• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Mulheres/Feminazismo/Relacionamentos Geralzão da Real A Real na Bíblia – Jacó e o Mito do Amor Romântico
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
A Real na Bíblia – Jacó e o Mito do Amor Romântico
Offline Senna
Gajo de Respeito
*****
Mensagens: 3,886
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
Registrado: Aug 2013
#1
31-10-2017, 12:48 AM
Saudações confrades!


1. Intro


Faz muito tempo que não faço um texto reflexivo. Desde que o Barão me promoveu me dediquei mais a parte administrativa, tornar fórum mais amigável ao usuário e organizado esteticamente. Hoje ao fazer os últimos retoques nos banners definitivos senti que esta etapa foi concluída, então separei um tempo para escrever este texto.

Na minha visão e creio que a maioria dos realistas também, a Real sempre existiu, porém na geração dos nascidos nos anos 60 pra cá houve um rompimento com essa Real que não estava sistematizada de forma escrita, mas que fazia parte da cultura se perdeu, ou seja, a Real só existe como é hoje por uma questão de necessidade.

Mesmo não quando não era sistematizada, ela já estava nas histórias e nos livros antigos mais cheios de sabedoria. A Bíblia, que é a palavra de Deus, também traz consigo muitos ensinamentos realistas que infelizmente passam desapercebidos na maioria dos leitores. Pensando nisso, vou dar continuidade a reflexões que sobre histórias bíblicas com o olhar realista sobre elas, como o Destro fez sobre algumas delas:

Textos do Destro podem ser encontrados no tópico Textos do Destro: http://legadorealista.com/fdb/showthread.php?tid=6271
(Pesquisem pelos títulos até eu corrigir o redirecionamento dos links.)


2. Jacó, a história de um patriarca que acreditava no mito do amor romântico


2.1 O preço por ignorar os costumes da época

A história de Jacó começa em Gênesis 25:20 e vai até o capítulo 49, onde é narrado seus últimos momentos, mas nosso foco aqui será na conduta dele no campo dos relacionamentos e seus desdobramentos.

O costume das famílias era se preocupar em casar primeiro as filhas mais velhas, principalmente antigamente, onde mulheres com 20 anos solteiras já ficavam com o medo de não conseguir pretendente, mesmo assim, ao encontrar-se com Labão, Jacó se deixou levar pela aparência desenvolvendo sentimentos pela filha mais nova de seu tio, o “amor a primeira vista”, estando a mais velha ainda solteira.

Citar:
"E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da menor Raquel. Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista. E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor."
Gênesis 29:16-18

Não sei dizer ao certo que seriam esses olhos tenros de Lia, mas eu imagino que seja um olhar mais meigo, inocente com pouco sex appeal, já Raquel era uma mulher mais top, do tipo que agradaria a Ala Beverly Hills da Real.  trollface

Por esta beleza de Raquel, Jacó aceitou trabalhar 7 anos de graça (mangina awards) para Labão e assim poder casar como ela. Pensem comigo, se ele queria a mais nova, poderia muito bem ter ficado na dele, esperado a mais velha casar e “cair matando” na mais nova, mas não, ele foi desesperado e revelou logo suas intenções.

Como consequência, na noite de núpcias o cara que queria burlar os costumes da época se ferrou, pois Lia foi entregue no lugar e ele só percebeu no dia seguinte, já tinha desvirginado Lia, não tinha como devolver. Com isso, acabou trabalhando mais 7 anos de graça para enfim casar com Raquel.

Citar:
"Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, porque meus dias são cumpridos, para que eu me case com ela. Então reuniu Labão a todos os homens daquele lugar, e fez um banquete.
E aconteceu, à tarde, que tomou Lia, sua filha, e trouxe-a a Jacó que a possuiu."
(...)
"E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste? E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita.Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires.
E Jacó fez assim, e cumpriu a semana de Lia; então lhe deu por mulher Raquel sua filha."
Gênesis 29:20-28


2.2 O amor do pai pelo filho e sua relação direta com o que sente pela mãe

Outro aspecto interessante da vida de Jacó é que ele tinha uma preferência pelos filhos que teve com a mulher que amava mais, a Bíblia não deixa claro isso, explica apenas que é porque vieram na sua velhice, mas olhando o contexto pela ótica Realista, pois Raquel era estéril (Gênesis 29:32 a 30:2) e esperou muito por um milagre de Deus, entendo há uma relação entre os dois fatos.

Esse comportamento não é uma exceção e explica muitos casos hoje onde vemos CSPs querendo assumir filhos de m$ol e pais biológicos não dando a mínima para seus filhos, principalmente após o divórcio. Em ambos os casos o sentimento não íntegro é uma projeção dos sentimentos que o homem tem pela mãe da criança. Isso é um problema e o pai demonstrar gostar mais de um filho que de outro pode gerar muitos problemas de desentendimento entre os irmãos. Então aqui fica a lição de nunca demonstrar de qual filho se gosta mais.

Citar:
"E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente."

Gênesis 37:3,4

Um destaque pertinente aqui é que as aparências podem enganar, Lia que não era tão atraente já havia dado 4 filhos a Jacó enquanto Raquel ainda não tinha nenhum. Isso lembra me lembra uma frase de S. K. que diz que “nem sempre a mais óbvia é a correta”.


2.3 Os problemas familiares que vem como consequência

Jacó ter um filho preferido (José) e não fazer a menor questão de disfarçar isso acabou tendo como consequência o cultivo do ódio entre os irmãos, que chegaram a pensar em matá-lo mas depois mudaram de ideia e o venderam como escravo e depois disseram a Jacó que ele havia morrido, e assim pensou que fosse por muitos anos.

Citar:
"Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.
E ouvindo-o Rúben, livrou-o das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida."

Gênesis 37:20,21

"Então Judá disse aos seus irmãos: Que proveito haverá que matemos a nosso irmão e escondamos o seu sangue?
Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram.
Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito."

Gênesis 37:26-28


2.4 O estrago já estava feito, mas Jacó aprendeu a lição

Depois de seu amor romântico por Raquel desencadear tantos problemas em sua vida, na velhice parece que Jacó finalmente aprendeu a lição, lição não está explícita, mas no detalhes da forma como ele lida com a morte de suas esposas. A mulher que antes era a mais amada, ao morrer, foi enterrada pelo caminho, já a sua primeira mulher ao morrer foi enterrada junto a seus pais, e antes de morrer, ordenou que seu corpo fosse enterrado junto de Lia.

Citar:
"E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás.
E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim.
Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata; que é Belém."

Gênesis 35:17-19


"Depois ordenou-lhes, e disse-lhes: Eu me congrego ao meu povo; sepultai-me com meus pais, na cova que está no campo de Efrom, o heteu,
Na cova que está no campo de Macpela, que está em frente de Manre, na terra de Canaã, a qual Abraão comprou com aquele campo de Efrom, o heteu, por herança de sepultura.
Ali sepultaram a Abraão e a Sara sua mulher; ali sepultaram a Isaque e a Rebeca sua mulher; e ali eu sepultei a Lia."

Gênesis 49:29-31


3. Conclusão

A história de Jacó é um exemplo de como nós homens supervalorizamos a beleza de uma mulher e entramos em situações complicadas por não saber agir de forma racional. Jacó poderia ter se interessado pela filha mais velha e ter uma família estável com ela, ou ter esperado Lia casar e só então revelar seu interesse por Raquel, a pressa o fez levar 14 anos para atingir seu objetivo e lhe trouxe diversos problemas.

Projetar o amor que temos pela mulher no filho é um erro comum que os homens cometem, nisso CSPs muitas vezes sustentam filhos dos outros enquanto abandonam os próprios filhos, no caso de Jacó todos os filhos eram dele, mas alguns ficaram “abandonados”, quem a história toda poderá constatar o que estou falando.

No fim ele parece ter aprendido a lição (antes tarde do que nunca). Sua história fica para nós percebermos o quanto o amor romântico leva ao manginismo e este a consequências terríveis. Não desprezemos a sabedoria dos livros antigos, principalmente a bíblica (cuidado ateus toddynhos), se vocês perceberem, desprezar a sabedoria dos antigos é uma prática incentivada pelo marxismo cultural, com o qual não temos parte.

Como escrevi numa “sentada”, com o tempo vou revisando o texto e a medida que os confrades forem comentando faço uma ou outra alteração.


Fonte: https://www.bibliaonline.com.br/

Fé em Deus e hora,
Senna.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+] 8 usuários curtiram o post de Senna:8 usuários curtiram o post de Senna
  • Ermac, Josey Wales, loeb, mente, PODER-MASCULINO, Rapaz Iniciante, Villefort, xandysmaster
Website Procurar
Responder
Offline Ermac
we are many
***
Mensagens: 730
Tópicos: 6
Curtido: 244 vezes em 104 posts
Posts que curtiu: 157
Registrado: Mar 2015
#2
31-10-2017, 08:14 AM
Excelente reflexão.

O amor romântico é um egoísmo e satisfação pessoal, e por isso ele é tão cultivado nas músicas e nos cinemas, porque é utópico, inalcançável, fictício. E entra geração, saí geração, a população mundial aumenta, e sempre tem aquele que por ignorância ou extremo apego, se considerará o sortudo e único no mundo que vivi em realidade o amor romântico. Todos na sua volta pereceram por acreditar em algo inexistente, mas justo ele, não. E ai a conta chega e ele se torna mais uma vitima da utopia.
[+] 1 usuário curtiu o post de Ermac:1 usuário curtiu o post de Ermac
  • Josey Wales
Procurar
Responder
Offline loeb
Búfalo
***
Mensagens: 231
Tópicos: 15
Curtido: 48 vezes em 35 posts
Posts que curtiu: 755
Registrado: Jul 2016
#3
31-10-2017, 10:59 AM
Valeu confrade!
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
****
Mensagens: 4,954
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
Registrado: Jan 2013
#4
31-10-2017, 02:12 PM
Bom...


Minha interpretação difere da sua (tenho uma visão mais liberal quando se trata de bíblia).

Pra mim a grande paixão de José era Raquel, Lia foi a pedra no caminho.


Jacó sempre cumpriu com muito peso os compromissos com lia, e nunca pode desfrutar de todo seu amor com Raquel por causa de lia...que sempre estava lá empacando a foda, querendo ser amada a todo custo...e sempre querendo ter mais filhos que Raquel...

José era seu filho favorito pois ele sim foi gerado em amor, os outros foram gerados pelo compromisso.

Oque aconteceu foi o seguinte:
- Raquel não amava Jacó tanto assim
- Lia era um buxo de canhão mas amava ele de verdade sempre atrás dele...e ele esgueirando dela.
- Raquel não dava muita bola nem tinha foda boa, por isso não engravidava...com o tempo o velho Jacó foi entendendo uma coisa simples:


- bom é ficar com quem ama a gente, e ficar suplicando amor é uma merda.

Com o tempo Jacó vei ficou esperto e viu que Lia sempre o amou de verdade e acabou amando ela também. E Raquel apesar de ser uma Katherine zeta Jones nunca dava fácil pro vei que só ficava manginando...

Jacó saiu da Matrix no final...
Enterrou Raquel na estrada.
E lia com a família.

Acho que com a idade todo mundo sai da Matrix.
Mas aqui no fórum a gente te ensina.
[+] 4 usuários curtiram o post de Spectro:4 usuários curtiram o post de Spectro
  • Rapaz Iniciante, Senna, Villefort, xandysmaster
Procurar
Responder
Offline Rapaz Iniciante
Búfalo
**
Mensagens: 260
Tópicos: 0
Curtido: 43 vezes em 36 posts
Posts que curtiu: 668
Registrado: Aug 2014
#5
31-10-2017, 02:38 PM
Ótima reflexão! Parabéns. Muito gratificante deve ser para as pessoas próximas de vc possuírem sua amizade. É uma pessoa que vale a pena ter uma amizade sincera. Um ser de conhecimento e sensibilidade notável.
[+] 1 usuário curtiu o post de Rapaz Iniciante:1 usuário curtiu o post de Rapaz Iniciante
  • Spectro
Procurar
Responder
Offline xandysmaster
Amante das Bundudas
***
Mensagens: 1,170
Tópicos: 2
Curtido: 279 vezes em 205 posts
Posts que curtiu: 680
Registrado: Nov 2016
#6
01-11-2017, 07:55 PM
porra mestre SPECTRO..
Lendo a sua versão da historia imaginei um filme daqueles cinema mudo com sua maneira de escrever rsrs. Seguindo na biblia vem o mestre Ecle, em especial no cap. 25 dando aqueles "papos retos", para os tipos de situações dos dois lados da moeda: A mulher honrada e a desgraçada! Vejo esse cap. também como uma boa REAL explícita mastigada e digerida. De como se pode ser feliz e realizado ou ir ao cháo e ter sua vida terminada aos trapos por causa dessa "espécie". Na minha opinião esse cap. de Ecle., meio que indiretamente aconselha: -olha lá o Jacó.. vaai ser que nem ele pra tu ver! kkkkk . Na verdade ele só acreditou no amor, erro básico que se segue até os dias de hoje!!
[+] 1 usuário curtiu o post de xandysmaster:1 usuário curtiu o post de xandysmaster
  • Spectro
Website Procurar
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Matrix do amor romântico, idealização e pseudo-idealização (trecho) lawlyet_w 6 3,486 05-12-2016, 09:53 AM
Última Mensagem: hellblazer
  O que a Bíblia diz sobre um Cristão ficando solteiro? CR7 43 6,709 01-01-2016, 04:09 AM
Última Mensagem: PRAGAKHAM
  A esposa de Potifar: falsa acusação de estupro na Bíblia barãozin 5 3,539 12-03-2015, 11:00 PM
Última Mensagem: Jaguar Paw
  "Faço sexo romântico porque respeito minha namorada" John Romano 25 14,590 29-04-2014, 03:24 AM
Última Mensagem: Zlatan
  As três leis do homem romântico barãozin 2 1,666 13-07-2013, 12:18 PM
Última Mensagem: sarajevo

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo