• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas
Offline Apache*
Búfalo
**
Tópicos: 1
Curtido: 134 vezes em 72 posts
Posts que curtiu: 53
14-01-2020, 11:39 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-01-2020, 11:43 PM por Apache*.)
Confrades, esta é minha primeira colaboração com o fórum por meio de tópicos, posteriormente irei fazer uma apresentação mais formal, explicando minha trajetória a quem de interesse, mas decidi colaborar mais com o fórum em 2020.
Primeiramente, sigo a linha de raciocínio da Tríade do Desenvolvimento Pessoal, que é a FINANCEIRA, MENTAL e FÍSICA. Acredito que esse é o legado que nenhum homem deveria se esquivar, é algo que tem que ser o suprassumo dos esforços masculinos, ao invés de se perder tanto tempo com busca sobre mulheres, acredito que seja melhor cultivar a ideia de que se o jardim for bom, a abelha sempre volta.
Mas, como tenho firme fundamento de que destes três, o que traz mais resultados é, sem sombra de dúvidas, o financeiro, eu me peguei lendo alguns artigos e tópicos do FB sobre formas ineptas de se juntar dinheiro ou coisas parecidas. É impressionante como o destaque em economizar é muito maior do que o foco em aumentar a renda, apesar de que o que dita a sua vida é quanto você gasta e não quanto você ganha, vejo pessoas juntarem dinheiro apenas para dizer que tem renda, associando-se ao personagem mais avarento da Disney, o Tio Patinhas.
MACEDO (2014) explica o que seria o "Tio Patinhas"
Citar:
Tio Patinhas, o personagem mais avarento da Disney, ficou registrado no imaginário das crianças por nadar nas moedinhas de ouro que acumulava em seu grande cofre. Mas a síndrome do Tio Patinhas se refere ao comportamento severo que ele assumia em relação às economias: mesmo nadando em dinheiro, não gastava um tostão para aproveitar a vida nem para emprestar ao sobrinho Pato Donald quando este caía em suas famosas trapalhadas.
Os Tios Patinhas da vida real apresentados neste artigo são casos patológicos de relacionamento com o dinheiro. Mas longe da ficção e dos casos extremos, muitas pessoas por vezes se veem assumindo comportamentos semelhantes ou próximos a estes." 
Você anda acumulando os melhores vinhos na adega e não tem o hábito de provar seus melhores rótulos? O patrimônio o mantém acordado à noite, remoendo-se com perguntas sobre qual a melhor forma de guardar e multiplicar mais e mais? Lembre-se que ser rico não é nadar em moedas de ouro. Rico é quem pode se sustentar apenas do seu patrimônio. (grifos meus)
É interessante que os colegas tenham em mente o que seria a Síndrome do Tio Patinhas, agora sob minhas palavras, é aquele sentimento de pessoas que COMEÇAM a juntar dinheiro e, de fato, conseguem fazê-lo, mas juntam sem objetivos, o prazer começa a fazer com que o cara só queira ser um acumulador de dinheiro, muita das vezes nem é em investimento bom, largam na poupança ou em casa pelo simples prazer de ver aquela quantia à sua disposição.

Só que a situação fica TÃO CRÍTICA que a pessoa começa a deixar de gastar com coisas básicas que geram prazer pelo simples fato de querer poupar e poupar e poupar, como se a vida delas fosse eterna, ou seja, como se fossem viver para sempre, e isso impacta em algumas coisas: não se paga uma academia, prefere-se fazer atividade ao ar livre; deixa de comer algo que gosta, ou beber uma cerveja, ou comer uma carne de primeira pois com a economia pode se viver daquela renda. tudo nessa vida precisa ter equilíbrio, porque nada em excesso faz bem.
E sabe por que quando você começa a juntar dinheiro não quer mais parar? Porque você acompanha suas reservas aumentando, o dinheiro se multiplicando sozinho, somente com os juros das aplicações. Então você experimenta as mesmas sensações que uma pessoa é capaz de sentir quando tem um vício. Sente prazer, satisfação, segurança e até mesmo orgulho, poder e excesso de autoconfiança.

Isso de início é até visto com bons olhos, e até posso ser julgado, pois alguns defenderão a bandeira de que é melhor poupar o máximo que puder para ter uma vida confortável na velhice incerta, mas, vamos trabalhar com três situações:

Cidadão 1 (Renda de R$ 1000,00 líquido, 25 anos) = Poupa 30% dos seu e vive com o mínimo existencial, paga aluguel o mais barato possível, anda de pé, as roupas as mais baratas, corta o cabelo bem curto pra poder cortar apenas de 2 em 2 meses); Acumula mensal o valor de R$ 300,00/mês;

Cidadão 2 (Renda de R$ 3000,00 líquido, 25 anos)) = Poupa 50% dos seus rendimentos e vive com o mínimo existencial, paga aluguel o mais barato possível, anda de pé, as roupas as mais baratas, corta o cabelo bem curto pra poder cortar apenas de 2 em 2 meses); Acumula o valor mensal de R$ 1500,00/mês

Cidadão 3 (Renda de R$ 13.000,00 líquido, 25 anos)) = Poupa 75% dos seus rendimentos, vive com R$ 3.000,00, paga um bom aluguel de R$ 1000 no interior, faz uma feira razoável de R$ 1000,00 com tudo o que tem dinheiro para comer e ainda aproveita com R$ 1000,00 mensal para gastar com o que quiser, anda sempre bem vestido e com bons perfumes, faz viagens e sai todos os fins de semana, anda com um Honda Civic 2016 EXR. Acumula R$ 10 mil reais mensal.

Ao passar o prazo de 30 anos, aplicados todos em poupança pra não ter erro, teremos a seguinte situação:

Cidadão 1: terá vivido uma vida MISERÁVEL, mas terá acumulado R$ 262 mil reais, com um rendimento mensal para a aposentadoria de R$ 1,4 mil mensal, a 100% do CDI atual

Cidadão 2: terá vivido uma vida MISERÁVEL, mas terá acumulado R$ 1,2 milhão reais, com um rendimento mensal para a aposentadoria de R$ 6 mil mensal, a 100% do CDI atual

Cidadão 3: Terá vivido uma vida razoável, com bons confortos e desfrutando de benesses simples da vida, entretanto terá acumulado o valor de R$ 8,1 milhões, com uma renda mensal de R$ 41 mil reais para desfrutar.

Todos esses valores citados podem trazer à tona a seguinte pergunta: " - Porra, Apache, mas ganhando R$ 13 mil com certeza a vida seria MUITO melhor mesmo, não preciso de você para dizer isso...."

Aí entra o tópico, a síndrome do Tio Patinhas está em você, que ao invés de investir no seu desenvolvimento pessoal, prefere juntar MIGALHAS e reduzir o investimento em si próprio para tentar ter uma vida MISERÁVEL incerta (que com essa qualidade de vida medíocre realmente não sei se você vai chegar tão longe)...

Atenção: não quero dizer que quem não paga academia, não come carne de primeira ou não usa roupas boas não pode ser feliz, entenda por favor a alma do tópico, não se prenda a palavras isoladas, entenda o conjunto como um todo.

Agora chamamos o feito à ordem:

Quando se tem uma renda BAIXA (< 10 mil líquido), é de fundamental importância que se exista o investimento no desenvolvimento pessoal financeiro, com gastos em educação, tentativas de empreender e materiais de estudo, tudo isso porque é o investimento precoce que fará com que o confrade chegue mais longe, é triste ver a disseminação de economia sem visão de que é mais viável o investimento pessoal. Perde-se muito tempo de vida útil guardando migalhas ao invés de pegar esse dinheiro e investir em si mesmo para fomentar o aumento de renda.

Ah, mas como posso aumentar minha renda? Darei três dicas mas sem entrar em detalhes nela, farei talvez se for fomentada uma discussão no tópico:

1 - Empreender: Você pode comprar coisas na China (Aliexpress) e vender na sua cidade, pode comprar calçados e vender na sua cidade, pode abrir um pequeno negócio ou prestação de serviço na sua cidade e também na internet, usar as redes sociais para disseminar o seu produto ou serviço, sendo que você vai investir seu salário para melhorar o seu produto e/ou a sua imagem para trazer mais renda. Abrir uma franquia que está em alta (crossfit, cosméticos femininos, petshop, lavadora de roupas) assim como a Área de Consultoria: Seja expert em um assunto e comece a dar dicas na internet, seja cotado para fazer análises técnicas e pareceres normais e especializados, preste serviços em áreas que necessitam de um intermediário (edição de vídeos, streaming) produção de conteúdo adulto, programação e microlinguagem, desenvolvimento de apps e suporte.

2 - Bacharelado em Medicina: Sem exceção, qualquer médico simples ganha pelo programa Mais Médicos o valor de R$ 12 mil, isso é o mínimo, pois em média os médicos recém formados ganham fácil o valor de R$ 25 a 30 mil reais por mês (Médicos empreendedores chegam a faturar mais de R$ 200 mil mensal).

3 - Concursos Públicos: Aqui é você e o seu suor, não há concorrente a não ser você mesmo, o Estado está aí pagando excelentes salários com pouco trabalho, gerando verdadeiros marajás, se você concorda ou não, você NÃO VAI MUDAR O BRASIL, aprenda a surfar na onda e aproveite os melhores certames, Nível Superior em Tribunais, Áreas Fiscais, e Polícias Federalizadas tem excelentes remunerações e não exigem algo mais do que uma simples graduação EAD.

Qualquer um desses dá BASTANTE trabalho, seja braçal, seja por estudos, mas NÃO É IMPOSSÍVEL! Por isso, aqui venho afirmar que o cidadão que ganha pouco não deve ficar neurótico em poupar, pois a falta de investimento e a cegueira vão fazer com que qualquer dinheiro acumulado seja um pico de ansiedade e estresse. Caso a pessoa ganhe menos de R$ 3000 líquido, recomendo que poupe 10% dos seus rendimentos, pague todo o resto das suas despesas obrigatórias, retire mais 10% para lazer e compras pessoas e aplique TODO o resto em investimento pessoal (material para seu negócio ou materiais de estudo). Se ganhar mais de R$ 3 mil e menos do que R$ 5 mil, recomendo que poupe 20% dos seus rendimentos, pague todo o resto das suas despesas obrigatórias, retire mais 10% para lazer e compras pessoas e aplique TODO o resto em investimento pessoal. Se ganha mais do que R$ 5 mil, recomendo que poupe 30% dos seus rendimentos, pague todo o resto das suas despesas obrigatórias, retire mais 10% para lazer e compras pessoas e aplique TODO o resto em investimento pessoal.

Caso a pessoa ganhe mais do que R$ 10 mil líquido, o que acho razoável para se viver no Brasil, aí sim os investimentos estão liberados ao bel prazer da pessoa, pois já se tem uma maturidade melhor para lidar com o dinheiro.

O grande problema de se poupar, sem retirar um pouco para o conforto, de forma extrema são os efeitos colaterais dessa vida: A falta de lazer, de investimento em si mesmo e a ganância em querer crescer arrastando com pouco valor a renda são estresse, calvicie, aumento de peso, perda de libido e problemas cardiovasculares e hipertensão. O dinheiro como diz a bíblia é a Raiz de todos os males, e se não for dito para ele, parafraseando o Frejat " - Mas que você diga para o dinheiro, pelo menos uma vez, quem é o dono de quem", é capaz de que você entre em um loop de preocupações com a renda, com consequências irreversíveis

Aí você vive como o Tio Patinhas, com dinheiro acumulado, sem poder desfrutar um pouco dos seus rendimentos enquanto se é jovem pela eterna preocupação com o futuro que você não sabe o que te aguarda.

Ninguém aqui está apregoando o estilo de vida de "só se vive uma vez", o "não" você já tem.... É apenas para trazer a uma reflexão que o investimento deve ser feito sem que se abra mão de uma vida confortável, dinheiro é um meio e não um fim, quando o dinheiro é colocado como objetivo final, sua vida está sentenciada a um inferno, pois o dinheiro é um número, e números são infinitos, e a ganância segue a mesma estrada: quanto mais se tem, mais se quer, e vai chegar um momento em que ter mais vai passar na frente de muitas coisas: famílias, saúde, bem estar. Quer ver? Você conhece alguém que tinha um objetivo a ser conquistado com o dinheiro e, quando se chega a um montante que dá para concretizar o objetivo a pessoa desiste e não usa o dinheiro para aquilo, com a simples desculpa de "depois que juntei, vi que o item era supérfluo...." isso nada mais é do que o dinheiro tomando conta das decisões da pessoa. Caso você não conheça essa pessoa, será que algum dia você não foi essa pessoa? Será que você NÃO é esse tipo de pessoa?! "Ah, agora não quero mais esse carro, agora é uma casa" "agora não é mais uma casa, vou alugar e viver de investimentos" "agora não quero mais investimentos, quero criptocoins"

Para neutralizar o efeito Tio Patinhas, o segredo é se impor a gastar um pouco do seu dinheiro com algo que você goste, não importa o que seja: se é uma roupa, tire 10% do seu rendimento e compre aquela roupa, vista-a e seja feliz! Se for um relógio, uma viagem, programe-se, junte um pouco do seu dinheiro, mas obrigue-se a gastar um pouco com você mensalmente, assim você consegue domar o dinheiro e será mais fácil juntar e traçar um objetivo! Se algo que queira for maior que seu objetivo, compre parcelado e aplique os 10% sobre a parcela, exigindo que você domine tanto a usura de juntar, quanto o desejo exacerbado de gastar tudo o que tem.

O controle sobre o desejo de comprar/poupar reflete diretamente no seu desenvolvimento MENTAL também, pois você consegue ser o senhor da sua vida sem deixar o fantasma do dinheiro usurpar o controle da sua vida.

Por isso, lembre-se: O foco deve ser SEMPRE aumentar a sua renda primeiro, investindo em si próprio para depois pensar em poupar, sem, é claro, esquecer de que você deve reservar uma parte do seu dinheiro para o lazer, pois é o que traz a satisfação do trabalho e não deixa alguns males subirem a sua cabeça, como o de querer fazer coisas ilícitas para juntar cada vez mais renda, o FOCO É AUMENTAR A RENDA até conseguir poupar um bom valor sem pesar na qualidade de vida!

E, se você tá lendo este tópico e não tem pelo menos R$ 50 mil reais para comprar um Honda Civic EXR como o cara do exemplo, ou se tem e esse dinheiro vai fazer MUITA FALTA no prazo de 1 ano, meu amigo, você precisa parar AGORA e colocar um projeto para 2020 para aumentar sua renda URGENTEMENTE, pois está perdendo tempo demais com bobagens!

E para finalizar o tópico e abrir para discussões, deixo a mesma mensagem dita por Max Gehringer, que se você poupa demais quando jovem, provavelmente irá querer gastar na velhice, mas roupas boas não deixam o velhinho mais bonito, viagens não serão feitas com o mesmo prazer e vigor quando se está velho, e comer carnes boas e boas bebidas não fazem bem com 60 anos de idade, então, aprenda a ter o equilíbrio entre poupar e viver, pois de fato o que levamos dessa vida é apenas a vida que levamos. Ser feliz no pouco é o ideal, mas nunca esquecendo de desejar um futuro melhor, mas sem deixar de lado o legado: O desenvolvimento financeiro, mental e físico, sempre constante.

Força e Honra.

Referências:

MACEDO, S. M. SÍNDROME DE TIO PATINHAS. Disponível em: https://www.revistari.com.br/187/886. Acesso em Jan 2020
[+] 7 usuários curtiram o post de Apache*:7 usuários curtiram o post de Apache*
  • Astuto, Digons, Monarca, Rapaz Iniciante, Senna, Shelby, Thanatos
Procurar
Responder
Offline Seu Vagem
Usuário Banido
*
Curtido: 48 vezes em 27 posts
Posts que curtiu: 0
14-01-2020, 11:43 PM
Eu concordo.
Mas essa é uma leitura avançada.
Eu por exemplo guardo 30% do meu salário em TD, esperando em 5 anos ter 100.000 pra poder investir em renda variável e fixa (40% variável e 60% fixa).
Agora... 5% do meu salário gasto comigo, em cursos, educação financeira, livros etc.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Apache*
Búfalo
**
15-01-2020, 07:29 PM
(14-01-2020, 11:43 PM)Seu Vagem Escreveu: Eu concordo.
Mas essa é uma leitura avançada.
Eu por exemplo guardo 30% do meu salário em TD, esperando em 5 anos ter 100.000 pra poder investir em renda variável e fixa (40% variável e 60% fixa).
Agora... 5% do meu salário gasto comigo, em cursos, educação financeira, livros etc.

O importante é ter o domínio sobre o próprio dinheiro, investindo sempre em si mesmo
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
Tópicos: 2
Curtido: 362 vezes em 215 posts
Posts que curtiu: 335
15-01-2020, 09:06 PM
Há uma questão de MINDSET que é colocada na mente das pessoas desde criancinhas, principalmente as mulheres que sempre levam uma vida mais fácil e recebem regalias, mas alguns toddynho também.

Enxergam o dinheiro como algo que outra pessoa lhes dá, simplesmente por elas acharem que merecem ou pela pessoa que dá ser boa.
Logo, se não recebe um salário super alto em seu segundo mês de trabalho, daí o empresário é explorador, a empresa não presta, ele não é valorizado, quer largar tudo pra fazer miçangas e bla bla bla.
Ou enxergam a quantidade de dinheiro no saldo na conta ou na ostentação como um total mérito em si, sentndo-se superior por ter mais dinheiro independente de qualquer circunstância, levando em consideração apenas o presente. Daí entram pessoas que tiveram um pouco de sorte ou que herdaram algo, ou merdas que namoram com alguém que as financia ou mesmo bandidos. Mas daqui um ano terão muito menos ou serão presos ou dependem de outras circunstãncias.

Dinheiro é simplesmente uma moeda de troca, a melhor já desenvolvida desde os ESCAMBOS.
Assim, as pessoas fazem TROCAS em comum acordo onde ambos saem ganhando. Por exemplo, você troca seu trabalho por 20 reais por hora, por exemplo e o seu empregador fatura 50 reais com a sua hora de trabalho, mas tem que dividir esse lucro com várias outras despesas e gerar novas riquezas, claro.
Com o que você trabalhou por uma hora, você pode trocar por seu almoço em um buffet livre, por exemplo, que custe 20 reais (com bebida e sobremesa). É uma troca justa.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Veterano
Tópicos: 21
Curtido: 38 vezes em 22 posts
16-01-2020, 07:26 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-01-2020, 07:36 AM por Peter Grifen.)
Legal, gosto de topicos desse tipo
Ter carrao , roupa de grife, comer comida cara nao significa vida de qualidade.

Quem tem mais qualidade de vida?

O cara de carro 20mil reais livre pra passear qualquer dia da semana ou cara de SUV de 70mil preso no trabalho?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
Curtido: 362 vezes em 215 posts
Posts que curtiu: 335
16-01-2020, 11:48 AM
Entendi o que quis dizer e concordo.
Só troco o "preso no trabalho" por "preso a coisas que não gosta", tipo um relacionamento de merda (família FACHADA), eventualmente não gostar do trabalho, não gotar do bbairro que vive, não sei como alguém chega a esse ponto de tudo em sua própria vida ser formado por coisas que não gosta, mas deve ser o manginismo de caras que podem até ser boas pessoas, ma ficam fazendo tudo o que alguma merda quer.

Já parou pra pensar na possibilidade da pessoa gostar de ficar "presa no trabalho"?
As pessoas melhor sucedidas na vida são as que gostam do trabalho que fazem e, se pudessem sem perda de qualidade de vida, ficariam 24 horas por dia em seus trabalhos, realizando suas missões de vida e gerando oportunidades, riquezas e alegrias para outras pessoas - os clientes e colaboradores diretos ou indiretos.

Trabalhar não deve ser visto como algo ruim, pois é isso que os marxistas querem.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CID F 32
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 14 vezes em 9 posts
17-01-2020, 11:32 AM
Concordo.

Se o sujeito tem renda muito baixa é mais razoável que ele invista em si mesmo para obter ganho de renda do que ficar guardando pouco $.
Aqui tenho uma proposta de debate. O Apache colocou 3 sugestões para aumento de renda. Concurso, medicina e empreendedorismo.

Vejo muita falta de mão de obra qualificada no Brasil e pouca gente com visão de negócio. Exemplos, pedreiro bom não falta serviço, mecânico bom não falta serviço. Tive que pesquisar instalação de ar condicionado, ninguém faz pacote completo. Tipo puxar tomada de 220v, arrumar dreno, fazer buraco na parede e depois arrumar. Eu teria pago mais dinheiro só para não ter que ficar chamando um eletricista depois pedreiro e depois instalador.

Um pedreiro bom pode fazer um curso técnico de edificações e virar um empreiteiro, mecânico bom pode abrir sua própria oficina. Todas essas profissões não tem glamour, não tem status e é aquele trabalho duro e sujo que não fica de camisa social da Dudalina no ar condicionado mas é mais acessível para os confrades que cursar medicina (livros caros, material caro, estuda período integral e até começa a ganhar dinheiro pode demorar anos) ou mesmo ficar anos estudando para concurso.

De certa forma cairia no empreendedorismo.

Sobre equilíbrio para gastar pelo menos um pouco com vc. Taí uma coisa que medito muito. Não tenho interesse em comprar carrão, comer em restaurantes caros...meu luxo máximo seria uma churrascaria rodízio e mesmo assim...prefiro comprar uma picanha e assar eu mesmo aqui em casa, roupas caras, relógios ou gadgets não vejo muito sentido em gastar muito com isso.

Gostaria de ter mais tempo e de viajar mais. Só. Então vejo que cada sabe aquilo que valoriza.

O ruim é cair na corrida de ratos da exibição do insta. Ou trocar carro pq td trocou, ir no restaurante da moda pq td mundo foi, comprar aquele combo de Ciroc na balada para tirar aquela foto de "começando os trabalhos". Gastar $ com camisas de marca para trabalhar e colocar as iniciais no punho, sempre querer o smartphone da maçãzinha mais novo. Aì não tem $ que chegue.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
17-01-2020, 11:43 AM
Medicina é fachada.
[+] 1 usuário curtiu o post de Spectro:1 usuário curtiu o post de Spectro
  • Senna
Procurar
Responder
Ausente Sauron
Senhor do Escuro
**
Tópicos: 3
Curtido: 3 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 15
17-01-2020, 12:00 PM
Tou bem nessa de investir apenas em mim. Guardo um pouco do salário, pago as contas (minhas e do meu filho) e tenho meu lazer de beber breja na praia.
Tudo é uma decisão de poder escolher fazer hoje, o que queremos amanhã. Quando o futuro chegar será o presente, assim, só existimos no presente, tudo o restante é um significado, interpretação ou projeção que fazemos no tempo presente.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Chris Kyle
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 76 vezes em 53 posts
Posts que curtiu: 12
17-01-2020, 02:27 PM
Bom tópico.

Juntando esse com o low profile o cara aprende rápido a ter grana e também viver tranquilo (o low profile, por exemplo, andava de Fiesta surrado no Brasil e fazia Road Trip de Corvette nos EUA), vivia tranquilo, sem chamar a atenção e fazia também o que gostava sem extrapolar. Como se diz, tudo é ponderação.

O segredo também é no que o cara gosta, de nada adianta gostar de GP top e torrar 3k por ano, diminui e adequa os gostos de acordo com o que ganha e nunca terá problemas, eu mesmo nunca abri mão de luxos, mas meus luxos são praticamente andar de carro (gasta gasolina, mas não exagero), moto, um bom pc e internet tranquila com ar condicionado...nada disso gasta grana alta e independente de quando eu ganhe, sempre sobra grana tranquila no mês...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Apache*
Búfalo
**
18-01-2020, 12:16 PM
Sim, justamente essa é a ideia, a pessoa tem que aprender viver no pouco para aprender a ser feliz em qualquer momento, mas é importante pontuar que o cidadão tem que saber poupar, ter um motivo pra poupar e jamais permitir que esse dinheiro reservado seja maior do que ele, que é de fato o objetivo maior do tópico: a Síndrome do Tio Patinhas vem para transformar um cara poupador em um psicótico por finanças (poupar ao extremo para viver de renda, sem prazo para acabar).

Por outro lado, meu embate é essa divulgação massiva de "coachs financeiros" para dizer que se deve investir em TD, FII, Ações, mas esquecemos de ver quanto o confrade está recebendo por mês, poupando pra viver de forma miserável e não tendo enfoque no aumento de renda (sei as consequências de uma renda maior: tempo reduzido, carga de estresse maior pela responsabilidade e tal) e é ai que entra a questão de investir para passar por esse momento de forma curta, ou pelo menos poder reduzir a carga de trabalho para desfrutar mais da vida.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Velho Gonçalves
Búfalo
**
Tópicos: 12
Curtido: 214 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 43
18-01-2020, 01:23 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-01-2020, 01:26 PM por Velho Gonçalves.)
Corroborando com o que o índio Apache disse, eu li uma matéria sobre o Roberto Fucking Justus, e sua esposa loira, montada numa fábrica do Rio Grande do Sul. A moça conta 31 anos; Justus, 64. O que me chamou a atenção não foi a diferença de idade, mas a frase que Justus – sem pudor – disse: “Eu trocaria qualquer quantia do meu patrimônio, para retroagir aos 45, e poder curtir mais a vida com ela”. Ou seja, não é necessário filosofar muito aqui... a Frase do cara já mostra o panorama do envelhecimento Vs qualidade de vida Vs patrimônio pessoal.

Quero ressaltar uma coisa, fala-se muito sobre medicina. Médicos não são as únicas pessoas que se dão bem na vida não! Com certeza não! Existem outras profissões (várias) que podem fornecer o mesmo patamar! Eu não ganho tanto quanto um médico (AINDA!!!); me formei em Ciências Contábeis em uma Uniesquina horrível. Porém, tal formação, simples, somada às escolhas acertadas, mais sangue nos olhos, me permitiram com que hoje eu tenha renda para morar sozinho, guardar uma grana relevante por mês e ainda bancar um mestrado profissional com mensalidade de R$ 2.800 (só que dessa vez, na melhor universidade privada de São Paulo). Deus ajuda quem cedo madruga, não apenas os médicos, os empreendedores e os funcionários públicos.

Tirando o super destaque do bacharelado em medicina (Até mesmo porque muitos não tem vocação para tal), concordo com 100% do que o tópico aponta. Por fim, quero apenas compartilhar uma coisa: recentemente comecei a investir em renda variável (Ações), e estou surpreso com os ganhos que tive até o momento! Não vou entrar em maiores detalhes em razão de eu ainda ser muito cabaço no assunto. Sei que estou vislumbrado no começo, e corro riscos ainda. Mas, daqui a um ano, se Deus permitir, eu vou relatar como foi a experiência com a Bolsa.

[+] 1 usuário curtiu o post de Velho Gonçalves:1 usuário curtiu o post de Velho Gonçalves
  • Apache*
Procurar
Responder
Offline Apache*
Búfalo
**
19-01-2020, 12:37 PM
O Gonçalves internalizou integralmente o que foi dito na postagem.

Não quero aqui apregoar a velha política do "só se vive uma vez", mas veja o Justus: daria QUALQUER parte do patrimônio dele para ter mais tempo para aproveitar desde os 45 anos, agora que venho com o principal quesito: não seria o Justus um cara incauto ao dizer isso? Já que ele pode aproveitar agora da vida? OU ELE PERCEBEU QUE COM 64 ANOS, CERTAS COISAS NÃO FAZEM BEM OU NÃO TEM MAIS GRAÇA?

É excelente que a pessoa consiga fazer aplicações financeiras, mas mais interessante também é saber dividir para que se aproveite alguns momentos sem restrições ineptas

Nesse ideal é que coloco o raciocínio do foco em AUMENTAR a renda, poupar é uma mera consequência e a depender do estilo de vida da pessoa (principalmente uma pessoa low profile), um salário de R$ 15 mil, que não é algo impossível, pode fazer com que ela tenha uma despesa de R$ 5 mil mensal, que é muito bom para se aproveitar, e poupar R$ 10 mil mensal.

Não é errado repetir: a maioria das pessoas que foram poupadores extremos dos 20-50 anos, quando chegam aos 60-70 tendem a falar que se pudessem voltar atrás, tinha vivido um pouco mais, feito melhores investimentos, estudado mais.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CID F 32
Búfalo
**
Curtido: 14 vezes em 9 posts
19-01-2020, 01:13 PM
Sobre medicina...Demora muito para começar a ganhar $. O curso é caro, td é caro. Longas horas de plantão. Falta de sono é comum. Seus horários vão ser escrotos por muito tempo. As melhores residências são extremamente disputadas.

O lado bom, emprego tem, principalmente se vc se dispor a ir para interior ou mesmo periferia das grandes cidades e não se importar em trabalhar em horários escrotos.

Tem muito médico ruim se formando e isso desvaloriza a profissão mas se vc mostra qualidade pode cobrar bem.

Não coloquem medicina num pedestal tem coisas boas, tem coisas ruins.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Apache*
Búfalo
**
19-01-2020, 01:31 PM
(19-01-2020, 01:13 PM)CID F 32 Escreveu: Sobre medicina...Demora muito para começar a ganhar $. O curso é caro, td é caro. Longas horas de plantão. Falta de sono é comum. Seus horários vão ser escrotos por muito tempo. As melhores residências são extremamente disputadas.

O lado bom, emprego tem, principalmente se vc se dispor a ir para interior ou mesmo periferia das grandes cidades e não se importar em trabalhar em horários escrotos.

Tem muito médico ruim se formando e isso desvaloriza a profissão mas se vc mostra qualidade pode cobrar bem.

Não coloquem medicina num pedestal tem coisas boas, tem coisas ruins.

Existe algum serviço ou trabalho que não tenha seu lado ruim? O tópico não se refere a trabalhos, dei exemplos para alguém, se precisar, ter um norte a seguir
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Veterano
19-01-2020, 08:59 PM
Na verdade quem estuda medicina nao vai se dar bem na vida nao, ja nascem se dando bem.
Quem faz medicina? Filho do cara rico ou filho da domestica Ivonete ?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline LukeSZ
Aspira
Curtido: 8 vezes em 5 posts
19-01-2020, 09:49 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-01-2020, 09:51 PM por LukeSZ.)
(14-01-2020, 11:39 PM)Apache* Escreveu:
Para neutralizar o efeito Tio Patinhas, o segredo é se impor a gastar um pouco do seu dinheiro com algo que você goste, não importa o que seja: se é uma roupa, tire 10% do seu rendimento e compre aquela roupa, vista-a e seja feliz! Se for um relógio, uma viagem, programe-se, junte um pouco do seu dinheiro, mas obrigue-se a gastar um pouco com você mensalmente, assim você consegue domar o dinheiro e será mais fácil juntar e traçar um objetivo! Se algo que queira for maior que seu objetivo, compre parcelado e aplique os 10% sobre a parcela, exigindo que você domine tanto a usura de juntar, quanto o desejo exacerbado de gastar tudo o que tem.
O controle sobre o desejo de comprar/poupar reflete diretamente no seu desenvolvimento MENTAL também, pois você consegue ser o senhor da sua vida sem deixar o fantasma do dinheiro usurpar o controle da sua vida.

Seguindo a linha de raciocínio @Apache* , gostaria de complementar aos confrades uma filosofia de orçamento bastante popular foda de territórios Tupiniquins.

Particularmente eu me encaixava com o descrito no tópico, inclusive gostaria de elogiá-lo pelo tema e pela qualidade do mesmo. No meu caso, apenas "sobrava" grana na conta, pois por criação familiar sempre vivemos de maneira simples, e sempre que dava vontade de fazer algo, simplesmente tinha grana na conta.

Desde 02/2019, venho anotando meus gastos em um aplicativo de maneira disciplinada visando saber para onde estava indo a minha grana.
Então eu pensei: "hmm como posso evoluir, esse controle financeiro?" 

Foi ai que comecei pesquisar na gringa sobre orçamentos e conheci o:

Zero Based Budget (Orçamento base zero)

Resumindo de maneira clara e lúdica para os confrades entender. Consiste em você pegar 100% de seu salário, e alocar em diversos "envelopes" conforme os gastos a serem realizados, no mês.

Por exemplo:

Show ContentSpoiler:

Salário R$ 1.500,00 (reparem abaixo que 100% do salário foi alocado no orçamento)

Alimentação - R$ 400,00
Gasolina - R$ 200,00
Internet - R$ 100,00
Educação - R$ 100,00

Comer fora - R$ 50,00
Entretenimento - R$ 100,00

Natal 2020 - R$ 20,00 mensais ( em dezembro terá 240,00 em seu "envelope")
Viagem para EUA em Dezembro - R$ 230,00 mensais (minha passagem é R$ 2.760,00 e quero ir em Dezembro)
Celular novo - R$ 50,00 mensais (até R$ 2.500,00)

Emergência - R$ 50,00 mensais (Até acumular uns R$ 5.000,00)
Investimentos - R$ 200,00

Não entendeu nada? Vem comigo!

Como os confrades podem ter percebido, aparenta ser algo muito complexo (O nível de detalhamento vai de cada um), mas ele atua em 2 principais áreas da nossa mente:

1° Princípio da escassez - Quando há um "limite" para gastos do mês como o salário por exemplo, é possível mensurar o quanto será gasto, pois foi estabelecido um limite (SALÁRIO) onde você terá que fazer sacrifícios e regular seu estilo de vida;

2° Amenização de culpa - Aqui ao meu ver está o PONTO CHAVE, que tem uma grande relação com o tópico abordado. Quando você planeja guardar R$ 50,00 para comer fora, esse dinheiro tem uma MISSÃO.

Tá mas você não saiu para comer fora? Não tem problema! Mês que vêm você coloca mais R$ 50,00 no "envelope", agora você tem R$ 100,00 para tacar o foda-se no fast-food quando quiser sem culpa e sem remorco. Ahhh mas eu não quero! Então pega esses R$ 50,00 e coloca no "envelope" dos investimentos.

Sintetizando aos confrades, todo esse processo é definido em 4 princípios:

PRINCÍPIOS DO ORÇAMENTO BASE ZERO

1° Dê a cada R$ um trabalho (Missão) - Give Every Dollar a Job

Show ContentSpoiler:

Bom agora você é o chefe! Tu é o cara!

O princípio consiste em pegar cada CENTAVO de seu salário e decidir qual será o seu propósito, baseado em um plano sólido.

Por exemplo:

Digamos que o "Emanuel" tem R$ 1.000,00 em sua conta, e não faz ideia as despesas que tem pela frente. Ai ele resolve ir lá e gastar R$ 150,00 em um Sushi. PARABÉNS ANIMAL!!

Agora digamos que o "Emanuel" tem ciência que suas despesas totalizem R$ 950,00. E tendo consciência da sua situação ao invés de Sushi ele resolve pedir uma pizza de R$ 50,00.

2° Tenha conhecimento de suas VERDADEIRAS DESPESAS - Embrace Your True Expenses

Show ContentSpoiler:

Algumas pessoas perguntam: ahhh porque eu guardo, guardo não evoluo?
Tá mas já pensou se você está preparado para aquele IPTU, IPVA, presente de natal, presente de aniversário, viagem de final de ano, celular novo, manutenção do carro, bateria automotiva chegando no prazo de troca? Ou até que você gasta o DOBRO no natal? ai tu vai lá torra tudo no mês e quando chega as REAIS DESPESAS passa tudo no cartão.....

Um erro bastante recorrente é que em geral as pessoas não reconhecem as despesas pouco frequentes e que representam grande impacto em nossas vidas, apenas quando a fatura do cartão chega...

Esse princípio consiste em você quebrar essas grandes despesas em montantes mensais mensuráveis, ou seja, quando você for dar um trabalho para cada R$ você deve considerar aquele presente de R$ 300,00 que você quer dar em Novembro ( R$ 300 / 11 = 27,28 mensais).... aqueles R$ 600,00 que você vai gastar a mais no Natal, etc...

3° Role com os socos - Roll With The Punches

Show ContentSpoiler:

No boxe, os lutadores movem o seu corpo na mesma direção do soco de seu oponente para amenizar o impacto. A mesma regra se aplica quando for realizar o orçamento. Seja flexível! E administre os socos que a vida lhe dá.

Se você estourou uma categoria de seu orçamento não precisa se sentir culpado, re-ajuste seu plano para as circunstâncias que você encontrará pela frente. Você é o chefe porra!

Exemplo:

Se você orçou R$ 50,00 para comer fora, e gastou R$ 60,00 não precisa se desesperar. Reajuste!
Ao invés de gastar R$ 100,00 com entretenimento gaste agora apenas R$ 90,00 este mês.

4° Envelheça o seu dinheiro - Age Your Money >>>> (DICA DE OURO!) <<<<

Show ContentSpoiler:

Essa é a dica chave, e a maior sacada de um orçamento!

Já perceberam que culturalmente tanto nós quanto a maioria massiva dos brasileiros atribui funções para a grana que ainda NEM temos? Aquela que será recebida no 5° dia útil ou até em casos extremos no mês subsequente?

Recomendo aos confrades entenderem um pouco a respeito do chamado "credit card float", onde consiste em gastar no cartão de crédito, e apostar na loteria chamada "estabilidade profissional" jogando as suas despesas 60 dias para o FUTURO.

Digamos que você gastou R$ 400,00 no cartão de crédito. E tem um salário de R$ 1.000,00 mensais, ai você pensa:

Bom... agora vou pegar os R$ 1.000,00 e orçar o mês de Fevereiro, correto?

NÃO!! Você tem para sobreviver em Fevereiro R$ 1000,00 - R$ 400,00 = R$ 600,00 (PENSE NISSO!!!)

---

Então em que consiste esse princípio?

Consiste em você tabular o seu dinheiro por "idade" e ter consciência real no que está acontecendo em suas finanças.

A situação ideal é você chegar ao ponto de acumular grana com 30 dias de vida, a tal ponto de usar o salário de JANEIRO para orçar e gastar no mês de FEVEREIRO, isso pode ser uma virada de jogo em sua vida!

Essa é uma filosofia de orçamento muito popular lá fora, e claro que existem diversos métodos e nem todos se encaixam ao seu método de controlar suas finanças.

O grande propagador deste conceito é o Software YNAB (You Ned A Budget), porém ele é precificado em dólar e é MUITO CARO! Porém a filosofia é muito interessante e pode ser aplicada de diversas formas (excel, outros softwares como o Buckets, etc...)

Espero que tenha sido útil a todos de alguma forma, é claro que a maioria são conceitos de conhecimento de muitos, mas espero que tenha pelo-menos 1 insight ali no meio para as suas finanças.

Não sei se deveria ter aberto um tópico novo a respeito, mas acreditam que os conceitos se complementam
[+] 3 usuários curtiram o post de LukeSZ:3 usuários curtiram o post de LukeSZ
  • Bruno Padilha, ProudBR, Sauron
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Veterano
19-01-2020, 10:26 PM
deveria ter aberto um topico novo
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline seattle
Aspira
Curtido: 1 vezes em 1 posts
20-01-2020, 12:40 PM
Um ótimo tópico, fez olhar para dentro da minha vida e refletir. De fato, estava/estou vivendo uma vida/síndrome de Tio Patinhas. 31 anos, concursado com salário baixo (2 S.M), em uma área diferente da minha formação e que eu detesto, poupando cada centavo, vivendo pelo objetivo da I.F daqui uns 30 anos.

Preciso parar de procrastinar e partir para o Empreendedorismo, que é um "sonho" de infância e esse tópico tem me feito refletir. Parabéns ao O.P por compartilhar essa reflexão tão enriquecedora.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Haggar
Búfalo
**
Curtido: 3 vezes em 3 posts
26-01-2020, 04:25 PM
(17-01-2020, 11:43 AM)Spectro Escreveu: Medicina é fachada.
Por que? Um médico recém formado ganha no mínimo R$ 15,000 por mês. Isso sem residência ou especialização.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Ferramenta] Desenvolvimento Financeiro Unknown 17 8,086 20-10-2019, 05:08 PM
Última Mensagem: Villefort
  Desenvolvimento Financeiro Ali 49 21,389 23-03-2019, 09:57 AM
Última Mensagem: Digons
  Planejamento financeiro p/ sair do país Brutus 28 8,669 18-02-2015, 07:16 PM
Última Mensagem: gladiador

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo