22-05-2017, 11:21 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-05-2017, 11:24 PM por Marcílio.)
(21-05-2017, 07:37 PM)Bruno Padilha Escreveu: Eu gosto de mim mesmo e sinto que meu ano de 2017 começou pra valer agora em maio. Não é só um começo de ciclo do ano, mas uma etapa da vida como um todo. Tendo naturalmente maior conhecimento e maturidade tanto em aspectos teóricos quanto práticos sobre a vida profissional, pessoal, acadêmica, etc.
Meu foco está em meu novo trabalho, onde ficarei pelo menos 3 anos conforme regimento do concurso.
Sou professor de uma turma do 3º ano do ensino fundamental. Até gostaria de pedir dicas para os confrades, mas não encontrei um tópico específico em que essa questão se contextualizasse.
Como devo proceder com as crianças de 8, 9 anos?
Estou com uma turma de 16 alunos, sendo 12 meninos e 4 meninas. São de uma escola pública da região metropolitana de Curitiba, mas não é favela nem quebrada louca, é um lugar residencial e simples, mas que tem boas casas e famílias descendentes de italianos na maioria. Já tive uma reunião de apresentação com os pais, na transição do bimestre anterior pro começo desse e tivemos uma mútua boa primeira impressão.
Tem algo que os confrades considere que um professor deva realizar trabalhando cm crianças? Como fazer uma aula realista, para não despertar manginismo sem lado obscuro?
Quanto aos conteúdos e metodologias, tenho dado aulas o mais tradicionais possível, focando nas explicações e cópias dos alunos em sala e muita lição de casa com atividades, que geralmente começam a ser feitas em sala para que eu mesmo observe quais as dúvidas e as sane, comigo corrigindo no dia seguinte, é claro. Fiz um primeiro trabalho avaliativo já e a turma toda respondeu muito bem, metade tiraram nota máxima e todos tiraram no mínimo 75%. A turma é boa em comportamento e em aprendizado, tenho tido um bom entrosamento e eles já confiam em mim e me seguem. Isso também fez muito bem pra minha autoestima recente, aliás.
Quando vocês eram crianças, que tipo de professor e aulas gostariam de ter tido?
Não acho que a Real deve ser ensinada pra adolescente, imagina pra guris.
Coisa que tu pode fazer é estimular a leitura, livros de contos de fantasia como Cronicas de Narnia ou Senhos dos Aneis, livro de filosofia (o mundo de sofia). Para uns mlks no geral, histórinha de guerra ou algo assim (tem um que gostei bastante que é A grande História de Alexandre, Manfredi, autor que ainda tem um série sobre Genghis Khan).
Outra coisa que pode fazer é não estimular muito romantismo e idealização, se bem que nessa idade os guris não dão sinal disso ainda, então não tem muito que se preocupar.
Negócio é incentivar valores como honra, responsabilidade, coragem, bondade, valorização da família e etc.
Já as meninas, eu não sei o que dizer, pois não acredito que a mesma metologia que serve para os meninos, sirva para as meninas. Se vc trabalhar temáticas de guerra ou de luta com elas, estará criando uma futura mulher embrutecida e/ou feminazi híbrida. Melhor seguir a metodologia "se não ajuda, não atrapalha" e ensinar valores como honra, responsabilidade, bondade e valorização da família.
Sugiro fortemente esquecer a Real nesse ponto e procurar programas de HomeScholling na internet ou facebook, tentando ver com lidar o aprendizado moral desses guris.