• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros 15 Dicas para perder a Timidez
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
15 Dicas para perder a Timidez
Paul Kevin
Curioso

09-02-2014, 08:39 PM
Dicas para Vencer a Timidez

Todo mundo é um pouco tímido em determinadas situações. A timidez não algo ruim, pelo contrário, na medida certa ela pode ser benéfica, pois nos impede de fazer coisas das quais poderíamos nos arrepender mais tarde, porém quando ela é excessiva, pode nos impedir de realizar tarefas simples que gostaríamos de fazer, tal como falar em público ou paquerar alguém.

Seja mais otimista

Quem é tímido tem certa tendência ao pessimismo, acreditando que se tentar fazer aquilo que tem medo (falar em público, declarar o seu amor, etc.) tudo vai dar errado. Acredite, se você esperar pelo pior, ele não vai te deixar esperando muito tempo. Seja otimista, você só tem a ganhar com isso.

Saía do seu mundinho

Outra característica do tímido é se fechar dentro do seu próprio mundo e evitar o contato com outras pessoas. Abra seus olhos para o mundo exterior, aprenda a compreender como o outro se sente, ouça mais, enxergue os problemas de outra pessoa além de você. Isso vai te ajudar compreender o que falar e a hora certa de falar.

Controle a sua ansiedade

Essa é uma grande inimiga do acanhado. Ela faz você gaguejar esbarrar em objetos e esquecer as palavras. Causando constrangimento e vergonha o que acentua ainda mais a timidez. Controlar a ansiedade pode parecer uma tarefa difícil, porém existem pequenas atitude que você pode tomar que irão de ajudar nessa tarefa.

Enfrente o que você teme

Se você quer realmente superar a timidez tem que enfrentar o seus medo, seja ele dizer o que pensa a outras pessoas ou atender ao telefone (sim, existem pessoas que são tímidas até para falar ao telefone). Não estou te dizendo para fazer uma palestra no Maracanã lotado, comece com pequenas coisas e vá aumentando a dificuldade. Estabeleça para você uma pequena lista de metas a serem cumpridas e vá aumentando a dificuldade de cada uma delas gradualmente.

Não se menospreze

De maneira geral a timidez é causada por sentimento e pensamentos de auto-desvalorização. O tímido acredita que é de certa forma inferior aos outros, ou acredita que as outras pessoas o subestimam ou o ridicularizam. Por regra esse pensamentos são falsos ou exagerados, criados por sua própria autocrítica.

Tenha postura

A pessoa tímida tem quase sempre essa postura corporal: o pescoço arqueado para baixo, como se estivesse tentando se esconder do mundo (com a lógica do avestruz) e costuma não olhar o interlocutor nos olhos. Essas duas características tão comuns nos introvertidos são mal vistas pelas pessoas e fazem com que o tímido acabe sendo rejeitado (mesmo inconscientemente) por aqueles que ele gostaria de atrair.

Manter a coluna mais ereta e além de fazer você se tornar mais interessante para os demais, faz com que sua mente acredite que você é uma pessoa mais autoconfiante.

Pare de olhar para o seu umbigo

Pessoas tímidas costumam ser introvertidas (parece redundante não é?) isso quer dizer que elas têm a atenção muito mais voltada para si mesma do que para o mundo externo. Isso gera dois problemas: o primeiro é acreditar que todo mundo também está olhando para ela (que estão observando os defeitos dela) e o outro é que nas situações sociais (conversa, paqueras, reuniões etc.) o tímido presta muito mais atenção nos fatores internos dele (se ele próprio gaguejou, se está com coração acelerado, se está com vergonha) do que na reação das outras pessoas. Esse comportamento contribui para que você se sinta ainda mais inseguro.

Faça contato

Tente conversar com maior número de pessoas que puder. Mais do que isso, ao conversar com alguém procure lhe olhar nos olhos. Essa atitude vai te ajudar a compreender a reação dos outros e vai tirar o seu foco de si mesmo.

Faça e receba elogios

Ao fazer um elogio (sinceros) você aumenta o grau de afinidade com seu interlocutor e quebra a tensão que pode acontecer no começo de algumas conversas. Quando receber um elogio evite dizer coisas como: “bondade sua” ou “você só está sendo gentil” se alguém lhe faz um elogio é por que acredita que você possua determinada qualidade, e ao rejeitar o elogio você rejeita essas qualidades. Essa falsa modéstia só contribui com ideia de que não há nada de bom em você o que reforça a timidez.

Não exija tanto de você

Nem sempre você vai conseguir observações inteligentes ou piadas muito engraçadas, é provável até que você fale alguma besteira de vez em guando. Mas isso não é um problema, na verdade ninguém gosta do “Peter Perfeito” e expor seus defeitos faz surgir amizades verdadeiras e pessoas que gostam de você de verdade.

Aceite que não pode agradar todo mundo

Nem todo mundo vai gostar de você ou do seu jeito, isso por que é humanamente impossível agradar a todo mundo, dessa forma sempre vai ter alguém que não vai ir com sua cara. Mas ao invés de se preocupar com a opinião dessas pessoas lembre-se que existem muitas outras que gostam do seu jeito.

Reconheça a sua verdadeira limitação

É provável que você não seja tímido o tempo todo, mas que existam situações específicas que te deixem mais acanhado, talvez seja ao falar em público, ou conversar com alguém do sexo oposto, de toda a forma quanto melhor você compreender os momentos em que sua timidez surge, mais fácil será trabalhá-la.

Não ponha ninguém em pedestal

Ninguém é perfeito, e quando você coloca alguém nessa posição de perfeição você acaba se menosprezando, principalmente se você tem o péssimo hábito de se comparar a outras pessoas.

Engula o orgulho

Alguns psicanalistas sugerem que a timidez carrega em si uma boa dose de orgulho. Desse modo o tímido é também alguém orgulhoso e arrogante, que se recusa a entrar em contato com os outros por acha-los “inferiores” . Confesso que essa descrição valeu para mim durante a minha adolescência, eu via as outras pessoas da minha idade como patéticas e superficiais, hoje compreendo que essa postura nada mais era do que uma tentativa ridícula de esconder meus sentimento de inferioridade.

Fonte: http://www.psicologosp.com/2012/01/7-dic...midez.html
[+]
  •
Responder
Offline MajinBoo
Búfalo
**
Tópicos: 3
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
09-02-2014, 09:13 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-02-2014, 09:13 PM por MajinBoo.)
Uma frase do Veríssimo é mais eficiente que este artigo todo: "ninguém se importa, levante e dance"
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Paul Kevin
Curioso

09-02-2014, 09:37 PM
O que está em questão é que realmente ninguém se importa, mas o tímido pensa que se importam e por isso se limita a não realizar nada, não arriscar, não tentar, não se expor com medo do que os outros pensem.

Ou se convence de que é superior a todos e os considera inferiores, indignos de terem qualquer interação com ele.

Ai ele fica naquela masturbação mental infinita, tentando achar motivos para convencer a si próprio de que a interação social não é importante, de que ele está melhor dessa forma.

O Segundo caso, quando crônico se torna mais difícil de ser tratado pois envolve orgulho, ou seja, após tanto tempo sem tratamento ele entra na fase de se convencer que sua condição não é tão ruim assim, depois ele procura os pontos positivos e seu orgulho se encarrega de suprimir os negativos, passa a ver todos a sua volta como inferiores e procurando motivos para não interagir pensando que as pessoas não vão compreendê-lo por serem burras demais, isso é apenas um dos milhares de exemplos da mente de um tímido crônico.

E esse "orgulho" acaba impedindo o tímido de tentar sair dessa condição ou buscar ajuda, pois o mesmo se convence de que está melhor assim.
[+]
  •
Responder
Paul Kevin
Curioso

09-02-2014, 09:54 PM
Apenas um pé na bunda para o sujeito sair da zona de conforto já é um começo, a partir daí naturalmente ele vai vendo que não é um bixo de 7 cabeças e que na realidade ninguem se importa.

Algumas dicas simples, fáceis, para começar.

Trabalho com o público (Ex. Vendas, Atendimento)

Fale com estranhos na rua (Nem que for para pedir informação, perguntar a hora, falar do tempo)

Quando for a uma loja, padaria, restaurante ou qualquer tipo de comércio, puxe assunto com quem te atende, trate-o como se fosse um amigo.

Aprenda a puxar assunto, manter e desenvolver uma boa conversa.

Procure sempre interagir com pessoas do seu trabalho, escola, na faculdade, no curso, da sua rua, na faculdade, etc.

Caso você não estude, não trabalhe, não saia e só fique em casa na porra do computador, desligue-o um pouco, vá dar uma volta, vá ao shopping, matricule-se em um curso, nem que for gratuito, vá a uma praça onde tenha concentração de pessoas, clube, seja lá o que for.

Coloque-se em situações onde você tenha que interagir com pessoas, cara a cara, internet não vale.

Saia da sua zona de conforto!
[+]
  •
Responder
Paul Kevin
Curioso

09-02-2014, 10:11 PM
A timidez não é um transtorno mental. Mas a timidez crônica pode evoluir para uma patologia, principalmente quando o adolescente não consegue superá-la ao entrar na vida adulta.

Fobia social

Tem-se aí a fobia social, quando a pessoa passa a evitar todas as situações sociais que não lhe são impostas pela mais absoluta necessidade. Assim, compelida a garantir sua sobrevivência, a pessoa pode, com algum sacrifício, trabalhar, mas evita outras situações que exijam exposição social, como comer em restaurantes, falar em público ou usar banheiros públicos. Quando submetida a essas situações, suas reações físicas são mais visíveis e intensas, obrigando às vezes a uma internação hospitalar. Além das sudoreses e tremores comuns nos tímidos, o fóbico sofre de taquicardia, náuseas e desconforto abdominal.
O sofrimento de quem é acometido de fobia social é tão mais insuportável porque, no íntimo de seu ser, a pessoa anseia por manter um "relacionamento social", mas só não o faz porque uma intensa sensação de ameaça impede que isso ocorra.

Síndrome do pânico

Mais grave que a fobia social é o transtorno ou síndrome do pânico. Ao contrário da fobia social, não depende de nenhuma interação social ou mesmo da presença de outra pessoa para que se desencadeie o processo patológico, em que o paciente apresenta sensação de desmaio ou de morte iminentes.

Os ataques de pânico ocorrem aleatoriamente e o portador da síndrome pode passar longos períodos sem senti-los, tanto que as primeiras manifestações são interpretadas como sendo apenas sinais de uma exaustão física ou uma decorrência do stress.

Fonte
[+]
  •
Responder
Offline Morphas
Usuário Banido
*
Tópicos: 2
Curtido: 0 vezes em 0 posts
09-02-2014, 10:15 PM
Muito bom!!! Ajudou bastante.

O lance da minha timidez é que ela está ligada a uma baixa estima, me isolei na adolescência devido ao complexo de inferioridade, hoje percebo o quanto essa postura me prejudicou.

É necessário interagir, notei que ao se isolar você fica boçal, vai perdendo traquejo etc
[+]
  •
Procurar
Responder
Paul Kevin
Curioso

09-02-2014, 10:23 PM
Mais alguns exercícios para perder a timidez:

1 – Fale com o espelho

Sobre nenhum assunto específico, é só parar em frente ao espelho e começar a expressar em voz alta os pensamentos aleatórios que te ocorrerem. Sem perceber, você estará se tornando uma pessoa com mais desenvoltura na hora de se expressar.

2 – Aborde pessoas na rua

Pergunte as horas ou a localização de um endereço, mesmo que você não precise de verdade. Este exercício, gradativamente, te ajudará a temer menos as outras pessoas.

3 – Fale em público

Quando estiver em uma palestra, na aula ou em outra situação parecida, e solicitarem um voluntário, levante-se e seja você a pessoa a ajudar. Nas primeiras vezes será difícil falar em público, mas, com o passar do tempo, você se acostumará àquela situação até que ela seja tão comum que se torne parte de sua “rotina”.

4 – Tenha assunto

Se algum de seus amigos ou colegas de trabalho te perguntar alguma coisa, ao invés de apenas responder, puxe um gancho para outro assunto, dando continuidade à conversa. Além de parecer mais simpático, você estará treinando sua relação com as outras pessoas.

5 – Seja solícito

Qualquer que seja a situação. Ajudar – seja em casa, no trabalho, com os amigos ou mesmo desconhecidos – é uma ótima maneira de aumentar seu contato com o resto do mundo. Ninguém morde e, sem dúvida, sendo solícito você vai perceber isso.

6 – Olhe nos olhos

Quando conversamos, é muito importante manter contato visual. Olhar para baixo demonstra insegurança, enquanto olhar para os lados dá a impressão de que não estamos interessados no assunto. Obrigue-se, portanto, a olhar diretamente nos olhos de seu interlocutor mesmo que, no começo, isso te pareça uma tortura.

7 – Matricule-se

Não importa em que aula. Academia, teatro, dança, canto, língua estrangeira, qualquer uma delas será útil para ajudar a superar a timidez, já que você estará lidando com gente que até então não conhecia – e será obrigada a se expor. Além disso, qualquer uma delas será um prazer a mais na sua vida.

8 – Peça ajuda

Para quem é tímido, é muito complicado pedir ajuda de outras pessoas, mesmo para as tarefas mais complexas. No entanto, essa é uma boa oportunidade para lutar contra seus instintos primários (que te levariam a realizar a tarefa sozinha, ainda que isso te custasse um braço).

9 – Leia em voz alta

Não importa o quê. Acostume-se a ouvir – alto – o som da sua voz. É ela que te permite se comunicar com as outras pessoas e o exercício te ajudará a não ter medo de usá-la no seu dia a dia.

10 – Desafie-se e acredite em você

Estabeleça metas diárias, coisas que pareçam difíceis de realizar, como cumprimentar desconhecidos ou puxar papo com o chefe, por exemplo. Pode parecer um sacrifício, mas é muito importante. Realize os “desafios” e, devagar, vai perceber que eles já não parecem tão complicados assim.

Por último, acredite em você. Força de vontade e confiança são duas peças fundamentais para quem quer perder a timidez.

Fonte: http://novotempo.com/rs/2013/02/06/dez-e...e-timidez/
[+]
  •
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
10-02-2014, 08:17 AM
Sempre fui uma combinação de me sentir superior em determinadas características e extremamente inferior em outras. Como na maioria delas eu me sentia inferior, no geral me sentia muito inseguro.

Já trabalhei no atendimento de telemarketing, como vendedor, recepção e isso com certeza ajudou, mas percebi que o que mais me afetava eram os conflitos internos, pois eu aprendi a me virar com o público, conversava até numa boa sobre assuntos normais, porém assuntos que envolviam expor minha opinião ou com algum interesse (mulheres) eu ficava inseguro e desajeitado.

A insegurança não é algo que afeta de maneira geral, mas sim em alguns pontos que você se sente inferior. Por exemplo, se você se sente inferior com sua aparência, conversar pessoalmente você ficará desajeitado, mas pela internet você sairá bem melhor...

Fazer exercícios para acabar com a timidez ajuda, mas acredito que deva ser feito somente quando vc perceber e começar a resolver o que te deixa mais inseguro, a ou as características chaves que sua mente ACHA que sejam inferiores aos outros, identificando ficará mais fácil para você se focar os exercícios nesses pontos e ajudar na resolução.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
10-02-2014, 10:16 AM
Trabalhe com vendas ou com o publico. Vc vai perder o medo de falar com as pessoas.

Muitas vezes as pessoas acham q eu são tímidas, mas não são. Acham que não sabem falar em publico, pq nunca falaram em publico, e assim por diante.

Crenças podem ser mudadas. O mapa não é o território, muda-se o mapa e o território também mudará.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Zlatan
Mito da Real
Tópicos: 12
Curtido: 2 vezes em 2 posts
12-02-2014, 01:06 AM
Ótimas dicas. Essa da postura corporal eu já tinha reparado nas pessoas. Pessoas altas também tendem a ficar curvadas pra frente.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
17-02-2014, 10:58 PM
Excelente tópico Paul.

Essas problemáticas travam muito o desenvolvimento do homem.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
24-09-2014, 04:38 PM

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Roald Amundsen
Veterano
Tópicos: 3
Curtido: 4 vezes em 4 posts
24-09-2014, 06:02 PM
Tenho fobia social, lugares que eu não conheço me deixam ansioso e desorientado, principalmente quando estou sozinho.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Dicas para 2017 [Vídeo] lawlyet_w 2 997 14-02-2017, 12:04 AM
Última Mensagem: Hórus
  Como Enfrentar a Timidez/Baixo Alto Estima Aquiles 21 11,279 28-12-2016, 11:03 AM
Última Mensagem: Smith
  Poliglota brasileiro dá dicas para aprender outros idiomas Henry Volk 1 1,283 23-12-2016, 05:56 PM
Última Mensagem: Seth Gecko
  [MOTIVACIONAL] Vencer ou Perder?! Qual será a sua escolha?! Mandrake 7 2,766 05-01-2016, 11:45 PM
Última Mensagem: DON ROCKY
  13 dicas imprescindíveis para alcançar o sucesso!! Daniel Craig 5 2,608 07-12-2015, 11:26 AM
Última Mensagem: CR7

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo