• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros [DESENVOLVIMENTO PESSOAL] - PORTUGUÊS CORRETO
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[DESENVOLVIMENTO PESSOAL] - PORTUGUÊS CORRETO
Offline Dr. Enéas
Usuário Banido
*
Tópicos: 7
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
12-10-2014, 01:02 PM
Bom dia pessoal,
Estou com o seguinte problema, por causa da más companhias em que eu convivia eu acabei desenvolvendo vícios de linguagem e falando gírias e palavrões de maneira exacerbada. Eu até consigo escrever um bom texto, mas na hora de falar sempre sai uma pérolas do tipo "vamu nessa";"é oito horas"; "brigado"...ou seja, a minha fala não coincide com a minha escrita. Alguém aqui já passou por isso?

Eu quero falar corretamente como um ser humano respeitável e não como um ex-presidiário. Aos poucos eu estou conseguindo diminuir com palavrões, só que eu ainda falo algumas coisas erradas e nem percebo.

Será que estudar gramática resolve?

Desde já agradeço.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Menegotto
Motoqueiro da REAL (in memoriam)
Tópicos: 1
13-10-2014, 01:34 PM
como vc mesmo disse ... "por causa da más companhias em que eu convivia" vc já largou isso ??

isso é a mesma coisa que cigarro ou bebida, tem que se policiar, pra nao falar merda.

eu particularmente uso muita giria e muito palavrão, porem nas horas certas e nos locais corretos.
vc tem que se educar, aprender a ter auto controle, em paralelo estude o dicionario, para aumentar suas palavras, Ah e reveja seus amigos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mad Max
Búfalo
**
Tópicos: 3
13-10-2014, 03:07 PM
Você provavelmente irá ter os mesmos vícios linguísticos das pessoas do meio em que convive. É preciso estar muito centrado para manter uma conduta linguística impecável. Pois o problema não está no que lê, mas no que ouve e como conversa diariamente com as pessoas. Eu por exemplo, passei um tempão apenas ouvindo rap nacional e até hoje eu tenho o sotaque paulista para algumas palavras Com "er" e "or", sendo que nunca fui para SP.

Outra coisa é que é bom calibrar a linguagem, meu caro. Falar como um computador não te fará necessariamente mais respeitável, e sim o quê você fala. (fora que a maior parte das pessoas se entediariam com tal formalidade, mas enfim...) Linguagem formal apenas para um geral de situações formais. Então estude muito sim. Mas veja bem, é como aprender uma outra língua por assim dizer. Você deve estar afiado, estudando e treinando para atingir um patamar impecável para quê então ao surgir uma situação em que você precise necessariamente manjar da língua, você esteja preparado. E não sair por aí falando inglês pelos cotovelos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline johnmcclane
Búfalo
**
Tópicos: 30
Curtido: 1 vezes em 1 posts
13-10-2014, 03:16 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-10-2014, 03:26 PM por johnmcclane.)
Você tem de adaptar sua linguagem a cada ambiente. Primeiro elimine esses vícios de linguagem e depois trabalhe a linguagem para determinadas ocasiões. Linguagem é como uma roupa, você usa de acordo com a ocasião.

Você vai à praia de terno e gravata? Provavelmente não, se vai é porque você é um retardado. Você participa de um casamento de bermuda e regata? Não.

A mesma coisa é a linguagem. Se você vai palestrar para uma grupo de pessoas cultas e bem informadas, sobre economia, por exemplo, poderá usar a linguagem apropriada para isso. Se falar do mesmo assunto para um grupo de leigos use uma linguagem mais simples. No dia a dia tente usar uma linguagem mais informal, sem frescuras. Mas não fale gírias ou pronuncie errado.

Falar errado é um erro.

Exemplos: para mim fazer, para mim comer. Nois vai, nós vai. Poblema, mais no lugar de mas. Escuto isso todos os dias. É feio pra porra.

Aprenda a falar corretamente mesmo convivendo com pessoas que pronunciam gírias e cometem gafes a todo momento. Não adianta ficar corrigindo as pessoas, você será visto como chato. No trato com as mulheres, não seja nem pouco formal. Hehe
Yippee-ki-yay, motherfucker!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline RedFafnir
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 3 vezes em 3 posts
13-10-2014, 11:10 PM
Comece a ler mais livros, creio que o estudo de uma lingua estrangeira pode ajudar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Peludo
FÚRIA DA REAL
**
14-10-2014, 07:45 PM
Falo palavrão e gíria desde que nasci praticamente, morando em bairro que predomina Classe C e -B não poderia ser diferente mas quando conheci a Real estava fazendo um curso, neste curso tive a oportunidade de ter Português Instrumental, melhorei uns mil por cento minha maneira de escrever, comecei a utilizar pontuação de maneira correta, melhorei minha entonação, pronuncia das palavras, formação de frase, etc.

Enfim, esta matéria me tirou da "Matrix Ortográfica" digamos assim, além de aprender a escrever de uma maneira melhor quando preciso conversar de uma maneira mais formal consigo me expressar muito bem, caso consiga confrade, análise a possibilidade de fazer algo semelhante.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Martelão
Aspira
Tópicos: 0
16-10-2014, 09:10 AM
Saudações, meu caro Enéas.

Me identifico com esta situação, conforme relatada por você. Entretanto, trato de não me incomodar com tais vícios linguísticos, visto que a língua é composta de expressões afim de gerar comunicação entre as partes. É algo completamente natural e normal, e creio que pessoa alguma vá te julgar por isto.

Ao meu ver, é muito mais grave escrever de forma grotesca ao invés de falar como o "homem comum" fala.

Não se deixe levar por isto, meu caro! Pode estar perdendo seu tempo ao se preocupar com algo que não merece a disposição que você está direcionando para esta mudança, visto que é algo inofensivo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline gomes-br
Aspira
Tópicos: 0
19-10-2014, 07:24 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-10-2014, 07:25 PM por gomes-br.)
Antigamente eu falava perfeitamente sem gírias, mas graças a influencia de colegas, falo com gírias do tipo é nois, nois que tá.

Meu pai fala gírias do nordeste, como boba serena!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline James Diesel
Búfalo
**
19-10-2014, 07:36 PM
Adaptar a linguagem consoante a ocasião e o local.

No trabalho ou na faculdade, evite gírias/palavrões, fale como deve ser, como um adulto.

Leia mais, ajuda bastante.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
27-10-2014, 01:20 PM
Tu vai virar um cara chato da porra que fala todo certinho....

Isso quando você não se tornar um maluco perseguidor de gente que fala errado.

Tanta coisa pra se preocupar.

Se você já escreve bem e tira bons pontos em redações pra que você quer mais?
[+]
  •
Procurar
Responder
Joey Merlino
Curioso

27-10-2014, 03:42 PM
Quando vc lida com pessoas estudadas, que falam bem, vc começa a se acostumar.

Mas como um confrade falou aí tem que se adaptar a cada situação ou pessoa.

Eu estudo muito economia e política, pego livros de linguagem mais formal, ao falar com uns amigos mais informados até minha mãe estranha, já que no dia a dia falo errado pra caralho.

Tipo, exemplo, se vc for empresário vai atender todo tipo de gente, não vai falar que nem um lorde pra um cliente mais simples, esses que vem do interior. Vão te chamar de coxinha ou viado.

yaoming
[+]
  •
Responder
Offline James Diesel
Búfalo
**
27-10-2014, 07:38 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-10-2014, 07:39 PM por James Diesel.)
(27-10-2014, 01:20 PM)Le Grand Specter Escreveu: Tu vai virar um cara chato da porra que fala todo certinho....

Isso quando você não se tornar um maluco perseguidor de gente que fala errado.

Tanta coisa pra se preocupar.

Se você já escreve bem e tira bons pontos em redações pra que você quer mais?
Discordo totalmente!
Falar/escrever corretamente deveria ser algo que todos os homens deveriam saber.

Volto a repetir, é necessário se adaptar ao ambiente, ser que nem um camaleão.

A não ser que a pessoa só conviva com analfabetos, aí não necessita saber falar/escrever como deve ser.yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Howedo
Búfalo
**
Tópicos: 8
Curtido: 1 vezes em 1 posts
27-10-2014, 11:30 PM
Cara, bota algo na tua cabeça, existem situações e situações, saiba ter o vocabulário propício pra cada momento, desde falar com um bandido da rua que tentou te assaltar ou o presidente da república.

Se você padronizar a sua linguagem vão te encarar de uma maneira estranha. Independente de qualquer coisa, tenha o domínio da norma padrão e arrume um meio termo entre o formal e o informal para ocasiões comuns, evite falar palavrões sem necessidade ou eles irão aparecer inesperadamente.

É só se policiar, falava palavrão pra cacete e consegui dar uma maneirada me controlando um pouco.
Sem a luz não existe a escuridão.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline AC300
Viril
**
Tópicos: 8
27-10-2014, 11:56 PM
Use o meio-termo de forma acertada.

Em situações de descontração, conversando com colegas, não precisa se preocupar.

Em ocasiões importantes, como uma reunião, use uma linguagem formal. Adquirir o hábito de leitura é crucial, recomendo livros de ficção estrangeira.
"O homem nasceu para lutar e a sua vida é uma eterna batalha." (Thomas Carlyle)

"Confortare esto vir" (Davi)

Backup atualizado do Blog Doutrinador:
PDF http://www.4shared.com/office/yB5hiWn3ce...nador.html
EPUB http://www.4shared.com/office/1B-QjpbKba...nador.html
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lenhador da Real
Búfalo
**
Tópicos: 2
Posts que curtiu: 1
05-01-2015, 01:54 PM
(27-10-2014, 11:56 PM)AC300 Escreveu: Use o meio-termo de forma acertada.

Em situações de descontração, conversando com colegas, não precisa se preocupar.

Em ocasiões importantes, como uma reunião, use uma linguagem formal. Adquirir o hábito de leitura é crucial, recomendo livros de ficção estrangeira.

Concordo com o confrade. Não há a necessidade de demasiada preocupação com linguagem formal em meio a amigos e colegas, especialmente em momentos de lazer.

Tome cuidado no seu ambiente de trabalho ou ocasiões que exija maior rigor quanto à postura verbal.

Vejo que escreve bem, portanto:

- Corrija alguns pequenos erros/vícios no seu dia-a-dia.
- Enriqueça seu vocabulário com muita leitura de qualidade.
- Não veja TV. Porém, caso o faça, evite programas imbecis (ou seja, a maioria).
- Não conviva muito com pessoas relapsas lexicalmente.

Boa sorte!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Marko Avila
Búfalo
**
05-01-2015, 04:10 PM
Aproveitando alguem sabe indicar uma boa fonte de estudos nao somente para vestibulas mas para a vida?

minha maior dificuldade em aprender o PT-BR oficial é a metodologia de ensino/estudo. E MT FODA pra mim conseguir elaborar uma estrategia de ensino para esta lingua. Nao quis abrir um topico pedindo ajuda nisto pq creio que os grandes confrades presentes provavelmente tenham alguma dica para ajudar nesta parte do desenvolvimento pessoal.

Grato.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lenhador da Real
Búfalo
**
05-01-2015, 04:40 PM
(05-01-2015, 04:10 PM)Marko Avila Escreveu: Aproveitando alguem sabe indicar uma boa fonte de estudos nao somente para vestibulas mas para a vida?

minha maior dificuldade em aprender o PT-BR oficial é a metodologia de ensino/estudo. E MT FODA pra mim conseguir elaborar uma estrategia de ensino para esta lingua. Nao quis abrir um topico pedindo ajuda nisto pq creio que os grandes confrades presentes provavelmente tenham alguma dica para ajudar nesta parte do desenvolvimento pessoal.

Grato.

Como sou concurseiro, utilizo materiais para concursos públicos. São bem direcionados e vão direto ao ponto, ou seja, bem práticos e eficazes.

Recomendo que veja videoaulas, e também passe a adotar o método de resolver questões de concursos anteriores. Isso ajuda MUITO, mas antes, amplie seus conhecimentos (videos ou livros). Dá p/ gastar pouco e aprender muito.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Business Man
Usuário Banido
*
Tópicos: 4
05-01-2015, 05:08 PM
Você deve ter sua personalidade formada, mas as vezes devemos pensar da nossa forma e agir como os outros. O que quero dizer é que quando você estiver com seus amigos ou em um grupo de amigos, deve falar como tal grupo, as mesmas gírias e vocabulário. Se estiver no emprego, fale como as pessoas do seu emprego, e isso se aplica em todo tipo de relação social com diferentes grupos e lugares, seja político meu amigo, não precisa se afastar das velhas amizades, as vezes escapa uma palavra aqui e outra ali. É bom você pensar antes de falar, manter o equilibrio para que não fale merda sem querer. Ninguém fala o português certinho, só o Silvio Santos apresentador do SBT.

A melhor forma de melhorar o vocabulário e o diálogo é ler bons livros, leia bastante, isso vai mudar sua mentalidade. Outra coisa, veja as músicas que você escuta, percebo que sertanejo e funk tem muito erro de portugês!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Marko Avila
Búfalo
**
05-01-2015, 05:35 PM
(05-01-2015, 04:40 PM)Lenhador da Real Escreveu: Como sou concurseiro, utilizo materiais para concursos públicos. São bem direcionados e vão direto ao ponto, ou seja, bem práticos e eficazes.

Recomendo que veja videoaulas, e também passe a adotar o método de resolver questões de concursos anteriores. Isso ajuda MUITO, mas antes, amplie seus conhecimentos (videos ou livros). Dá p/ gastar pouco e aprender muito.

neste caso entao, vc recomenda seguir a metodologia de ensino de concursos? pq e fd pq portugues nao tem uma materia "base"... e chato pra caralho estudar isso

eu baixei video aulas para enem
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lenhador da Real
Búfalo
**
05-01-2015, 05:51 PM
Pela praticidade, acho excelente. Mas, não encare como algo a curto prazo. Português é uma matéria complexa!

Videoaulas para enem são ótimas. Aproveite, vale a pena.

Gosto da metodologia empregada no preparo para concursos públicos. É um estudo direcionado e o aprendizado é garantido.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Meu Relato] - Real, desenvolvimento pessoal e mulheres chalice97 13 1,886 02-06-2019, 11:20 AM
Última Mensagem: A6M Zero
  25 lições que aprendi em 2018 - Desenvolvimento pessoal contemporâneo John 3 1,512 25-08-2018, 01:29 AM
Última Mensagem: consigliere
  Desenvolvimento pessoal [ACADEMIA] Corpsegrinder 489 139,371 20-03-2018, 10:42 AM
Última Mensagem: Rapaz Iniciante
  Dicas de desenvolvimento pessoal que deram certo pra mim Gnome 56 18,982 15-03-2018, 09:56 PM
Última Mensagem: TOMI
  Desenvolvimento Pessoal Jonh Cuban 32 14,664 22-12-2016, 09:54 PM
Última Mensagem: Henry Volk

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo