• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Reflexão minha sobre uma suposta "Zona de Conforto'
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Reflexão minha sobre uma suposta "Zona de Conforto'
Offline Papa Mike
Búfalo
**
Tópicos: 3
Curtido: 28 vezes em 16 posts
Posts que curtiu: 406
Lightbulb  09-03-2017, 05:12 PM
Boa tarde Confrades.

Desculpem-me se o texto ficar um pouco grande.

Nos últimos dias tenho acompanhado a situação pessoa de dois colegas de trabalho meus, que inclusive são muito amigos (minha profissão tem uma peculiaridade de haver uma maior proximidade entre os colegas de trabalho, quase uma irmandade) e ambos estão passando por problemas de ordem pessoal, sendo um dele problemas mais amplos e diversos (ex mulher querendo morder mais pensão, problemas financeiros, mulher atual enchendo muito o saco e diversas pequenas coisinhas dando errado) e o outro acabou de sair de um casamento (basicamente ele foi corneado e chutado, um problema mais ''clássico'' digamos assim).

O cerne em questão aqui não são as demandas desses meus amigos, mas as tempestades que passam pelas nossas vidas são todas elas ao mesmo tempo provações e aflições permanentes.

Minha reflexão é sobre que muitas vezes ficamos em uma zona de conforto quando estamos com uma suposta ''felicidade plena'' (que não existe e nunca vai existir). Por outro lado em momentos conflituosos e sombrios achamos que nossa situação é eterna.

Já li em algum lugar, não me recordo se foi aqui nesse Fórum ou em outro local um conto oriental. Mais ou menos assim:

"Um rei pede ao homem mais sábio do reino que lhe escreva num papelzinho palavras para ler num momento de extrema aflição, um conforto da adversidade. O sábio cumpre a tarefa. Não muito tempo depois, o reino é invadido. O rei, sem saída, foge. Perdera tudo: poder, dinheiro, relevância. Ele então recorre ao bilhete do sábio. Ali está dito: “Nem sempre será assim”. O rei caído consegue, aos poucos, rearrumar suas forças. Retoma seu reino. E encontra o sábio. Ouve, agora no fausto reconquistado, no poder recuperado, mais uma vez a sentença: “Nem sempre será assim”.

A questão chave é essa mesma, NEM SEMPRE SERÁ ASSIM

A frase resume o perpétuo vai-e-vém das subidas e quedas, a inconstância da sorte, a rapidez das coisas e como tudo muda. Todo homem arrasado ou fustigado por qualquer coisa que seja deveria ter no bolso um papelzinho com a advertência do sábio oriental.

O sofrimento aparentemente insuportável vai desaparecer.

Do mesmo jeito e o que eu acho mais perigoso ainda é que temos a tendência de acostumar aos bons momentos como se fosse perdurar pra sempre.

Penso que é bastante prudente temer as supostas felicidades intensas, plenas e repentinas, pois a experiência tem nos mostrado que a total entrega à supostas situações estáveis precedem nefastas decepções.

Penso ainda que não devemos nunca nos desacostumar à solidão, ao sofrimento (moderado), à épocas e situações ruins de nossas vidas.

Assim como o legítimo guerreiro nunca desacostuma à guerra, mesmo vivendo em tempo de paz, quem já vivenciou situações extremas, situações negras, nebulosas e negativas, simplesmente não pode se dar ao luxo de querer achar que tudo simplesmente está pela ordem apenas por que as circunstancias indicam que está. Não!

Assim como o soldado acostumado com a pior das guerras, ele nunca mais irá ficar tranquilo, não totalmente, com a amenidade de um jardim lívido de flores. Nunca que irá encaixar em seu espirito um estado de felicidade plena, pois ele sabe que ela não é possível em um mundo real.

Situações negativas obviamente não são desejadas, a maioria delas realmente são pepinos, mas algumas delas podem nos ser MUITO ÚTEIS de certa forma.

Falta de grana é ruim, problema familiar é ruim, carro estragado é uma merda, doença é péssimo. Mas e a suposta "solidão"?

A Solidão é definida pela maioria das pessoas como um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa não por que simplesmente se isola, por que os seus sentimentos precisam de algo novo que as transforme.

Mas eu digo que essa seria uma definição muito medíocre de solidão. Ela pode e deve ser útil pra si mesmo, e a solidão nunca pode nos abandonar. Ele deve nos acompanhar por toda a vida, sempre, SEMPRE deveremos estar com o pé atrás em relação a qualquer tipo de felicidade, alegria ou qualquer outro sentimento positivo de natureza inebriante.

Que fique claro que sejam os sentimentos de natureza inebriante os que devem ser colocados em zona de dúvida. Pois a alegria autossuficiente de conquistas pessoais, aquela que surgem ao ser visualizados os resultados de nosso desenvolvimento pessoal, essa não deve ser questionada ou desmerecida sua legitimidade. Essa seria a mais profunda e puro forma de satisfação pessoa.

Mas a felicidade sentimental, amorosa, ela sim dá medo, pois são variáveis que eu controlamos as vezes, não podemos prever, o ser humano por si só já é instável e imprevisível, e as pessoas costumam cometer a burrada de simplesmente jogar nos braços de outrem a razão de ser feliz.

Lógico que pra um apaixonado isso é apenas suposição filosófica, nada mais importa. Mas pra falar como apaixonado as pessoas abandonam o ponto de vista niilista e adotar a paixão sanguínea e profunda. Mas aí boa sorte pra quem for...

Obrigado à comunidade Fórum do Búfalo!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Guy Fawkes
Búfalo
**
Tópicos: 5
Curtido: 42 vezes em 27 posts
Posts que curtiu: 111
10-03-2017, 12:33 PM
Confrade, não existe essa "zona de conforto" em relação a felicidade estável, pois todos temos problemas de menor ao maior grau e sempre vamos ter. A "zona de conforto" que existe é a de se conformar com os problemas a ponto de não procurar resolve-los.

As vezes olhamos para um homem bem sucedido, rico e estavel e e temos a falsa impressão que o cara é feliz, mas na verdade não imaginamos os problemas que ele enfrenta.

A vida é assim, sempre vamos estar em busca constante das resoluções dos problemas e sempre aparecerão mais problemas. A grande diferença é saber lidar com isso e procurar se desenvolver, ser um homem bem sucedido.

E cuidado, é claro que temos que ter os nossos momentos de solidão para refletir, ler, praticar hobbies, etc... mas não podemos ficar revoltados e se isolar do mundo, lembre-se, temos que ser lobos em pele de cordeiro, temos que ter o nosso circulo social, na vida real nós vamos ter que lidar com manginas, cafas, vadias, etc... todo tipo de gente.

Se isolar do mundo não é sair da matrix, mas entrar em outra.
As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Héracles
O do Olimpo!
Tópicos: 19
Curtido: 77 vezes em 48 posts
Posts que curtiu: 29
10-03-2017, 01:09 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-03-2017, 01:09 PM por Héracles.)
Quanto maior o sucesso, mais frágeis nos tornamos.

Comento melhor depois que o pessoal dar as opiniões.

No mais, cara vc escreve muito bem, gostei da reflexão
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Roland
Pistoleiro
Tópicos: 0
Curtido: 4 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 0
10-03-2017, 01:17 PM
A verdade é que tudo passa, nesta vida. Precisamos estar preparados, já que mudamos, nós mesmos, a todo instante.

Boa reflexão.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Cafrune
Búfalo
**
Tópicos: 1
Curtido: 7 vezes em 7 posts
10-03-2017, 03:00 PM
Um dos segredos para a paz de espírito é exatamente a equanimidade. Reconhecer que o sofrimento e a alegria, o prazer e a dor, enfim, que esses ciclos dualistas são inerentes à vida e não se deixar dominar por nenhum deles. Fugir da dor e buscar o prazer qualquer ser vivo faz. O ser humano tem a capacidade de ser mais do que isso, mas isso é para poucos indivíduos em cada geração. Recomendo ler o Bagavadguitá.
No me hago el lao de la güeya
auqnue vengan degoyando;
con los balndos yo soy balndo
y soy duro con los duros,
y ninguno en apuro
me ha visto andar tutubiando.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PaulValery
Búfalo
**
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 4
10-03-2017, 09:49 PM
Zona de conforto é um nome bonitinho para preguiçosos, coisa que mais tem no Brasil.

O cara atinge determinado objetivo e pronto, fica naquele mesmo estado durante anos sem focar em conseguir algo melhor, pois conquistou o queria.

Ao invés de aproveitar o que conquistou para buscar algo maior, não, prefere continuar na mesma monotonia.

O pior é quando o cara tá na merda e não procura mudar, é mais fácil conformar-se que é um merda do que ir a luta para honrar as bolas.

Pensamento de brasileiro, da nossa incompetente ex-presidenta.

[Imagem: h40bno.jpg]
"Um grande homem é aquele que morre duas vezes. Primeiro como homem, e depois, como grande homem." Paul Valéry
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline xandysmaster
Amante das Bundudas
Tópicos: 2
Curtido: 279 vezes em 205 posts
Posts que curtiu: 680
11-03-2017, 11:46 AM
Muito bom o texto, todos tempos problemas e sempre teremos, mais dia menos dia eles aparecem nos tiram os cabelos a paciencia mas nos fazem vivos, nos fazem ser o que somos, nessas horas que os fracos e os fortes se diferenciam, fracos choram viram bichas se matam dao o rabo se revoltam correm pro colo da mãe e bla bla ... os fortes dao um jeito, resolvem encaram se fortalecem com essa situação ou convivem com os problemas no dia a dia e a vida segue.
Eu sempre digo a meus amigos resumindo qualquer mimimi ou choradeira, que temos que nos valorizar acima de tudo, aceitar o bem, fazer o bem e colocar nossas vidas e prioridades acima de tudo, tendo essa meta qualquer problema q surgir e vão surgir saberemos dar um jeito, zona de conforto é preguiça ou ter sempre alguem que resolva o problema, tipico do aluno que cola na escola nunca vai se esforçar para aprender pq tem sempre alguem que ele cola ou que passa as respostas numa prova... quando chega a hora da cidadão resolver qqr merda por menor que seja não consegue ...
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
12-03-2017, 02:24 PM
Tenho plena convicção que neste fórum nem metade dos confrades ja passaram por alguma aflição.
Os que passaram aprenderam a amar oque tem no presente, tendo fé no futuro e nas adversidades.
Depois de algum tempo vivido duas coisas acontecem primeiro que tudo perdeu a graça...antes comer um hamburguer era a epitome de um adolescente...hoje nem ligo pra comida. Segundo que as adversidades são tantas que nem incomodam....sou anestesiado para os problemas....oque me torna imune a auto piedade...a desistencia....a baixa estima. Confesso que me sinto menos dono de mim mesmo, mas que se fosse assim eu seria um animal....precisamos todos de um pouco de freio.

Coisa de quem paga boleto no final do mês.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gabriel Justori
Aspira
Curtido: 0 vezes em 0 posts
12-03-2017, 09:47 PM
Que reflexão foda confrade !

Essa é uma linha meio que semelhante ao pensamento budista, a questão é se desapegar da felicidade e do sofrimento. Tudo é passageiro, os relacionamentos, as amizades, o amor fraternal e etc.

Aproveite os momentos felizes, mas saiba que eles acabarão mais cedo ou mais tarde, e quando estiver no sofrimento, saiba que ele vai passar independente da circustância. Existem mendigos felizes, se acostumaram com a vida que levam.

O sofrimento é passageiro, essa é a mais pura verdade.

Belo texto!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
12-03-2017, 10:01 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-03-2017, 10:02 PM por Gilgamesh.)
Tudo muda, inclusive nós mesmos. Só o que não muda torna- se inútil, o costume é uma falha, à qual nos acostumamos. . .
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Papa Mike
Búfalo
**
Tópicos: 3
Curtido: 28 vezes em 16 posts
Posts que curtiu: 406
13-03-2017, 06:46 AM
(12-03-2017, 02:24 PM)Spectro Escreveu: Tenho plena convicção que neste fórum nem metade dos confrades ja passaram por alguma aflição.
Os que passaram aprenderam a amar oque tem no presente, tendo fé no futuro e nas adversidades.
Depois de algum tempo vivido duas coisas acontecem primeiro que tudo perdeu a graça...antes comer um hamburguer era a epitome de um adolescente...hoje nem ligo pra comida. Segundo que as adversidades são tantas que nem incomodam....sou anestesiado para os problemas....oque me torna imune a auto piedade...a desistencia....a baixa estima. Confesso que me sinto menos dono de mim mesmo, mas que se fosse assim eu seria um animal....precisamos todos de um pouco de freio.

Coisa de quem paga boleto no final do mês.

É justamente sobre "ser dono de si mesmo". A questão é que quando queremos muito atingir um objetivo e fazemos esforços momumentais para tal, que quando de fato o atingimos ficamos um pouco enebriados e achamos que ''zeramos a vida". Ser dono de si mesmo pra mim é ter a certeza que nunca tenho a certeza do amanhã, é o papelzinho escrito ''NEM SEMPRE SERÁ ASSIM" do conto. Quanto mais preparos pra adversidades estamos, menos sofremos os efeitos dela.

Infelizmente muitas pessoas não pensam assim.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Billy Matador
Búfalo
**
Tópicos: 1
Curtido: 7 vezes em 6 posts
13-03-2017, 09:18 AM
Bom dia, confrades..

Zona de conforto é uma série de ações, pensamentos e comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não a causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. É uma região onde nenhum indivíduo se sente ameaçado. É onde ele não busca sair dessa situação, e indefine se está bem ou não. Ele não pensa em sair.

Para acabar com isso, deve se ter força de vontade, determinação. Esses dois indivíduos citados, sofrem, mas todos nós sofremos, seja relacionamentos, doenças, etc.
"Os grandes homens não nasceram da grandeza, eles engrandeceram"
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Seth Gecko
Búfalo
**
Tópicos: 8
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 1
13-03-2017, 09:31 AM
Ano passado passei um perrengue danado por causa de dinheiro, trabalhei para uma pessoa que me deu calote e contei com uma nomeação de concurso que não veio. Resultado: me atolei nas dívidas.

Teve dias que eu ficava puto, outros tristes e alguns até mesmo desesperado. Mais sabe o que acontecia quando eu sentia cada uma dessas sensações? NADA! O problema continuava lá, as dívidas continuavam lá. Então eu comecei a dar menos importância a isso, passei a sofrer menos.

Graças a Deus em fevereiro consegui receber na justiça tudo o que me era devido + uma indenização. Paguei tudo o que devia e hoje estou com uma "boa saúde financeira novamente" , claro que da pra melhorar bastante ainda, mas esse mês vou conseguir voltar a guardar dinheiro.

Esqueci de dizer que antes desse problema eu estava com um bom emprego e uma situação financeira tranquila, mas me precipitei e larguei tudo esperando a nomeação, e pegando um trabalho mais informal e que pagava mais.

O que eu quero dizer com isso, é que não importa o problema que você estiver vivendo, não importa se parece sem solução, uma hora ela vai passar... E isso vale para bons momentos também. Se você está na crista da onda agora, fica esperto porque pode cair do cavalo quando menos espera.

O importante é ser impassível, não se abalar e nem se deslumbrar com a sua situação. Continue andando, continue se movendo. A roda gigante da vida nunca para.

Hoje eu sou mais indiferente aos problemas e mais apático com as mares mansas. Como eu sou cristão, acredito que esse plano e apenas passageiro. Tudo passa...
Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Reflexão - Morremos não só uma vez mas muitas vezes na vida! Papa Mike 15 3,384 04-05-2017, 03:00 PM
Última Mensagem: Rapaz Iniciante
  Reflexão Sobre a Fragilidade da Vida e a Seriedade das Nossas Escolhas Senna 13 8,923 04-06-2015, 03:58 AM
Última Mensagem: Senna
  Por que a Real não deve se popularizar - Uma reflexão Pensador 24 5,248 06-04-2015, 08:34 PM
Última Mensagem: Pensador
  O caso Thiago Silva, a liderança e uma reflexão barãozin 55 18,851 06-07-2014, 07:50 PM
Última Mensagem: Homem de Gelo

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo