30-05-2020, 07:03 PM
(30-05-2020, 11:16 AM)Master_DW Escreveu: Que bela análise @Wild!!Agradeço a força!
Eu tinha pensado em praticamente tudo que você descreveu no texto, tanto do que faltou para os livros do NA, quanto a questão da masculinidade e apego.
Ultimamente, tenho pensado muito sobre a questão do apego, e acredito que esta é a incógnita mais difícil de se chegar a um bom nível( que seja saudável claro) e ela não é TÃO discutida assim nos fóruns. A galera sempre comenta:" Ah, você está muito apegado, cai fora!!", mas o que fazer para melhorar isso no futuro? Beleza, caio fora e chega no futuro com outra parceira me apego de novo ou fico tão frio no relacionamento que acaba esfriamento e tudo dá errado.
Hoje, no ramo da masculinidade e desenvolvimento pessoal de nós homens, acredito que o "apego" é a chave pra tudo, como se fosse o ponto que você deve mais focar em melhorar, sabe? É tão incrível o quanto nós somos desapegados a certas coisas/pessoas/etc, mas a outras nós nos apegamos super rápidos que nem percebemos.
Enfim, são apenas meus 2 centavos
Junto com o @Profano estávamos estudando algumas metodologias de como apaziguar o apego, mas o camarada sumiu e isso ficou meio inconclusivo. É possível fazer por meio de "autoprogramação" do seu cérebro e tem áudios no Youtube inclusive que ajudam nisso. Não é preciso conhecer muito de psicologia para ver os resultados.
Apesar de muito ter falado sobre desapego, acredito que essa é uma incognita em meio aos escritos dele. A gente sabe que o apego até certo ponto é um mecanismo evolutivo importante e que a pessoa desenvolve naturalmente, até por que se não sentíssemos, não teríamos nenhuma empatia, seriamos todos uns psicopatas. Precisamos do apego em certa dose para viver. O problema é ele ser condicionado de maneira doentia pela nossa sociedade e ser mal desenvolvido por conta de problemas familiares, por exemplo.
O interessante do apego é justamente isso, que isso varia de cada um. Umas pessoas se apegam mais fáceis que outras. Umas se desapegam mais facilmente. Algumas pessoas mais magnéticas ou por certos motivos que as vezes nem entendemos bem podem criar apego em nós rapidamente. Então dá para se ter um entedimento bom do assunto, mas o que vale para cada um é um mistério que cada um tem que resolver.
A verdade é que a gente prega a arte do desapego, mas ela é muito rústica, só pede para a gente cortar contatos, ocupar a cabeça e deixar o tempo passar. Para algumas pessoas isso pode ser muito difícil ou muito demorado, daí que precisa ser estudada melhor essa questão.
Agradeço a sua contribuição!

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)