• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças [FIXO] Dúvidas sobre bolsa de valores
Páginas (12): 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 12 Seguinte »
Pular para página 
  • 2 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[FIXO] Dúvidas sobre bolsa de valores
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
Posts que curtiu: 0
05-07-2013, 07:24 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-07-2013, 09:42 AM por Gekko.)
Senhores, pegando carona na idéia do usuário Matador, que criou um tópico para que tiremos dúvidas sobre saúde, e também outros tópicos semelhantes, resolvi criar este para tirar dúvidas dos confrades a respeito de bolsa de valores.

Tenho recebido algumas MPs com esse tipo de dúvida de confrades interessados em investir. Não tenho nada contra as MPs, fiquem á vontade para continuar mandando, pois responderei com o maior prazer assim que possível. Sei que muitas vezes a privacidade é a alma do negócio. Porém, se as dúvidas forem tiradas através deste tópico, os demais confrades que tinham a mesma dúvida poderão ver e aprender também.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
05-07-2013, 08:06 AM
Boa! Um tópico específico sobre isso vai ser mt bom, afinal o tópico de investimentos ficou meio geralzão.
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
05-07-2013, 09:05 AM
Uma pessoa que quer investir na Bolsa De Valores, como ela deve proceder inicialmente? A quem ela deve procurar?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
05-07-2013, 09:20 AM
(05-07-2013, 09:05 AM)Sorine Escreveu: Uma pessoa que quer investir na Bolsa De Valores, como ela deve proceder inicialmente? A quem ela deve procurar?

O primeiro passo é escolher uma corretora e abrir uma conta lá. Aberta a conta, você deverá enviar recursos para lá via DOC ou TED. Estando o dinheiro já na conta da corretora e você de posse da sua senha de acesso ao home broker da mesma, você já pode acessar e começar a enviar ordens.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
05-07-2013, 09:32 AM
Pra mim, ela deve procurar um livreiro e ir estudando tudo que puder sobre o assunto rs

===

Facebook

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
05-07-2013, 09:50 AM
(05-07-2013, 09:32 AM)barão_kageyama Escreveu: Pra mim, ela deve procurar um livreiro e ir estudando tudo que puder sobre o assunto rs

Claro. Obter conhecimento é fundamental. Definir objetivos também. É que me ative mais à parte técnico-operacional da coisa, pois pelo que entendi essa era a dúvida do confrade Trolline.

P.S.: futuramente, talvez ainda hoje, eu comece a pegar as dúvidas que me mandaram via MP, juntamente com as minhas repostas, e vou colando aqui, sem citar os nomes dos confrades que fizeram as perguntas. Minha maior dificuldade vai ser o fato de que eu deletei a maioria das MPs, tanto as recebidas quanto as enviadas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
05-07-2013, 11:54 AM
(05-07-2013, 09:50 AM)Gekko Escreveu:
(05-07-2013, 09:32 AM)barão_kageyama Escreveu: Pra mim, ela deve procurar um livreiro e ir estudando tudo que puder sobre o assunto rs

Claro. Obter conhecimento é fundamental. Definir objetivos também. É que me ative mais à parte técnico-operacional da coisa, pois pelo que entendi essa era a dúvida do confrade Trolline.

P.S.: futuramente, talvez ainda hoje, eu comece a pegar as dúvidas que me mandaram via MP, juntamente com as minhas repostas, e vou colando aqui, sem citar os nomes dos confrades que fizeram as perguntas. Minha maior dificuldade vai ser o fato de que eu deletei a maioria das MPs, tanto as recebidas quanto as enviadas.
Sim, essa era minha dúvida, quanto a parte técnico-operacional
Obrigado!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Pirilampo
Veterano
Tópicos: 19
Curtido: 0 vezes em 0 posts
05-07-2013, 12:00 PM
De quanto seria um capitao descente pra começar a investir. e depois que eu colocar dinheiro na corretora, posso adicionar mais apos dar alguma ordem?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Andrew
Búfalo
**
Tópicos: 4
Curtido: 1 vezes em 1 posts
05-07-2013, 12:47 PM
Voltando a parte técnica operacional.

Tenho um amigo que investe (desculpa minha ignorância. Eu não entendo nada sobre bolsa de valores), mas eu tenho esse amigo que investe, em um tipo de transação, que envolve compra e venda no mesmo dia. Tudo que ele comprar, no mesmo dia tem que vender!

Ele já chegou a faturar R$500 dilmas com isso em um único dia. Ele diz que perde muito fácil e que precisa tomar muito cuidado, também. Eu me interessei por esse esporte, mas não sei por onde começar.

Que dica você me dá Gekko?
“É uma distância a percorrer… da boca de uma mulher para os ouvidos de um homem.” - Spartacus
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
05-07-2013, 01:10 PM
(05-07-2013, 12:00 PM)Pirilampo Escreveu: De quanto seria um capitao descente pra começar a investir. e depois que eu colocar dinheiro na corretora, posso adicionar mais apos dar alguma ordem?

Eu comecei com R$ 5.000,00. O Barão, salvo engano, começou até com um pouco menos. Valores muito menores que isso eu recomendo que o cara deixe na poupança mesmo até se avolumar um pouco mais.

Você pode colocar dinheiro na corretora sempre que quiser. Basta entrar no site do seu banco e fazer uma nova transferência via DOC ou TED. Lembrando, porém, que essas transferências costumam ser pagas (o banco no qual você tem conta cobra por elas). Eu tenho um pacote de serviços que me dá direito a uma DOC ou TED de graça por mês. Se eu fizer mais de uma tenho que pagar uma taxa, salvo engano de R$ 8,00.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
05-07-2013, 01:15 PM
(05-07-2013, 12:47 PM)Andrew Escreveu: Voltando a parte técnica operacional.

Tenho um amigo que investe (desculpa minha ignorância. Eu não entendo nada sobre bolsa de valores), mas eu tenho esse amigo que investe, em um tipo de transação, que envolve compra e venda no mesmo dia. Tudo que ele comprar, no mesmo dia tem que vender!

Ele já chegou a faturar R$500 dilmas com isso em um único dia. Ele diz que perde muito fácil e que precisa tomar muito cuidado, também. Eu me interessei por esse esporte, mas não sei por onde começar.

O procedimento é, basicamente, o mesmo que se usa para negociar ações normalmente, só que ele compra e vende no mesmo dia. A esse tipo de operação dá-se o nome de day trade. A diferença é que nas operações com venda de ações você tem R$ 20.000,00 de limite mensal de vendas isento de imposto de renda. Já nas operações day trade esse limite não existe. Você terá que pagar 20% sobre o lucro sempre que houver.

E ele não tem que vender no mesmo dia. Ele vende porque escolheu operar dessa forma. Mas se ele quiser comprar as ações e ficar com elas ele pode fazê-lo tranquilamente.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Cliff
Búfalo
**
Tópicos: 10
05-07-2013, 01:45 PM
(05-07-2013, 07:24 AM)Gekko Escreveu: Tenho recebido algumas MPs com esse tipo de dúvida de confrades interessados em investir. Não tenho nada contra as MPs, fiquem á vontade para continuar mandando, pois responderei com o maior prazer assim que possível.
Ok, Gekko, a carapuça serviu yaoming.

Brincadeiras a parte, eu queria saber a diferença entre ações que vem com numero 3 e 4 na frente.

EX: PETR3, PETR4.

Pesquisei no google, vi que uma delas vc tem direito a voto,mas é somente essa a diferença?
Já fui como você antes
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
05-07-2013, 02:12 PM
(05-07-2013, 01:45 PM)Cliff Escreveu:
(05-07-2013, 07:24 AM)Gekko Escreveu: Tenho recebido algumas MPs com esse tipo de dúvida de confrades interessados em investir. Não tenho nada contra as MPs, fiquem á vontade para continuar mandando, pois responderei com o maior prazer assim que possível.
Ok, Gekko, a carapuça serviu yaoming.

Brincadeiras a parte, eu queria saber a diferença entre ações que vem com numero 3 e 4 na frente.

EX: PETR3, PETR4.

Pesquisei no google, vi que uma delas vc tem direito a voto,mas é somente essa a diferença?

Não é carapuça e se fosse não seria somente para você. yaoming

Existem ações com finais 3, 4, 5 e 6. As de final 3 são ações ordinárias, com direito a voto. As de final 4 são ações preferenciais, sem direito a voto, porém com prioridade no recebimento dos dividendos. As ações de final 5 são preferenciais classe A e as de final 6 são preferenciais classe B. As empresas listadas no Novo Mercado só tem ações ordinárias, de final 3. É o caso, por exemplo, da CSN (CSNA3) e da Eternit (ETER3). As empresas que tem ações PNA e PNB (preferencial classe A e B) são relativamente poucas. Um exemplo é a Usiminas que tem USIM3, USIM5 e USIM6.

O direito a voto não é a única diferença. Além dessa questão da prioridade no recebimento dos dividendos e de os dividendos das preferenciais serem, via de regra, 10% maiores que os das ordinárias, há algumas diferenças fundamentais em caso de venda ou fusão da empresa. Se a empresa não tiver tag along, os minoritários que tiverem ações preferenciais podem literalmente entrar pelo cano. Se o tag along for de 80%, significa que quem tiver ações preferenciais no momento da venda da empresa receberá pelas suas ações 80% do valor pago pelas ações ordinárias ao controlador.

Eu, particularmente, dificilmente invisto em empresas sem um tag along de 100% e dou preferência a comprar ações ordinárias.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
05-07-2013, 02:26 PM
(05-07-2013, 01:15 PM)Gekko Escreveu:

O procedimento é, basicamente, o mesmo que se usa para negociar ações normalmente, só que ele compra e vende no mesmo dia. A esse tipo de operação dá-se o nome de day trade. A diferença é que nas operações com venda de ações você tem R$ 20.000,00 de limite mensal de vendas isento de imposto de renda. Já nas operações day trade esse limite não existe. Você terá que pagar 20% sobre o lucro sempre que houver.

E ele não tem que vender no mesmo dia. Ele vende porque escolheu operar dessa forma. Mas se ele quiser comprar as ações e ficar com elas ele pode fazê-lo tranquilamente.

Só um detalhe, é 20% do lucro líquido mensal + 1% do lucro q é cobrado a cada operação:

http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/regul...ioma=pt-br

E os prejuízos podem ser usados para deduzir no imposto em caso de futuros ganhos.

Finalizo falando q day trade, especialmente com ações mais voláteis (OGX hj em dia é dinamite pura, praticamente) é operação para profissional e precisa de uma grana razoável para iniciar e tem q ter um controle de risco fudido para não ser jogado pra fora da bolsa no 1º mês.

===

Facebook

===

[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Andrew
Búfalo
**
Tópicos: 4
Curtido: 1 vezes em 1 posts
05-07-2013, 02:51 PM
(05-07-2013, 02:26 PM)barão_kageyama Escreveu: Só um detalhe, é 20% do lucro líquido mensal + 1% do lucro q é cobrado a cada operação:

E os prejuízos podem ser usados para deduzir no imposto em caso de futuros ganhos.

Finalizo falando q day trade, especialmente com ações mais voláteis (OGX hj em dia é dinamite pura, praticamente) é operação para profissional e precisa de uma grana razoável para iniciar e tem q ter um controle de risco fudido para não ser jogado pra fora da bolsa no 1º mês.

Caramba! É tão difícil assim?? Não tinha ideia!
Mas a minha meta é essa. Juntar uns 3000 para começar um investimento. Um dinheiro que não vai fazer falta se eu perder. Enquanto eu junto essa grana, vou procurar alguns livros (Já que não tenho capital pra investir em um curso. Sei que é muito caro!) Espero que tenha livros básicos para começar a entender as ações! Algo como: "Livro básico sobre bolsa de valores para idiotas" yaoming
“É uma distância a percorrer… da boca de uma mulher para os ouvidos de um homem.” - Spartacus
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
05-07-2013, 02:58 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-07-2013, 03:01 PM por barãozin.)
Se fosse fácil td mundo tava rico e tecendo loas a Bovespa. O que se vê é justamente o contrário. yaoming

Eu por exemplo. Tou vindo fazendo testes mais ou menos a uns 3 meses com trades, simulando aqui compra e venda com a ajuda do folhainvest. Já devo ter feito uns 40 trades simulados nesses 3 meses.

Se acertei 5 foi muito! yaoming

E desses 5, confesso que 4 foram mais na sorte. Só 1 (o último, terminei ele hj aliás) eu confesso que realmente acertei o "timming" da operação e soube interpretar bem o momento de entrada. Mas eu perdi um belo naco do lucro pq fui conservador demais e acabei botando o stop mt baixo. Ou seja, de uma operação q podia ter tirado uns 4% de lucro, tirei só 2%. Mas tá bão. Como ainda tou operando apenas no papel, tenho mt espaço pra errar e observar as falhas (ajuda mt manter um registro de cada operação que vc faz com suas observações).

Agora msm tou de olho nas Usiminas, parece q tão formando um fundo interessante depois da porrada de 10% q tomaram hj.

===

Facebook

===

[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
05-07-2013, 03:14 PM
(05-07-2013, 02:26 PM)barão_kageyama Escreveu:
(05-07-2013, 01:15 PM)Gekko Escreveu:

Só um detalhe, é 20% do lucro líquido mensal + 1% do lucro q é cobrado a cada operação:

Barão, pelo que me lembro na época que eu simulava day trades e pesquisava sobre isso, esse 1% é o chamado "imposto dedo duro" que serve para que a Receita Federal tenha controle sobre os rendimentos. Logo, você não paga 20% + 1%. Eles retém 1% na fonte e você recolhe os outros 19%. Mas posso estar enganado, pois faz muito tempo que não me atualizo nessas informações, pois eu desisti de day trade antes mesmo de começar. Não quero desenvolver úlcera gástrica.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
05-07-2013, 03:18 PM
(05-07-2013, 02:58 PM)barão_kageyama Escreveu: Agora msm tou de olho nas Usiminas, parece q tão formando um fundo interessante depois da porrada de 10% q tomaram hj.

Eu estou começando a olhar para a Usiminas novamente. Eita açãozinha ruim que só me deu alegria até hoje!!! Já comprei e vendi USIM% algumas vezes, sempre com um lucrinho interessante...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Cliff
Búfalo
**
Tópicos: 10
18-07-2013, 05:19 PM
Hoje pela primeira vez acessei home broker da minha corretora e vi que tem um campo que vc coloca o preço das ações.

Vamos supor que um lote de ações custa 3000,00, o que acontece se eu colocar o preço diferente do real?
Já fui como você antes
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
18-07-2013, 05:26 PM
Pra quem tá começando é preferível comprar no fracionário mesmo. Comece com pouco e de forma vagarosa.

E outra q o preço não é "do lote". Mas é do papel individual. Não sei pq diabos o Brasil tem essa frescura de lote, mas fazer o q...

Se vc botar o preço diferente do q tá sendo cobrado na pedra, de duas uma:

1 - abaixo: ela vai pro book de ofertas como uma ordem de compra e fica lá até esse preço bater.
2 - acima: ela vai executar a ordem pelo preço q vc botou (a não ser q vc bote um preço mt acima do q tá no book).

===

Facebook

===

[+]
  •
Website Procurar
Responder
Páginas (12): 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 12 Seguinte »
Pular para página 

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos John Romano 877 457,599 01-03-2020, 09:42 AM
Última Mensagem: Dartagnan
  Bolsa de Valores - Exterior CONAN 6 2,576 12-09-2014, 11:37 AM
Última Mensagem: Vicmackey
  Imposto de Renda (IR) na Bolsa de Valores Groo 7 4,080 15-08-2014, 07:27 AM
Última Mensagem: Gekko

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo