• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Imposto de Renda (IR) na Bolsa de Valores
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Imposto de Renda (IR) na Bolsa de Valores
Offline Groo
Búfalo
**
Tópicos: 5
Curtido: 2 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
10-01-2012, 10:58 PM
Mercado de ações

[Imagem: Bolsadevalores.jpg]

Os investidores são isentos do imposto de renda quando a soma das suas vendas mensais de ações não ultrapassam R$ 20.000,00. Independente de quanto você compra por mês, se a soma das vendas realizadas no mês for inferior a R$ 20 mil, você não paga imposto de renda.

Exemplo:  caso o investidor tivesse comprado um lote de ações da empresa XPTO por R$ 10 mil no primeiro dia do ano e tivesse vendido este mesmo lote por R$ 11,8 mil no último dia do ano, ele teria uma rentabilidade líquida de 18%, pois essa operação seria isenta de IR.

Quem investe no mercado de ações vai arcar com Imposto de Renda quando a soma das suas vendas mensais forem acima de R$ 20.000. O valor da alíquota é de 15%.

Exemplo: você comprou R$ 15 mil em ações e vendeu essas mesmas ações por R$ 25 mil (dentro de um mesmo mês). Como a soma das vendas ultrapassa R$ 20 mil, haverá incidência do IR. Nesse caso, o lucro obtido foi R$ 10 mil (25 mil – 15 mil) e o imposto a ser pago foi R$ 1,5 mil (15% de R$ 10 mil).

Mercado de opções, a termo e de futuros

Somente há isenção do Imposto de Renda para o mercado à vista, ou seja, quem opera no mercado de ações, e se as vendas não ultrapassarem R$ 20.000,00 ao mês. Já quem investe nos mercados de opções, a termo e de futuros paga 15% de alíquota quando há lucro, independente do volume operado.

Operações de day trade
No caso específico de compra e venda de ações no mesmo dia, tipo de operação conhecida comoday trade, o valor da alíquota é de 20% para o lucro obtido. Mas se a operação gerar prejuízo não há incidência de imposto.
O procedimento para os ganhos com o day trade Ã© exatamente o mesmo que vale para os rendimentos com vendas mensais superiores a 20.000 reais em ações. A diferença é que ao invés de 15%, a alíquota que incide sobre os ganhos é de 20%.

Dividendos
Os dividendos distribuídos pelas empresas são isentos de IR. Trata-se de outra excelente estratégia de investimento, justamente por não haver incidência de imposto de renda.

Só caso com Separação de Bens, pois "se é por amor não faz diferença" Wink
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Chacal
Búfalo
**
Tópicos: 11
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 1
10-01-2012, 11:34 PM
Cara, eu nao sabia essa dos dividendos serem isentos de IR. Valeu a dica.
“Não abre a boca pra falar do trabalho nessa casa, quem manda nessa porra aqui sou eu. Não abre a boca pra falar mais do meu batalhão, quem manda nessa porra aqui sou eu.”
Capitao Nascimento
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
11-01-2012, 09:50 AM
Outra forma de remuneração distribuída aos acionistas são os juros sobre capital próprio (JSCP). São creditados da mesma forma que os dividendos. A única diferença é que incide 15% de IR, mas como o recolhimento é feito na fonte, o investidor já recebe os valores líquidos e não precisa se preocupar em recolher o imposto.

Em tempo, ótimo texto. Linguagem bem simples e texto bem didático, de fácil compreensão.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Arlindo Menezes
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 0 vezes em 0 posts
11-01-2012, 01:22 PM
Muito interessante, cara!

Continue aos poucos dando essas dicas de investimento pra galera, é importante.
Mande sua pergunta que eu lhe mando a Real
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Groo
Búfalo
**
11-01-2012, 04:13 PM
(11-01-2012, 09:50 AM)Gekko link Escreveu: Outra forma de remuneração distribuída aos acionistas são os juros sobre capital próprio (JSCP). São creditados da mesma forma que os dividendos. A única diferença é que incide 15% de IR, mas como o recolhimento é feito na fonte, o investidor já recebe os valores líquidos e não precisa se preocupar em recolher o imposto.

Em tempo, ótimo texto. Linguagem bem simples e texto bem didático, de fácil compreensão.

Valeu Gekko!  -cerva

Não falei dos JSCP porque eles já caem na conta com o imposto descontado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Groo
Búfalo
**
11-01-2012, 04:19 PM
(11-01-2012, 01:22 PM)Arlindo Menezes link Escreveu: Muito interessante, cara!

Continue aos poucos dando essas dicas de investimento pra galera, é importante.

Valeu confrade! Por sorte tenho os meus tópicos de finanças da HH salvos. Mas devido ao momento conturbado de mudanças vou postando aos poucos, para não abusar do espaço e não sobrecarregar o fórum.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline nogueira
Búfalo
**
Tópicos: 14
Curtido: 1 vezes em 1 posts
11-01-2012, 05:39 PM
Tenho muito interesse em entrar no mercado de ações, pretendo começar esse ano, más primeiro quero me informar mais. Obrigado pela contribuição.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
15-08-2014, 07:27 AM
Tópico movido para a área de finanças.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [FIXO] Dúvidas sobre bolsa de valores Gekko 239 127,194 20-07-2020, 11:19 AM
Última Mensagem: Conrad
  10 mitos do imposto de renda que podem te confundir Loki 6 2,616 03-01-2017, 02:55 AM
Última Mensagem: gladiador
  Bolsa de Valores - Exterior CONAN 6 2,589 12-09-2014, 11:37 AM
Última Mensagem: Vicmackey

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo