• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Alugar ou comprar um imóvel pra viver
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Alugar ou comprar um imóvel pra viver
Offline Professor
Veterano
Tópicos: 55
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
28-10-2013, 01:52 PM
Confrades, continuo estudando economia pessoal e educação financeira como falei no tópico de investimentos bufalescos. Esse assunto sobre compra ou aluguel resolvi colocar num tópico específico porque acredito que muitos confrades podem ter interesse neste assunto.
Na verdade só vou falar coisas básicas, sendo um tópico mais de alerta para os confrades que estão pensando no assunto no momento.

Bem, em alguma fase da vida um GdR vai se deparar com este dilema. Isto vai acontecer devido ao trabalho, mudança de cidade, ajuntamento ou casamento, nascimento de um herdeiro, etc. Geralmente se começa alugando uma casa ou apartamento, e talvez se passe alguns anos nessa situação. Então os problemas com aluguel começam a encher o saco, e também você começa a instintivamente desejar um lugar só seu para arrumar do jeito que gosta, além da pressão cultural no Brasil pra você ter uma "casa própria".

Então você começa a visitar stands de venda, falar com corretores, ver as condições de financiamento (estou falando aqui do pessoal com renda acima de 2,5k). Na maioria dos casos você acaba comprando um imóvel inferior ao que você mora de aluguel e com uma "dívida de 30 anos".

Mas qual é a melhor opção? Segundo o que tenho estudado, o negócio é relativamente simples se você tiver disciplina financeira. O básico é considerar seu imóvel como um investimento e comparar sua valorização com outro investimento no mesmo período.

Vamos primeiro considerar as variáveis principais:
Compare o custo do imóvel que você vai comprar com o custo de aluguéis de um imóvel similar no mesmo bairro. O ideal seria saber quanto está o aluguel de um imóvel idêntico ao seu, como um apto no mesmo andar do mesmo prédio. Esse dado é fundamental.
Agora vamos ao exemplo:
Apto para vender por R$ 120k, com juros de financiamento de 0,66% ao mês. Considerando 10% de entrada (12k), você financia 108k, pagando uma prestação de R$ 786,00 por mês na tabela PRICE, o que dá ao final um valor de 284k (ver http://fazaconta.com/financiamentos-pmt-rate-nper.htm)
(pela tabela SAC o valor fica 237k, mas o cálculo de investimento fica mais complicado porque a prestação é variável, ver http://fazaconta.com/financiamentos-tabela-sac.htm).

Considere que seu imóvel vai valorizar em média 5% a.a. Num cálculo grosseiro, você vai ter investido 120k e após 30 anos seu apto vai estar valendo 467k. Isso lhe dá um retorno de investimento de 467-284 de 183k.

Agora considere que você paga R$400,00 de aluguel neste mesmo imóvel (isto é um aluguel de aproximadamente 0,32% do valor do imóvel). Se você investir a diferença 786-400 = R$386,00 e jogar na poupança a 0,5% ao mês (investimento mais conservador que existe), você vai ter após 360 anos um valor de 376k na conta!.

Então, neste exemplo é melhor investir, mais do que o dobro do lucro com a venda do apartamento.

É lógico que o cálculo está muito simplificado (tem que considerar previsões de aumento do aluguel, por exemplo, e variáveis não precificáveis como o seguro de invalidez ou morte que o financiamento possui, o seu perfil de poupador, etc.).

Mas o meu ponto aqui é abrir os olhos dos confrades pra necessidade de fazer ao menos um cálculo básico para tomar a melhor decisão.

P.S. perdão se tiver feito algum cálculo errado, usei excel e as planilhas disponíveis na internet.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gustavo Felicio
Búfalo
**
Tópicos: 5
Curtido: 0 vezes em 0 posts
28-10-2013, 02:37 PM
Interessante o ponto de debate levantado, so acho que vc foi bem conservador com a valorização do imovel, e bem modesto no valor do aluguel. mas isso varia de região pra região do pais.
"Não existe almoço grátis"
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Angelo Henrique
Veterano
Tópicos: 9
28-10-2013, 03:49 PM
Excelente tópico, acompanhando os confrades que são experientes nesse estilo de investimento.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tio Peba
Veterano
Tópicos: 34
28-10-2013, 04:17 PM
(28-10-2013, 01:52 PM)Professor Escreveu: Considere que seu imóvel vai valorizar em média 5% a.a.

facepalm:
facepalm:
facepalm:
facepalm:
facepalm:

(28-10-2013, 01:52 PM)Professor Escreveu: P.S. perdão se tiver feito algum cálculo errado, usei excel e as planilhas disponíveis na internet.

Dodgy
Dodgy
Dodgy

pronto ta perdoado!

Shy
Shy
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheShowOFF
Live and let die!
Tópicos: 83
Curtido: 43 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 23
28-10-2013, 04:26 PM
Não entendo nada sobre esse lance investimentos em imóveis... Mas acho que o intervencionismo excessivo do governo na área habitacional pode gerar uma bolha... Isso é o que os economistas dizem.

Espero que estejam errados.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
28-10-2013, 04:47 PM
Eu não compraria imóvel agora. (e tenho dinheiro pra isso) prefiro morar de aluguel. Porém eu to pensando em comprar uns terrenos na periferia da periferia de sp. Acho que essa preula vai valorizar mais do que o centro e regiões mais habitáveis. (onde eu moro por exemplo)
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline fucker_cwb
Búfalo
**
Tópicos: 22
28-10-2013, 07:54 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-10-2013, 07:56 PM por fucker_cwb.)
eu estou nesse dilema, mas pelo que pesquisei, é bem isso: dependendo do imóvel que você quer comprar, valor do aluguel, tempo que irá ficar pagando, é mais vantajoso alugar (por mais estranho que isso pareça)

Outra questão que estou pesquisando, é o que eu estava pensando em fazer, comprar um imóvel financiado no valor de uns R$150.000,00, ia dar uns R$60.000,00 de entrada e financiar o resto, e alugar o imóvel enquanto não precisasse, mas pelo que li, não é possível fazer isso, é contra a lei (pelo menos no minha casa minha vida e financiamentos pela caixa econômica), mas achei informações controversas, alguns dizem que pode alugar sim, outros que não, outros que depende do contrato, etc.

Os confrades mais experientes poderiam esclarecer? pois se der para alugar, dai é jogo comprar, pois como valor do aluguel se paga as prestações.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Professor
Veterano
28-10-2013, 08:35 PM
Confrades, eu apenas quis exemplificar o cálculo com alguns números. A valorização do imóvel, por exemplo, é muito variável. Eu usei 5% ao ano como uma média conservadora em 30 anos! Se você pegar os últimos anos, vai encontrar valorizações médias de 15 a 50%, dependendo da região, da cidade, do bairro, etc.. Mas esse foi um período de inchaço da bolha. Quando ela murchar, teremos até desvalorização em alguns lugares. Mas vocês podem pesquisar e usar valores mais corretos para a sua cidade. Pra compensar, eu usei os juros de poupança para ionvestimento, mas é claro que dá obter mais rendimentos em ações, fundos imbiliários, etc.
Bem, eu fiz um cálculo bem preciso para o apartamento onde moro que está valendo 180k (considerando tabela SAC, investimentos diversificados, etc.), e cheguei a conclusão que se aluguel for maior que R$800,00 vale a pena comprar com 20% de entrada e financiamento em 20 anos. Cada caso é um caso!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Samurai
Búfalo
**
28-10-2013, 11:04 PM
Professor

Seu raciocínio está correto. Porém vou acrescentar alguns detalhes que você esqueceu.
1 – A tabela SAC você começa pagando mais e depois vai pagando menos. Dessa forma, você acaba pagando menos juros, por isso a diferença de valor da tabela PRICE.
2 – A valorização média de um imóvel está em 8% ao ano, ou se preferir, você pode usar como comparação o IGP-M.
3 – Você esqueceu de contabilizar a depreciação do imóvel, ou seja, as reformas que você vai ter que ir fazendo no mesmo para ele ter um valor de mercado razoável. Outro item que você não contabilizou foi as taxas para a aquisição do imóvel, como impostos, escritura, registro entre outras. Tem também o IPTU.
4 – Se você for deixar o seu dinheiro parado por tanto tempo em renda fixa, vale mais a pena você colocar em títulos do tesouro, o que renderia um pouco mais que a poupança. Mais que no final dos 30 anos, faria muita diferença!

Resumindo. Comprar um imóvel financiado por 30 anos é um mal negocio mesmo! Se for pra financiar, que seja em poucos anos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Meroplâncton
Veterano
Tópicos: 17
28-10-2013, 11:10 PM
Se não me engano, no longo prazo os imóveis tendem apenas a seguir a inflação, valorizações tendem a ser bolhas. SE NÃO ME ENGANO.

Tendo em vista a valorização absurda dos ultimos anos, diria que estamos numa bolha, ou seja, você vai pagar mais caro do que vale, o preço vai eventualmente cair e depois vai esta estabilizar corrigindo pela inflação. Ou seja, no fim das contas vc se comprar no preço justo terá o mesmo valor apenas atualizado monetariamente, se comprar num preço de bolha que é o que temos tera menos dinheiro, contando atualizado.

Outro fator é que poupança não tá dando nem o equivalente a inflação, logo não valeria a pena colocar dinheiro nela.

Imóvel como investimento eu apenas consideraria se for na aposta de a região crescer, por exemplo comprar numa região que você tem razões para acreditar que hoje é uma bosta mas a prefeitura vai urbanizar e tal.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mister.M
Teste
**
Tópicos: 8
Curtido: 2 vezes em 2 posts
28-10-2013, 11:43 PM
(28-10-2013, 07:54 PM)fucker_cwb Escreveu: eu estou nesse dilema, mas pelo que pesquisei, é bem isso: dependendo do imóvel que você quer comprar, valor do aluguel, tempo que irá ficar pagando, é mais vantajoso alugar (por mais estranho que isso pareça)

Outra questão que estou pesquisando, é o que eu estava pensando em fazer, comprar um imóvel financiado no valor de uns R$150.000,00, ia dar uns R$60.000,00 de entrada e financiar o resto, e alugar o imóvel enquanto não precisasse, mas pelo que li, não é possível fazer isso, é contra a lei (pelo menos no minha casa minha vida e financiamentos pela caixa econômica), mas achei informações controversas, alguns dizem que pode alugar sim, outros que não, outros que depende do contrato, etc.

Os confrades mais experientes poderiam esclarecer? pois se der para alugar, dai é jogo comprar, pois como valor do aluguel se paga as prestações.

Confrade, não estou com meu contrato em mãos ( subsidio minha casa minha vida), depois eu destaco os trechos que falam sobre isso.

Mas resumindo, o contrato da CEF é dúbio, mal feito, no meu em nenhum lugar diz expressamente que não posso alugar.

Salvo engano tem uma cláusula que diz que deve ser dada função social ao imóvel, enquanto outra diz que eu posso fazer o que eu quiser desde que não fique inadimplente.

Enfim, NUNCA, JAMAIS, vi alguém tendo problemas por alugar imóvel financiado, mas pode ser um risco.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
29-10-2013, 11:15 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-10-2013, 11:18 AM por Gekko.)
(28-10-2013, 01:16 PM)rrsupremo Escreveu:
Show ContentSpoiler:
[Imagem: 908pod07_J_20080908115722.jpg]

Manda essa peitudinha lá pra minha casa com essas cervejas e esse decote que eu prometo que farei ela feliz por alguns momentos...

(28-10-2013, 07:54 PM)fucker_cwb Escreveu: eu estou nesse dilema, mas pelo que pesquisei, é bem isso: dependendo do imóvel que você quer comprar, valor do aluguel, tempo que irá ficar pagando, é mais vantajoso alugar (por mais estranho que isso pareça)

O programa minha casa minha vida na realidade são dois programas. Em um deles, para famílias com renda de até 3 salários mínimos, o governo praticamente dá o imóvel. A seleção das pessoas que terão direito é feita pelas secretarias de assistência social dos municípios e a pessoa paga uma parcela irrisória que varia de acordo com a renda familiar, salvo engano 5% da mesma. Quem ganha R$ 678,00 pagaria R$ 33,90 de parcela, mas há um limite mínimo de R$ 50,00. No máximo, a pessoa paga uma parcela de R$ 101,70 (5% de 3 salários mínimos). E isso por imóveis que, caso fossem financiados normalmente, suas parcelas passariam dos R$ 500,00 facilmente. Nessa modalidade do programa, o mutuário não pode vender nem alugar o mesmo até que o financiamento esteja quitado, o que ocorre em 10 anos.

Na outra modalidade do programa, para pessoas com renda acima de 3 salários mínimos (meu caso) você compra o imóvel e o governo te dá um subsídio, uma pseudo grana para a entrada do imóvel, que no meu caso foi de R$ 9.000,00 e o financiamento é normal, pelo sistema SAC, com recursos do FGTS. O prazo varia. O meu foi de 25 anos, ou 300 parcelas. No meu caso, posso alugar o apartamento normalmente e também posso vendê-lo. A única restrição à venda é que, caso eu o faça antes da quitação, o subsídio de 9k que recebi é incorporado ao saldo devedor. Neste momento eu devo 65k (dei entrada e recebi o subsídio quando comprei) e se o vendesse o saldo devedor assumido pelo novo mutuário seria de 74k.

Sobre comprar ou não um imóvel, eu decidi comprar. Dei uma entrada de aproximadamente 15k, já incluindo aí todas as despesas com corretagem e documentação (fiz a conta assim porque isso entra no valor do imóvel na declaração de IRPF). Com o subsídio de 9K, fiquei devendo 65K em um imóvel de 89K. As despesas com documentação ficaram bem baixas porque eu comprei o imóvel na planta. Recebi o apartamento em maio deste ano, já com uma baita valorização na área. Foram construídos dois hipermercados e vários condomínios residenciais nas imediações. Hoje, pago uma parcela de R$ 500,00 e o aluguel de um apartamento idêntico, no mesmo condomínio, não sai por menos de R$ 650,00. Ou seja, estou pagando menos que um aluguel. Em um caso assim, comprar o imóvel é um excelente negócio. Se eu fosse vendê-lo hoje, o mesmo valeria cerca de 150k de acordo com o que andei pesquisando na região. Descontando o saldo devedor somado ao subsídio, eu teria cerca de 76K de patrimônio, sendo que desembolsei até agora menos de 20k. Uma báita valorização em pouco mais de 3 anos. E o meu imóvel não se valorizou por causa de bolha, mas pela melhora real na infra estrutura da região.

Outro ponto sobre o meu caso específico: eu tenho dinheiro mais do que suficiente para quitar os 65K de saldo devedor. Por que não o faço? Simples. Com 65k investidos em FII, por exemplo, eu consigo receber aluguéis de aproximadamente R$ 455,00. Ou seja, mantendo meu dinheiro em cotas de FII, eu praticamente pago as parcelas só com os rendimentos e ao final de tudo terei o apartamento quitado e mais as cotas que continuarão minhas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Meroplâncton
Veterano
29-10-2013, 11:21 AM
(29-10-2013, 11:15 AM)Gekko Escreveu:
Show ContentSpoiler:

Manda essa peitudinha lá pra minha casa com essas cervejas e esse decote que eu prometo que farei ela feliz por alguns momentos...

O programa minha casa minha vida na realidade são dois programas. Em um deles, para famílias com renda de até 3 salários mínimos, o governo praticamente dá o imóvel. A seleção das pessoas que terão direito é feita pelas secretarias de assistência social dos municípios e a pessoa paga uma parcela irrisória que varia de acordo com a renda familiar, salvo engano 5% da mesma. Quem ganha R$ 678,00 pagaria R$ 33,90 de parcela, mas há um limite mínimo de R$ 50,00. No máximo, a pessoa paga uma parcela de R$ 101,70 (5% de 3 salários mínimos). E isso por imóveis que, caso fossem financiados normalmente, suas parcelas passariam dos R$ 500,00 facilmente. Nessa modalidade do programa, o mutuário não pode vender nem alugar o mesmo até que o financiamento esteja quitado, o que ocorre em 10 anos.

Na outra modalidade do programa, para pessoas com renda acima de 3 salários mínimos (meu caso) você compra o imóvel e o governo te dá um subsídio, uma pseudo grana para a entrada do imóvel, que no meu caso foi de R$ 9.000,00 e o financiamento é normal, pelo sistema SAC, com recursos do FGTS. O prazo varia. O meu foi de 25 anos, ou 300 parcelas. No meu caso, posso alugar o apartamento normalmente e também posso vendê-lo. A única restrição à venda é que, caso eu o faça antes da quitação, o subsídio de 9k que recebi é incorporado ao saldo devedor. Neste momento eu devo 65k (dei entrada e recebi o subsídio quando comprei) e se o vendesse o saldo devedor assumido pelo novo mutuário seria de 74k.

Sobre comprar ou não um imóvel, eu decidi comprar. Dei uma entrada de aproximadamente 15k, já incluindo aí todas as despesas com corretagem e documentação (fiz a conta assim porque isso entra no valor do imóvel na declaração de IRPF). Com o subsídio de 9K, fiquei devendo 65K em um imóvel de 89K. As despesas com documentação ficaram bem baixas porque eu comprei o imóvel na planta. Recebi o apartamento em maio deste ano, já com uma baita valorização na área. Foram construídos dois hipermercados e vários condomínios residenciais nas imediações. Hoje, pago uma parcela de R$ 500,00 e o aluguel de um apartamento idêntico, no mesmo condomínio, não sai por menos de R$ 650,00. Ou seja, estou pagando menos que um aluguel. Em um caso assim, comprar o imóvel é um excelente negócio. Se eu fosse vendê-lo hoje, o mesmo valeria cerca de 150k de acordo com o que andei pesquisando na região. Descontando o saldo devedor somado ao subsídio, eu teria cerca de 76K de patrimônio, sendo que desembolsei até agora menos de 20k. Uma báita valorização em pouco mais de 3 anos. E o meu imóvel não se valorizou por causa de bolha, mas pela melhora real na infra estrutura da região.

Outro ponto sobre o meu caso específico: eu tenho dinheiro mais do que suficiente para quitar os 65K de saldo devedor. Por que não o faço? Simples. Com 65k investidos em FII, por exemplo, eu consigo receber aluguéis de aproximadamente R$ 455,00. Ou seja, mantendo meu dinheiro em cotas de FII, eu praticamente pago as parcelas só com os rendimentos e ao final de tudo terei o apartamento quitado e mais as cotas que continuarão minhas.

No entanto confrade, na minha visão, pode não ter se valorizado pela bolha mas você já pode ter comprado ele por um preço inflacionado, o que o faria perder dinheiro de qualquer forma, entende? EX: Ele valia realmente 50k e não 89k que é o que você pagou na época que comprou.

Não estou afirmando que é isso, apenas que isso é uma TENDÊNCIA, claro que podem haver pontos fora da curva.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gustavo Felicio
Búfalo
**
29-10-2013, 12:13 PM
Eu adoro investir em imoveis, principalmente terrenos.
Mas eu não jogo pra perder, eu pego aquele cara que ta na forca precisando de dinheiro e compro barato, espero valorizar e vendo, ou construo uma casa dessas minha casa minha vida em cima do terreno e vendo.

Eu antes de ter minha casa propria, pagava aluguel e ja tinha imoveis de investimento.

Agora entrar nesses financiamentos loucos pra ter uma "casa propria" eu não faria nem recomendo.

Se vc mora com seus pais, ou paga um aluguel barato, compre um terreno financiado, ou a vista e depois construa sua casa conforme suas possibilidades.
Se vc tem um terreno vc pode ir construindo aos poucos conforme vai juntando o dinheiro, as vezes demora mais, mais fica muito mais barato que comprar imovel pronto e vc faz do seu gosto e conforme a situação permite.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Eskillo
Penso; Logo Existo.
29-10-2013, 12:15 PM
Já que a bola ta pingando, pra quem tiver saco, seguem alguns vídeos da Khan Academy sobre o assunto. Detalhando bem a diferença rent/buy.

Em minha visão, resumindo muito, pq da pra escrever uma tese em cima do assunto, os dois fatores mais importantes são:

- Valorização do Imóvel vs Quanto consegue render o seu dinheiro.

Vale a pena conferir: (Se não estiver com o anglosaxão afiado põe a legenda)

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gustavo Felicio
Búfalo
**
29-10-2013, 12:20 PM
(29-10-2013, 11:15 AM)Gekko Escreveu:
Show ContentSpoiler:

No seu caso o negocio foi otimo pq vc comprou na planta, pra quem não tem pressa de mudar pro imovel ou quer investir é um bom negocio.
Como vc tem a grana ja devia ter comprado uns 2 apartamentos desses, alugava um e morava no outro, ou esperava valorizar e vendia.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
29-10-2013, 12:52 PM
(29-10-2013, 11:21 AM)Meroplâncton Escreveu: No entanto confrade, na minha visão, pode não ter se valorizado pela bolha mas você já pode ter comprado ele por um preço inflacionado, o que o faria perder dinheiro de qualquer forma, entende? EX: Ele valia realmente 50k e não 89k que é o que você pagou na época que comprou.

Não estou afirmando que é isso, apenas que isso é uma TENDÊNCIA, claro que podem haver pontos fora da curva.

Sim. Concordo que comprei inflacionado graças ao governo. Inclusive até já comentei em outro tópico que esses 9k de subsídio que o governo me deu não cobrem esse inflacionamento criado pelo programa. No entanto, mesmo que eu tenha comprado por 89k, dos quais só paguei 80k, por um imóvel que valeria, digamos, 50k à época, a valorização real da região já cobre em muito esse inflacionamento inicial.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Professor
Veterano
05-11-2013, 11:51 AM
Confrades, esse artigo diz tudo sobre o assunto e ainda tem uma planilha para ajudar nas simulações.
http://www.clubedospoupadores.com/imovei...ciado.html

(lembrando que estamos falando aqui de imóvel para morar, e não para investir)
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Veterano
Tópicos: 21
Curtido: 38 vezes em 22 posts
05-11-2013, 01:56 PM
e esse negocio q depoios da copa preço vao despencar

hj eu nao compraria
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline AKRAME
Real Fásica
Tópicos: 51
10-11-2013, 02:29 PM
[Imagem: 3017309-inline-96979c3.jpg]

Arquitetos criam casas de US$ 20 mil dólares e contrariam lógica da especulação imobiliária.

http://catracalivre.com.br/geral/arquite...obiliaria/
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Comprar apartamento para alugar depois Gmct 34 11,662 01-07-2019, 08:19 AM
Última Mensagem: Diamante
  [DUVIDA] Intercambio ou Imovel? Boromir 20 4,498 01-10-2015, 01:29 PM
Última Mensagem: Chris Kyle
  Quando compensa comprara imóvel na planta Bruce Butler 3 4,097 14-08-2014, 07:47 AM
Última Mensagem: Gekko

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo