• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros [Duvida] Concurso Público ou Estágio em uma grande Empresa
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[Duvida] Concurso Público ou Estágio em uma grande Empresa
Offline jumper
Búfalo
**
Tópicos: 10
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
Wink  16-08-2013, 04:08 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-08-2013, 04:11 PM por jumper.)
Olá confrades,
Peço ajuda para vocês.....

Moro em uma cidade do extremo sul da Bahia. Atualmente sou estudante de Direito e estou estagiando na Defensoria Pública do Estado da Bahia. Aproveitei a oportunidade e estudei bastante tanto no curso de Direito - tenho tirado boas notas - quanto em casa para concursos públicos. No estágio recebo uma bolsa de R$ 510 + auxilio transporte, isto é, cerca de 680 por mês.

No final do ano de 2012 tinha feito o concurso para a PM-BA, Agente Penitenciário de Minas Gerais e PM-MG. Não passei no concurso da PM-MG. O de agente penitenciário passe nas primeiras fases, mas na fase do teste físico não fui, pois meus pais não queriam que eu trabalhasse em tal emprego.

Por outro lado, o concurso da PM-BA fui aprovado já fiz várias etapas, estou terminando as últimas etapas que são obrigatórias para ingresso no curso de formação de soldados - fase de exames, documentos, físico e investigação social. Aliás no fim desse mês concluirei todas as etapas.

Contudo, nesse meio tempo em que estive fazendo as fases para admissão no curso de formação de soldado fui indicado pela coordenadora do curso de Direito da minha faculdade para entrevista a uma grande empresa - de papel e celulose - para estágio. Dias após a entrevista - eram várias pessoas - fui convidado a uma nova etapa que seria uma prova de conhecimentos específicos - só 4 pessoas foram classificados para fazer essa prova. Mais alguns dias se passaram e recebo uma ligação da central de RH da empresa para uma outra entrevista. Fiquei no aguardo quando me ligaram dizendo que tinha sido selecionado para o estágio - isso foi essa semana. Enviei meus dados cadastrais e ficaram de entrar em contato comigo para fazer os exames médicos admissionais -aguardando ainda.

Diante disso, aceitei o estágio com o intuído de levantar uma grana para pagar as despesas com os gasto que tive na etapa do concurso da PM-BA. A bolsa do estagio na grande empresa será cerca de R$ 1300 mais auxilio transporte, alimentação, e saúde - nunca pensei que teria tanto benefício em um estágio.

Entretanto, estou na dúvida acerca de ir para o concurso público quando for convocado ou ficar nesse estágio. Irei detalhar o porquê...

Tudo na vida tem seu lado bom e ruim. No concurso da PM-BA terei que ficar 9 meses no curso de formação no qual recebe apenas uma ajuda de custo - 600 reais - além de ser em regime fechado, isto é, terei que tranca a faculdade por no mínimo um a dois semestre. Sou bolsista integral do PROUNI e não quero perder a bolsa, já pesquisei e poderei trancar uma vez por até dois anos. Se escolher a PM-BA tenho o objetivo de usar como ponte para conseguir subir na vida, ou seja, com o concurso depois de formado receberei cerca de R$2600 líquido no qual investiria em estudo e investimentos. Além do fato que a escala da PM possibilita tempo para estudar.

Por outro lado, se escolher o estágio na grande empresa não terei que trancar o curso de Direito, já estou no 6º semestre, como o estágio é um ano prorrogável por mais um, estagiando durante esses dois anos certamente concluiria o estágio no último penúltimo semestre do curso - 9º semestre. Sobraria um semestre para apresentar o TCC e passar na OAB. Com o estágio na grande empresa meu currículo ficaria mais rico, iria montando meu networking, além da experiência é claro. Assim, poderia tentar conseguir um bom emprego na área jurídica.

O Concurso me daria estabilidade que levaria a oportunidade de investimento para crescer. O estágio me proporcionaria experiência e um bom currículo que possibilita a conseguir um bom emprego e crescer.

