• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo Valor alto dos imóveis hoje em dia
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Valor alto dos imóveis hoje em dia
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
Tópicos: 16
Curtido: 299 vezes em 120 posts
Posts que curtiu: 138
27-03-2017, 09:01 AM
Estou acompanhando e ajudando na saga de um parente próximo na compra de seu primeiro imóvel. Situação do rapaz:

- Trabalha há alguns anos na mesma empresa (acho que 5 anos), desde que se formou na faculdade.
- Possui cerca de 20k no FGTS e 60k em investimentos, sendo que, segundo ele, 30k são para aposentadoria e ele não pretende mexer.
- Salário bruto de aprox. 5k + empresa recém aberta (MEI), com alguns clientes, que somam uma renda extra de uns 500 mensais.
- Ele mora com os pais, então não faz sentido sair de casa para morar de aluguel na mesma cidade (até onde sei, não há pressão para ele sair de casa).

Pois bem, ele mora em uma cidade próxima a minha, que possui muitas faculdades particulares e universidades públicas, no interior de SP. Ele pretende dar o primeiro passo e adquirir um imóvel. Comecei a pesquisar (zap imóveis e imobiliárias) apartamentos na cidade dele, e para minha surpresa, é impossível encontrar imóveis bons por menos de 300k. Os de menos que esse valor são sempre para estudantes, ou em bairros afastados/desvalorizados, ou são tão básicos que não valem a pena (sem varanda, menos de 50m quadrados, etc).

Comecei então a pesquisar por imóveis na faixa de 350k. Encontrei algumas opções, apartamentos normais, ou seja, nada de luxo ou "gourmetizado", com média de 60 metros quadrados, vaga coberta, região ok, longe de estudantes e republicas etc. Pedi então para ele simular um financiamento baseado em seu salário e no valor de entrada que ele poderia dar. Os dados da simulação foram:

Renda: 5k (ele não colocou a renda de sua nova empresa, pois ela ainda é instável)
Entrada: 20k (FGTS) + 30k (investimentos, menos a parte da aposentadoria)

Para nossa surpresa(digo "nossa" porque eu também estava obsoleto na questão de imóveis), o máximo que ele consegue financiar é 190k. Achei muuuito estranho, porque um cara que ganha esse valor e tem uma vida financeira saudável não consegue morar em um imóvel "normal", sem luxos ou frescuras. Ele não possui filhos, até onde sei não possui prestações a serem pagas de nenhum tipo, carro está quitado, etc.

Aconselhei ele a ter calma e ir aportando, se possível, parte maior de seu salário. Mas confesso que se fosse comigo, estaria meio "nocauteado" com essa situação. Um cara com o histórico financeiro dele ter que morar, com todo respeito aos confrades que possuem esse tipo de imóvel, em um MRV da vida, ou tendo que dividir prédio com estudantes baderneiros, ou tendo que morar em uma caixa de papelão de 45m quadrados. Um cara que queira morar num apartamento razoável precisa ganhar cerca de 8.5k. Aí eu pergunto: o que aconteceu de 5 anos pra cá? Quando comprei meu apto, eu ganhava metade disso, os valores eram cerca de 3 vezes menores, e o financiamento era muito mais fácil. Na minha época, quem ganhava 8.5k morava em condomínios fechados de alto padrão.

Não sei até onde esses valores vão crescer, se vale a pena esperar ou se é melhor ele comprar algum apto desses baratinhos pensando que ele irá se valorizar. Queria a opinião dos confrades pois também estou defasado no assunto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Chris Kyle
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 76 vezes em 53 posts
Posts que curtiu: 12
27-03-2017, 09:55 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-03-2017, 09:55 AM por Chris Kyle.)
Imóvel tá supervalorizado no Brasil, mas de uns tempos para cá, vários foram caindo e baixando o preço...a tendência continua sendo de queda, afinal, o Brasil está em recessão que vai demorar 10 anos para voltarmos a termos o mesmo poder de compra que tinha antes da Dilma...

Sobre o seu amigo, financiamento só vale a pena se o cara não entende nada de investimentos e é aquele que quando tem grana na carteira, acaba gastando (e tem muita gente assim, só ver as pessoas ao seu redor, quando recebem o salário vivem como reis, não dá uma semana depois e estão tudo pobre novamente).

Como não é o caso dele, se ele realmente tiver necessidade de morar sozinho, que more em aluguel (e dá para alugar muita coisa boa por menos de 1k) e economize o resto para continuar investindo da mesma maneira que está fazendo para quando tiver grana, pagar o imóvel à vista ao invés de pagar quase 2...financiamento de imóvel metade é juros e tarifas bancárias, o apartamento em si o cara só paga nos últimos meses do financiamento...você já pesquisou os imóveis para compra, agora pesquisa os imóveis para alugar e vai ver que imóveis de 300-500k não possuem aluguel muito alto...tem também calculadoras on-line para ajudar a simular se vale a pena financiar ou alugar:
http://www.infomoney.com.br/imoveis/noti...pra-imovel

Eu, 10 anos atrás, financiaria o imóvel sem pensar...
Eu, hoje, nem a pau, mesmo se tivesse 300k na conta...dinheiro não dá em árvore...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline V-Power
they wanted speed!
Tópicos: 8
Curtido: 12 vezes em 9 posts
Posts que curtiu: 5
27-03-2017, 11:22 AM
Qual a idade do seu amigo?

Ele fez a simulação pela CEF?

Dificilmente um banco privado irá cobrir a proposta da Caixa.
O mercado imobiliário está em baixa, muitas construtoras estão dando descontos (que podem chegar a 30%) e/ou pagando o ITBI para atrair clientes.

Com esses números que você passou a parcela deve ficar entre 2 e 3 k, cerca de 10% do valor do imóvel, na compra de um apê de 300 k. Se for levar em consideração que o imóvel virá liso ou com acabamento básico, ele ainda deverá gastar com outros itens. Essa parcela vai comprometer boa parte do salário dele, o que poderá no futuro próximo prejudicar a vida financeira.

Se ele não pretende morar no imóvel é melhor comprar um mais barato (200 k), pois o aluguel é mais em conta e pode ser mais fácil de não deixar o imóvel vazio.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline canislupus
Veterano
Tópicos: 27
Curtido: 17 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 51
27-03-2017, 11:49 AM
Trabalhar a vida toda pra ter um imovel eu acho que nao compensa, ainda mais apto, quevai gerar mais despezas. Bom.. Caa um sabe o que é melhor pra si. Muitos economistas estao tendo essa opiniao, tem um video no youtube interessante que eu vi "comprar imovel é pra otario" que o cara explica que é um passivo que hoje em dia nao compensa dadas as condiçoes.

Sera que se ele investisse em casa ou terreno pra or construindo aos poucos nao compensaria mais?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
Tópicos: 16
Curtido: 299 vezes em 120 posts
Posts que curtiu: 138
27-03-2017, 11:57 AM
Ele é um pouco mais novo que eu, tem 27. As simulações foram pela Caixa sim.

Eu entendo perfeitamente que alugar é financeiramente melhor do que comprar, e já expliquei isso algumas vezes à ele. Ele diz que "se for pra alugar, compensa eu continuar morando com meus pais". Mas em compensação, ele não quer viver com os pais pra sempre (eu até entendo isso, chega uma hora que queremos nossas coisas do nosso jeito).

Essa questão do terreno é interessante, mas também não muda o fato de que tudo está supervalorizado. Um terreno num bairro razoável onde eu moro está na faixa de 180 mil (pesquisei rápido aqui). Na cidade dele deve ser por aí também. Dureza você comprar um pedaço de terra por 180 mil, sendo que há 5 anos atrás com esse valor daria para comprar a casa pronta.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline V-Power
they wanted speed!
Tópicos: 8
Curtido: 12 vezes em 9 posts
Posts que curtiu: 5
27-03-2017, 12:00 PM
(27-03-2017, 11:22 AM)V-Power Escreveu:
Show ContentSpoiler:
Com esses números que você passou a parcela deve ficar entre 2 e 3 k
cerca de 1% do valor do imóvel, na compra de um apê de 300 k.
Show ContentSpoiler:
Se for levar em consideração que o imóvel virá liso ou com acabamento básico, ele ainda deverá gastar com outros itens. Essa parcela vai comprometer boa parte do salário dele, o que poderá no futuro próximo prejudicar a vida financeira.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Chris Kyle
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 76 vezes em 53 posts
Posts que curtiu: 12
27-03-2017, 12:06 PM
(27-03-2017, 11:57 AM)Tim Laflour Escreveu: Eu entendo perfeitamente que alugar é financeiramente melhor do que comprar, e já expliquei isso algumas vezes à ele. Ele diz que "se for pra alugar, compensa eu continuar morando com meus pais". Mas em compensação, ele não quer viver com os pais pra sempre (eu até entendo isso, chega uma hora que queremos nossas coisas do nosso jeito).

Tem o plano C também que algumas pessoas fazem que é construir no terreno dos pais (seja um andar a mais na casa ou outra casa menor realmente), vai sair mais barato...mas se o problema é os pais dele mesmo, aí só alugando ou financiando...

Tem uns que acham que não vale a pena alugar porque tá pagando imóvel dos outros...mas financiamento também é assim, você paga um imóvel que só será seu na quitação, até lá, é do banco...experimenta ficar sem pagar as prestações para ver se não te tiram o mesmo...
[+]
  •
Procurar
Responder

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo