• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros A história de Bruce Wayne/Batman
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
A história de Bruce Wayne/Batman
Offline Blanka
O preferido das M$ol
Tópicos: 43
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
18-07-2013, 04:06 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-07-2013, 04:11 PM por Blanka.)
Sou suspeito pra falar daquele que é o MAIOR herói de todos os universos de quadrinhos, seja DC, Marvel Comics ou qualquer outro. Gosto do Blanka - meu codinome - mas nada que se compare ao homem-morcego, devido a sua história de vida, devido ao que se tornou (acho até bom, porque no MR já existe um Batman). E esses dias estava relendo uma história muito foda, que me fez pensar em algumas coisas.

Primeiramente, acho que todo mundo sabe...mas se alguem não é ligado em HQ ou nos filmes de heróis, saiba que o Batman não tem super-poderes. Na internet fazem piadinhas de que o maior poder dele (e do Homem de Ferro, da Marvel) é o dinheiro. Está correto, em partes. Mas não é só isso.

Tudo começou quando os pais dele morreram em um latrocínio:
[Imagem: a-morte-dos-pais-de-bruce-wayne-em-cena-...00x200.jpg]

Essa cena foi repetida no cinema à exaustão. Os 2 pais morreram na frente dele, e aqui começa a parte interessante da REAL.
O que o cara fez?

a) ficou fazendo vitimismo
b) gastou a fortuna dos pais com putaria, pra "esquecer" os problemas
c) se empenhou em fazer algo construtivo

A resposta está negritada. O cara saiu pelo mundo e se o maior lutador que ja existiu. Treinou TODAS, ou quase todas, as artes marciais existentes (claro que aqui o $ foi realmente necessário). Não só isso: o cara ESTUDOU muito. É gênio. A revista batman, nos EUA, chama detective comics, justamente porque o cara é um detetive. A função dele no universo dos quadrinhos é diferente do superman, por exemplo, que é um cara estilo "escoteiro", salvador da população. O batman desvenda crimes e mete a porrada nos criminosos.

Seu poder, portanto, decorre disso. Dinheiro (que herdou) + perfeição física + perfeição intelectual (essas 2 ele construiu). Não recebeu um "anel do poder" como o lanterna verde, ou nasceu com super poderes, como o superman (que é um "alienígena").

ELE CONDUZIU SUA PRÓPRIA VIDA!
A força dele veio do acontecimento trágico que ele presenciou (morte dos pais). Infelizmente não consigo colocar as imagens, mas na história que eu estava lendo tem 2 cenas interessantes.
A primeira é uma ilusão projetada na mente do batman por seus inimigos, quando ele foi aprisionado. Queriam que ele abandonasse o "manto", então reproduziram a seguinte cena:

Naquele tal evento do latrocínio, o pai do Bruce conseguiu deter o assassino. Com isso, os pais sobreviveram, e o garoto foi criado como uma criança normal. Resultado: se tornou um rico, bem sucedido, porém MANGINÃO. Nesse universo paralelo (como eu disse, é apenas uma ilusão) aparece a Selina Kyle (mulher-gato) fazendo ele de paspalho....aparece a mãe do Bruce, com ele adulto, colocando cachecolzinho no pescoço dele.

O que quero dizer? A tragédia de sua infância fez com que ele se tornasse o CARA MAIS FODA DO MUNDO, quando adulto, em todos o sentidos.

Playboys cafas que nascem em berço de ouro no futuro são domados por uma vagabunda mais esperta que ele. O Romano falou isso aqui outro dia: "cafa é o mangina que não foi domado."

Que eu saiba, nenhum GDR teve vida boa. Ao contrário, até hoje só li história de gente se fudendo na infância e até na vida adulta. Por isso temos esse "super poder". Conhecemos o lado obscuro feminino, conhecemos como o dinheiro abre pernas, porque em certo momento sofremos com a falta dessas coisas.

Aí vem a 2 cena:

Como o batman é tão foda Fuckyeah, mas tão foda, conseguiu escapar da armadilha mental dessas ilusões, e um dos caras que estavam controlando a mente dele no laboratório fala para o assistente abandonar o projeto e diz o seguinte:

"QUE TIPO DE HOMEM PODE TRANSFORMAR SUAS LEMBRANÇAS DE VIDA EM UMA ARMA?"

Pra finalizar, digo que temos que tomar cuidado apenas com um detalhe: não transformar as lembranças de vida em algo destrutivo pra nós, como se fosse algo venenoso. O Hal Jordan (um dos lanternas verde) já bateu boca com o batman, dizendo que ele era um "garoto mimado que não superou um trauma". A história do cavaleiro das trevas pode ser vista por esse ponto de vista, mas eu particularmente acho que não é assim. Eu mesmo quase sempre falo aqui no FB sobre minha "BM M$ol com tatuagem sensual no cocxi", e sempre grifo a frase. Faço isso em tom de humor, nunca estou ressentido com isso.

Meu pai perdeu um emprego estável e bem remunerado no governo FHC, decorrente de uma privatização. Desde então a vida da minha família sempre foi muito difícil.
Mas as vezes paro pra pensar...se meu pai tivesse conservado esse emprego e eu fosse um cara de vida "fácil", o que poderia ter acontecido?

Eu poderia ser um playboy que teria capotado o carro - que ele teria me dado - voltando de alguma balada (lembrem do exemplo do "batman mangina"). Em vez disso fui um cara que sempre batalhou, e tenho meus padrões morais, que são fruto disso.

Resumindo, nossas lembranças são nossas armas. O que acontece conosco - e o modo como reagimos - determina como nossa vida vai ser.

Por tudo que já li aqui, nessa hora 2 pessoas me vem a mente: Reese e Mr-T. Peço desculpas aos demais que têm histórias desse tipo, mas não estou lembrando.

Obrigado a quem teve paciência de ler. E quem quiser trocar ideia sobre o personagem, estamos ae Big Grin
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
18-07-2013, 04:53 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-07-2013, 04:53 PM por barãozin.)
Bravo!

É algo q eu sempre pensei também.

Pegando eu mesmo. Msm sendo de família pobre, ainda assim não faltava nada. Eu era um tremendo bunda mole qdo moleque.

Foi com a separação dos meus pais e por volta de uns 5 anos de pindaíba extrema e guerra psicológica brava acontecendo dentro de casa, q eu me tornei o ser implacável e fodalhão q sou hoje. Se eu não tivesse passado por isso, eu digo sem vergonha alguma q hj era pra eu estar felizão do lado de alguma mãe solteira ou outra tranqueira e me achando o sortudo... Ou pior! Ter caído numa matrix 100x pior q eu passei e possivelmente ter terminado em suicídio. facepalm:

As vezes precisamos ver o inferno para poder caçar sentido para as nossas vidas.

ps: ah claro, isso vai pro Canal.
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
18-07-2013, 06:06 PM
Mto bom o texto, nunca parei pra pensar no Batman por esse lado. Sempre tirei outro super-herói como exemplo nessa coisa de perda: O Homem-Aranha

Se for olhar pelo lado psicológico o Homem-Aranha tb foi um fudido pq ele nunca conheceu os pais e a morte do tio foi por causa dele. (creio eu ser essa a linha original do H-A pois já vi várias outras). E uma coisa que sempre atormenta ele é a perda da namorada Gwen Stacy, o que faz com que ele seja extremamente protetor com sua tia e a ruivinha Mary Jane, sem falar que os vilões pegam pesado nesse ponto.

Nem tem como comparar pq o Batman é fodao e ponto, e o Homem-Aranha é mais palhação e mais fraquinho se for ver e tb são de universos diferentes. Porém é legal observarmos que essas histórias foram criadas em um tempo onde a vadiagem era mínima e os valores morais eram maiores que os materiais.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
18-07-2013, 06:14 PM
Eu reparei nisso num texto escrito por alguém do MR, não lembro quem escreceu mas o texto falava sobre o superman e o comparava ao batman.

Desde aquele dia venho pensamentos sobre isso que escreveu, parabéns ótimo texto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gandalf
Véio safado
Tópicos: 14
Curtido: 74 vezes em 40 posts
Posts que curtiu: 18
18-07-2013, 06:53 PM
Realmente Blanka, perfeita análise. É nas adversidades que se forjam os mais implacáveis guerreiros!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
18-07-2013, 07:05 PM
Eu não tive adversidade nenhuma.....oque me trouxe a real? Oque me motivou a estudar? Deve ter sido o bullying na infância.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Homem de Gelo
Ένας για όλους, όλοι
Tópicos: 9
Curtido: 0 vezes em 0 posts
18-07-2013, 07:54 PM
Texto excelente Blanka.

Nenhum guerreiro é formado do nada.Cada um de nós teve uma história diferente,lutando nossas proprias batalhas.E uma prova de que somos guerreiros é que ñ abaixamos a cabeça pro inimigo(a Matrix),mas a encaramos,frente a frente todos os dias.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Andarilho
Veterano
Tópicos: 26
Curtido: 4 vezes em 3 posts
18-07-2013, 08:26 PM
(18-07-2013, 06:06 PM)Corand Escreveu: Mto bom o texto, nunca parei pra pensar no Batman por esse lado. Sempre tirei outro super-herói como exemplo nessa coisa de perda: O Homem-Aranha

Se for olhar pelo lado psicológico o Homem-Aranha tb foi um fudido pq ele nunca conheceu os pais e a morte do tio foi por causa dele. (creio eu ser essa a linha original do H-A pois já vi várias outras). E uma coisa que sempre atormenta ele é a perda da namorada Gwen Stacy, o que faz com que ele seja extremamente protetor com sua tia e a ruivinha Mary Jane, sem falar que os vilões pegam pesado nesse ponto.

Nem tem como comparar pq o Batman é fodao e ponto, e o Homem-Aranha é mais palhação e mais fraquinho se for ver e tb são de universos diferentes. Porém é legal observarmos que essas histórias foram criadas em um tempo onde a vadiagem era mínima e os valores morais eram maiores que os materiais.

Teve um desenho do homem aranha que ele encontrou com vários outros homens aranhas de realidades paralelas e teve que lidera-los.

Um desses H.A. veio de uma realidade em que o tio Ben não havia morrido assassinado pelo ladrao que o peter tinha deixado escapar. O Peter parker acabou se tornando um cara multi-milionario, arrogante, super confiante, e sem identidade secreta, cheio de aparatos (tipo o homem de ferro), sério e incapaz de trabalhar em equipe.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
18-07-2013, 08:58 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-07-2013, 08:58 PM por Tiago Sorine.)
Sensacional o texto, meu amigo e confrade Blanka! Fantástico! Perfeita análise.
As vezes para começar a dar certo, tudo tem que dar errado primeiro!

Blanka Escreveu:Resumindo, nossas lembranças são nossas armas. O que acontece conosco - e o modo como reagimos - determina como nossa vida vai ser.
Fuckyeah

Usemos nossas lembranças para sermos melhores pessoas para nós e para o mundo, e não para nos vingar de todos que nos prejudicaram.

Não nos esqueçamos que um verdadeiro GDR é forjado no fogo das dificuldades!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Andrew
Búfalo
**
Tópicos: 4
Big Grin  18-07-2013, 09:05 PM
Então você gosta do batman? O cara mais foda da DC.

O Batman é o único humano que deu uma surra no superman.
Ele, pra começar, era chamado de cavaleiro negro e por causa das graphics novel pós Frank Miller, mudaram para cavaleiro das trevas.

Por uma perspectiva da real. Ele é o oposto do superman, que é o "cavaleiro branco". O super é, como foi dito, o escoteiro bom moço. Ou um mangina padrão idealizado pelas mulheres.
O batman não! Por isso começaram a fazer piadas, dele com o robin, visto por um prisma da real, o robin é como um filho.

Um homem criando outro homem. O que esta faltando nessa nossa sociedade. Fazer crescer com uma postura de honra e convicções. De conseguir com o esforço das próprias mãos. Notem que ele escolhe para parceiro um rapaz que passou pelo mesmo que ele passou.
E por ser um homem que prefere viver sozinho, novamente, levantaram questões de que ele seria gay porque não dá moral pra nenhuma mulher.

Aff...todos sabem o porque disso. É claro que para ser homem é preciso ter uma mulher, mas não pode agir com um homem para conseguir essa mulher. Por que se você tentar agir como um homem, você é um porco machista e se não tem uma mulher é gay! (óbvio!)

O batman é a real. Se fodeu, deu um rumo pra vida, lutou e se tornou uma lenda. E por ser autentico é difamado pela sociedade!
“É uma distância a percorrer… da boca de uma mulher para os ouvidos de um homem.” - Spartacus
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Andarilho
Veterano
18-07-2013, 09:17 PM
Acho que tudo isso tem haver com a zona de conforto.

Enquanto se esta na zona de conforto temos pouco estimulo pra fazer reflexoes profundas e realizar mudanças radicais na vida, a tendencia é continuar nos "trilhos".

Pessoas que passam por situaçoes dificeis são jogadas pra fora da zona de conforto e adquirem uma perspectiva diferente. Sendo entao forçadas a confrontar e superar situaçoes que nao teriam pra fugir da dor (perda material ou afetiva, rejeiçao, sentimento de insegurança, frustraçao...). Uns se adaptam e crescem com a experiencia outros se traumatizam que passam a buscar fugas ou entram em processos de negaçao..
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
18-07-2013, 09:25 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-07-2013, 09:39 PM por Conrad.)
Uma coisa que eu sempre achei mto foda na DC, mesmo antes de conhecer a Real é o fato da "TODA PODEROSA" Mulher Maravilha ser esnobada pelos heróis. Cadê a heroína das mulheres e símbolo do feminazismo? yaoming

@Andarilho, esse desenho que vc viu é o antigão? Pq aquele é o melhor e o mais original, gostaria de ver esse espisódio.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Andarilho
Veterano
18-07-2013, 09:31 PM
(18-07-2013, 09:25 PM)Corand Escreveu: Uma coisa que eu sempre achei mto foda na DC, mesmo antes de conhecer a Real é o fato da "TODA PODEROSA" Mulher Maravilha ser esnobada pelos heróis. Cadê a heroína das mulheres e símbolo do feminazismo? yaoming

É porque eles são SUPER-AMIGOS.
yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sacerdote John Preston
Decodificador/Prassódia/Veterano da Real
Tópicos: 13
Curtido: 2 vezes em 2 posts
18-07-2013, 09:44 PM
(18-07-2013, 09:31 PM)Andarilho Escreveu:
(18-07-2013, 09:25 PM)Corand Escreveu: Uma coisa que eu sempre achei mto foda na DC, mesmo antes de conhecer a Real é o fato da "TODA PODEROSA" Mulher Maravilha ser esnobada pelos heróis. Cadê a heroína das mulheres e símbolo do feminazismo? yaoming

É porque eles são SUPER-AMIGOS.
yaoming

Tô rachando o bico de tanto rir!!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Blanka
O preferido das M$ol
Tópicos: 43
18-07-2013, 09:55 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-07-2013, 09:57 PM por Blanka.)
Obrigado, confrades!

Citar:Então você gosta do batman? O cara mais foda da DC.

Famosa história O CAVALEIRO DAS TREVAS, do próprio Frank Muller.
O cara armou toda uma estratégia pra pegar o supermangina, que já estava fraco porque quis pagar de cavaleiro branco tentando segurar um missel, a pedido do presidente dos EUA.

Citar:Uma coisa que eu sempre achei mto foda na DC, mesmo antes de conhecer a Real é o fato da "TODA PODEROSA" Mulher Maravilha ser esnobada pelos heróis. Cadê a heroína das mulheres e símbolo do feminazismo? yaoming

Não tenho certeza, mas acho que no desenho da LIGA DA JUSTIÇA SEM LIMITES, o flash fica dando umas manginadas pra cima dela. Mas seu comentário faz todo o sentido mesmo!

Por falar nisso, uma feminazi do meu facebook (que usa "guarani kaiowa" no nick até hoje) compartilhou uma publicação sobre mulheres nos desenhos animados.
Segundo a publicação, os homens são gordos, magros, altos, baixos etc
Mas todas as mulheres tem cintura fina.

Aí eu me pergunto...

Sim...MAS E DAÍ?!?!?? yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ricardo D
Búfalo
**
Tópicos: 29
Curtido: 0 vezes em 0 posts
18-07-2013, 10:14 PM
Sei, Batman não é aquele cara que dedica todo o seu tempo, saúde e recursos para patrulhar uma cidade todos os dias?! O cara vive em uma Matrix e é apaixonado por Gotham City! yaoming

Show ContentSpoiler:
Mas dizem que ele vai acabar com aquela mulher rodada, Selina Kyle, ex-prostituta e ladra arrogante.
(Pelo menos não é M$ol). trollface

trollface
強さと名誉と尊厳
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
18-07-2013, 10:17 PM
(18-07-2013, 09:05 PM)Andrew Escreveu: Então você gosta do batman? O cara mais foda da DC.

Ele, pra começar, era chamado de cavaleiro negro e por causa das graphics novel pós Frank Miller, mudaram para cavaleiro das trevas.

Por uma perspectiva da real. Ele é o oposto do superman, que é o "cavaleiro branco". O super é, como foi dito, o escoteiro bom moço. Ou um mangina padrão idealizado pelas mulheres.
O batman não! Por isso começaram a fazer piadas, dele com o robin, visto por um prisma da real, o robin é como um filho.

Um homem criando outro homem. O que esta faltando nessa nossa sociedade. Fazer crescer com uma postura de honra e convicções. De conseguir com o esforço das próprias mãos. Notem que ele escolhe para parceiro um rapaz que passou pelo mesmo que ele passou.
E por ser um homem que prefere viver sozinho, novamente, levantaram questões de que ele seria gay porque não dá moral pra nenhuma mulher.

Aff...todos sabem o porque disso. É claro que para ser homem é preciso ter uma mulher, mas não pode agir com um homem para conseguir essa mulher. Por que se você tentar agir como um homem, você é um porco machista e se não tem uma mulher é gay! (óbvio!)

O batman é a real. Se fodeu, deu um rumo pra vida, lutou e se tornou uma lenda. E por ser autentico é difamado pela sociedade!

Se não me engano e se bem me lembro, no Filme Superman Returns, o superman volta para a Terra e encontra a Lois Lane com um filho e no fim acho que fica com ela. Alguém poderia confirmar isso.

Se for verdade, CSP até em Hollywood!1
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
18-07-2013, 10:35 PM
O Batman do quadrinho/cinema é FODA!
E o Batman da REAL tb!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gobila
Búfalo
**
Tópicos: 100
18-07-2013, 11:09 PM
No desenho da Liga da Justiça sem limites é possível notar que a Mulher Maravilha vive jogando diretas e indiretas ao Batman e ele não cai nas artimanhas dela, justamente pelo fato dele ter uma postura masculina forte e se manter sempre focado na sua função de espião e herói. É como se ele soubesse dividir bem o trabalho e romances, não deixando o fascínio da Mulher Maravilha desequilibrar ele, já que no fundo ele deve sentir atração por ela, mas ele não se deixa abalar.
"Quem tem dinheiro come, quem não tem bate punheta"
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sacerdote John Preston
Decodificador/Prassódia/Veterano da Real
Tópicos: 13
Curtido: 2 vezes em 2 posts
19-07-2013, 12:12 AM
(18-07-2013, 10:17 PM)Sorine Escreveu: Se não me engano e se bem me lembro, no Filme Superman Returns, o superman volta para a Terra e encontra a Lois Lane com um filho e no fim acho que fica com ela. Alguém poderia confirmar isso.

Se for verdade, CSP até em Hollywood!1

Vou falar do que me lembro: na verdade, o filho é dele (Superman). Quando ele voou pelo espaço, à procura dos destroços de Kripton, acho que nem sabia que a Lois tava grávida. E ela, como não sabia quando ele voltaria (e SE voltaria), ficou noiva de Richard White, sobrinho de Perry White, chefe de Lois e Clark. Pra mim, ficou subentendido que ele vivia dando em cima dela direto. Ou seja, Richard White primeiro foi friendzonado (Lois: "Ain, amigo, vou te colocar num jogo de puxa-repele; no caso do Superman não voltar, eu tenho meu CSP garantido"), e depois REALMENTE virou CSP!

No fim do filme, Superman entra pela janela do quarto do garoto, que está dormindo. Lois e Richard não o vêem. Quando ele sai, Lois está na frente de casa, e os dois trocam olhares. Na minha visão Realística, consigo imaginar a Lois metendo super-chifres no CSPzão, já que o Superman tá na área!
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Filosofia de vida de Bruce Lee John Romano 22 12,729 11-05-2014, 08:16 PM
Última Mensagem: Ray Palmer
  Bruce Dickinson Professor 10 5,929 15-03-2014, 07:55 PM
Última Mensagem: masculinitude

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo