• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros [DESENVOLVIMENTO PESSOAL] - PORTUGUÊS CORRETO
Páginas (2): « Anterior 1 2
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[DESENVOLVIMENTO PESSOAL] - PORTUGUÊS CORRETO
Offline mente
Subindo a pirâmide
Tópicos: 11
Curtido: 49 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 11
05-01-2015, 08:12 PM
Ler é a melhor ferramenta. Minha mãe me ensinou a ler antes mesmo de eu entrar na escola, tinha uns 6 anos por aí, andava na rua com ela lendo todas as placas.
Leitura agrega não só um melhor vocabulário, mas uma maior cultura, nos torna capaz de conversar com qualquer pessoa.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Paulistano
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
05-01-2015, 11:12 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-01-2015, 11:13 PM por Paulistano.)
Uma maneira de você melhorar o seu Português, além de estudar a Gramática, é você ler Bastante.

Ler bastante me ajudou a melhorar e muito o meu vocabulário, a minha escrita, eu também tinha vícios de linguagem que a pouco eu fui deixando de lado.

Atualmente eu falo normalmente, é um tipo de fala que serve tanto para o favelado entender quanto para um intelectual, o certo é você falar normalmente, sem usar muita gírias, mas também sem usar muitas palavras técnicas que poucas pessoas entendem.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Abreu
Veterano
Tópicos: 89
Curtido: 7 vezes em 4 posts
06-01-2015, 07:38 AM
Confrade a parte do palavrao se policie.
Procure um curso de teatro ou uma fonoaudiologa para aprender a pronuciar de forma correta, articulada e organizada para nao dar essas gafes de brigadu ou e oito horas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gnome
Búfalo
**
Tópicos: 2
06-01-2015, 07:31 PM
Cursos de gramática para concursos são ótimos, em poucos meses de estudo vc fica fera. Quando eu estudei para concurso (5 anos atrás) lembro que em 1 semana de videoaulas de gramática eu aprendi mais que nos meus 7 anos de ensino fundamental de colégio público, onde eu não tinha aprendido nem as regras básicas de acentuação... O problema é que vc vai ter que revisar todo mês o que vc aprendeu senão esquece mesmo, existe um estudo sobre a memória que diz isso, se não me engano vc vai ter que revisar uns 5-6 anos seguidos para que nunca mais esqueça as regras.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lenhador da Real
Búfalo
**
Tópicos: 2
Posts que curtiu: 1
06-01-2015, 07:41 PM
(06-01-2015, 07:31 PM)Gnome Escreveu: Cursos de gramática para concursos são ótimos, em poucos meses de estudo vc fica fera. Quando eu estudei para concurso (5 anos atrás) lembro que em 1 semana de videoaulas de gramática eu aprendi mais que nos meus 7 anos de ensino fundamental de colégio público, onde eu não tinha aprendido nem as regras básicas de acentuação... O problema é que vc vai ter que revisar todo mês o que vc aprendeu senão esquece mesmo, existe um estudo sobre a memória que diz isso, se não me engano vc vai ter que revisar uns 5-6 anos seguidos para que nunca mais esqueça as regras.

Exatamente, confrade. É um estudo cíclico e constante. Não devemos deixar esse aprendizado cair no esquecimento, por isso é preciso mantê-lo ativo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
07-01-2015, 12:11 AM
(27-10-2014, 01:20 PM)Le Grand Specter Escreveu: Tu vai virar um cara chato da porra que fala todo certinho....

Isso quando você não se tornar um maluco perseguidor de gente que fala errado.

Tanta coisa pra se preocupar.

Se você já escreve bem e tira bons pontos em redações pra que você quer mais?

Depende da profissão que o cara quer seguir, Spectrão. Se ele quiser ser jornalista, por exemplo, não pode chegar na reportagem falando "e aí malandraaaagiii, aqui é noix, passando as nutíça pro povão brasileeero, tá ligado truta?"

No dia a dia não tem nada a ver usar uma gíria ou outra, o poblema é a profissão ou ocupação de vida que o cara quer seguir.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
07-01-2015, 12:17 AM
Esqueci de dar o conselho que ia dar: PRATIQUE!!!!

Aprender o português correto é como aprender outro idioma, a diferença é que é mais fácil, portanto, praticar falar corretamente é uma boa maneira de acostumar.

Tente fazer dublagens, mesmo que de forma amadora, ou converse com pessoas desconhecidas, converse consigo mesmo, etc.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ignis
Usuário Banido
*
Tópicos: 9
20-01-2015, 04:40 AM
A médio e longo prazo ler é a melhor maneira de se melhorar a escrita e ter um bom vocabulário. Eu nunca tive problemas com isso porque venho lendo quase que regularmente já há alguns anos. Tanto que no Enem do ano passado, que fiz só como treineiro, tirei mais de 580 pontos na redação sem nunca ter praticado.

Não li todos os comentários, mas dos que eu li concordo com o Spectro e Johnmacclane.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Menegotto
Motoqueiro da REAL (in memoriam)
Tópicos: 1
20-01-2015, 08:05 AM
um outro ponto que ajuda e muito a voce desenvolver mais rapido, é estar num grupo que possui um portugues correto. isso lhe força a possuir um portugues mais correto ainda.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
22-01-2015, 08:55 PM
UP
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
22-01-2015, 09:23 PM
(12-10-2014, 01:02 PM)Dr. Enéas Escreveu: Bom dia pessoal,
Estou com o seguinte problema, por causa da más companhias em que eu convivia eu acabei desenvolvendo vícios de linguagem e falando gírias e palavrões de maneira exacerbada. Eu até consigo escrever um bom texto, mas na hora de falar sempre sai uma pérolas do tipo "vamu nessa";"é oito horas"; "brigado"...ou seja, a minha fala não coincide com a minha escrita. Alguém aqui já passou por isso?

Eu quero falar corretamente como um ser humano respeitável e não como um ex-presidiário. Aos poucos eu estou conseguindo diminuir com palavrões, só que eu ainda falo algumas coisas erradas e nem percebo.

Será que estudar gramática resolve?

Desde já agradeço.

Dentro do contexto correto, não há problemas em dizer alguns palavrões. Evidente que o domínio da norma culta é fundamental. Eu particularmente comecei a aprender gramática efetivamente quando comecei a estudar inglês, e os verbetes fui adquirindo mediante leitura de livros.

Sucesso no desenvolvimento.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Brezinski1992
Lobo cauteloso
23-01-2015, 04:21 PM
Eu sou totalmente o contrario, durante uma conversa eu consigo me expressar bem, boas palavras e sem muitas girias, mas como nunca estudei gramática sou uma negação em redações, muitos erros e sem contar que minha caligrafia é péssima.
Perfume para mulher é dinheiro..
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline kurose
Búfalo
**
Tópicos: 16
Curtido: 1 vezes em 1 posts
23-01-2015, 08:13 PM
Leia muitos livros e compre uma gramática. Faça um cursinho.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Neil
Usuário Banido
*
25-01-2015, 12:51 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-01-2015, 12:51 PM por Neil.)
Nada de ficar lendo gramática! Leia grandes nomes da literatura. Gramática só depois de velho e já saber escrever para tirar duvidas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Héracles
O do Olimpo!
Tópicos: 19
Curtido: 77 vezes em 48 posts
Posts que curtiu: 29
03-02-2015, 01:17 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-02-2015, 01:18 PM por Héracles.)
Cara, eu entendo vc, eu tenho esse problema. As vezes eu falo de uma forma totalmente inadequada para a situação. Como um confrade falou, acho que é pela influência de se ouvir rap por muito tempo, e por eu ser do interior do interior. kkk

Como todos falaram, acredido que a melhor maneira de melhorar isso, é pela leitura, e conviver com pessoas mais inteligentes. Mas tudo tem a hr certa de ser. Não precisa ter muitas preocupações em conversas informais.
Te deixo uma dica de um autor, que com certeza vai te ajudar nesse seu problema, e vai melhorar sua escrita. Leia Herman Melville. Me ajudou MUITO. É uma escrita difícil e complicada, mas vale a pena cada minuto que vc se dedicar a lê-lo. Destaco Moby Dick.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DON ROCKY
Viadão no Cio
*
Tópicos: 7
24-12-2015, 10:55 AM
Ola confrades , preciso de uma recomendação de vocês sobre isso.

Sou Horrível em acentuação de palavras virgulas , e em português. gostaria de saber como posso melhorar isso ?

Oque seria melhor , procurar alguma aula de português para corrigir isto ou estudar em algum site em que tenha bons conhecimentos ?

Nao sei como colocar paragrafo em local certo e as vezes erro aonde tem ponto final. o que mais me deixa indignado e sobre a acentuação de palavras , como aqui no forum muitos de voces sao otimos em redigir grandes textos de qualidade , podem me dar algumas dicas de como fazer isso de modo correto ou me dizer algum site bom para aprender melhor o portugues , focando principalmente em parágrafos , acentuação , e concordância das palavras ?

Espero que possa me ajudar confrades.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): « Anterior 1 2

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Meu Relato] - Real, desenvolvimento pessoal e mulheres chalice97 13 1,886 02-06-2019, 11:20 AM
Última Mensagem: A6M Zero
  25 lições que aprendi em 2018 - Desenvolvimento pessoal contemporâneo John 3 1,510 25-08-2018, 01:29 AM
Última Mensagem: consigliere
  Desenvolvimento pessoal [ACADEMIA] Corpsegrinder 489 139,358 20-03-2018, 10:42 AM
Última Mensagem: Rapaz Iniciante
  Dicas de desenvolvimento pessoal que deram certo pra mim Gnome 56 18,982 15-03-2018, 09:56 PM
Última Mensagem: TOMI
  Desenvolvimento Pessoal Jonh Cuban 32 14,664 22-12-2016, 09:54 PM
Última Mensagem: Henry Volk

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo