• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Vencendo a timidez
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Vencendo a timidez
Offline Jef
Búfalo
**
Tópicos: 47
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
19-10-2015, 11:15 PM

https://m.youtube.com/watch?v=4fOKXxA8Qng

Mais um baita video do Olavo de Carvalho. Vale a pena ver, é curto e traz um conhecimento mto valioso.

eu sempre fui um cara bastante timido, melhorei com o tempo mas ainda tenho minhas recaidas.
em grupos pequenos de pessoas (ate umas 6 ou 7) eu fico de boa e consigo conversar, porem em apresentações de faculdade ou quando tem bastante pessoas em um ambiente eu me surpreendo pois ainda fico muito nervoso e extremamente timido mesmo depois de anos vivenciando isso (tenho 25 agora)
por mais que tenha me faltado uma dedicação maior para melhorar essa questão, ja me expus a varias situações e mesmo assim continuo sendo uma pessoa timida

bom, e sobre o video
achei interessante a essa nova perspectiva q o olavo comenta e sugere
ja notei que em aulas de assuntos q eu gosto e me intreresso, tenho mais facilidade de participar da aula, por exemplo.
ou seja, estou deixando de "me colocar no centro" como ele mesmo diz e coloco a importancia em outra coisa, deixando assim a timidez de lado. Como se estivesse me colocando em segundo plano, exatamente como o Olavo falou.

Bastante curioso ele falar em "amor ao proximo" e "dar importancia ao outro" pois sao justamente essas duas coisas que o livro Monge e o Executivo mais fala sobre liderança e gerar empatia nas pessoas, outro grande desafio q estou enfrentando (criei topico sobre isso)

ta aí uma boa oportunidade para alcançar esses dois objetivos no meu desenvolvimento pessoal q tanto busco de uma so vez. Matando dois coelhos numa cajadada.
é dificil, mas colocarei em pratica essa ideia do video, aos poucos pelo menos. Acredito e muito na forte influencia de habitos para a mudança de crenças e personalidade.

Saudaçoes,
Jef

peço perdao pela falta de acentuaçao e abreviaçoes, porem estou escrevendo pelo tablet e é uma bosta escrever por aqui.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
20-10-2015, 07:03 AM
Muito bom vídeo!

Eu também sou tímido, mas melhorei muito do que era para meu estado atual. Fixei como objetivo pessoal em ajudar e impactar de forma positiva o máximo de pessoas possível.

Todo dia procuro formas de me desafiar e melhorar meu traquejo social. Sou cordial com todos e procuro gerar empatia por onde passo, mas evito de ser capacho de algumas pessoas.

Quando me sinto "travado" pela timidez para fazer algo paro e penso, você só tem uma oportunidade de fazer aquilo uma vez. Melhor ir la e fazer sem arrependimentos do que passar a vida toda remoendo aquilo. A vida está correndo com seu relógio tendo o tempo como aliado, ele não espera.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Héracles
O do Olimpo!
Tópicos: 19
Curtido: 77 vezes em 48 posts
Posts que curtiu: 29
04-11-2015, 09:41 AM
Parei de ser tímido, quando parei de me importar tanto comigo mesmo em cada lugar que eu frequentava. Tirei o foco no "eu" e coloquei na tarefa.

Isso facilita muito as coisas. Na verdade, a pessoa que é "tímida" é muito "ego-ista". Ela pensa que em todo lugar, todo mundo vai ficar reparando, falando, olhando, etc...
na verdade isso não passa de imaturidade e egoísmo. Ninguém se importa. As pessoas querem saber o que vc tem a oferecer. Se tu não oferece nada, ninguém vai ficar reparando.

O importante para deixar de ser um tímido bundão, é se focar no conteúdo, na tarefa, ou na outra pessoa em questão. Esquisito por esquisito, todo mundo é um pouco. E se não quer chamar muito atenção para si mesmo, é só se vestir de forma neutra e não ter algum penteado, ou acessório estilo jogador de futebol.

Assim como o velho falou no vídeo, o grande problema do bundão, digo, tímido, é que ele não tem amor pelos outros. O mundo acaba nele mesmo. Normalmente os tímidos foram pessoas muito mimadas na infância, onde seus pais o fizeram acreditar que o mundo todo está de olho na pessoa diferenciada que ela é. É o mesmo caso para o extrovertido, só que o extrovertido acredita que é uma pessoa espetacular. Enfim, é importante achar um meio termo nisso. Coimo disse o Salomão, tudo tem o seu tempo debaixo do céu. Nesse caso, tempo de extroversão, tempo de introversão. E esse timming a gente só adquire dando a cara a tapa.

Aqui onde eu trabalho, foi mandado um sujeito muito, mas muito introvertido, tímido. Era um coitado. Eu reparava que ele era totalmente voltado para si mesmo, e tinha um cuidado exagerado com asseio pessoal. Era totalmente perceptível que ele achava que onde quer que ele fosse as pessoas iam ficar de olho nele em tempo integral. Que forma terrível de se viver. Completamente aprisionado. E não se enganem, todos as pessoas que são muito bitoladas em aparência, tendem a ser tímidas em situações que saem de sua zona de conforto. Perdem aquela extroversão característica que fingem ter, em situações que não estão acostumadas. Isso pq são egoístas de merda. Perceba aquela carinha descolado da faculdade que nos bares e festas e aulas descontraídas é o falador metido a fodão, mas na hr da apresentação com o professor mais fudido, vira um poste.

Claro, sempre vamos ter um frio na barriga em cada situação nova, mas o importante é se focar na tarefa e esquecer um pouco de si mesmo. Sempre mantendo o bom senso, lógico.

Eu sempre fui e ainda sou do tipo introvertido, mas hj não tenho problemas em interagir, apresentar, falar em público pq nessas horas, eu foco no assunto ou na tarefa, e teno esquecer o que os outros vão pensar de mim. Claro que preparo é muito importante. Você discursar sobre um tema que realmente conhece sempre facilita as coisas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rasputin
Búfalo
**
Tópicos: 8
Curtido: 2 vezes em 2 posts
04-11-2015, 11:12 AM
Muito bom, mesmo que não tenha tanto resultado em relação a timidez, algo positivo terá feito.
Vou tentar também.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
04-11-2015, 12:54 PM
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
04-11-2015, 05:06 PM
marcando.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 107 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 9
04-11-2015, 06:01 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-11-2015, 06:02 PM por John.)
Dependendo da natureza da pessoa, essa pode ser uma característica que fica marcada pro resto da vida.
É claro que com o tempo, a tendência é que o tímido/introvertido consiga arranjar estratégias para que esse seu lado não seja tão exposto, como por exemplo trabalhar com profissões mais low key, que não tenham uma exposição muito grande, frequentar lugares mais reservados, adaptar sua vida de maneira geral de acordo com os limites presentes do indivíduo.
O grande problema é que essas pessoas costumam se privar de muitas coisas, as vezes sem perceber, e no final acabam não experienciando as coisas de forma completa, plena.

Enfim, existe uma "corrente" atual que afirma que existem benefícios em ser introvertido {Inclusive tema do best-seller O Poder dos Quietos}, e eu meio que entendo alguns deles. Em nossa sociedade, o extrovertido é vangloriado e valorizado ao extremo, porém temos que ter em mente que existem funções que comprovadamente um indivíduo mais calmo, reservado, pensativo tende a render mais. Talvez toda essa questão do foco, concentração e disciplina seja até um pouco mais fácil para o introvertido, na minha visão {Claro que devemos excluir aqueles portadores de TDAH}.

Mas sabemos que pesando na balança e colocando-os no plano prático no mundo atual, ainda é melhor ser extrovertido. As portas tendem a se abrir mais, as vezes o extrovertido pode ser até pior comparado no geral em relação ao introvertido, mas ele corre mais atrás de oportunidades, elas aparecem com mais facilidade.

Ainda existe a diferença entre introversão x timidez, mas aí já é uma discussão bem mais aprofundada.
Acho que tem muita gente por aí que tem um potencial gigantesco e se limita por causa dessa merda, e por mais que seja culpa da própria criação da pessoa/ambiente no qual ela foi educada, não podemos apontar dedos na direção de quem tem o problema. Cada um tem sua história, e julga-los por causa de uma deficiência não é uma atitude sensata.
O importante é que os tímidos procurem ajuda, pq embora eu veja poucos casos de "recuperação total" do paciente, a grande maioria melhora, pelo menos isso. E só de melhorar 10 por cento, muita coisa pode mudar pra melhor na vida de uma pessoa.
Pode ser que de um ponto de vista seja frescura sim, mas continuam sendo pessoas que sofrem e muitas vezes não tem condições/oportunidade de melhorar, seja pelo lado financeiro ou por diversas outras barreiras que a vida pode impôr.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
04-11-2015, 06:45 PM
Na boa, a real é na rua, mas se essa timidez toda atrapalha, procure um profissional.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
04-11-2015, 09:45 PM
Melhor coisa pra curar a timidez e amando uma mulher. Na
[Imagem: slide_6.jpg]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
04-11-2015, 10:12 PM
até que o divorcio os separe, melhor dizendo. O que acaba sendo a morte para muitos homens de qualquer forma...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Piratão
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 6 vezes em 3 posts
05-11-2015, 09:19 AM
Praticar, praticar, praticar.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Como Enfrentar a Timidez/Baixo Alto Estima Aquiles 21 11,281 28-12-2016, 11:03 AM
Última Mensagem: Smith
  Timidez Amorosa Mandrake 14 5,504 27-11-2015, 07:34 PM
Última Mensagem: Smith
  15 Dicas para perder a Timidez Paul Kevin 12 5,618 24-09-2014, 06:02 PM
Última Mensagem: Roald Amundsen

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo