14-02-2018, 07:49 AM
Não sou religioso, mas essa frase "suicidas vão pro inferno" me parece uma tentativa de diminuir o número de suicidas através do medo.
Relato suicida
|
14-02-2018, 07:49 AM
Não sou religioso, mas essa frase "suicidas vão pro inferno" me parece uma tentativa de diminuir o número de suicidas através do medo.
14-02-2018, 08:35 AM
O sujeito já estava predisposto a cometer suicídio, possivelmente independente desse ocorrido. Poderia ter acontecido outra merda na vida dele que o faria cometer também. Isso vai além da sacanagem que a ex mulher fez com ele, pois outras pessoas mandariam ela ir se fuder e trabalhariam para dar suporte a criança. Eu tenho uma visão diferente sobre suicídio, vai contra as vertentes religiosas e não vou perder meu tempo me estendendo, mas o cara nesse caso só foi covarde como seria em qualquer situação que colocasse a estabilidade dele em dúvida(seja emocional, financeira, espiritual, etc).
15-02-2018, 03:59 PM
Quem tenta o suicídio liga pra onde vai, ou vai deixar de ir ? Ele só sabe onde não quer estar. E isso é uma visão imediatista demais , focar no curtíssimo prazo e esquecer a vida toda pela frente. Vale pra qualquer tipo de fuga que leve o caboclo ao isolamento e a prostração.
Feliz de quem teve uma família que o ensinou a valorizar a sua vida e futuro. Feliz de quem aprendeu na marra a não jogar contra si próprio, e entendeu que sua vida e futuro são o que temos de mais importante. E ai de quem não tem capacidade de compreender isso.
15-02-2018, 06:38 PM
Eu sou ateu mas acho que a religião tem lá suas benesses a nível social, como converter bandidos ou impedir suicídios em massa, porém quando alguém diz que quem suicida-se vai para o inferno fico me questionando...( partindo do pressuposto que deus exista), como um ser que sabe o futuro, tem poder pra qualquer coisa, cria um ser que SABE que em data X irá suicidar-se? sendo que ja sabe o futuro, por que não cria o indivíduo com uma característica "x" que impede que ele cometa o autoextermínio? "ah... mas ai tem o livre arbítrio", porra, se eu fizer um mal aqui eu vou colher o que plantei? Sim, se eu estudar eu vou conseguir alguma coisa boa ? sim porque a chuva é pra todos, se eu tiver com uma doença e for plano de deus que eu morra na data "x", eu morrerei nesta data? sim porque deus que manda, se for plano de deus que na data "x" eu morra em um acidente de carro, ou vítima de assalto, eu irei morrer nesse dia? sim porque deus sabe nosso futuro e é onipresente, então pra que serve oração?????????????????????? Qual o sentido de orar? Indo mais além no suicídio, por que deus criaria um ser, sabendo que vai sofrer pra caralho, igual os confrades contaram várias histórias, sabendo que não iria suportar e iria suicidar-se??? ah mas é só ele orar que deus dá força.. DEUS SABE O FUTURO E SABE QUE ELE NAO IA TER FORÇA PORRA ( partindo do pressuposto que deus exista, logicamente)
Provavelmente a resposta será que você terá o perdão e salvação, ou seja... No plano prático e real, o aqui e agora não existe evidência nenhuma, mas eu entendo que pra quem acredita é difícil desvincular-se de dogmas e práticas consuetudinárias, agora provavelmente alguém ( no mundo inteiro, e não deste fórum ) que ficam com este discurso de que quem suicida é fraco, ou vai pro inferno, com toda certeza cometeria o mesmo ato se passasse pela mesma situação, ou até outra mais leve... Coisas complexas não se satisfazem com soluções e respostas simplistas.
MEU RELATO: http://legadorealista.com/fdb/showthread.php?tid=5302&highlight=relato+destruidor+vergonhoso
16-02-2018, 08:23 PM
Uma frase que já li em algum lugar, mais ou menos assim:
"É terrível para o ser humano aceitar que nada há após a morte." E ninguém é feliz para sempre ou triste por muito tempo
- Keane -
16-02-2018, 08:59 PM
Por que Deus cria alguém que vai se suicidar: jamais saberemos. Por mais que você diga que é ridículo, essa é a resposta. Talvez Deus criou esse sujeito para que outros (COMO VOCÊ) aprendam com o erro desse cara. Dai iremos para o problema do sofrimento e o mal, no qual eu nao vou entrar porque, além de livros, existem diversos vídeos de William Lane Craig e outros que estudam a apologética cristã.
Nao confunda a perfeita sabedoria de Deus com causalidade. Deus sabe que um sujeito vai se matar, mas nao é Ele quem CAUSA a morte do sujeito. Novamente iremos para o mistério da inoquidade e novamente te recomendo as fontes citadas acima. Sobre oração, leia o livro A Fé Explicada do Pe. Leo J Trese. Além de outros assuntos, a oração é citada. A finalidade da oração não é apenas de pedir a Deus alguma coisa. Serve também para agradecer a sua benção (que você nem sabe que recebe) e eventualmente para pedir coisas. Existem outros motivos para orações, mas eu honestamente nao me recordo no momento. Sobre evidências: você deseja realmente entrar no debate se Deus existe ou não?
16-02-2018, 11:38 PM
Deus não criou ninguem para se suicidar, ele deu o livre arbitrio.
O livre arbitrio é dado ao homem por conta do amor de Deus a sua criação, ou seja a criatura tem a total liberdade de fazer o que quiser inclusive amar o criador ou não. Vale ressaltar que esse amor espiritual nada tem a ver com sentimentalismos tolos e filmes de romance para mulheres. O amor verdadeiramente falando, é a maior de todas as virtudes, e a mais dificil de obite-la, pois é aquilo que nos tornará livres de todos os tipos de paixões e desejos. O ser humano é criado igualmente à imagem de Deus por sua capacidade de autodeterminação, ou seja a capacidade de realizar e e criar coisas, por exemplo: o ser humano cria ruas, comercios, hospitais, leis para gerir a sociedade, reproduzem a especie e etc. Quanto a semelhança, a perdemos por conta da desobediencia de adão, antes da queda, adão possuia a semelhança de Deus. Semelhança é o fruto de um devir, não pode ser adquirida senão no final de um esforço ascético constante atraves de Jesus. Jesus é a forma do homem orginal, assim como adão era. Ou seja Deus se fez homem, para salvar o homem. Devemos lembrar que é impossivel conceber Deus, pois ele é imensuravel. Quando o homem faz do livre arbitrio motivo para se orgulhar de si mesmo, seu coração se aparta daquele que o criou, e homem por assim dizer se torna "Deus" de si mesmo. Por isso o budismo, hinduismo, astrologia etc são pagãs, por que o homem busca se livrar do sofrimento e se autoafirmarem, buscarem a autosatisfação, serem completas semi-deusas, terem poderes misticos, e essas coisas são limitadas, só vão até certo ponto abrindo portas para aquilo que o homem deve evitar, o orgulho. Não são poucos os caras que leem nessahan e se tornam orgulhosos, se achando mais machos que outros homens, é atraves do orgulho que esses mesmos caras caem naquilo que buscam evitar, a armadilha da paixão.
16-02-2018, 11:55 PM
Quando me deparo com pessoas falando '' suicidas vão pro inferno''
me vem uma enorme tristeza na alma. Vamos ter mais empatia pelo próximo, ninguém sabe ao certo oq te espera depois da morte. O Demiurgo que vcs creem pode não ser verdadeiro, todas as coisas que te ensinaram sobre religião podem ser descreditadas. Não cabe a mim julgar o suicida, ninguém sabe oq se passa na mente da pessoa, existem pessoas que são extremamente fracas no quesito emocional. Não se esqueçam que a maioria dos homens estão imersos na matrix, eles não tem o conhecimento realista para guiá-los. Muitos de vcs estariam fazendo inúmeras cagadas se não tivessem o conhecimento da Real. O comentario do @Belial foi bastante assertivo.
17-02-2018, 04:03 AM
Esse seu comentário está cheio de relativismos.
Quem crê que Deus esteja reduzido a um demiurgo, e aqui me refiro aos cristão deste fórum, já está crendo errado. A religião pode estar errada, mas a verdade é uma só, ou é ou não é. Já expressei a minha opinião sobre o suicídio, mas se eu estiver errado, não há empatia que resolverá o problema do cidadão do outro lado. De qualquer forma, uma das coisas que a Real faz de boa para a sociedade é mostrar pra muitos homens que o suicídio é uma escolha terrível. Esta empatia é a que importa, é a que faz algo pelo próximo enquanto ele está aqui. O ateísmo pode passar uma sensação de neutralidade, mas é negativo ao dizer que não há nada após a morte, porque trás pra muitos a idéia de que o suicídio é uma opção de libertação, acaba colocando como uma coisa boa. O próprio @belial (nick que é o nome de uma entidade espiritual do mal, diga-se de passagem) em uma de suas primeiras postagens comentou que chegou a pensar em suicídio, mas por pensar que do outro lado poderia ser pior do que aqui, preferiu não seguir por este caminho. (12-01-2014, 06:50 PM)belial Escreveu: Confrade, depois que arrumei emprego de telemarketing fiquei sem tempo de mexer no PC, com isso ela parou de escondê-lo... mas ai minha mãe começou com outras "Modinhas", coisas como não lavar minhas roupas nem deixar eu lavar também.. ou então não fazer marmita nem deixar eu levar.. coisas do tipo assim.. em relação a suicídio, eu só não cheguei a fazê-lo em uma época por não saber o que vem depois... vai que é pior né nao?
Spoiler:
E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1
17-02-2018, 07:21 AM
Li o relato e é bem claro que o cidadão colocou toda sua vida em prol de uma mulher, engraçado que aos 21 anos ele já deveria ter a experiência oriunda da adolescência que isso é fórmula para o fracasso, mas tudo bem tem gente que vai aprender mais tarde, creio que a pessoa não soube lidar com as próprias fraquezas e precisou de alguma forma atingir as outras pessoas dando cabo de sua vida, quando esse ponto acontece a mim, parece bastante aquela máxima, de que, você é tão desimportante para as pessoas, tão dispensável que apenas a sua própria morte, culpabilizando terceiros, pode de alguma forma dar a esses um fardo pelo ocorrido, o que é óbvio um grande erro.
Sobre o mérito religioso, não entro nessa questão, já fui praticante do catolicismo, tive participações em grupos na Igreja, mas abrindo mais a mente eu percebi que o bom ensinamento é algo fragmentado que não esta em apenas uma fonte, sempre que me vejo preso a uma fonte de certa forma percebo que dou poder a líderes opinarem e decidirem por mim, isso é algo que nunca suportei, lembro determinada vez na Igreja que precisávamos fazer um trabalho para um evento solidário, porem eu havia esquecido meus materiais como alicate, lápis, para instalar um painel que ficaria rolando uns vídeos... onde eu estudava, e eu esqueci exatamente em um dia véspera de feriado, voltei correndo para faculdade mas essa já estava fechada, cheguei no padre e falei com ele que não teria como fazer pois meu material eu so conseguiria reaver na semana seguinte ao feriado, perguntei se o padre poderia conseguir para mim os materiais, o padre simplesmente riu e falou "vou rezar por você" ou seja "FODA-SE", o que eu tiro disso? se nem o líder religioso estava se importando com a mensagem que seria passada, por que eu iria me importar? quem vive o inferno na terra é quem se doou para a mensagem ser transmitida ou quem tem um titulo e fez pouco caso dela? Então eu costumo separar as coisas, o suicida pode não ir ao inferno, mas estar vivendo em um! as coisas podem mudar em sua vida e a tentativa virar motivação para mudar, aos 21 existe a possibilidade real dele observar as burradas que fez, antes tarde que nunca, começar então a procurar por soluções e não mais por problemas.
17-02-2018, 03:41 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-02-2018, 03:43 PM por Young Meyer Lansky.)
@Senna
Eu entendo seu posto de vista e concordo com ele, minha intenção não era relativizar valores morais nem nada disso. Eu concordo que a religião serve como fulcro pro homem se apoiar nos momentos difíceis. Não gosto de fazer nenhum julgamento, eu não sei oq se passa na mente do sujeito, não sei da luta diária de cada um. Então eu não posso julgar um suicida.
17-02-2018, 04:13 PM
Lendo os comentários de vários confrades, alguns tocaram no assunto de haver outros fatores que influenciaram o Francisco. Eu não posso afirmar isso mas o Francisco tinha uma vida bem estável antes da separação(Apesar de sua situação financeira), não sei a parte da família dele eu não era amigo apenas colega de trabalho e quem me contou sua história foi uma amigo que trabalhava com ele, mas tudo leva que foi a separação que causou tudo isso.
Alguns confrades comentaram que faltou apoio de seus familiares, a empresa apoiou ele, solteiros, casados, manginas, mulheres, chefe, etc...mas como disseram Francisco foi fraco e tentou suicídio outra vez. Na minha opinião se ele conhecesse a Real poderia aliviar a dor que ele estava sentindo, ele é novo e tem tudo para continuar sua vida, alguns não concordam com isso mas eu acho que a Real salva vidas!
17-02-2018, 04:42 PM
Confrades, um cara quis se matar por causa de mulher. Onde o foco do tópico de perdeu ? Não era a intenção do autor especular sobre a existência ,ou não, da vida post-mortem. Logo , o tópico está enveredando pra uma discussão completamente distinta da premissa básica, está se desvirtuando.
17-02-2018, 04:54 PM
Exatamente Gilgamesh, decidi compartilhar essa história para saber o que os confrades realistas acham de um jovem se suicidar com 20 anos por causa de mulher. Sei que no fórum tem noticias parecidas mas eu presencie essa, então compartilhei.
A parte post-mortem não era meu objetivo devido abordar religião e cada um tem sua crença.
17-02-2018, 05:07 PM
(17-02-2018, 04:42 PM)Gilgamesh Escreveu: Confrades, um cara quis se matar por causa de mulher. Onde o foco do tópico de perdeu ? Não era a intenção do autor especular sobre a existência ,ou não, da vida post-mortem. Logo , o tópico está enveredando pra uma discussão completamente distinta da premissa básica, está se desvirtuando. Eu já discordo um pouco de você nessa confrade, sem dúvida o questionamento foi sobre os males que aflingiam o cidadão desconhecido, muitos opinaram com razão outros com a fé, o post motern, vem de quem coloca a visão realista unindo com seu lado religioso, não se sabe até onde o suicida tinha ou buscava / pensava em ter uma religião, para os que creem, tentar contra a vida seria continuar um sofrimento por uma eternidade, aos que não tem fé, ficaria a parte apenas racional (sem colocar fé em algo inteligível) Eu creio aí sim concordando com você, que o interessante seria a opinião retirando o fator fé, já que essa parte não foi abordada no relato, mas é compreensível que muitos aqui tenham fé em algum tipo de religião, principalmente cristã. Eu mesmo segui o cristianismo por 8 anos, me afastei do cristianismo enquanto instituição por conta do que via em igrejas, mas cultuo as coisas positivas que nele existem, outra coisa que costumo cultuar são praticas de outras religiões que tem como ensinamento meditação, respiração, concentração e afins, que por sua vez não são aceitas no cristianismo, por serem antigas religiões ligadas a tradições pagãs... Fé é uma coisa muito particular mesmo, porem eu compreendo que para muitos confrades seja algo difícil de desassociar inclusive na hora de deixarem as suas opiniões.
17-02-2018, 05:14 PM
Tá certo. Eu não enxerguei , talvez, até aonde o assunto poderia abraçar, além das causas os seus efeitos, por serem assuntos anexos. Valeu pelo toque, decocrash.
17-02-2018, 06:00 PM
(10-02-2018, 02:47 PM)Senna Escreveu: Uma das poucas coisas que um pastor da primeira igreja que fui membro conseguiu me convencer é que não necessariamente uma pessoa que suicida vai pro inferno. O mestre Senna falou tudo nessa resposta, poucos falaram a respeito do filho do Francisco, quais seriam as consequências da criança sem pai? Não estou criticando quem rumou para a parte da religião, não abordei a parte religiosa do Francisco, como eu saberia disso(decocrash)? Por isso perguntei a visão da Real. Como o Senna falou da consequência da morte do tio na sobrinha, ele não pensou em ninguém e tentou o suicídio. Realmente o tópico aborda essa parte post-mortem e fé, mas como falei no comentário anterior, isso vai da crença de cada um.
17-02-2018, 06:21 PM
(17-02-2018, 06:00 PM)Skull Escreveu: Não estou criticando quem rumou para a parte da religião, não abordei a parte religiosa do Francisco, como eu saberia disso(decocrash)? A de convir que foi algo que alguem disse, nem você ou nós podemos ter certeza das aflições do cidadão, acredito que cada um possa opinar com a sua propria vivencia (e nada mais realista que vida real) eu fui um dos que não levantou a religião como resposta, mas eu vejo como uma delas, se a religião prega vida e estar religado a algo superior, entendo que alguns vejam que esse fator pesa, eu creio também que exista um egoismo na pessoa mas isso meio que deixei na outra resposta, não é nada fácil, essa situação, quanto a real salvar, acho que so ele poderia definir isso, a depender da situação e emocional do cara, uma resposta mal dada poderia até piorar a situação e o auxilio ser so mais um estopim para a tragédia, buscar e querer ajuda é algo muito pessoal, acho um tema bem especifico e particular com muito mais escolhas que "formulas" obs: não critiquei nenhuma das linhas de pensamento, que surgiram no tópico, apenas expus a minha propria forma de pensar, gosto de observar para concluir ou tentar ao menos
18-02-2018, 09:04 AM
O tópico não foi desvirtuado não, somente teve aquela surpresa ou uma certa repulsa dos demais pelo fato do termo "suicídio" ser tão pesado, e realmente é pesado mesmo, pensar/acreditar que um ser humano seria capaz de tirar a própria vida por qualquer motivo que seja. É triste saber que passamos por tantas coisas ruins e pesadas, nem menos pior, ou mais complexas mas são problemas como todos os problemas, e aguentamos firmes, e um cara com um problema x ou y decide por fim em sua vida, na dádiva de viver, sem nem ao menos pesar as coisas boas que ele ainda tem para viver, sem pensar na familia, nas viagens que ele ainda poderá fazer, nas alegrias, nas lições que o tempo nos ensina, sem ao menos tentar, pior, que ele tentou, mas não resolver o problema, ele tentou simplesmente esconder debaixo do tapete, ou da sob terra dentro de um caixão!
Penso que os confrades, independente da religião, comentaram esse pensamento do ponto que chegou a situação. Tem muitas respostas boas, mesmo sendo analisadas por quem está de fora e somente sabendo um resumo da história. Para ele faltou a REAL sim, como para mim faltou em um momento da vida onde fiz minhas cagadas, como faltou para muitos aqui em algum momento, a tivemos sorte, fomos forte e não pensamos como ele, que a única solução fosse se matar. A REAL nos fez, faz e fará falta em algum momento da vida, para ela surgir temos que passar por alguma provação divina ou daqui da terra mesmo. Pro cara não passar por isso, ele tem que nascer em berço de ouro e mesmo assim o cara pode nascer com um patrimônio de família para se auto-sustentar até sua quinta geração futura e mesmo assim ele tem alguma probabilidade de foder com tudo, ou ter um câncer, morrer de acidente e assim por diante. No mais, a vida para nós, meros mortais é assim mesmo. Para o Francisco do relato, uma ajuda especializada seria boa, e com o tempo, essa fase de total cegueira da realidade acaba, os olhos dele vai se abrir para o mundo e ele olhará com outra perspectiva. Nossa vida é um deserto, nossos problemas é a nossa sede, um rio com água pura é o nosso objetivo, podemos tentar andar pelo deserto e nos salvar no rio, matando nossa sede, ou desistir pelo meio do caminho. O desafio é saber para que lado ir, mas nunca vamos descobrir se não tentarmos. Torço para esse cara virar uma rocha, torço para ele entender esse recado da vida como lição.
20-02-2018, 01:11 AM
(14-02-2018, 07:49 AM)Tim Laflour Escreveu: Não sou religioso, mas essa frase "suicidas vão pro inferno" me parece uma tentativa de diminuir o número de suicidas através do medo. A frase foi um "senso comum" de minha comunidade, mas dei uma olhada na tradição da Igreja e errei nessa parte. |
usuários a ver este tópico: |
1 Visitante(s) |