• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Parábola da Vaquinha – Mudança de Rotina
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Parábola da Vaquinha – Mudança de Rotina
Offline Czar
Keep Moving Forward
Tópicos: 5
Curtido: 34 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 34
20-02-2016, 05:29 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-02-2016, 02:41 PM por Gekko.)
Parábola da Vaquinha – Mudança de Rotina

As vezes, estamos presos a algumas situações, de onde não conseguimos enxergar novas alternativas para melhorar nossa qualidade de vida. Quando me encontro nesta situação, sempre me vem a cabeça a parábola da vaquinha, que segue abaixo:

[Imagem: vaquinha.jpg?w=500]

Era uma vez, numa terra distante, um sábio chinês e seu discípulo. Certo dia, em suas andanças, avistaram ao longe um casebre. Ao se aproximar, notaram que, a despeito da extrema pobreza do lugar, a casinha era habitada. Naquela área desolada, sem plantações nem árvores, viviam um homem, uma mulher, seus três filhos pequenos e uma vaquinha magra e cansada. Com fome e sede, o sábio e o discípulo pediram abrigo por algumas horas. Foram bem recebidos. A certa altura, enquanto se alimentava, o sábio perguntou:

– Este é um lugar muito pobre, longe de tudo. Como vocês sobrevivem?

– O senhor vê aquela vaca? Dela tiramos todo o nosso sustento – disse o chefe da família. – Ela nos dá leite, que bebemos e também transformamos em queijo e coalhada. Quando sobra, vamos à cidade e trocamos o leite e o queijo por outros alimentos. É assim que vivemos.

O sábio agradeceu a hospitalidade e partiu. Nem bem fez a primeira curva da estrada, disse ao discípulo:

– Volte lá, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali em frente e atire-a lá pra baixo.

O discípulo não acreditou.

– Não posso fazer isso, mestre! Como pode ser tão ingrato? A vaquinha é tudo o que eles têm. Se eu jogá-la no precipício, eles não terão como sobreviver. Sem a vaca, eles morrem!

O sábio, como convém aos sábios chineses, apenas respirou fundo e repetiu a ordem:

– Vá lá e empurre a vaca no precipício.

Indignado porém resignado, o discípulo voltou ao casebre e, sorrateiramente, conduziu o animal até a beira do abismo e a empurrou. A vaca, previsivelmente, estatelou-se lá embaixo.

Alguns anos se passaram e durante esse tempo o remorso nunca abandonou o discípulo. Num certo dia de primavera, moído pela culpa, abandonou o sábio e decidiu voltar àquele lugar. Queria ver o que tinha acontecido com a família, ajudá-la, pedir desculpas, reparar seu erro de alguma maneira. Ao fazer a curva da estrada, não acreditou no que seus olhos viram. No lugar do casebre desmazelado havia um sítio maravilhoso, com muitas árvores, animais, abundância e prosperidade. Ali perto estavam três adolescentes robustos, comendo carne e comemorando alguma conquista. O coração do discípulo gelou. O que teria acontecido com a família? Decerto, vencidos pela fome, foram obrigados a vender o terreno e ir embora. Nesse momento, pensou o aprendiz, devem estar mendigando em alguma cidade. Aproximou-se, então, do caseiro e perguntou se ele sabia o paradeiro da família que havia morado lá há alguns anos.

– Claro que sei. Você está olhando para ela – disse o caseiro, apontando as pessoas ao redor de si.

Incrédulo, o discípulo afastou o portão, deu alguns passos e, chegando perto dele, reconheceu o mesmo homem de antes, só que mais forte e altivo, a mulher mais feliz, as crianças, que haviam se tornado adolescentes saudáveis. Espantado, dirigiu-se ao homem e disse:

– Mas o que aconteceu? Eu estive aqui com meu mestre uns anos atrás e este era um lugar miserável, não havia nada. O que o senhor fez para melhorar tanto de vida em tão pouco tempo?

O homem olhou para o discípulo, sorriu e respondeu:

– Nós tínhamos uma vaquinha, de onde tirávamos nosso sustento. Era tudo o que possuíamos, mas um dia ela caiu no precipício e morreu. Para sobreviver, tivemos que fazer outras coisas, desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. E foi assim, buscando novas soluções, que hoje estamos muito melhor que antes.

Fonte: https://coachingsp.wordpress.com/2009/07...de-rotina/

Eu não leio esse blog de onde tirei a parábola, só encontrei o texto por acaso (ou será que não?) e também fiz algumas alterações no texto original.

Comentem!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Monarca
Búfalo
Tópicos: 20
Curtido: 39 vezes em 29 posts
Posts que curtiu: 14
22-02-2016, 07:29 PM
Interessante.

É bom notar o quanto que a necessidade nos força a agir - há um pouco do nosso instinto primitivo pela sobrevivência nisso; e como que ela pode nos levar para um estágio superior ou nos privar dele, caso ela não apareça ou nós não a notemos. Querendo ou não, o maior prejuízo que temos é em não-agir; nem sei quanto dinheiro, oportunidades, contatos, etc. já perdi por inação. Quem espera para agir conforme a necessidade não pode reclamar por não ter mais do que o necessário.

Quem não quer muito, não consegue nada. Joinha:
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Czar
Keep Moving Forward
22-02-2016, 08:01 PM
Gostaria de pedir aos moderadores que mudassem o título/assunto. Ao invés de Parábola Hindu – Os Cegos e o Elefante deveria ser Parábola da Vaquinha – Mudança de Rotina yaomingyaomingyaoming

Essa do elefante é outra.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline LUDAVIAL
Usuário Banido
*
Tópicos: 17
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
23-02-2016, 02:21 PM
Valeu pelo texto,

definitivamente tem horas que bate preguiça, desânimo, um certo comodismo, falta de iniciativa de abandonarmos a nossa Zona de Conforto...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
Posts que curtiu: 0
23-02-2016, 02:41 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-02-2016, 02:42 PM por Gekko.)
Título alterado.

Hoje em dia eu percebo que o serviço público é a tal vaquinha para muita gente.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
23-02-2016, 07:32 PM
Parabola da vaquinha tem semelhanças com um conto japonês chamado de "Coloque um tubarão em seu aquiário".

Quem quiser ver, postei em uma resposta no tópico Desenvolvimento pessoal - Palestras Interessantes.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Czar
Keep Moving Forward
23-02-2016, 07:35 PM
(23-02-2016, 02:41 PM)Gekko Escreveu: Título alterado.

Hoje em dia eu percebo que o serviço público é a tal vaquinha para muita gente.

Valeu Gekko.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Mudança de Status no trabalho Gilgamesh 7 2,570 13-11-2019, 12:05 PM
Última Mensagem: vardhann
  O Plano das Seis Etapas Para a Mudança do Comportamento Senna 16 4,938 22-12-2015, 12:11 AM
Última Mensagem: Nerd
  Rotina e suas melhoras Galo Cego 0 470 09-12-2015, 12:22 PM
Última Mensagem: Galo Cego
  Relato-Mudança de vida/cidade manolo 37 17,560 01-10-2015, 05:05 PM
Última Mensagem: Daredevil
  A parábola dos talentos: a Bíblia, os empreendedores e a moralidade do lucro Búfalo 12 3,325 06-06-2015, 01:18 AM
Última Mensagem: Spectro

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo