• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Saúde [REFLEXÃO] Obsessão por saúde VAI TE MATAR!!
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[REFLEXÃO] Obsessão por saúde VAI TE MATAR!!
Offline Daredevil
Veterano
Tópicos: 9
Curtido: 84 vezes em 46 posts
Posts que curtiu: 22
10-11-2017, 09:13 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-11-2017, 12:08 AM por Senna. Motivo da edição: Redução do tamanho da fonte )
Obs: Esse tópico é opinião do autor, não tem base científica, é apenas achismo, se não quiser ler, que se foda!

Todos os dias você acorda as 5h da manhã para trabalhar, faz um café, passa a manteiga no pão, aprecia o café da manhã, vai para a escravidão. Já no trabalho, chega a hora do almoço, seu prato é composto de arroz, feijão e algum tipo de carne, comida típica brasileira. Você pratica exercícios físicos, toma whey protein no pós treino, é feliz. Um belo dia, sua vontade de aprender o faz pesquisar sobre saúde e você descobre que fez tudo errado ao longo da sua vida, e o que você pensava ser salubre, já não é mais.

No youtube, em blogs e outras mídias, dá de cara com os popstars da vida saudável, médicos e outros profissionais da saúde que se dedicam a conscientizar as pessoas sobre os riscos dos alimentos. Carboidrato reduz sua vida dia após dia. SURPRISE, you gonna die!!!

Devido a grande carga de informações, os alimentos que até ontem eram saudáveis para você e faziam parte da sua rotina são cortados da sua alimentação. Hoje, a maioria dos alimentos que você consumia são considerados deletérios e a corrida de 30 minutos que você praticava não é melhor que um treino intervalado de alta intensidade. Só decepção. Você corta tudo o que supostamente estaria te matando e tenta aderir a um novo estilo de vida tendo a saúde como fim último.

Agora você repete para si próprio “Eu aderi a um estilo de vida saudável”. Não come mais trigo, sem bebidas alcoólicas, zero carboidrato, dormir? Não menos que 10h por dia. Privação total, barzinho com os amigos? Sem cerveja. Virar a noite se divertindo? No way. E aí vem a dolorosa lição. Você ficou bitolado com o conflito de informações. Surprise, you gonna die. Se te conforta, todos vão morrer um dia. 

Mas seria eu um pessimista? Veja bem amigo, nem tudo na vida é ser saudável. Alguns objetivos na vida exigem que você se foda muito para conquista-los. Você vai virar a noite estudando para passar num concurso, ou para ser o melhor aluno da faculdade, etc, e no final tudo valerá a pena. Veja os esportistas, correr uma maratona (ser raquítico e correr por horas em alta velocidade) é saudável? Ser um lutador do UFC (horas de treino, baixa hormonal,etc) é saudável? Ser um fisiculturista (Levantar 10 vezes o próprio peso, uso excessivo de diversas substancias) é saudável? PORRA NENHUMA!! Alcançar um objetivo é saudável, e eles sabem muito bem o que querem. Mas o que você quer? O fim último da sua vida é se privar e ser saudável? Viver para não morrer, a pior forma de morrer.

Cuidado com o excesso de informações que se chocam e podem te deixar maluco. Viva equilibradamente, mas não perca a alegria de viver. Seja autentico e assuma para si que não existe desenvolvimento igual para todas as pessoas, você é você, e eu sou eu, escrevendo esse texto sobre como não morrer de doença mas morrer de tédio. Preocupação excessiva com saúde não seria uma nova doença? Cuidado! A obsessão por saúde vai te matar!
[+] 2 usuários curtiram o post de Daredevil:2 usuários curtiram o post de Daredevil
  • Marítimo, Rapaz Iniciante
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
10-11-2017, 09:27 PM
Concordo 100%.
A obsessão por saúde é tão maléfica quanto não pensar nela.
Por exemplo, um corredor olímpico libera milhões de vezes mais radicais livres que um corredor que faz 20 minutos de corrida.

https://www.proma.com.br/blog/pesquisa-r...er-a-pele/

Esse pessoal que malha demais não sabe o mal que faz pra coluna, tenho um amigo pessoal que vai ter que operar a coluna tudo porque malhava errado a uns 5 anos atrás:

http://torcedores.uol.com.br/noticias/20...-choca-fas

Além disso dieta cetogênica pode causar pancreatite, problemas nos rins:

https://www.vix.com/pt/bdm/medicina-alte...ra-a-saude

Tem que pensar na saúde, com pé no chão, com equilibrio, sem extremismos.

Daredevil mitou.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Marítimo
Honra
**
Tópicos: 1
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 23
10-11-2017, 09:42 PM
Concordo com o autor do tópico.Claro,devemos cuidar da nossa saúde,mas não fazer disso uma obsessão e não aproveitar algumas coisas da vida.
Salmos 23

Perfil I Legions Realis

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline A6M Zero
Veterano
Tópicos: 2
Curtido: 141 vezes em 104 posts
Posts que curtiu: 152
10-11-2017, 10:05 PM
Tem muita coisa que eu discordo aí, mas não vou ficar apontando o que discordo ou não, opinião é igual a cú.

Agora, uma coisa que me chamou a atenção nessa sua reflexão e que também me fez pensar em algo por alguns instantes foi isso: 

Citar:Cuidado com o excesso de informações que se chocam e podem te deixar maluco. Viva equilibradamente, mas não perca a alegria de viver. Seja autentico e assuma para si que não existe desenvolvimento igual para todas as pessoas, você é você, e eu sou eu

Nesse ponto é que talvez muitos se perdem, e é algo que há algum tempo o @Filho de Zeus frisou numa resposta. E pelo amor de todas as coisas, esse também é apenas um achismo meu. Talvez eu esteja certo ou errado nisso.

Teoria e prática andam juntas. Você testa aquilo, vê se isso funciona pra tu e se é viável fazer ou não. Simples. 

Penso que o organismo de nenhum ser humano seja 100% igual em todos os aspectos. Certas coisas podem funcionar muito bem pra uns mas pra outros podem ser um fiasco total. 

Depois que comecei a treinar e ver que a minha testo aumentou, percebi que estava me sentindo mais vivo, antes não tinha disposição pras coisas, eu fazia na marra. Hoje eu não sinto mais essa sensação.
Mas isso foi benéfico pra mim, pra outro pode não ser. Simples assim.

O que eu acho errado é nego que confunde testosterona com a "fórmula mágica do sucesso". Como se isso fosse o santo milagre pro cara virar um superman. Mas também não é mera bobagem, é algo que deve fluir naturalmente.

Vejo que é importante sim cuidar da saúde, mas não virar refém dela. Assim como muitas outras coisas. E nem é pela questão de "ir pelo caminho do meio" ou coisa do tipo, é mais por ter bom senso mesmo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daredevil
Veterano
Tópicos: 9
Curtido: 84 vezes em 46 posts
Posts que curtiu: 22
12-11-2017, 02:15 PM
(10-11-2017, 09:27 PM)Spectro Escreveu: Concordo 100%.
A obsessão por saúde é tão maléfica quanto não pensar nela.
Por exemplo, um corredor olímpico libera milhões de vezes mais radicais livres que um corredor que faz 20 minutos de corrida.

https://www.proma.com.br/blog/pesquisa-r...er-a-pele/

Esse pessoal que malha demais não sabe o mal que faz pra coluna, tenho um amigo pessoal que vai ter que operar a coluna tudo porque malhava errado a uns 5 anos atrás:

http://torcedores.uol.com.br/noticias/20...-choca-fas

Além disso dieta cetogênica pode causar pancreatite, problemas nos rins:

https://www.vix.com/pt/bdm/medicina-alte...ra-a-saude

Tem que pensar na saúde, com pé no chão, com equilibrio, sem extremismos.

Daredevil mitou.

A parte que você fala de musculação parece um relato da minha vida kk. Eu dizia que era por "saúde", por saúde porra nenhuma, negligenciava a técnica, me tornava um animal, pegava peso em excesso, comia 50x por dia. Fiquei musculoso como queria, e é exatamente disso que eu quero falar, eu cheguei no nível que queria e isso me fazia feliz, embora hoje eu conviva com algumas lesões.

O que aconteceu nos últimos tempos é que eu pensei que poderia ser possível viver para ter saúde no sentido de me impor restrições em uma série de coisas, tive acesso a muitas informações e não consegui chegar num equilíbrio, tudo era extremo. Aí eu escobri o óbvio ululante, querer saúde como fim último é bobagem.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
Tópicos: 16
Curtido: 299 vezes em 120 posts
Posts que curtiu: 138
13-11-2017, 08:16 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-11-2017, 08:19 AM por Tim Laflour.)
Concordo com o texto. O pessoal começa a treinar e ficar 100% em uma dieta restritiva e esquece o "treino psicológico". Creio que você tomar uma cerveja com os amigos ou pedir uma porção de picanha com alho 1 vez na semana seja mais benéfico do que ficar a vida toda numa dieta restritiva e infeliz. Eu vejo um exemplo de uma conhecida que, do nada, começou a postar no facebook todo santo dia um videozinho de 15 segundos dela treinando, com uma descrição assim "1/365"...."2/365"...ou seja, ela ia postar 365 videos no ano mostrando ela treinando. Na boa, qual o objetivo disso se não mostrar pros outros que ela é um "ser superior"? Bom, ela cumpriu o desafio (claro que 1/3 desses dias foram alongamento e pilates rs), mas 6 meses depois encontramos ela no shopping e ela estava mais gordinha do que era antes. Ela disse que depois dos 365 dias ela "desandou um pouco".

Não sou da área mas aposto que isso aconteceu porque ela não fez isso pra ela mesma, ela fez isso pros outros. Ou então ficou tão bitolada que assim que terminou seu objetivo, teve que se recompensar 365x mais. A cabeça não estando boa, o corpo também não estará. Como o Spectro disse, o equilíbrio é a melhor escolha. Se não, daqui a pouco você vai ser pegar olhando rótulos de garrafa de água pra saber qual delas é mais alcalina...

Edit: aliás, refletindo mais um pouco, dá pra perceber que isso serve para tudo na vida. Não é saudável ficar obsessivo por nada. Nem por serviço, nem por dinheiro, nem por mulher, nem por saúde, nada.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Saúde intestinal Durga 11 7,600 08-07-2020, 12:50 PM
Última Mensagem: Thomas Anderson
  [Saúde] TDAH, o que é? WildHorse 16 9,522 19-04-2020, 05:56 PM
Última Mensagem: Bruno Padilha
  Plano de saúde: vale a pena? Tim Laflour 43 12,255 16-06-2019, 10:31 PM
Última Mensagem: CID F 32
  [FIXO] Dúvidas em Saúde Matador 71 67,632 22-03-2019, 08:26 PM
Última Mensagem: Berlin
  [SAÚDE] Homens afeminados e produtos químicos Guy Fawkes 72 16,561 20-03-2018, 11:57 AM
Última Mensagem: Vini1980

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo