09-03-2013, 04:37 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-03-2013, 04:40 PM por Tiago.)
(09-03-2013, 04:15 PM)Sorine Escreveu: Quanto a 1ª regra, eu fiquei meio confuso, mas pelo que entendi vc dizer, é só dar o conselho a quem pedir certo? E reconhecer qdo vc não está em condições de ajudar, é isso? Pq como eu disse, geralmente qdo a pessoa quer conversar, eu, agora, apenas escuto. Se a pessoa perguntar "o que vc faria?" ou "o que vc me sugere?" aí sim daria uma opinião. É isso confrade?
É um terreno meio complicado pq a pessoa após ouvir sua sugestão pode fazer de acordo e aí acabar te culpando e não irá reconhecer a culpa dela, deixando de aprender o pq da sua falha!
Eu acho que o pedido tem que ser algo explícito, pois o conselho é na realidade um favor, não uma transmissão de responsabilidade. É para dar uma luz, não para ser um guia passo a passo.
Quando é desabafo, o melhor é ouvir mais e falar pouco. Neste caso, só dar conselho realmente se a pessoa pedir...
Sobre não dar o conselho é aquela coisa: às vezes você simplesmente não tem um conselho para determinada situação ou, dependendo do caso, acha melhor mesmo não opinar. É nesse tipo de situação que mesmo pedindo o conselho, você não o dá. Afinal, não estamos falando de uma obrigação, mas de um favor. É o caso de você se dispor a ajudar com um conselho, mas não tem conselho para dar.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)