• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Ajuda ENEM (vida ou morte)
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Ajuda ENEM (vida ou morte)
Offline Free Bird
Águia Real
Tópicos: 34
Curtido: 81 vezes em 52 posts
Posts que curtiu: 0
02-08-2013, 06:56 AM
(01-08-2013, 10:16 PM)Lupercus Escreveu: @Perseu te mandei mp com minha dúvida e vou postar aqui caso os outros confrades possam colaborar.

Hoje foi o primeiro dia de aula do cursinho ganhei uma apostila, e outra virá daqui duas semanas pelo que informaram que irão imprimir ela, enfim o que pude reparar e constatar hoje de bom e de ruim?

Ruim:

Os professores são medianos (porém é o que tem perto e acessível financeiramente);

Apesar do curso se chamar "Intensivo Enem", a turma é a mesma que está desde o início do ano no extensivo e infelizmente não focam somente no Enem, mas também na UFRGS uma vez que o extensivo é voltado para ela, e hoje também começou o intensivo UFRGS que vai até Janeiro (a diferença é essa, o do enem acaba antes);

Tem muita mulher a maioria paty e enjoada (Graças a Deus), devem estar se perguntando o porque isso é ruim? Bom primeiro dia de aula eu sentei com uma menina e no final da aula fiquei com ela. Dei uma melhorada nesse ponto, consegui até me manter quase que o tempo todo focado na aula, exceto em alguns momentos falando com ela. Imagino que possa ser útil ficar com uma do cursinho para conseguir favores e me manter focado, ai evito de partir pras outras (escolhi a mais diferente da turma, uma que não é paty.

De bom:

Apesar dos professores não serem dos melhores, por receberem bem parecem que estão dispostos a ajudar bastante quem quiser;

Na hora da matrícula dei em cima da atendente de 21 anos (loirinha gostosinha com cara de santa), o que rendeu resultado, não para ficar com ela, mas para conseguir diminuir burocracia e conseguir alguns favores. Por exemplo ela me fez o valor à vista em duas vezes e jogou o boleto pra daqui 45 dias ainda, fora isso ela também estuda lá desde o início do ano e pode passar umas manhas;

Tem uns 40 alunos só na sala, o que pode aumentar a produtividade

Agora o que de fato preciso de ajuda é o seguinte, a apostila está assim montada:

Geografia 69p

Química 19p

Biologia 22p

Matemática 48p

Literatura 20p

Inglês 13p

Historia Geral 24p

Historia do Brasil 50p

Português 29p

Física 48p

Sendo assim queria ver se consigo aplicar o método do @perseu para estudo e perguntar se compensa eu estudar toda ela completa sabendo que nem tudo é voltado pro enem, ou se estudo só o que precisar. Espero também uma opinião sobre a postura que devo tomar na escola (hoje fui discreto, sentei no fundo e procurei ficar na minha).
Outro ponto que está me deixando inquieto são meus treinos, atualmente estou treinando MMA seg, quarta e sexta e JJ nas terças e quintas, acham que eu deveria parar com uma modalidade para poder estudar mais? Mantendo os treinos como estão eu vou poder estudar 2 horas durante a manhã e ir pro cursinho a tarde, chegando em casa é 30 minutos de descanso e vou pra academia.

Obrigado confrades.

Postura na sala de aula não tem mistério cara. Não precisa ficar com cara de cu pra todo mundo e focado apenas na aula, pode sim ser simpático e trocar dicas e material de estudo. Só não pode exagerar e perder a atenção na hora da explicação.
O que eu fazia no terceiro ano em relação a isso era conversar por papelzinho enquanto o professor copiava a matéria no quadro. Quando ele terminava e começava a explicar, eu me focava 100% nele. Depois quando começava os exercícios eu tentava fazer e os que não conseguia eu pedia ajuda pra quem tivesse do lado (eu olhava a cara do povo e já sabia mais ou menos quem sabia das coisas e quem era burro, dai sentava perto dos que sabiam obviamente, dos nerds e cdfs, esses caras são gente boa e sempre tão dispostos a ajudar).

Sugiro desistir de 1 modalidade (terças e quintas) pra focar em estudo, depois você volta a fazer.

Como a apostila é pequena, sugiro sim estudar ela completa, mas o principal é fazer exercício. Se não tiver na apostila, na net tem vários sites com resoluções comentadas de provas antigas do enem e simulados, invista neles.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
02-08-2013, 07:07 AM
Na minha opinião, uma ficadinha ou outra, um flerte aqui e ali ou algo do tipo não vai te prejudicar, a não ser que você se apaixone e comece a ir assistir as aulas só para vê-la. Minha primeira namorada eu arrumei no cursinho quando tinha 17 anos e isso não impediu que eu passasse no vestibular na primeira vez que fiz e com uma boa colocação. Na sua rotina, reserve um tempo para um pouco de distração para descansar a mente. Uma mente cansada não assimila muito. Só não vá extrapolar esse tempo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
02-08-2013, 09:07 AM
Passa a rola nas vadia tudo e pronto...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
02-08-2013, 09:37 AM
(02-08-2013, 09:07 AM)Petulante Escreveu: Passa a rola nas vadia tudo e pronto...

Confrade Petulante, você está muito violento ultimamente. yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lupercus
Búfalo
**
Tópicos: 23
Curtido: 0 vezes em 0 posts
02-08-2013, 10:23 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-08-2013, 10:24 AM por Lupercus.)
Eu me apaixonar não aconteceu nunca só vou ficar com ela pra ter uma foda e uns agrados lá. O confrade me passou acesso ao site, amanhã começo a rotina dos estudos regrada. Acho que vou parar com o MMA, uma vez que o jiu jitsu me atrai mais.
Um homem só é homem quando vence seus medos.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Perseu
Búfalo
**
Tópicos: 2
05-08-2013, 12:01 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-08-2013, 12:02 AM por Perseu.)
(01-08-2013, 10:16 PM)Lupercus Escreveu: Agora o que de fato preciso de ajuda é o seguinte, a apostila está assim montada:

Geografia 69p

Química 19p

Biologia 22p

Matemática 48p

Literatura 20p

Inglês 13p

Historia Geral 24p

Historia do Brasil 50p

Português 29p

Física 48p

Olá confrade, desculpe a demora, é o seguinte:

Use o número de paginas apenas como referência, divida e veja onde está caindo, depois faça por capítulos e assuntos, se o capítulo for muito extenso divida ele em partes.

Começo um curso amanha a noite, logo que pegar as apostilas irei fazer isso e posto um exemplo pra vc.

OBS: Tem muita dica boa aqui no tópico, vou colocar mais algumas em prática nos meus estudos, obrigado a todos.

Abraços
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Capone
Búfalo
**
Tópicos: 5
Curtido: 1 vezes em 1 posts
05-08-2013, 12:23 AM
O ENEM em si, é uma prova até que fácil, você pegando 10 questões de cada matéria, 8 pelo menos você resolveria tranquilamente.
O fator que mais pesa nessa prova é o tempo/cansaço, então a melhor forma de se adaptar a essa prova, é se acostumando com esses 2 fatores. Então, todo fim de semana, faça uma prova do enem, marca o tempo corretamente. Vai se acostumando ao ritmo, a desenvolver o raciocínio rápido.

Eu fiz ENEM 2 vezes, felizmente a faculdade que entrei não aderiu ao enem, mas as 2 vezes que fiz apenas por fazer, o que mais pesou foi o cansaço, depois da metade da prova, estava com a mente exausta.

E o importante, que você já deve saber, em TODA pergunta da área de humanas, 1º você lê a pergunta, para depois ler o texto. Ai você já parte pro texto sabendo o que tem que responder, consequentemente, achará a resposta mais rápido e não será necessário reler o texto depois, mais tempo pra você.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
05-08-2013, 12:35 AM
(02-08-2013, 09:07 AM)Petulante Escreveu: Passa a rola nas vadia tudo e pronto...

Mestre Praga, é você? yaoming
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Lupercus
Búfalo
**
05-08-2013, 09:21 PM
Confrades estou desde quinta quanto começou o cursinho procurando estudar, inclusive já chutei a ovelha que peguei, infelizmente ela é uma preguiçosa que vai pra lá porque o pai paga e exige que ela vá, e poderia me atrapalhar.

Surgiram-me alguns probleminhas e venho trazer para vocês ao menos um que não consigo ter certeza de como me posicionar sozinho. Primeiro que estou com uma dificuldade enorme com disciplina e organização, mas isso irei vencer e resolver logo com as dicas que já foram dadas, força e vergonha na cara. O problema que acho que podem me esclarecer é sobre os métodos de estudo, tenho procurado estudar lendo e consultando textos e vídeos online e reparei que lendo direto eu aguento em torno de 30 minutos e com uma pequena pausa ao menos para ir ao banheiro consigo fazer um total de cerca de 2 horas (com muito esforço, me distraio muito fácil às vezes me pego até brincando com a caneta ou olhando pros lados atoa), reparei que vendo vídeos eu consigo ficar 1 hora direto sem problema algum e até 4 horas sem tirar a bunda da cadeira. Porém minha dúvida é se isso é ruim ou bom? Estudar vendo vídeos rende resultados?

Obrigado por toda ajuda até agora confrades, estou finalmente começando a acordar e despertar a força verdadeira.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
06-08-2013, 07:26 AM
(05-08-2013, 09:21 PM)Lupercus Escreveu: Confrades estou desde quinta quanto começou o cursinho procurando estudar, inclusive já chutei a ovelha que peguei, infelizmente ela é uma preguiçosa que vai pra lá porque o pai paga e exige que ela vá, e poderia me atrapalhar.

Surgiram-me alguns probleminhas e venho trazer para vocês ao menos um que não consigo ter certeza de como me posicionar sozinho. Primeiro que estou com uma dificuldade enorme com disciplina e organização, mas isso irei vencer e resolver logo com as dicas que já foram dadas, força e vergonha na cara. O problema que acho que podem me esclarecer é sobre os métodos de estudo, tenho procurado estudar lendo e consultando textos e vídeos online e reparei que lendo direto eu aguento em torno de 30 minutos e com uma pequena pausa ao menos para ir ao banheiro consigo fazer um total de cerca de 2 horas (com muito esforço, me distraio muito fácil às vezes me pego até brincando com a caneta ou olhando pros lados atoa), reparei que vendo vídeos eu consigo ficar 1 hora direto sem problema algum e até 4 horas sem tirar a bunda da cadeira. Porém minha dúvida é se isso é ruim ou bom? Estudar vendo vídeos rende resultados?

Obrigado por toda ajuda até agora confrades, estou finalmente começando a acordar e despertar a força verdadeira.

Estudar vendo vídeos com certeza rende resultados, porém nada substitui a leitura. Faça o seguinte: alterne uma hora de vídeo, pausa de 10 minutos, meia hora de leitura, pausa de 10 minutos, mais uma hora de vídeo e assim por diante. Na meia hora de leitura estão inclusos exercícios e afins.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lupercus
Búfalo
**
10-08-2013, 12:03 PM
Confrades uma outra dúvida que me surgiu, em dias como hoje que terei bastante tempo é melhor que eu pegue um assunto (biologia no caso) e estude pra caralho tudo que puder, ou que eu estude um pouco de cada matéria?

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sr. Finch
Aspira
Tópicos: 0
10-08-2013, 12:28 PM
Faça simulados veja quais são as materias que você tem mais duvida e estude elas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Meroplâncton
Veterano
Tópicos: 17
10-08-2013, 06:26 PM
(30-07-2013, 02:54 PM)Gekko Escreveu:
(30-07-2013, 01:55 PM)Lupercus Escreveu: @Gandalf é sério isso?

Não sou o Mago Branco, mas respondo: sim. É sério isso. O nosso sistema educacional é esquerdista.

Pode ter certeza. Sempre seja esquerdista. Não precisa ser nazipestista nem Comunista retardado falando que Cuba e URSS eram paraísos, mas tem que dar uma de "preocupado com o social", tem que dar uma de social democrata, falar de desigualdade social, de educação e saúde publicas, meio ambiente e outras bandeiras social democratas, falar mal do "capitalismo selvagem", defender coisas como aborto pois o "estado é laico", entre outras babaquices. Obviamente que não é para meter isso no meio de um texto sobre fisica quantica, mas geralmente eles pedem temas com essa pegada "social". Pelo menos na minha época era assim.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Meroplâncton
Veterano
10-08-2013, 06:33 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-08-2013, 06:40 PM por Meroplâncton.)
Fora isso na redação é "keep it simple". Não tente inventar moda, escrever um texto fodão, inverter a ordem nas frases também é burrice vai ficar um texto confuso logo mal escrito, entre outras firulas desnecessárias. Foque em evitar erros de português, esqueça de usar palavras difíceis, use as palavras corretas para a situação, se tem duvida qual a grafia correta da palavra, use um sinônimo, se tem duvida se uma palavra cabe mesmo naquela frase ou como conjugar o verbo naquela frase, escreva a frase ou parágrafo de forma diferente ara "contornar" e não falar o que queria falar mas sem ter que escrever daquele jeito que te dá duvida...

Enfim, sempre fui bem em redações justamente com o conceito "keep it simple". Fuja dos erros, não corra atrás deles ficando de invencionices. Quanto à escolha do tema/assunto/posição a defender, seja social democrata, como eu disse acima. Por mais que você seja conservador ou libertário, fale o politicamente correto, o esquerdismo, que se dará bem. Se você inventar de defender que a CLT é uma merda e não deveria exisitir, que distribuição de renda é uma cretinice, que o Estado não deveria fornecer educação e saúde, apenas cuidar da vida liberdade e propriedade do povo, você está fodido. Se resolver defender bandeiras conservadoras, está duplamente fodido.

Outra dica é PONTUAÇÃO. Caralho, 99,9% das pessoas não sabem usar a vírgula e o ponto nem sabem usar parágrafos. Saiba usar a vírgula. Não escreva frases longas pois ficam confusas, e separe as ideías por parágrafos caralho.

Em geral as pessoas usam vírgula onde não deveriam usar, não usam quando necessário, e escrevem frases grandes demais que deveriam ser dividas em duas ou três. Isso sem falar em parágrafos com 2 ou 3 ideias diferentes.

Porra, eu não sou nenhum mestre da escrita, mas usando corretamente a vírgula, o ponto e o parágrafo, escrevendo um texto coerente e social democrata com começo, meio e fim e evitando firulas e erros ortográficos cretinos você irá bem o bastante para passar, sem dúvidas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Meroplâncton
Veterano
10-08-2013, 06:43 PM
(06-08-2013, 07:26 AM)Gekko Escreveu:
(05-08-2013, 09:21 PM)Lupercus Escreveu: Confrades estou desde quinta quanto começou o cursinho procurando estudar, inclusive já chutei a ovelha que peguei, infelizmente ela é uma preguiçosa que vai pra lá porque o pai paga e exige que ela vá, e poderia me atrapalhar.

Estudar vendo vídeos com certeza rende resultados, porém nada substitui a leitura. Faça o seguinte: alterne uma hora de vídeo, pausa de 10 minutos, meia hora de leitura, pausa de 10 minutos, mais uma hora de vídeo e assim por diante. Na meia hora de leitura estão inclusos exercícios e afins.

Você pode ver uma aula em vídeo de uma hora, estudar o mesmo assunto por meia hora ou uma hora lendo e resolvendo uns exercícios. Mas tome cuidado para ver se assim você terá tempo para ver tudo.

Além disso, cuidado para não gastar tempo demais pensando em COMO estudar em vez de de fato estudar. Já perdi muito tempo planejando como fazer algo e deixei de fazê-lo no fim das contas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lupercus
Búfalo
**
29-08-2013, 01:09 AM
Confrades estou com um novo problema que está me deixando louco já, estou a 3 dias trancado em uma matéria tentando pegar a manha por completo (PA e PG), a ideia básica eu entendi, porém na apostila a lista de exercício é de faculdades tops (Unicamp, fuvest, puc, ufrgs) e eu sento na graxa para resolver as questões.

Em suma já li, reli, assisti vídeo aulas e tudo mais. Sei que uma hora eu vou conseguir pegar a manha por completo e resolver exercícios complexos inclusive, o problema é o TEMPO. Faltam 58 dias para o enem, e agora que terminei de estudar - estava desde as 19h e só fiz uma pausa de 20min - pensei que talvez eu esteja fazendo errado de querer dominar por "completo" uma matéria, e se não é melhor eu dar uma passada só no básico e assim poder ver mais coisas.

Como fiquei 3 dias trancado nisso atrasou o estudo das outras matérias e fodeu todo meu cronograma, já não sei o que fazer confrades, quem puder dar a opinião a respeito ai...

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
Tópicos: 16
Curtido: 299 vezes em 120 posts
Posts que curtiu: 138
29-08-2013, 08:24 AM
(29-08-2013, 01:09 AM)Lupercus Escreveu: Confrades estou com um novo problema que está me deixando louco já, estou a 3 dias trancado em uma matéria tentando pegar a manha por completo (PA e PG), a ideia básica eu entendi, porém na apostila a lista de exercício é de faculdades tops (Unicamp, fuvest, puc, ufrgs) e eu sento na graxa para resolver as questões.

Em suma já li, reli, assisti vídeo aulas e tudo mais. Sei que uma hora eu vou conseguir pegar a manha por completo e resolver exercícios complexos inclusive, o problema é o TEMPO. Faltam 58 dias para o enem, e agora que terminei de estudar - estava desde as 19h e só fiz uma pausa de 20min - pensei que talvez eu esteja fazendo errado de querer dominar por "completo" uma matéria, e se não é melhor eu dar uma passada só no básico e assim poder ver mais coisas.

Como fiquei 3 dias trancado nisso atrasou o estudo das outras matérias e fodeu todo meu cronograma, já não sei o que fazer confrades, quem puder dar a opinião a respeito ai...

Sempre cai um de PA ou PG, as vezes até 2. Vale mais a pena vc perder 1 semana estudando isso e acertar do que pular o estudo e chutar na hora da prova. O que eu fiz (e deu certo), no ultimo mes, foi ver estatísticas dos exercícios que caíram nos ultimos 5 anos. A maldita PG estava em todos, e em alguns anos exercícios que pediam PA como meio de resolver uma questão maior. Análise combinatória e probabilidade também cai todo ano. Na minha opinião, vale a pena sim.

Sobre os estudos, pegue os exercícios que você não sabe fazer, sente com um professor e peça para ele te explicar. Pegue principalmente o RACIOCÍNIO que ele usou para chegar à resolução. PA e PG são meio estruturados, ou seja, assim que você pega o jeito, você bate o olho e sabe o que deve fazer (mesma coisa com as probabilidades). Foda é história, que se eles quiserem te fuder, vão perguntar qual a cor da cueca do Dom Pedro II no dia de sua morte kkkkkkkkkkkkkkkkk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lupercus
Búfalo
**
29-08-2013, 10:45 AM
O raciocínio que tomei é que cada pergunta do enem é calculada com base em 3 minutos, ou seja será que eles cobrariam um exercício de PA e PG muito complexo? Os dias estão acabando e ainda não estudei metade do que tem que se estudar.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
Tópicos: 16
Curtido: 299 vezes em 120 posts
Posts que curtiu: 138
29-08-2013, 11:48 AM
(29-08-2013, 10:45 AM)Lupercus Escreveu: O raciocínio que tomei é que cada pergunta do enem é calculada com base em 3 minutos, ou seja será que eles cobrariam um exercício de PA e PG muito complexo? Os dias estão acabando e ainda não estudei metade do que tem que se estudar.

Existem questões fáceis, médias e difíceis. O tempo é calculado sobre a média, ou seja, as questões são pensadas como tendo tempos de resolução diferentes. Inclusive é uma forma de saber se o vestibulando colou: se ele acertou muitas difíceis e errou muitas fáceis, provavelmente ele colou.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lupercus
Búfalo
**
09-09-2013, 05:21 PM
Confrades tem alguém aqui no fórum que seja da área de letras ou educação que possa me ajudar com minhas redações?

[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Tanto faz sua nota no ENEM Conrad 100 14,868 18-01-2016, 08:39 PM
Última Mensagem: DON ROCKY
  Ajuda com nova vida Lupercus 14 4,566 09-04-2014, 06:17 PM
Última Mensagem: Aquiles
  ENEM 2013 (Coletivo) Lupercus 0 1,085 13-06-2013, 01:59 PM
Última Mensagem: Lupercus
  Material para o ENEM 2012 Max Payne 17 10,933 14-09-2012, 09:07 PM
Última Mensagem: Max Payne

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo