• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Matando o Ego Consumista
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Matando o Ego Consumista
Offline Rider
Geopolítico da Real
Tópicos: 19
Curtido: 6 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
06-04-2015, 06:34 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-04-2015, 07:47 PM por Rider.)
POR QUE VOCÊ DEVERIA SE TORNAR UM MINIMALISTA

-adaptado desse texto do ROK

[Imagem: minimalismo01_zpsybdgi80m.jpeg]

A palavra mais abusada na língua inglesa [e portuguesa] é “preciso”. Se você está lendo este tópico, eu acredito que realmente exista pouca coisa que você “precise” além das suas posses atuais. Você deve ter eletricidade na sua casa, tem um teto sobre sua cabeça, além de água encanada e comida no seu refrigerador. Por quê, então, sempre ouvimos as pessoas dizendo que “precisam” de mais coisas?

Nós humanos temos um desejo enraizado de competirmos um com o outro, e a propaganda se aproveita desse impulso. Pense um pouco nas pessoas que você normalmente encontra por aí. Do quê elas se orgulham? Comprar o mais novo cacareco permite que elas entrem no clube dos consumidores, e por alguns momentos elas se sentem tão bem-sucedidas quanto aqueles riquinhos ou famosos que têm tudo de novo à mão. A dor interna de suas vidas medíocres se dissipa por alguns momentos e elas podem alegar superioridade sobre todo mundo que ainda não possui a última novidade pra ostentar.

[Um lembrete pra vocês, crianças: a maioria desses famosos e ricos com exposição na mídia GANHAM ESSAS COISAS DE GRAÇA PARA EXPÔ-LAS POR AÍ. Pois é, além de fazerem BEM MAIS grana que nós, elas ainda não precisam pagar pelos brinquedos que o consumidor médio se mata para pagar.]

Essa ostentação idiota cria um investimento no próprio ego que retroalimenta um sistema quebrado. Mesmo que dividir os pagamentos em 2472847 prestações por luxos sem utilidade leve as pessoas à escravidão financeira, a mentalidade de que “se eu estou pagando R$ 10.000 por essa iCoisa e tenho que fazer horas extras só pra poder pagar o meu cartão de crédito, ela DEVE valer algo – assim como todas as outras coisas que eu e meus chegados ostentamos por aí.”

[Imagem: FightClubQuote_zpsgyz1sxqo.jpg]
ESTAMOS TRABALHANDO EM EMPREGOS QUE ODIAMOS
PARA COMPRAR COISAS QUE NÃO PRECISAMOS
COM O DINHEIRO QUE NÃO TEMOS.

Se você está no FdB [e no ROK], você deve ser possivelmente um homem em seus 20-40 anos que deseja fazer uma ou mais das seguintes coisas: se demitir, viajar, trabalhar por conta própria, abrir seu negócio, entrar em forma, liderar seu relacionamento, ou ser proeficiente em alguma coisa útil. A mentalidade minimalista pode te ajudar em tudo isso.

Ter menos posses te força a colocar um valor maior nas suas experiências pessoais. Isso faz, por exemplo, as viagens valerem mais a pena porque você se força a entrar em contato com o que realmente te faz feliz [e te realiza]. Se você está está começando um negócio ou tentando avançar na sua carreira, o desejo de ostentar não só drena seus recursos como tira sua disposição de enfrentar riscos. “Se meu negócio falir, vou ter que devolver meu Audi A4?” Quanto menos porcarias você tem a perder, maior força de vontade para se superar você terá.

Se você quiser se mudar para uma cidade melhor, com um custo de vida maior, ter coisas demais não só atrapalha essa decisão, como te forçará a procurar um lugar maior [e mais caro] para alugar/comprar. Aluguel mais caro = menos dinheiro para seus objetivos. E se você é uma pessoa que se distrai facilmente, como eu, remover esse “barulho visual” do seu campo de visão permite que você use mais o seu tempo livre em coisas criativas, e menos no seu ambiente.

Doar ou vender coisas inúteis é um bom começo, já que muitas posses têm um peso psicológico que você só vai entender quando se livrar delas. Para abraçar o pensamento minimalista, você também terá que matar o seu Ego Consumista que lhe foi encucado em você desde a infância. Mate esse Ego assistindo menos TV [ou deixando de assistir duma vez] e estude as técnicas usadas nas propagandas para te fazer gastar. Encontre satisfação no seu Desenvolvimento Pessoal, em hobbies ou no seu trabalho, no lugar de seguir o gado hedonista e ostentador. Da mesma forma que uma droga, acessos de consumo dão um 'barato' que no final não modificam a sua felicidade média, mas que te deixam com uma casa cheia de porcaria e uma carteira vazia de dinheiro.

As mulheres costumam atrapalhar a morte do Ego Consumista. Já perceberam que quando uma garota passa muito tempo no seu espaço, ela começa a dizer que você “precisa” daquilo, ou tem que “trocar” isso? Um amigo um dia me disse que “todos os seres humanos têm um desejo inato de criar – mas a maioria das mulheres não consegue, portanto elas tratam de redecorar.” yaoming

[Imagem: porta04_zpsh9usiw5w.jpg]

Limite seu tempo gasto com mulheres que tentem atrapalhar a morte do seu Ego Consumista. Ironicamente, homens que levam uma vida minimalista/nômade costumam atrair mulheres com maior poder de barganha. Como sempre, observe o que as mulheres fazem e não o que elas falam quando elas estiverem reclamando do seu modo de vida.

Pergunte-se: se a sua casa queimar e você não tiver nada além das roupas do seu corpo, que valor você terá pra sociedade e pra você mesmo? A maioria dos Adormecidos ( = plugados na Matrix) prefere morrer a ter que substituir aquele vaso da titia Maricota ou aquele álbum de criança que ele não mexe há décadas. Tudo isso é ilusão. No momento que você parar de investir suas emoções em posses físicas você implicitamente colocará maior valor nas suas experiências pessoais e nas suas habilidades.

Mas minimalismo não significa frugalidade ou avareza. Eu não visto um barril enquanto pedalo no meu triciclo enferrujado pro trabalho todo dia – eu simplesmente prefiro alocar meu dinheiro em experiências, algumas poucas e boas posses e num fundo VTNC que me ajudam no meu desenvolvimento pessoal, do que me tornar escravo de cacarecos que perdem seu valor assim que saem da vitrine.

Se libertar da Matrix significa separar suas prioridades daquelas que a sociedade te impõe – e colocar as primeiras como essenciais. Não tenho como prometer que adotar essa linha de pensamento fará todo mundo feliz, mas com certeza irá clarear o que realmente te ajuda na vida, e permitirá que você se foque tanto externamente quanto internamente, naquilo que vai te tornar um homem de valor.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
06-04-2015, 08:49 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-04-2015, 08:50 AM por Azoth.)
Post lapidar, eu como fã do estoicismo sinto uma tendência grande ao minimalismo, posto que nos ajuda a ser mais centrados no tocante ao externo.

Ser frugal e minimalista realmente é um desafio e é questão de hábito, mudar a configuração mental e deixar de depender das coisas externas para sentir satisfação pessoal.

Confesso que é bem difícil, não só pela sociedade como ela é em estrutura, mas sinto as babaquices da juventude me acometendo às vezes, preciso sempre reler minhas anotações quanto as metas e objetivos para não me perder.

Belo tópico, Rider.
http://ask.fm/azothefesus
http://aazoth.wordpress.com

A Real me deu muito e estou aqui pagando de volta.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
06-04-2015, 09:24 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-04-2015, 09:47 PM por Marcílio.)
erro.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline mente
Subindo a pirâmide
Curtido: 49 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 11
06-04-2015, 09:29 PM
Eu só tenho dificuldade em reduzir gastos com livros. Quando entro numa livraria fico deprimido se não comprar um.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rider
Geopolítico da Real
06-04-2015, 10:38 PM
(06-04-2015, 09:29 PM)mentefantastica Escreveu: Eu só tenho dificuldade em reduzir gastos com livros. Quando entro numa livraria fico deprimido se não comprar um.

Troque as livrarias por sebos, têm livros mais baratos e melhores.

Se quiser comprar um novo, use o Submarino e/ou Saraiva. Além de ser mais barato do que na loja, eles tão sempre fazendo promoções. E você pode pensar quinze vezes antes de fechar a compra. Big Grin
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Pensador
Real Estóica
**
Tópicos: 7
Curtido: 1 vezes em 1 posts
06-04-2015, 11:29 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-04-2015, 10:56 PM por Pensador.)
Texto muito bom.

Eu já li bastante sobre educação financeiro, no entanto só comecei a adotar uma postura frugal/minimalista depois de ler vários livros de filosofia e a bíblia sagrada. Além de duras reflexões sobre consumo, vocação e desenvolvimento pessoal.

Vejo que muita gente se atola de dívidas apenas para preencher um vazio existencial deixado pela falta de algo maior, talvez a religião. Um vácuo que seria repletado por algo transcendente é agora preenchido com carnês e bugigangas. Como é triste essa nossa modernidade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
07-04-2015, 03:55 AM
Uma mudança que radical em minha vida depois da Real foi a frugalidade. Mesmo gastando muito menos que antes, estou me cuidando muito melhor e as pessoas a minha volta reconhecem isso.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline mente
Subindo a pirâmide
Curtido: 49 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 11
07-04-2015, 09:03 AM
Rider eu geralmente só compro pela internet, na estante virtual tenho quase 100 compras. Mas mesmo assim ainda sou muito tentado ao entrar em livrarias.
Creio que é muito mais fácil pro homem controlar o consumo, o difícil é mudar a mentalidade da parceira. Eu sofri bastante na época do namoro pois ela era extremamente consumista, consegui com bastante esforço "lapidá-la".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
07-04-2015, 11:10 AM
(07-04-2015, 09:03 AM)mentefantastica Escreveu: Rider eu geralmente só compro pela internet, na estante virtual tenho quase 100 compras. Mas mesmo assim ainda sou muito tentado ao entrar em livrarias.
Creio que é muito mais fácil pro homem controlar o consumo, o difícil é mudar a mentalidade da parceira. Eu sofri bastante na época do namoro pois ela era extremamente consumista, consegui com bastante esforço "lapidá-la".

Confesso que esse é um dos meus vicios: comprar livros. Quando eu entro em uma livraria ou uma dessas "Bookstores" me sinto num park de diversões.

Mas quanto ao estilo minimalista, digo que é essencial para aqueles que querem viver desplugados da Matrix. Os benefício são muito grandes em relação as coisas que vc supostamente possa vir a perder.

Só acho dificil praticar esse estilo aliado a frugalidade em cidades grandes. Acho que chega ser um desafio.

Belo tópico, Rider!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
07-04-2015, 06:57 PM
(07-04-2015, 03:55 AM)Raito Escreveu: Uma mudança que radical em minha vida depois da Real foi a frugalidade. Mesmo gastando muito menos que antes, estou me cuidando muito melhor e as pessoas a minha volta reconhecem isso.

[2]

Mesmo pq a mudança de foco promovida pela real, liberta.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Warrior Spirit
Búfalo
**
Tópicos: 7
Curtido: 0 vezes em 0 posts
07-04-2015, 08:09 PM
(06-04-2015, 11:29 PM)Pensador Escreveu: Vejo que muita gente se atola de dívidas apenas para preencher um vazio existencial deixado pela falta de algo maior, talvez a religião. Um vácuo que seria repletado por algo transcendente é agora preenchido com carnês e bugigangas. Lamentável época, essa nossa.

Interessante amigo! Já aconteceu comigo, muitas vezes sentia um vazio, em seguida comprava algo, vinha aquela euforia e ai o vazio retornava.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rider
Geopolítico da Real
07-04-2015, 08:13 PM
(07-04-2015, 08:09 PM)Warrior Spirit Escreveu:
(06-04-2015, 11:29 PM)Pensador Escreveu: Vejo que muita gente se atola de dívidas apenas para preencher um vazio existencial deixado pela falta de algo maior, talvez a religião. Um vácuo que seria repletado por algo transcendente é agora preenchido com carnês e bugigangas. Lamentável época, essa nossa.

Interessante amigo! Já aconteceu comigo, muitas vezes sentia um vazio, em seguida comprava algo, vinha aquela euforia e ai o vazio retornava.

Você pode trocar esse "vazio" por tanta coisa útil: um hobby, leitura, um esporte, a religião mesmo, uma atividade... quando você se sente completo por ter atingido um objetivo (por exemplo, treinar e treinar até trocar de faixa na sua arte marcial) essa coisa de gastar por gastar vira uma asneira que você pensa, por que cargas d'água fazia isso no passado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Tópicos: 5
07-04-2015, 09:08 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-04-2015, 09:12 PM por Deuxcartes.)
Discussão bala. Sou do time que tem "tara" por livros. Estabeleci uma meta e minhas prioridades para tentar contê-las. Não cosumo comprar por comprar, analiso bem as obras e a utilidade que isto terá em minha vida profissional. Meu problema maior é querer comprar tudo num pequeno intervalo de tempo. Sobre dívidas nunca foi meu problema. Só gasto parte do que ganho, então nunca tenho déficits.
Tenho muito o que melhorar neste aspecto.
Edit: comecei a comprar no estantevirtual, 2 pedidos ambos enviados, mais os correios tem não entregaram até então. Alegaram inclusive que não tem ninguém em casa... tinha gente aqui e na vizinhança todo o tempo...
Submarino é sussa, só costumo comprar com eles, nas promoções de 12%, com um cuponzinho se rolar de acréscimo.

Sou de total acordo a ideia central defendida no tópico.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
08-04-2015, 10:20 PM
Comecei a trabalhar tem uns meses.

Tenho feito planilhas em excel pra controle dos gastos, separando custos fixos de custos variáveis.

Se gasto R$1,00 num sorvete, coloco isso na conta e com o que foi gasto. Se gasto com supermercado descrevo cada item e o valor.

Mas aí muita gente vai falar "Porra Thoth, não tem como lembrar de tudo o que gastei no dia ou não vou lembrar de tudo isso a semana toda"

Pois é, que eu fiz?
Pego o bloco de notas no celular, e cada vez que gasto com alguma coisa anoto nele o que foi e o valor.
Ao fim do dia, chegando em casa (isso diariamente, para que se crie hábito) lanço tudo na planilha.

Com isso percebo as variações diárias nos meus gastos, o gasto médio mensal e semanal dessas despesas variáveis e aos poucos vou conseguindo cortar o supérfluo ou substituir a marca de alguns produtos que utilizo, sem alterar muito a qualidade do que consumo.
Com o passar do tempo encontro locais em que o preço de um item X ou Y é mais barato que em outro local anterior; almoço mais em conta, etc.

Isso ajuda muito a economizar, porque um dos principais fatores de dificuldade pra isso é que as pessoas "Não lembram" no que gastaram seu dinheiro, aí não pensam em maneiras de resolver isso e ficam todo o mês no zero ou atoladas em dívidas.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
09-04-2015, 03:33 AM
O ideal é o equilíbrio nesse ponto, ter posses materiais, frutos do trabalho honesto, de forma que não comprometa-se a seguridade financeira é esplendido.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
09-04-2015, 08:10 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-04-2015, 08:10 AM por Azoth.)
(08-04-2015, 10:20 PM)thothenki Escreveu: Comecei a trabalhar tem uns meses.

Tenho feito planilhas em excel pra controle dos gastos, separando custos fixos de custos variáveis.

Se gasto R$1,00 num sorvete, coloco isso na conta e com o que foi gasto. Se gasto com supermercado descrevo cada item e o valor.

Mas aí muita gente vai falar "Porra Thoth, não tem como lembrar de tudo o que gastei no dia ou não vou lembrar de tudo isso a semana toda"

Pois é, que eu fiz?
Pego o bloco de notas no celular, e cada vez que gasto com alguma coisa anoto nele o que foi e o valor.
Ao fim do dia, chegando em casa (isso diariamente, para que se crie hábito) lanço tudo na planilha.

Com isso percebo as variações diárias nos meus gastos, o gasto médio mensal e semanal dessas despesas variáveis e aos poucos vou conseguindo cortar o supérfluo ou substituir a marca de alguns produtos que utilizo, sem alterar muito a qualidade do que consumo.
Com o passar do tempo encontro locais em que o preço de um item X ou Y é mais barato que em outro local anterior; almoço mais em conta, etc.

Isso ajuda muito a economizar, porque um dos principais fatores de dificuldade pra isso é que as pessoas "Não lembram" no que gastaram seu dinheiro, aí não pensam em maneiras de resolver isso e ficam todo o mês no zero ou atoladas em dívidas.

Excelente iniciativa.

O maior problema são os gastos variáveis do cotidiano, no final do mês dão o maior rombo e é justamente pelo fator de não ligarmos para valores pequenos, nos utilizando como válvula de escape momentânea para relaxar.

Tem que ter mão de ferro.

Eu uso o MoneyLover do Windows Phone + OneNote para Agenda, Agenda também é importante para você fazer uma rotina que diminua o consumo de recursos, como gasolina, passagens de ônibus, refeições e etc. Tenho tido bons resultados e no último mês consegui economizar quase 50% do meu caixa só vigiando rotina + despesas variáveis.

Minha meta é em 6 meses deixar tudo bem enxuto (e com hábito de enxugar e manter) para voltar meus olhos para minhas despesas fixas, que já dei uma reduzida mas acredito que com esta combinação (verificar tarefas + rotina para economizar ainda mais) a revisão e economia será diferente.
http://ask.fm/azothefesus
http://aazoth.wordpress.com

A Real me deu muito e estou aqui pagando de volta.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
09-04-2015, 10:50 AM
Belo tópico, pois aborda a questão do ponto de vista psíquico-emocional, atacando a raiz do problema em vez de o sintoma, como o fazem a maior parte dos textos sobre aconselhamento financeiro. Se você não desenvolver a atitude mental certa e aprender a abrir mão do consumismo, seu ego lhe passará constantes rasteiras e seus planos de poupar ou adquirir um bem que realmente te trará benefícios serão sempre frustrados, pois sua mente estará sempre pronta a te sabotar nessa empreitada.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline andre669
Búfalo
**
Tópicos: 4
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 3
09-05-2015, 08:09 PM
Gastar grana com um hobbie, vocês consideram idiotice ? tipo, recentemente voltei a tocar guitarra e a estudar o instrumento, daí, agora que trabalho to pensando em investir num equipamento melhor.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
10-05-2015, 03:25 PM
(09-05-2015, 08:09 PM)andre669 Escreveu: Gastar grana com um hobbie, vocês consideram idiotice ? tipo, recentemente voltei a tocar guitarra e a estudar o instrumento, daí, agora que trabalho to pensando em investir num equipamento melhor.

Não é.
É importante ter um hobby, algo que tu curta fazer.

O problema é se você sair gastando nisso todo o mês, por longos períodos, ou gastando mais do que ganha, com 500 parcelas.
Eu vejo esses casos, como se o cara comprasse um livro que gosta, fosse fazer uma viagem.

Se for fazer isso, faça de modo planejado, para que isso não te traga problemas financeiros futuros ou te endivide.

Trocar de equipamento, se tu vê que o antigo não dá conta é uma boa. É como o cara trocar o carro, celular, computador porque estão obsoletos demais. Eu, por exemplo, estou com um celular há 4 anos, computador faz 6 anos e tenho um fone de ouvido que tem 9 anos de uso. Cuido disso e estão em bom estado de uso por todos esses anos, mas começo a perceber que mais algum tempo e eles estarão limitados demais.

Vou precisar trocar ao menos o computador e celular. Mas vou trocar por um top de linha, ostentação? Claro que não, vou pesquisar muito e ver o custo benefício investindo em algo que atenda as minhas necessidades atuais e que consiga atendê-las por alguns anos e não em algo supérfluo.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
10-05-2015, 03:51 PM
(09-05-2015, 08:09 PM)andre669 Escreveu: Gastar grana com um hobbie, vocês consideram idiotice ? tipo, recentemente voltei a tocar guitarra e a estudar o instrumento, daí, agora que trabalho to pensando em investir num equipamento melhor.

Se investir em um equipamento melhor lhe trará felicidade e satisfação e não lhe atrapalhar financeiramente, vá em frente!

Eu uso o esquema do livro "Segredos da Mente Milionária", onde separo uma reserva para investimentos, uma para gasto com necessidades básicas, uma para poupança para futuro e outra para...diversão. Isso.

Vc não deve apenas gastar, mas tbm aproveitar na medida do possível. E nada impede que vc reserve uma quantia para gastar durante o mês com diversão, seja ela sair com os amigos, comprar livros, praticar um esporte, cinema, e algum hobbie que vc tenha. Exercendo a criatividade através dos hobbies, pode inclusive lhe render frutos e ideias que podem ser aplicadas em outras areas da sua vida.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo