09-07-2013, 12:12 AM
(08-07-2013, 04:01 PM)Meroplâncton Escreveu: Essa mania de gente que se diz de direita de achar que o Estado tem que resolver tudo é extremamente irritante. Isso não é direita, isso é uma das cabeças da hidra esquerdopata.
Fruto do marxismo cultural que conseguiu distorcer até o que é direita. Até quem acha que é de direita no fim defende bandeiras esquerdistas.
Confesso ter ficado muito surpreso com estas afirmações e as outras que eu li. Infelizmente, todos os estudos econômicos, historicos constam que a intervenção do Estado vem aumentando consideravelmente desde os anos 50, que eles sejam por partidos de esquerda e de direita.
Não é necessario distinguir o que povo quer, por mais lavado que ele seja mentalmente, e o modelo estatal dos paises né? Eu considero isto como uma intervenção que advem do modo como o mundo evoluiu, como o mercado das ações funciona etc. Não havera evolução nenhuma em direção da perda de controle do Estado, até mesmo porque em paises onde o socialismo reina, as pessoas todos os especialistas politicos tem uma visão com certeza diferente do estado, mas sob um controle.
Por fim, como quantificar o nivel de controle do Estado quando temos exemplos politicos que preferem controlar diferentes aspectos da sociedade? O pluralismo de HOJE vem muito mais se colar nos modos do Estado ter influência, até mesmo nas finanças publicas.
Duvido muito que menos Estado consiga alguma melhoria significativa, sobretudo quando vemos o nivel baixissimo de influência do Estado brasileiro, quando comparado com outros paises!
Senão, para não desvirtuar o topico:
Eu não acho nem revolucionario e nem facista o fato da população se mostrar hostil à violência. O problema ao meu ver é o moralismo que se constroi em torno dela, e disto nenhum pais escapa, infelizmente.
Mas a chamada pela justiça comutativa existe dentro da sociedade desde que ela existe. Seria idealista achar que isto vai mudar por uma simples questão de conciência. Varios dos elementos essenciais de combate a violência ja existem na sociedade moderna.
Claro, poderemos sempre ver a possibilidade de um acompanhamento medico para pessoas totalmente marginalisadas e perdidas, que existe uma reação ocultada do brasileiro que critica tudo ou parabeniza coisas ruins como morte de bandido etc.
Mas eis o fato que não pode ser negado e que todos sabem: a violência no Brasil atinge patamares de assustar qualquer um. Ela é tão elevada, tão grave, que quando percorro paises na Europa, ou mesmo no dia a dia, eu não consigo esquecer o que vi e vivi no Brasil.
Não consigo mesmo. Eu acredito mesmo que a possibilidade de uma visão como a do Ajax so sera possivel depois de MUITA mudança no Brasil. Como isto deve ser feito, so Deus sabe.