uma vez que o extensivo é voltado para ela, e hoje também começou o intensivo UFRGS que vai até Janeiro (a diferença é essa, o do enem acaba antes);

Tem muita mulher a maioria paty e enjoada (Graças a Deus), devem estar se perguntando o porque isso é ruim? Bom primeiro dia de aula eu sentei com uma menina e no final da aula fiquei com ela. Dei uma melhorada nesse ponto, consegui até me manter quase que o tempo todo focado na aula, exceto em alguns momentos falando com ela. Imagino que possa ser útil ficar com uma do cursinho para conseguir favores e me manter focado, ai evito de partir pras outras (escolhi a mais diferente da turma, uma que não é paty.

De bom:

Apesar dos professores não serem dos melhores, por receberem bem parecem que estão dispostos a ajudar bastante quem quiser;

Na hora da matrícula dei em cima da atendente de 21 anos (loirinha gostosinha com cara de santa), o que rendeu resultado, não para ficar com ela, mas para conseguir diminuir burocracia e conseguir alguns favores. Por exemplo ela me fez o valor à vista em duas vezes e jogou o boleto pra daqui 45 dias ainda, fora isso ela também estuda lá desde o início do ano e pode passar umas manhas;

Tem uns 40 alunos só na sala, o que pode aumentar a produtividade

Agora o que de fato preciso de ajuda é o seguinte, a apostila está assim montada:

Geografia 69p

Química 19p

Biologia 22p

Matemática 48p

Literatura 20p

Inglês 13p

Historia Geral 24p

Historia do Brasil 50p

Português 29p

Física 48p

Sendo assim queria ver se consigo aplicar o método do @perseu para estudo e perguntar se compensa eu estudar toda ela completa sabendo que nem tudo é voltado pro enem, ou se estudo só o que precisar. Espero também uma opinião sobre a postura que devo tomar na escola (hoje fui discreto, sentei no fundo e procurei ficar na minha).
Outro ponto que está me deixando inquieto são meus treinos, atualmente estou treinando MMA seg, quarta e sexta e JJ nas terças e quintas, acham que eu deveria parar com uma modalidade para poder estudar mais? Mantendo os treinos como estão eu vou poder estudar 2 horas durante a manhã e ir pro cursinho a tarde, chegando em casa é 30 minutos de descanso e vou pra academia.

Obrigado confrades.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tom
Búfalo
**
Tópicos: 21
01-08-2013, 11:18 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-08-2013, 11:30 PM por Tom.)
Ola amigos, sei que muitos nao me conhecem por eu ter parado de postar a algum tempo, mas sempre dou uma passada no forum, e notei esse tópico, e como eu também vou prestar vestibular esse ano, quero deixar umas dicas para nosso amigo Lupercus, e também vou deixar um site e uma senha para você, com video aulas com absolutamente todos os assuntos que você imaginar.

Ainda estou terminando o 3º ano, aqui vai minha rotina de estudos:

07:30- 13:05 : Aula normal no 3º ano
13:10- 14:00: Almoço (fica rápido pra mim porque moro do lado do colegio)
14:20- 14:50: Durmo meia hora todos os dias.
15:00- 20:00: Bom, essa é a parte que eu estudo em casa, focado 90% em exercicios, 10% em leitura (claro que estou falando nas exatas)
20:00 - Com o resto do horario costumo correr no parque, comprei um kimono e esse proximo mes vou fazer jiu jitsu, é importante fazer exercícios físicos, controle o seu sono também, eu costumo ir dormir 23h porque minha rotina permite.

Cada um é cada um, nao quer dizer que a minha rotina de estudos vai servir na sua, mas você pode aprimorar com base em outras.

Depois de criar uma rotina, é importante você prega-la no local de estudo, e nunca se esqueça dela. Eu particularmente, reviso o que foi visto no dia de aula, a tática é fazer dezenas, centenas de exercicios sobre o que foi visto. Na minha opinião, exercícios é o que gruda na tua cabeça o assunto.

Mais uma vez colocando a importância dos exercícios, no final de semana livre, procure resolver as provas da faculdade (no caso, o ENEM), sempre funciona, se você pegar as provas do enem do ano passado vai observar que as questões de matematica principalmente tem pequenas variações no comando se comparar com a do ano de 2011, e além do mais, você diminui o tempo de prova com o treino, você tem 1h pra fazer a redação, você tem 3 minutos por questão, se se atrasar apenas um pouquinho você perde questões la no final, então faça provas pra diminuir o seu tempo de resolução. ENEM é um prova contra o cansaço.

ENEM em matematica cai muito Gráficos (muito mesmo) e geometria espacial, então dê um foco nessas duas materias.

Na redação, escreva um texto esquerdista ao extremo, e tem que ser o maior puxa saco do governo, e seja também aquele tipo de pessoa que quer ajudar todo mundo. Nao se esqueça de citar algo sobre marx se o tema permitir. Estou tentando achar um site onde mostra os melhores titulos de temas de redação, a maioria deles vem de sociologia e filosofia, com algo socialista, comunista, infelizmente é assim.

Vou deixar o site com os videos por MP, se mais algum confrade quiser me avise.
Quem disse que as mulheres não tem direitos?
Elas tem o direito de Permanecerem caladas!

Ausente por uns tempos!
Me pergunte algo no Formspring http://www.formspring.me/TomHernandez
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Tanto faz sua nota no ENEM Conrad 100 15,050 18-01-2016, 08:39 PM
Última Mensagem: DON ROCKY
  Ajuda com nova vida Lupercus 14 4,583 09-04-2014, 06:17 PM
Última Mensagem: Aquiles
  ENEM 2013 (Coletivo) Lupercus 0 1,095 13-06-2013, 01:59 PM
Última Mensagem: Lupercus
  Material para o ENEM 2012 Max Payne 17 10,973 14-09-2012, 09:07 PM
Última Mensagem: Max Payne

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo