19-07-2012, 10:23 PM
(19-07-2012, 09:01 PM)Tito S. Escreveu:(19-07-2012, 08:57 AM)barão_kageyama Escreveu:Citar:Em mais de cem anos de teste de QI (quociente de inteligência), os homens mantiveram a supremacia.
Pois acabou de acontecer a virada no quadro. Segundo James Flynn, professor da Universidade de Otago (Nova Zelândia) e um dos mais renomados especialistas em QI, as mulheres estão obtendo, na média, melhores resultados do que os homens no teste que mede a proporção entre a inteligência de um indivíduo, determinada de acordo com alguma medida mental, e a inteligência normal ou média para sua idade.
No seu estudo mais recente, Flynn analisou testes na Europa Ocidental, na América do Norte, na Austrália, na Nova Zelândia, na Estônia e na Argentina.
Resultado: a diferença entre homens e mulheres desapareceu e, em alguns países, a população feminina já apresenta melhores resultados que a masculina.
http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfou...455970.asp
Pior q não discordo desta matéria.
Vejamos. Atualmente, temos a mídia, a cultura e o sistema educacional em peso chamando os homens de completos imbecis. O homem atual não tem mt incentivo pra tentar crescer intelectualmente tanto por causa que mulher não vai querer dar pra caras inteligentes (enquanto isso, marginais burros tem 6, 7 filhos), por todo esse bombardeio cultural citado e mais recentemente por políticas q visam tirar o homem das escolas (http://canal.bufalo.info/2012/07/telstar/).
Sem falar que em boa parte desses países pesquisados, que eu saiba uma prática comum qdo eles vêem q o moleque é um pouco mais hiperativo q a média é entupir o pobrezinho de Ritalina. Isso cria uma legião de mongolóides.
Ou seja, com toda essas correntes no QI masculino, é de se espantar que a mulher ainda não ultrapassou boa parte dos homens nesses testes.
Não, o QI médio feminino não superou o masculino. Vou explicar o caso...
Não da para explicar em poucas linhas a teoria dos testes de QI mas vou dar umas pinceladas.
Testes de QI tem validade sim, não porque eles medem a inteligência diretamente, mas porque eles se correlacionam com ela.
Para quem disse que testes de QI são pura lógica também errou. Porque eles testam diversos atributos mentais, como por exemplo velocidade de percepção, memória de trabalho, habilidade de visualização e até coordenação motora(no subteste montagem de objetos do teste WAIS)e utilizam uma técnica estatística chamada análise fatorial para extrair um "fator geral de inteligência".
Realmente os testes são carregados culturalmente, mas tenta-se minimizar o efeito da cultura, e além do mais, ia cultura favorece os homens porque eles tendem a ter mais conhecimento(pode parecer a primeira vista que isso é falso, pelo fato das garotas irem melhor no colégio, mas eu tenho diversos estudos que apontam nessa direção).
E não, Barão, o fato da mídia tentar denegrir o homens não faz muita diferença, porque os testes de QI utilizados como o Stanford-Binet e o Wais se parecem com jogos, e disso os homens gostam.
Também o fato de as mulheres não darem para o cara inteligente não desmotiva os homens, porque aliás, ass mulheres dão para eles sim, em buscam do do potencial deles em conseguir dinheiro. Além disso, a maioria dos caras que estudam, fazem isso por amor à área dele, não por status.
Outra coisa é o seguinte: na idade adulta, cerca de 70% da variância da distribuição dos QI's é de origem genética. E isso não muda de uma hora para outra. Leva milhares de anos para o perfil genético de uma população de bilhões de pessoas mudarem.
Essa reportagem não é sobre um estudo científico. É sobre dados que supostamente o cara juntou e que vão estar num livro dele. Como ele ainda não lançou o livro, não posso criticar os dados. Mas eu posso criticar o autor, porque eu conheço ele.
É James Flynn. Ele não é um especialista em QI. Ele é um professor de estudos políticos. E ele não é idôneo. Por vários anos ele esteve envolto numa discussão polêmica com o maior psicometrista vivo, Arthur Jensen, sobre diferenças na média de QI entre determinados grupos. Ele, James Flynn, usava os argumentos mais exdrúxulos nessa discussão.
Ele, o tal Flynn tem um texto publicado em que ele advoga a substituição da objetividade na ciência(ciências políticas, creio eu) por valores "humanísticos", que nada mais são que o tal do "politicamente correto" que enaltece mulheres, homossexuais e determinadas minorias.
Vem, cá, não acham conveniente que logo agora, com essa crise financeira, com essa enxurrada de propaganda sobre o "fim do homem", de repente , bum! as mulhres passaram os homens nos testes de QI? Logo QI, que depende tanto da genética? Como poderia mudar de uma hora para outra assim?
Eu acompanho estudos publicados dessa área. Tenho literalmente centenas aqui no meu pc. E dou minha palavra que não há evidências de que as mulheres suplantaram os homens nos testes de QI. Isso é só para vender livros.
Caras, eu vou repetir o que eu disse no outro post. Não se inferiorizem, não se façam de vítimas, aceitando o que a mídia feminazi diz. Porque a maior arma dela, e tentar denegrir a sua imagem. Não engulam isso.
Então, Barão, eu sou um entusiasta da psicometria e te digo que essa notícia não faz sentido.
Só n compreendi a parte da genética... quer dizer que inteligência é um fator genético?
Pq se for, isso é uma afirmação que derrubaria séculos de discussão a respeito da influência racial no desenvolvimento humano.