Quais a opiniões de vocês????
"Mais do que qualquer outra coisa, creio que são nossas decisões, e não as condições de nossas vidas, que determinam nosso destino." (Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline 1001 Test Drives
Usuário Banido
*
Tópicos: 14
Curtido: 0 vezes em 0 posts
16-08-2013, 05:27 PM
voce me parece ser diferenciado, um estagio desse sao para poucos

entao, na minha opiniao, opte pelo estagio, o ganho intelectual serah bem mais proveitoso
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mishkin
doubleplusgood
**
Tópicos: 6
16-08-2013, 05:44 PM
Concordo com o 1001TD, na pior das hipóteses o concurso da polícia vc pode tentar novamente. Não dá pra dizer o mesmo do estágio.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rider
Geopolítico da Real
Tópicos: 19
Curtido: 6 vezes em 6 posts
16-08-2013, 10:05 PM
Vou na contracorrente e dizer pra você ficar no estágio SIM... mas porque me parece que para ser juiz você precisa comprovar 3 ou mais anos de experiência na área.

Portanto, fique no estágio, advogue, continue estudando e se torne um juiz! A sociedade precisa de juízes realistas. Fuckyeah
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline jumper
Búfalo
**
16-08-2013, 10:16 PM
(16-08-2013, 10:05 PM)Rider Escreveu: Vou na contracorrente e dizer pra você ficar no estágio SIM... mas porque me parece que para ser juiz você precisa comprovar 3 ou mais anos de experiência na área.

Portanto, fique no estágio, advogue, continue estudando e se torne um juiz! A sociedade precisa de juízes realistas. Fuckyeah

Para ser juiz, promotor, defensor, todos esses cargos de alto escalão tem que ter o período de no mínimo 3 três anos de atividade jurídica. Mas o estágio não conta, tem que ser depois de formado.

Outra coisa que pensava é que na PM poderia estudar para poder passar em um concurso jurídico de baixo escalão - assistente judiciário, salário cerca de 5 a 6 mil - e contaria o período dos 3 anos necessários para poder fazer um concurso de alto escalão tais como os citados anteriormente.

Já no estágio não tenho a certeza se depois irei ser efetivado. São no máximo 2 anos. Se não conseguir efetivar e, também, não conseguir um emprego em um bom escritório terei que recorrer a outros empregos para poder me manter.
"Mais do que qualquer outra coisa, creio que são nossas decisões, e não as condições de nossas vidas, que determinam nosso destino." (Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
16-08-2013, 10:20 PM
Se fosse vc optaria pelo estágio, vivo uma situação parecida com a sua. Passei num concurso aí bem fraquinho, porém decidi continuar estagiando onde estou, as chances de crescimento são 500% maiores e a experiência e os contatos que vc ganha não tem preço.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gmct
Veterano
Tópicos: 35
16-08-2013, 10:22 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-08-2013, 10:25 PM por Gmct.)
Você vai ganhar mais que 2600 reais na PM-BA. Deve dar uns 3k e poucos, já descontados os impostos. Fora a possibilidade grande de um cara estudioso como você ser promovido mias rapidamente através de concursos internos.

Meu conselho: quando a PM te chamar, vá. Lá você pode estudar. O próprio curso de formação ensina muitas matérias de Direito. Depois você caça uns bandidos desonrados.

A qualquer momento, você passa para um concurso de Analista Jurídico, fica 3 anos nesse cargo (é um cargo público que conta para experiência jurídica) e já tenta para Promotor ou Juiz.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rider
Geopolítico da Real
16-08-2013, 10:26 PM
(16-08-2013, 10:20 PM)Corand Escreveu: Se fosse vc optaria pelo estágio, vivo uma situação parecida com a sua. Passei num concurso aí bem fraquinho, porém decidi continuar estagiando onde estou, as chances de crescimento são 500% maiores e a experiência e os contatos que vc ganha não tem preço.

Eu não conheço o mundo jurídico e sou uma das pessoas com pior inteligência emocional que eu já vi nessa Terra... portanto, meu network é -0,1... mas se vc tem carisma suficiente e consegue manter contatos, fique no estágio, se forme e depois vá atrás da experiência advocatícia!

Também veja quais são as suas chances reais de ser efetivado aí nessa firma. Veja se antigos advogados daí foram estagiários, quanto tempo ficaram, puxe os sacos certos etc.

Se você ver que nada disso adianta e as promessas q te fizeram no estágio é só "protetor de tela", assuma a vaga pública e veja se encontra outro escritório para efetivamente advogar. Pelo menos você não ficará sem renda.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rider
Geopolítico da Real
16-08-2013, 10:27 PM
(16-08-2013, 10:22 PM)Gmct Escreveu: Você vai ganhar mais que 2600 reais na PM-BA. Deve dar uns 3k e poucos, já descontados os impostos. Fora a possibilidade grande de um cara estudioso como você ser promovido mias rapidamente através de concursos internos.

Meu conselho: quando a PM te chamar, vá. Lá você pode estudar. O próprio curso de formação ensina muitas matérias de Direito. Depois você caça uns bandidos desonrados.

A qualquer momento, você passa para um concurso de Analista Jurídico, fica 3 anos nesse cargo (é um cargo público que conta para experiência jurídica) e já tenta para Promotor ou Juiz.

A ideia do confrade acima também é válida Exclamation
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline jumper
Búfalo
**
16-08-2013, 10:45 PM
(16-08-2013, 10:27 PM)Rider Escreveu:
(16-08-2013, 10:22 PM)Gmct Escreveu: Você vai ganhar mais que 2600 reais na PM-BA. Deve dar uns 3k e poucos, já descontados os impostos. Fora a possibilidade grande de um cara estudioso como você ser promovido mias rapidamente através de concursos internos.

A ideia do confrade acima também é válida Exclamation

Fiquei sabendo que a partir do ano de 2016 concurso para a PM será de nível superior - curso de Direito - sendo que a remuneração será bem maior. Além disso, com um ano na PM a remuneração aumenta. Por isso estou levando em conta a ideia de Gmct.

Por outro lado a ideia de Rider tbm é muito boa. Como já confirmei o estágio com a empresa irei iniciar o estagio lá e aproveitarei para saber se tenho condições de crescer e ser efetivado. Quando a PM me convocar terei que colocar na balança todos os lados positivos quanto negativos de ambos.

Estou gostando dos conselhos, muito obrigado!!!!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gmct
Veterano
Tópicos: 35
16-08-2013, 10:49 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-08-2013, 10:53 PM por Gmct.)
Advocacia é para pessoas que já tem um pai ou parente próximo com escritório bem estruturado para lhe garantir um encaminhamento. Ou para uma pessoa que já tenha muitos contatos e uma grana boa para montar um escritório de respeito.

Para o resto, por mais que o sujeito seja um bom advogado, o mercado nesta área está bem saturado. Pode dar certo, mas haverá dificuldades.

Se fosse uma área como engenharia ou algo especializado, aí eu até dava apoio para ir para um cargo de empresa privada. As empresas carecem de mão-de-obra especializada no Brasil.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
16-08-2013, 11:04 PM
Vou ser direto: esqueça a PM.

Dentre as inúmeras razões, eu destacaria que é um estilo de vida perigoso no Brasil atual, o militarismo é deprimente (já fui, sei do que falo), você NÃO vai poder exercer advocacia "por fora" por causa da dedicação exclusiva, inicialmente vc seria mandado pros rincões do Estado, etc...

Aproveite a oportunidade e faça esse estágio. Faça o máximo de networking que poder e aprenda TUDO. É uma oportunidade muito boa de crescimento pessoal, que não costuma se repetir. Já concursos pra PM...
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
16-08-2013, 11:05 PM
(16-08-2013, 10:26 PM)Rider Escreveu:
(16-08-2013, 10:20 PM)Corand Escreveu: Se fosse vc optaria pelo estágio, vivo uma situação parecida com a sua. Passei num concurso aí bem fraquinho, porém decidi continuar estagiando onde estou, as chances de crescimento são 500% maiores e a experiência e os contatos que vc ganha não tem preço.

Eu não conheço o mundo jurídico e sou uma das pessoas com pior inteligência emocional que eu já vi nessa Terra... portanto, meu network é -0,1... mas se vc tem carisma suficiente e consegue manter contatos, fique no estágio, se forme e depois vá atrás da experiência advocatícia!

Também veja quais são as suas chances reais de ser efetivado aí nessa firma. Veja se antigos advogados daí foram estagiários, quanto tempo ficaram, puxe os sacos certos etc.

Se você ver que nada disso adianta e as promessas q te fizeram no estágio é só "protetor de tela", assuma a vaga pública e veja se encontra outro escritório para efetivamente advogar. Pelo menos você não ficará sem renda.

A diferença é que curso Administração, e sim, outros estagiários já foram efetivados e recentemente tive o prazer de ser grandemente elogiado pelos meus chefes pelos serviços que venho fazendo. Ele deu uma indireta que como o lugar que trabalho vem crescendo muito as chances de me efetivar são grandes.

Aí depois disso o sorrisão ficou estampado: Big Grin
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mister.M
Teste
**
Tópicos: 8
Curtido: 2 vezes em 2 posts
16-08-2013, 11:27 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-08-2013, 11:32 PM por Mister.M.)
Colega,

Respondo essa questão com certa propriedade, pois estou graduando este ano em Direito, já aprovado no exame de Ordem.

Relatarei a realidade da minha cidade (SUL), que pode não ser a mesma que você vivencia na Bahia.

Durante o curso fiz 3,5 anos de estágio, o último deles com duração de 02 anos em um escritório "TOP 5" da cidade. Ganhava R$ 1400,00 + VR/VT + Plano de Saúde, tudo isso como estágiario trabalhando apenas 6 horas diárias.

Ocorre caro confrade que, após a conclusão do curso, esse mesmo escritório paga apenas R$ 1800,00 com os mesmos benefícios, mas você passa a trabalhar cerca de 8/12 horas por dia, viajar, audiências, prazos sob sua responsabilidade (trabalhar final de semana é rotina). Pare crescer na carreira é necessário inglês fluente (escrita tbm) e desejável mais um curso superior (contabilidade, RI, etc), além de especialização em Direito.

Sendo que nesse mesmo escritório "TOP", conheço advogados com 7 anos de "casa" que não ganham nem R$ 5000, o que eu acho muito pouco para alguém com boa formação e bastante tempo de empresa.

Digo mais, isso é a realidade de um escritório "TOP" que paga "bem". Grande parte dos escritórios paga R$ 1500,00 sem os mesmos benefícios.

Portanto confrade, essa bolsa é tentadora agora, mas veja as possibilidades de crescimento a longo prazo para tomar sua decisão.

Meu sonho é advogar, mas não vim de família abastada para bancar um escritório durante 2/5 anos até eu começar a colher os frutos. Por esse motivo migrei para área de vendas (estou tendo rendimento melhor que amigos recém formados) e pretendo ou ingressar na carreira jurídica mediante concurso, ou então fazer uma poupança que me permita abrir meu escritório e mantê-lo por 2 anos sem me preocupar muito.

Destaco mais uma coisa, Advogado é por natureza um profissional liberal/autonômo, na minha humilde opinião, ser explorado por outro escritório ou por uma grande empresa não combina muito com a profissão. A não ser que seja uma remuneração muito boa mesmo.

Qualquer advogado mediano que tenha seu próprio escritório ganha mais do que um excelente advogado que é empregado. Fortaleça suas amizades com pessoas empreendedoras e que pensam grande, em diversas áreas do direito, e tente abrir o escritório de vocês.

Força e sabedoria na escolha.

Um abraço

PS: Estou tentado a fazer concurso para Polícia Civil, no meu estado o Salário Inicial beira os R$ 4500 + benefícios.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Brucelee
Búfalo
**
Tópicos: 2
17-08-2013, 10:00 AM
Cara, você não vai conseguir estudar o mesmo tanto que antes, depois de ter feito um turno de 12 horas seguidas.

Se você entrar pra PM agora, as chances de ficar "acomodado" são demasiado grandes, não vá.

Foco nos estudos, deixe para ganhar dinheiro (muito) depois.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Abreu
Veterano
Tópicos: 89
Curtido: 7 vezes em 4 posts
17-08-2013, 11:15 AM
Eu optaria pelo concurso, e teria mais sucego, para estudar e nao ficar com o inferno mental do estagio acabar ou o empregador te dar um pé na bunda.
E posteriormente voltaria pra o Direito.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Selva
Aspira
Tópicos: 0
17-08-2013, 06:05 PM
Sou de SSA, advogado, fui PM 04 anos (bpchoq). N pense duas vezes, fique com o estágio. Crescimento profissional que a PM n vai te proporcionar. Qualquer coisa, manda MP.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Selva
Aspira
Tópicos: 0
17-08-2013, 06:10 PM
Eu era bolsista integral tbm. O curso de 9 meses me sugou demais. Entra em contato q te passo a real.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Concurso PM. frost 3 1,103 01-08-2019, 05:37 PM
Última Mensagem: BloodSeeker
  EMPREENDEDORISMO - empresa de limpeza Jef 7 2,295 08-04-2015, 12:25 AM
Última Mensagem: Jef

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo