27-10-2015, 09:05 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-10-2015, 09:33 PM por Héracles.)
(27-10-2015, 03:29 PM)Daredevil Escreveu: Confrade Herculles, é claro que eu não estaria sozinho no bonde do ombro fudido kk. Muito boa sua explicação, na minha ressonância consta deslocamento do labio glenoidal e tendinopatia do supra, infra e subescapular. Na época que comecei a sentir dores no ombro esquerdo, já nem treinava mais, com um mês sentindo dores agudas tive uma hipotrofia monstra, amanhã começo a primeira sessão de reabilitação.
Cara, eu queria ter mais conhecimento pra falar sobre lesões, percebo até os mais famosos membros de foruns de musculação treinando como retardados.
Obrigado confrade, pelo feedback positivo :
A maioria desses membros de fóruns da maromba são iniciantes que começaram a treinar a pouco tempo, e ainda estão deslumbrados com a musculação, e precisam passar suas experiências adiante. Mas acabam caindo naquela velha armadilha de vivarem cagadores de regras. Por isso parei de seguir fóruns de musculação.
(27-10-2015, 03:29 PM)Daredevil Escreveu: Quando converso com alguns fisioterapeutas famosos no meu estado, eles dão risadas quando falo o que os marombas usam na defesa da amplitude de alguns exercicios. Agachamento e Leg press por exemplo, profissionais de educação física em sua maioria só visam músculo, nos exercícios citados falam que não há malefícios pro joelho, mas se esquecem dos malefícios pra coluna. Lógico que fisiculturistas precisam do estimulo extremo, o que com certeza causará lesões, mas o pessoal fanático por hipertrofia só visa músculo e considero que isso os limita.
Estava pensando a respeito, a combinação dos cursos de fisioterapia e educação física formaria um profissional excelente, o que você acha da minha opinião nesse post?
Realmente, essa é uma realidade nessa área. Existem dois tipos de profissionais de ed. física muito comuns. Esse que vc citou, e os que são o extremo oposto, bitolados na preocupação com lesões. O problema que o pessoal esquece muito o que eu citei acima, que é a individualidade biológica da pessoa, e fica robotizado naquela esquema de como fazer o agachamento, por ex., que aprenderam na faculdade. E esquecem das inúmeras variações e exercícios para ajudar na adaptação da pessoa em determinado movimento. Chegam e falam para uma pessoa que tem isquiotibiais encurtados, que ele precisa fazer o agachamento completo. Mas porra, uma pessoa nessa situação, não vai conseguir fazer de forma adequada, e vi se fuder em breve. Esse é apenas um exemplo.
Essa questão cai naquilo que está sendo discutido em outro tópico, que nego não procura se aperfeiçoar, e acha que pq tem uma bosta de um diploma, é o rei da cocada preta. Não passam de paspalhos. Por isso a ed. física não é respeitada, por que a maioria dos treinadores são muito robotizados e tapados, e não levam em consideração os individualidades dos alunos, colocam todo mundo no mesmo pacote e foda-se. Por isso também, o que mais vemos por ai, são os cagadores de regras, falando de musculação. Me dói o ovo esquerdo quando vejo esses animais.
Por isso falar de musculação é complicado na net, pois as variáveis são muitas, o que podemos fazer é dar algumas dicas e contar experiências, mas sem falar em dogmas absolutos. Alguns aspectos sempre devem ser abordados, mas com cuidado. Enfim...
Essa sua sugestão é ótima. Eu mesmo já pensei muito sobre isso. Fisioterapia e nutrição, são áreas irmãs da ed. física, e se complementam. Eu tive alguma coisa sobre lesões, mas meio que limitado. Na ed. física nós aprendemos e buscamos performance. A parte terapêutica do negócio é com os fisioterapeutas mesmo. A gente aprende sobre a biomecânica do movimento, justamente para evitar lesões e melhorar o rendimento. Mas não nos aprofundamos muito nisso, pois ae já entra na área de fisioterapia, e tem todo aquele rolo dos conselhos e etc, que vc deve saber. Por isso fazer uma pós em alguma área de fisioterapia, ou nutrição seria ótimo para qualquer coach. E o mesmo vice e versa.
Meu foco está mais voltado para nutrição esportiva, mas pretendo também melhorar essa questão de conhecimento de tipos de lesão e etc.
(27-10-2015, 04:26 PM)Ermac Escreveu: Obrigado pelas respostas dos confrades. O tópico no geral tem sido bastante esclarecedor pra mim.
Eu malho faz nove meses (já malhei durante um ano e depois fiquei dois anos parado), tive ganhos significativos até, e faz seis meses que fiz essa inversão e estou malhando ombro no dia seguinte após malhar peito.
Ultimamente eu ando sentindo um desconforto no ombro direito, sensações como leve queimação no ombro algumas horas depois do exercício, e durante algum exercício como crucifixo com halteres, eu vou bem até sétima ou oitava repetição, e depois começa um barulho lá dentro do ombro como se tivesse moendo alguma coisa, e um desconforto de algo saindo do lugar e depois voltando. Inclusive programei um ortopedista para o próximo mês pra ver o que possa ser.
Mas pela resposta do Hérculles acho que já deu pra ter uma ideia da cagada que eu fiz. hehe
No caso de eu passar ombros para treinar no mesmo dia de peito e tríceps, não dá overtraining? Porque nesse dia eu faço 4 exercícios de peito e 3 tríceps. E no último de tríceps eu já chego minado pra caramba.
Veja bem confrade, mais uma vez eu digo, é difícil pra eu falar assim, sem conhecer, mas pelo que dá pra perceber, vc já passou do tempo de reorganizar o seu treino, de modo a gerar novos estímulos ao seu corpo. Não esqueça da homeostase. Ele se acostuma com o treino que vc faz, e vc precisa mudar de tempos em tempos. Vc já está á 6 meses com o mesmo modelo, seu corpo já se adaptou e muito a esse treino, e como vc já percebeu, suas articulações estão reclamando. Eu dificilmente fico mais de três meses com a mesma metodologia de treino. Mas enfim, se vc ainda sente que está tendo resultados, continua motivado e dá o seu máximo, permaneça com ele.
Como vc já está sentindo dores, acho que vc deveria mudar essa divisão de treino, e fazer um de-load imediatamente, até amenizar seu desconforto.
Fique no de-load até sentir que seu ombro deu uma recuperada boa. Você vai sentir isso. Vai por mim.
Te sugiro uma divisão dessa forma:
Seg- Pernas e pantu A
Ter - Ombros- Peito B
Quarta - Costa-Trapésio C
Quinta - Braços D
Sexta - Repete o treino que engloba a parte que vc julga mais deficiente em vc. Desde que não seja Braços(não tem a necessidade de treinar mais que uma vez braços isoladamente, GERALMENTE). Ou pode deixar sexta para correr e fazer abdominais, enfim...
Acho que isso vai gerar novos estímulos para vc. Faça um treino de pernas destruidor na segunda. Braços não precisam ser treinados muitas vezes, pois se vc fizer costas e peito de forma intensa e bem feita, já serão bem trabalhados, por isso deixei no fim da semana. E sexta que vc já vai estar relativamente cansado, repete os grupos musculares que vc nota que estão menos desenvolvidos. Uma sugestão seria fazer outros exercícios, mas para o mesmo grupo.
Ou vc pode periodizar a cada semana, por ex., na primeira semana tu repete na sexta o treino B, na outra semana o treino A, no outra o C, na outra começa novamente no B e vai assim, sucessivamente.
Veja bem, são apenas dicas que podem ser incorporadas na sua situação. Espero que tire algum proveito disso tudo. Não leve como regras. Faça o treino da melhor maneira que vc consiguir, de modo que tire o máximo proveito. Isso é o mais importante.
Força