• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Mulheres/Feminazismo/Relacionamentos Relatos [RELATO] A Falsa Excessão e a Decepção
Páginas (5): « Anterior 1 2 3 4 5 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[RELATO] A Falsa Excessão e a Decepção
Offline Rooster
Veterano
Tópicos: 27
Curtido: 36 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 1
03-09-2015, 09:58 AM
É o meu relato, escrito em outras palavras!

Mulher que no trabalho paga de respeitável, mas que na vida cotidiana é uma vaca. Fulano que se apaixona, descobre a putaria, e se sente um bosta.

A REAL salva vidas!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daredevil
Veterano
Tópicos: 9
Curtido: 84 vezes em 46 posts
Posts que curtiu: 22
03-09-2015, 10:13 AM
(03-09-2015, 06:22 AM)Marion Cobretti Escreveu:
(03-09-2015, 12:07 AM)Daredevil Escreveu: Kkk Que otário, vão me desculpar mas se eu tivesse no seu ambiente de trabalho eu ia rir pra caralho da sua cara. Em um mês e meio você misturou relacionamento com trabalho e ainda foi punido, podia ter tomado uma justa causa nessa crise pra deixar de ser otário, arriscou seu ganha pão por vagina e isso não é o pior kk, beijou boca de porra alheia e ainda andou de mãos dadas kkkk, bixo você é uma vergonha, fico imaginando seus companheiros de trabalho, caras que nunca ouviram a real e usaram a moça apenas da forma que ela merecia ser tratada, uma puta gratuita, você foi além, quis ser namoradinho. Patético, ainda posta essa vergonha aqui? Quer carinho neném?
Obrigado pelas palavras, adoraria virar chacota no meu ambiente de trabalho. Acho que já sou! Seria algo motivador a sair do buraco e me reerguer, sem problemas.

Confrade, parabéns por ter tomado consciência da situação na qual se meteu, você deve estava tão apegado que chegou a pensar "Porra, aqueles caras lá do fórum falam umas coisas que até fazem sentido, mas foda-se, ela parece valer a pena", aposto que por um instante tentou tirar os ensinamentos daqui da sua cabeça pra tentar viver o conto de fadas, mas desde o começo viver na mentira te atormentava, você não queria acreditar que tal menina com um rosto tão angelical fazia aquelas sacanagens ditas por aí.

É um privilégio que você tem conhecer a real, aceite o que aconteceu como sua culpa, esse erro que você cometeu vai te salvar de um futuro obscuro em que homens acreditam em uma fantasia. Agora por mais bonita que uma mulher seja, não idealize, você tem as ferramentas na mão, espere até que a mulher prove não ser uma vadia, o que não é fácil, mas caso queira se relacionar entenda que não dá pra ser com qualquer uma, que não dá pra ser mulher baladeira, ou dessas mal faladas, ou mulher que se entrega logo no primeiro momento e diz que fez por que com você foi diferente, isso não existe, e mais cedo ou mais tarde você vai chorar. Por fim, mais do mesmo, cuide do seu corpo, estude muito, trabalhe muito pra ter um outro privilégio, o de selecionar, isso é pra poucos, a maioria dos Homens hoje são escolhidos pelas fêmeas, não queira ser desses.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Legiao
Veterano
Tópicos: 8
Curtido: 42 vezes em 27 posts
Posts que curtiu: 0
03-09-2015, 11:50 AM
Espero confrade que toda essa exposição e humilhação que você criou a si mesmo,possa de alguma forma ter lhe servido como experiência para que não mais
acredite no que diz uma mulher. Acredite no que você vir,acredite nos fatos e não nas palavras. Mulher tem essa facilidade,e quando pega uma cara apegado como você estava
( não sei se ainda esta). Veja quantas pessoas relatam o quanto ela é promíscua,e por mais que um ou outro possam aumentar ou até não estar falando a verdade,não
creia que ela é um anjo enviado do céu. Se mente para os pais,não vai mentir pra você??
Boa sorte. A partir de agora se tiver que ter pena,tenha de você,se tiver que gostar de alguém,goste antes de mais nada de você mesmo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline LUDAVIAL
Usuário Banido
*
Tópicos: 17
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
03-09-2015, 02:07 PM
Que situação confrade?
Primeiro de tudo, coloque isso na sua cabeça, ONDE SE GANHA O PÃO NÃO SE COME A CARNE, ficou barato a suspensão de 01 dia, poderia ter sido algo mais grave, quem sabe uma Justa Causa;
Outra coisa, onda há fumaça há fogo, esse papel que você fez de ficar pra lá e pra cá, levantando informações sobre a vadia, chega a ser deprimente,
FORÇA e HONRA confrade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Marion Cobretti
O Cobra
**
Tópicos: 3
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 2
03-09-2015, 04:07 PM
(03-09-2015, 01:55 AM)PRAGAKHAM Escreveu: facepalm:
Se fosse teu pai lhe dava umas palmadas entenda meu filho de uma vez:
1. Vc não e detetive pra ficar atras de vida passada, presente e futura de fêmea.
2. Aprende onde se ganha o pão não se come a carne.
3. Agradeça essa fêmea por ser sua professora da matéria Matrix.
4. Não se compadeça pela cara dos outros por ser vitimista ou coitadinha.
5. Agradeça por aqueles que te escutam pois vc tem humildade em falar.
6. Aprenda a bipolaridade e uma sacanagem por maldade da fêmea.
7. Nunca misture o futuro profissional com o futuro amorzim.
8. Agradeça por não ter sido despedido e ela ter gozado sua cara.
9. Lembre vc foi mais fofoqueira desta historia pois procurou todas pra falar de fêmea.
10. Se realmente vc se acha um bosta assim seras ate quando mudar de ideia.
11. Quando a coisa e ruim, não existe esperança, duvida, isso te engana.
12. Não existe paixão a primeira vista, existe e putaria a primeira pegada.
13. Que tire desta merda toda algo de real pra sua vida e nunca mais seja o mesmo. Seja profissional de verdade, e não um estagiário chorão, seja um macho de verdade que saiba quem realmente e uma fêmea, porque se soubesse não tinha colocado a cabeça a premio, agora que aprendeu a lição. Coloque sua historia no quadro com vidro pendure no seu quarto e todos os dias da sua vida. Ajoelhe-se em frente dele e agradeça por não ter ido pro buraco, leia tudo sempre , que o relato seja todo dia um tapa na sua beiça pra não repetir a bagunça.
Ate que a experiencia de vida faça vc virar o jogo, não mudando e buscando felicidade em outros seres principalmente fêmea, Mas a mudança deve vim de vc, a felicidade esta dentro de vc.
Se não aprender com os propios erros e ser enérgico pra mudanças e ações que te levem a vitoria. Vai ser sempre a chacota dos outros.
Praga, obrigado! Sempre li o que você escreve, e hoje as suas palavras foram direcionadas a mim e concordo com tudo que disse. Não tiro uma vírgula se quer.

(03-09-2015, 02:20 AM)Don Welzo Escreveu: Isso é surreal. Tem tanto, mais tantos pontos que qualquer realista consegue ver que a mina não presta, que o cara ainda assim leva a adiante esse troço.

O pior de toda essa história, não foi ele ter descobrido que ela era uma vadia , mas foi ter falado pra ela sobre a má fama dela e esperando que ela desfazesse essa imagem de vadia na frente dele.

É muita inocência, velho. Se tem os fatos se apresentando para tu mesmo dar teu verericto para tua vida pessoal, porque vai consultar logo ela?

E ela ainda te fez de palhaço: "ainnnn...não confia em mim" , " estão querendo destruir nosso relacionamento" ...

Tá quase no nível daqueles juvenas cabaços que apresentam a Real pra namoradas dele.
Confrade, eu fiz essa burrada em perguntar para ela com um único sentido, tentar saber a verdade pela boca dela. Se ela iria falar a verdade... Aí já são outros quinhentos! Queria ver a reação dela ao escutar tudo aquilo de minha boca, de alguém que ela dizia "gostar", queria vê-la se desdobrar, tentar provar que era mentira! Tanto é que seus olhos encheram de lágrimas, se são de crocodilo já não sei. Me falou para perguntar para a ficante do David, que a menina tinha chegado nela pra perguntar se ela realmente tinha ficado com ele e a Patricia disse que não para a menina.

Tudo isso é muito estranho, mentiras e mais mentiras, fofocas, boatos, um ambiente de trabalho sempre tem algo do tipo. Mas dessa forma, nunca vi! Não sei se ela realmente fez ou confiou em amizades que nunca existiram.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline zumnupy
Veterano
Tópicos: 4
Curtido: 30 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 5
03-09-2015, 07:42 PM
O pior é que todo mundo na empresa deve estar sabendo e rindo pelas costas do confrade que postou o tópico.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline mente
Subindo a pirâmide
Tópicos: 11
Curtido: 49 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 11
03-09-2015, 08:58 PM
Não fique se punindo, tudo é aprendizado confrade.

Já meteram a real em tudo, mas faço um adendo: mulher falando que as fofocas das suas putarias são "intrigas da oposição ", são vadias sim.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
03-09-2015, 09:09 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-09-2015, 09:13 PM por Marcílio.)
Procure ler mais sobre desapaixonamento, que essencialmente falando é o contrário de apaixonamento.

Paixão decorre de vc visualizar qualidades em alguém e aumentá-la excepcionalmente, de modo que fica quase cego para analisar outras questões.

Desapaixonamento eu não sei como os outros aplicam, mas eu aplico da seguinte forma quando tenho uma paixonite: procurar defeitos dela ( ou mesmo criar um) e aumentar excepcionalmente. (recentemente agora li o começo do livro PODER SEM LIMTES de Anthonny Robbins, e percebi que isso é uma ancoragem nos moldes que ele propõe)

A intenção não é se livrar dela, mas de tomar decisões racionais e não ficar suscetíveis a emoções.

Aprendi mesmo isso sozinho e antes mesmo de vim pra Real, com minha ex-paixonite do trabalho.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Marion Cobretti
O Cobra
**
03-09-2015, 10:08 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-09-2015, 10:09 PM por Marion Cobretti.)
(03-09-2015, 07:42 PM)zumnupy Escreveu: O pior é que todo mundo na empresa deve estar sabendo e rindo pelas costas do confrade que postou o tópico.
Realmente, os caras que andavam com ela já tiraram um barato com a minha cara. Falam "olha o pegador aí!", "esse é perigoso!", um fala pro outro "sabe quem o Marion tá pegando? A mestiça!" ... Para eles virei motivo de chacota.

Hoje acabei discutindo com o David... Não consegui me segurar, da parte dele em que falou que pegou a Patricia, era tudo mentira. Mentiu por levar um fora dela, tentou, tentou e não conseguiu. Inventou que tinha pego ela para tentar sair por cima e queimar ela.

Confesso para vocês, que ainda estou abalado! O apaixonamento foi forte, acredito que foi intensificado pela forma em que ocorreram os fatos, a forma como ela me tratava e também o sexo, no dia foi excelente! Passamos a manhã inteira transando e aquilo não sai da minha cabeça. Acho que sinto falto do sexo em si, não da companhia dela.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
03-09-2015, 10:44 PM
Síndrome de Super-Homem, caro confrade, se achar invulnerável, achar que o simples fato de saber que a cobra possui veneno te protege da picada da mesma. Como só desejamos aquilo que não temos e você estava sem sexo,quando a possibilidade de faze-lo apareceu, você aplicou seu instinto antes de usar o raciocínio. Onde se ganha o pão, não se come a carne , fica a dica.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Hiroshi
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 5 vezes em 5 posts
Posts que curtiu: 8
03-09-2015, 11:21 PM
(03-09-2015, 10:08 PM)Marion Cobretti Escreveu:
(03-09-2015, 07:42 PM)zumnupy Escreveu: O pior é que todo mundo na empresa deve estar sabendo e rindo pelas costas do confrade que postou o tópico.
Realmente, os caras que andavam com ela já tiraram um barato com a minha cara. Falam "olha o pegador aí!", "esse é perigoso!", um fala pro outro "sabe quem o Marion tá pegando? A mestiça!" ... Para eles virei motivo de chacota.

Relaxa cara, já já eles esquecem disso e param de te zuar. Mas fique de olho pra qdo alguém de lá fizer merda, vc tbm deve dar o troco na mesma moeda, tire sarro sem dó tbm!

Mas por agora foque-se no seu trabalho, seja mais produtivo e responsável possível, se vc tiver um bom chefe, isso vai ser valorizado! Joinha:
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rooster
Veterano
Tópicos: 27
Curtido: 36 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 1
04-09-2015, 09:44 AM
Será que não dá pra denunciar uma vagabunda por Estupro Mediante Fraude (Art. 215 do Código Penal)?

A mulher se faz de santa, decente, respeitável, e induz o fulano a com ela ter conjunção carnal. Depois o cara descobre toda putaria que ela já aprontou, e percebe que ela não era nada daquilo que aparentava. Isso pra mim é fraude!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
04-09-2015, 11:25 AM
O que é maneiro é entender que todo mundo passa por isso, aí um dia desiste de procurar essa tal exceção e só curte as minas que ficam sem gerar muito futuro na mente, é aproveitar o momento e vazar.
No budismo dizem que o sofrimento advém do desejo, pior que eu concordo, depois de tomar umas lapadas da vida eu desisti de encontrar a exceção ou ter uma mulher perfeita do meu lado....
O mais estranho é que eu me casei com uma mina até gente boa, me ajuda em casa, trabalha pra pagar os próprios gastos (eu só pago as contas da casa) e mesmo assim eu não tenho ilusões de que isso vá durar pra sempre, acho que quando entendemos isso superamos o apego.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Marion Cobretti
O Cobra
**
04-09-2015, 05:30 PM
(04-09-2015, 09:44 AM)Rooster Escreveu: Será que não dá pra denunciar uma vagabunda por Estupro Mediante Fraude (Art. 215 do Código Penal)?

A mulher se faz de santa, decente, respeitável, e induz o fulano a com ela ter conjunção carnal. Depois o cara descobre toda putaria que ela já aprontou, e percebe que ela não era nada daquilo que aparentava. Isso pra mim é fraude!
Kkkk poderia ter! Se não me engano existe uma lei que proteger mulheres enganadas por homens que ostentam boa vida, riqueza, elas se envolvem com o cara e no final era tudo ilusão. Teve uns nego rodando por isso aí! Para nós também deveria ter algo parecido!

(04-09-2015, 11:25 AM)tio spectro Escreveu: O que é maneiro é entender que todo mundo passa por isso, aí um dia desiste de procurar essa tal exceção e só curte as minas que ficam sem gerar muito futuro na mente, é aproveitar o momento e vazar.
No budismo dizem que o sofrimento advém do desejo, pior que eu concordo, depois de tomar umas lapadas da vida eu desisti de encontrar a exceção ou ter uma mulher perfeita do meu lado....
O mais estranho é que eu me casei com uma mina até gente boa, me ajuda em casa, trabalha pra pagar os próprios gastos (eu só pago as contas da casa) e mesmo assim eu não tenho ilusões de que isso vá durar pra sempre, acho que quando entendemos isso superamos o apego.
Realmente, Spectro, o sofrimento vem do desejo. Pude notar isso agora! Gostaria de ter a Patricia ao meu lado novamente, sem ligar para fofocas, sem esquentar a cabeça com nada. Apenas curtir sua presença e marmitar. Esse é o meu desejo, porém, não pode ser realizado! Logo, o sofrimento toma conta de mim.

Tenho que ir no puteiro tirar essa coisa de mim, essa vontade de ficar com a Patricia. Eu não sei o quê acontece comigo! Sempre fui centrado, nunca me envolvi com qualquer uma. Ela conseguiu acabar comigo, mas ainda sinto sua falta. Me sinto um lixo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
04-09-2015, 07:58 PM
(04-09-2015, 05:51 PM)Marion Cobretti Escreveu:
(04-09-2015, 11:25 AM)tio spectro Escreveu: O que é maneiro é entender que todo mundo passa por isso, aí um dia desiste de procurar essa tal exceção e só curte as minas que ficam sem gerar muito futuro na mente, é aproveitar o momento e vazar.
Realmente, Spectro, o sofrimento vem do desejo. Pude notar isso agora! Gostaria de ter a Patricia ao meu lado novamente, sem ligar para fofocas, sem esquentar a cabeça com nada. Apenas curtir sua presença e marmitar. Esse é o meu desejo, porém, não pode ser realizado! Logo, o sofrimento toma conta de mim.

Tenho que ir no puteiro tirar essa coisa de mim, essa vontade de ficar com a Patricia. Eu não sei o quê acontece comigo! Sempre fui centrado, nunca me envolvi com qualquer uma. Ela conseguiu acabar comigo, mas ainda sinto sua falta. Me sinto um lixo.

Quando mais você tentar esquecê-la mais vai se lembrar dela, não é isso que o budismo ensina? Esvazie sua mente? Então corte o contato e sofra a saudade ou seja lá oque for, se tranque no quarto, se contorsa, não tente esquecer apenas sofra até o dia que o sofrimento passar....lembre-se: nenhuma energia dura pra sempre.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
04-09-2015, 08:48 PM
Cobretti, essa mulher é uma nota 6, então seu apego a ela obviamente é emocional, não sexual, por mais que o desejo sexual esteja presente.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Falchion
Veterano
Tópicos: 1
Curtido: 69 vezes em 49 posts
04-09-2015, 10:56 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-09-2015, 11:01 PM por Falchion.)
a tendencia e se foder quando se ignora os sinais que a nossa mente nós da!,todo relato escabrozo desses que postam sempre tem os mesmo sinais de ameaça iminente que os caras ignoram pra confiar nas vagábas quando cai na telha o vinculo emocional já ta do tamanho do úniverso, cabecinha ta piscando com o suspeita de galho seja a mina santa,freira,crente,amelia do cú rosa não ignore porra!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Marion Cobretti
O Cobra
**
05-09-2015, 05:25 PM
Hoje, confrades, teve mais uma fofoca. E essa acabou com tudo que sentia pela Patricia, acabou.

Uma colega do trabalho, Ana, veio me dizer da fama de galinha da Patricia. Me falou das estórias que todos sabiam, com os mesmos detalhes que todos sabiam. O que houve de diferente foi uma estória nova, acontecida no final do ano passado... No mês de outubro entrou um cara novo no setor de segurança, o Paulo. Cara gente fina, de boa. Hoje ele trabalha no período noturno. Ana me falou que no final do ano, Paulo chegou mostrando fotos de umas meninas que ele pegou de lá do trabalho. Ele tinha o costume de tirar fotos das meninas, fotos delas semi nuas... Vai entender. Tinha fotos de três meninas, dentre elas, da Patricia. Mostrou para os outros dois seguranças, que eram a Thamara e o Douglas. E adivinhem quem contou essa estória para a Ana? A Thamara... Ela quer queimar a Patricia de qualquer jeito. Um amigo de confiança meu disse para só acreditar no que visse, no que me provassem. Pedi para a Ana conseguir a foto e ela ficou sem graça, disse que assim eu a comprometeria. Falei que o que viesse da Thamara não acreditaria.

Por que essas estórias não apareceram quando eu estava de boa, sozinho? Por que apareceram agora? A Thamara quer me ver no chão. Tenho quase que certeza que foi ela quem mandou a Ana sondar e soltar essa estória!
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
05-09-2015, 05:57 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-09-2015, 06:02 PM por Marcílio.)
Não é possível.

Lave suas mãos cara. Deixa essa puta pra lá.

Tu tem que ver foto pra acreditar que essa mulher é uma vadia? Porra, a fama dela tá na lama, e o CSP quer resgatar isso dela.

Se isso fosse mentira, ela dava o jeito dela de meter um processo na bunda desse pessoal. Mas não, ela não tem como fazer, porque se fizer, vai espalhar mais merda.

Tem que chegar a esse nível mesmo pra tu desencanar dela?

Tá doido velho, nem nos meus tempos pré-Real agiria assim. Normalmente quando caras agem assim é por falta de amor próprio e orgulho.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Marion Cobretti
O Cobra
**
05-09-2015, 06:45 PM
(05-09-2015, 05:57 PM)Don Welzo Escreveu: Não é possível.

Lave suas mãos cara. Deixa essa puta pra lá.

Tu tem que ver foto pra acreditar que essa mulher é uma vadia? Porra, a fama dela tá na lama, e o CSP quer resgatar isso dela.

Se isso fosse mentira, ela dava o jeito dela de meter um processo na bunda desse pessoal. Mas não, ela não tem como fazer, porque se fizer, vai espalhar mais merda.

Tem que chegar a esse nível mesmo pra tu desencanar dela?

Tá doido velho, nem nos meus tempos pré-Real agiria assim. Normalmente quando caras agem assim é por falta de amor próprio e orgulho.
Verdade, confrade. O nome do que estou passando é apego... É difícil aceitar uma situação desta, não acredito que pude cair nessa. Sempre me precavi, nunca fiquei com qualquer uma. Ela apareceu e com seu jeito me conquistou, simulou algo que não era verdade, agiu de forma enganosa, transparecendo algo que não é e nunca vai ser.

É difícil se encontrar na situação em que estou, é complicado se desvencilhar dessas amarras em que a vadia me colocou. Um dia eu acordo do coma. Não queria passar por isso, mas infelizmente por descuido meu, me fodi.

Nunca mais esquecerei isso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (5): « Anterior 1 2 3 4 5 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo