12-03-2014, 10:34 PM
Spoiler:
Não quis dizer que o ambiente molda a pessoa completamente, e se essa foi a impressão que passei, então estava equivocado. Mas não significa também que não há impacto do ambiente.
Alguns meses atrás eu estava estudando sobre psicopatas, e vi que há duas principais maneiras de se tornar um: nascendo com distúrbio nas áreas que nos proporcionam sentimentos como empatia ou tendo algum trauma - que nem precisa ser tão grande assim - na infância. Ou seja, se você nasce num ambiente ruim é bem provável que você seja tão ruim quanto aquele ambiente, senão pior. Claro, há tantas exceções e variáveis sobre o que é ruim que eu nem posso dizer que isso é uma regra.
Somando a questão do ambiente poder moldar seu caráter com o fato de ter uma família desequilibrada (ou até não ter uma) e do sistema educacional público não oferecer tanta oportunidade assim (pra quem não procura se informar, porque há muitos benefícios para quem veio da escola pública), eles acabam buscando o caminho fácil da vida. A culpa é deles também, não só do ambiente. Há casos de pessoas que são extremamente boas justamente por terem saído de um ambiente ruim, mas não podemos definir como um cérebro vai reagir com isso.
Independente das razões, como já disse, quando o sujeito já se encontra nessa situação, praticamente não há mais saída, pois mesmo que reabilite tal, ele continuará com uma educação insuficiente para viver normalmente na sociedade e consequentemente voltará a cometer crimes, e tenderá a ser cada vez mais ganancioso - com a desculpa de ser a última vez - e mais mortal com suas vítimas[/spoiler].
E discordo parcialmente do sujeito que comentou acima, na questão de ensinar um trabalho para esses criminosos para que tenham chance de viver. Existem muitos pobres que se encontram numa situação fodida e não cometeram nenhum crime, ou seja, merecem essa chance muito mais do que criminosos. Acho sim que presos devem ter um trabalho, mas não para ganharem dinheiro, e sim para manterem o padrão de vida deles na cadeia. Ou você acha justo ter presídios mamando nos impostos para manter criminoso comendo (e muitas vezes comendo melhor do que famílias pobres)? Presos que não possuem nenhum empecilho físico deveriam ter algum trabalho para manter sua própria comida, nem que seja cultivo. Mas aí esquerdas dizem: 'ah, mas e se eles não quiserem trabalhar, vai escravizá-los?' E a resposta é simples: o que acontece com um cidadão livre quando este não trabalha para comer?
Enfim, essa é uma questão delicada e eu entendo pouco do assunto para debater e admito que posso estar falando merda, então não vou mais comentar. Deixei meu ponto de vista atual sobre as questões aqui comentadas.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)