06-04-2015, 06:34 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-04-2015, 07:47 PM por Rider.)
POR QUE VOCÊ DEVERIA SE TORNAR UM MINIMALISTA
-adaptado desse texto do ROK
A palavra mais abusada na língua inglesa [e portuguesa] é “preciso”. Se você está lendo este tópico, eu acredito que realmente exista pouca coisa que você “precise” além das suas posses atuais. Você deve ter eletricidade na sua casa, tem um teto sobre sua cabeça, além de água encanada e comida no seu refrigerador. Por quê, então, sempre ouvimos as pessoas dizendo que “precisam” de mais coisas?
Nós humanos temos um desejo enraizado de competirmos um com o outro, e a propaganda se aproveita desse impulso. Pense um pouco nas pessoas que você normalmente encontra por aí. Do quê elas se orgulham? Comprar o mais novo cacareco permite que elas entrem no clube dos consumidores, e por alguns momentos elas se sentem tão bem-sucedidas quanto aqueles riquinhos ou famosos que têm tudo de novo à mão. A dor interna de suas vidas medíocres se dissipa por alguns momentos e elas podem alegar superioridade sobre todo mundo que ainda não possui a última novidade pra ostentar.
[Um lembrete pra vocês, crianças: a maioria desses famosos e ricos com exposição na mídia GANHAM ESSAS COISAS DE GRAÇA PARA EXPÔ-LAS POR AÍ. Pois é, além de fazerem BEM MAIS grana que nós, elas ainda não precisam pagar pelos brinquedos que o consumidor médio se mata para pagar.]
Essa ostentação idiota cria um investimento no próprio ego que retroalimenta um sistema quebrado. Mesmo que dividir os pagamentos em 2472847 prestações por luxos sem utilidade leve as pessoas à escravidão financeira, a mentalidade de que “se eu estou pagando R$ 10.000 por essa iCoisa e tenho que fazer horas extras só pra poder pagar o meu cartão de crédito, ela DEVE valer algo – assim como todas as outras coisas que eu e meus chegados ostentamos por aí.”
ESTAMOS TRABALHANDO EM EMPREGOS QUE ODIAMOS
PARA COMPRAR COISAS QUE NÃO PRECISAMOS
COM O DINHEIRO QUE NÃO TEMOS.
Se você está no FdB [e no ROK], você deve ser possivelmente um homem em seus 20-40 anos que deseja fazer uma ou mais das seguintes coisas: se demitir, viajar, trabalhar por conta própria, abrir seu negócio, entrar em forma, liderar seu relacionamento, ou ser proeficiente em alguma coisa útil. A mentalidade minimalista pode te ajudar em tudo isso.
Ter menos posses te força a colocar um valor maior nas suas experiências pessoais. Isso faz, por exemplo, as viagens valerem mais a pena porque você se força a entrar em contato com o que realmente te faz feliz [e te realiza]. Se você está está começando um negócio ou tentando avançar na sua carreira, o desejo de ostentar não só drena seus recursos como tira sua disposição de enfrentar riscos. “Se meu negócio falir, vou ter que devolver meu Audi A4?” Quanto menos porcarias você tem a perder, maior força de vontade para se superar você terá.
Se você quiser se mudar para uma cidade melhor, com um custo de vida maior, ter coisas demais não só atrapalha essa decisão, como te forçará a procurar um lugar maior [e mais caro] para alugar/comprar. Aluguel mais caro = menos dinheiro para seus objetivos. E se você é uma pessoa que se distrai facilmente, como eu, remover esse “barulho visual” do seu campo de visão permite que você use mais o seu tempo livre em coisas criativas, e menos no seu ambiente.
Doar ou vender coisas inúteis é um bom começo, já que muitas posses têm um peso psicológico que você só vai entender quando se livrar delas. Para abraçar o pensamento minimalista, você também terá que matar o seu Ego Consumista que lhe foi encucado em você desde a infância. Mate esse Ego assistindo menos TV [ou deixando de assistir duma vez] e estude as técnicas usadas nas propagandas para te fazer gastar. Encontre satisfação no seu Desenvolvimento Pessoal, em hobbies ou no seu trabalho, no lugar de seguir o gado hedonista e ostentador. Da mesma forma que uma droga, acessos de consumo dão um 'barato' que no final não modificam a sua felicidade média, mas que te deixam com uma casa cheia de porcaria e uma carteira vazia de dinheiro.
As mulheres costumam atrapalhar a morte do Ego Consumista. Já perceberam que quando uma garota passa muito tempo no seu espaço, ela começa a dizer que você “precisa” daquilo, ou tem que “trocar” isso? Um amigo um dia me disse que “todos os seres humanos têm um desejo inato de criar – mas a maioria das mulheres não consegue, portanto elas tratam de redecorar.”
Limite seu tempo gasto com mulheres que tentem atrapalhar a morte do seu Ego Consumista. Ironicamente, homens que levam uma vida minimalista/nômade costumam atrair mulheres com maior poder de barganha. Como sempre, observe o que as mulheres fazem e não o que elas falam quando elas estiverem reclamando do seu modo de vida.
Pergunte-se: se a sua casa queimar e você não tiver nada além das roupas do seu corpo, que valor você terá pra sociedade e pra você mesmo? A maioria dos Adormecidos ( = plugados na Matrix) prefere morrer a ter que substituir aquele vaso da titia Maricota ou aquele álbum de criança que ele não mexe há décadas. Tudo isso é ilusão. No momento que você parar de investir suas emoções em posses físicas você implicitamente colocará maior valor nas suas experiências pessoais e nas suas habilidades.
Mas minimalismo não significa frugalidade ou avareza. Eu não visto um barril enquanto pedalo no meu triciclo enferrujado pro trabalho todo dia – eu simplesmente prefiro alocar meu dinheiro em experiências, algumas poucas e boas posses e num fundo VTNC que me ajudam no meu desenvolvimento pessoal, do que me tornar escravo de cacarecos que perdem seu valor assim que saem da vitrine.
Se libertar da Matrix significa separar suas prioridades daquelas que a sociedade te impõe – e colocar as primeiras como essenciais. Não tenho como prometer que adotar essa linha de pensamento fará todo mundo feliz, mas com certeza irá clarear o que realmente te ajuda na vida, e permitirá que você se foque tanto externamente quanto internamente, naquilo que vai te tornar um homem de valor.