19-05-2018, 01:15 PM
(19-05-2018, 12:45 PM)Bruno Padilha Escreveu: Só discordo dessa parte que futebol total é ineficaz defensivamente.
Mesmo se for, prefiro ganhar de 4x3 do que 1x0 ou perder tbm pelos mesmos placares.
Mas veja, a ideia é o time todo jogar como um só corpo, isso que chamam de "compactabilidade" hoje. Só que defendem a compactabilidade com uma "defesa total", daí é eficaz dfensivamente? Depender do goleiro fazer grandes defesas, do diego souza perder gol cara a cara, do árbitro não marcar pênalti pro adversário, do principal jogador do adversário não jogar, de mudarem a data do jogo pra quando o seu time estiver melhor... Vai ver isso sim é eficaz.
Compreendo o raciocínio, mas discordo em sua essência, pois entendo, por conceito, que "a melhor defesa é o ataque". Pra mim, um time eficaz dfensivamente é o time que mais fica com a bola, que mais toma a bola do adversário já no meio ou na frente, o time que mais finaliza e que sofre menos risco com o adversário finalizando menos. Claro que pode um time finalizar 20 e não fazer nenhum gol e o adversário finalizar 1 e fazer. Assim como, na vida, pode o cara não estudar, não trabalhar, usar drogas, falar mal do Bolsonaro na internet, fazer tudo errado e mesmo assim eventualmente se dar bem na vida, enquanto que, eventualmente, alguém que faz tudo certo pode enfrentar algumas adversidades. Mas isso não é um padrão e não deve servir como parâmetro para uma avaliação completa.
Sim, mas que pros dias atuais aquela formação era desorganizada, isso era. Basta ver que o Barcelona de Guardiola se BASEOU naquela Holanda, porém de uma forma melhorada, onde ao invés dos jogadores, era a bola quem corria. E no futebol todo mundo sabe que quem deve correr é a bola mesmo.