• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Mulheres/Feminazismo/Relacionamentos Geralzão da Real Ajudar a mulher a se desenvolver profissionalmente?
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Ajudar a mulher a se desenvolver profissionalmente?
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
Posts que curtiu: 0
19-06-2013, 12:29 PM
(19-06-2013, 08:38 AM)Sorine Escreveu:
(06-10-2011, 10:47 PM)John Romano Escreveu: A questão que levanto para a discussão da galera é a seguinte: Vocês acham que o homem deve ajudar a namorada, esposa, a se desenvolver profissionalmente (Exemplo.: Dar dicas de negócios/investimento, pagar cursinho/faculdade/cursos profissionalizantes, etc?). Ou deve deixar que ela se vire, afinal nunca vimos uma mulher fazer o mesmo por um homem?

Cara, antigamente eu fazia de tudo para que a pessoa do meu lado se desenvolvesse e ajudaria em tudo. Claro que esse antigamente é a Matrix.

Mas hoje, pensando em tudo que nós homens passamos, todo sofrimento, toda a luta para se chegar em algum lugar, para conquistar o espaço no mercado de trabalho, e por outro lado, a mulher tendo as portas abertas a todo instante bastando um sorrisinho, uma abertura de pernas, uma cavalgada, TV e a mídia com a histórinha(conto da carochinha pra mim) de que mulheres são mais competentes, são mais focadas, e subestimadas....penso que cada um deve correr atrás do seu desenvolvimento.
Não digo que não ajudarei. Um conselho, uma dica, um esclarecimento tudo bem, mas essa de pagar faculdade, comprar livro, procurar emprego, acho que não.

É só ver os casos de quantos homens pagam faculdade, compram livros pra mulheres e ver as que fazem o mesmo. O número de homens que faz isso é muito maior.

E outra, temos visto ultimamente inúmeros casos de filhas que se voltam contra os pais para que estes banquem $$$$$ as filhinhas depois de maiores, capazes e aptas ao mercado de trabalho. Se elas não sentem gratidão pelos próprios pais, imagina dos eventuais companheiros.

Ao se relacionar com uma mulher que não tem uma condição $$$ boa, uma boa educação, vc como bom samaritano decide ajudá-la e ela consegue ao longo da vida se desenvolver. Digamos que a situação se inverteu e que agora vc é que precisa de ajuda. Vc tem alguma dúvida de que a maioria delas "pularia fora do barco"?

É a sua primeira pá de diamante?

[Imagem: pdiamante.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
19-06-2013, 12:30 PM
"Se quer rir, tem que fazer rir". Rocha, Major.
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
19-06-2013, 12:57 PM
(19-06-2013, 12:29 PM)Gekko Escreveu:
(19-06-2013, 08:38 AM)Sorine Escreveu:
(06-10-2011, 10:47 PM)John Romano Escreveu: A questão que levanto para a discussão da galera é a seguinte: Vocês acham que o homem deve ajudar a namorada, esposa, a se desenvolver profissionalmente (Exemplo.: Dar dicas de negócios/investimento, pagar cursinho/faculdade/cursos profissionalizantes, etc?). Ou deve deixar que ela se vire, afinal nunca vimos uma mulher fazer o mesmo por um homem?

Cara, antigamente eu fazia de tudo para que a pessoa do meu lado se desenvolvesse e ajudaria em tudo. Claro que esse antigamente é a Matrix.

Mas hoje, pensando em tudo que nós homens passamos, todo sofrimento, toda a luta para se chegar em algum lugar, para conquistar o espaço no mercado de trabalho, e por outro lado, a mulher tendo as portas abertas a todo instante bastando um sorrisinho, uma abertura de pernas, uma cavalgada, TV e a mídia com a histórinha(conto da carochinha pra mim) de que mulheres são mais competentes, são mais focadas, e subestimadas....penso que cada um deve correr atrás do seu desenvolvimento.
Não digo que não ajudarei. Um conselho, uma dica, um esclarecimento tudo bem, mas essa de pagar faculdade, comprar livro, procurar emprego, acho que não.

É só ver os casos de quantos homens pagam faculdade, compram livros pra mulheres e ver as que fazem o mesmo. O número de homens que faz isso é muito maior.

E outra, temos visto ultimamente inúmeros casos de filhas que se voltam contra os pais para que estes banquem $$$$$ as filhinhas depois de maiores, capazes e aptas ao mercado de trabalho. Se elas não sentem gratidão pelos próprios pais, imagina dos eventuais companheiros.

Ao se relacionar com uma mulher que não tem uma condição $$$ boa, uma boa educação, vc como bom samaritano decide ajudá-la e ela consegue ao longo da vida se desenvolver. Digamos que a situação se inverteu e que agora vc é que precisa de ajuda. Vc tem alguma dúvida de que a maioria delas "pularia fora do barco"?

É a sua primeira pá de diamante?

[Imagem: pdiamante.jpg]
Sim, minha primeira pá! rsrs
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
19-06-2013, 01:05 PM
Minha BM melhorou muito profissionalmente, ela fazia direito mas não estudava, matava aula pra beber, ficava vadiando pela vida afora....eu CSPzei ela e ensinei bons valores de estudo....ela se formou com louvor na faculdade, recebeu homenagem dos professores e hoje ela tem uma firma de advogados associados que esta prosperando muito, logico que pra isso eu sustentei ela com cama roupa e comida por 10 anos....mas pelo menos ela nunca me ligou pedindo dinheiro...e pelo que eu andei sabendo um piloto de avião deu uma CSPzada nela, ela deve tar até bem de vida graças a Deus.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
19-06-2013, 01:38 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-06-2013, 01:39 PM por Petulante.)
Sim, Sorine, no meu caso não existiu filantropia alguma. Foi pra me ver livre mesmo. Sua análise foi correta! A merda é que nem assim eu consegui. Só foi definitivo mesmo quando graças ao meu bom Deus, e a todas as forças da natureza, apareceu um CSP virjão no caminho dela.

Afinal, uma vez vadia, pra sempre vadia... Diferente da BM do Spectro, que no caso parece que soube usar a "vida fácil de mulher" pra se estruturar e conseguir a independência.

Quanto a opinião dos confrades de que mulher que trabalha não serve pra relacionamento, eu discordo. Só acho que "depende" em que ela trabalha, com quem, etc...

Por exemplo: Não é o trabalho dela que vai determinar os chifres que você vai levar, afinal conhecem o ditado:

"Fogo morro acima, água morro abaixo...."

E pra completar: "O difícil não é passar a mulher pra trás, é passar a mulher pra frente!"
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
19-06-2013, 02:22 PM
(19-06-2013, 01:38 PM)Petulante Escreveu: Afinal, uma vez vadia, pra sempre vadia... Diferente da BM do Spectro, que no caso parece que soube usar a "vida fácil de mulher" pra se estruturar e conseguir a independência.

Quanto a opinião dos confrades de que mulher que trabalha não serve pra relacionamento, eu discordo. Só acho que "depende" em que ela trabalha, com quem, etc...

Por exemplo: Não é o trabalho dela que vai determinar os chifres que você vai levar, afinal conhecem o ditado:

"Fogo morro acima, água morro abaixo...."

E pra completar: "O difícil não é passar a mulher pra trás, é passar a mulher pra frente!"

Acho que o que importa confrade é como enxergamos esse tipo de situação, eu não me vi passado pra trás eu me vejo como um homem honrado que apesar da pouca maturidade ao ser CSP, mantive minha palavra e dei algo de bom pra minha BM.

Sou contra mulher que só fica em casa, toda mulher é enjuada (mesmo a mais honrada vai te encher o saco) é bom que elas tenham algo a mais a se preocupar do que só com a cor do tapete do sofá.

Quanto a minha BM não tenho mais contato, mas a especialidade dela é essa mesma, chazinho de buça....quando eu larguei ela, ela arrumou um advogado velhaço dono de uma firma e começou a sair com ele e postar fotos no facebook....

''mulher é como cobra tem veneno tem peçonha, deixa o rico na miséria e o pobre sem vergonha.''- vi hoje num caminhão vindo pro trampo haah.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente John Oldman
Búfalo
**
Tópicos: 1
Curtido: 2 vezes em 1 posts
19-06-2013, 02:39 PM
Acho que o grande problema é quando o homem tira da própria boca para dar na boca da mulher, como é o caso do relato, em vez de trabalhar para si ele passou a trabalhar para a mulher.

Pra mim uma mulher que trabalha e ganha bem, na hora do divorcio (q nos dias de hj é bem provável que aconteça, por culpa da mulher ou do homem...), vai dar muito menos trabalho, do que uma sem profissão, que vai se alegar de coitada.
Se ela ganhar mais que vc, pode até rolar uma pensão kkkkk

Minha consciência fica mais tranquila quando eu ensino alguém a pescar do que quando dou o peixe!

Abraço.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline J. Martins
Búfalo
**
Tópicos: 16
Curtido: 0 vezes em 0 posts
19-06-2013, 03:03 PM
(07-10-2011, 10:02 AM)the Boss Escreveu: Olha, somente em uma condição eu ajudaria uma mulher a se desenvolver profissionalmente: se ela fosse GP e quisesse experiência!!

-cerva

Like a Boss

Big GrinBig GrinBig GrinBig GrinBig GrinBig GrinBig GrinBig GrinBig GrinBig Grin
[2]
Essa foi foda.

Em relação a ajudar mulheres a se estruturarem financeiramente, vai do que o cara está esperando como retorno , se ele verdadeiramente não espera nada em troca, e como já foi falado , não tira da própria boca , vá em frente , agora se você lá no fundo espera alguma retribuição , estará quase que fadado a se fuder.
Mulheres não tem noção de gratidão , em grande parte , devido a sua natureza hedonista , são muito do momento e pela emoção , se o relacionamento cair na mesmice ela não vai pensar 2 vezes ao te trocar por mais emoção , e tenha certeza.
NÃO VAI COLOCAR NA BALANÇA O SEU GRANDE ESFORÇO POR ELA,
na mente delas isso não passa de uma obrigação sua, nada mais.
" 'Dá-me tua pequena verdade, mulher ! ' - eu
disse . E a pequena velha mulher falou assim:
'Frequentas as mulheres? Não te esqueças do
açoite!' Assim falava Zaratustra . " ( Nietzsche)
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
Tópicos: 16
Curtido: 299 vezes em 120 posts
Posts que curtiu: 138
19-06-2013, 05:25 PM
Engraçado, eu fui lendo e a cada linha do texto eu sabia exatamente o que iria vir em seguida.

Acho que estou ficando bom nisso yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
19-06-2013, 06:34 PM
(19-06-2013, 01:05 PM)Spectro Escreveu: Minha BM melhorou muito profissionalmente, ela fazia direito mas não estudava, matava aula pra beber, ficava vadiando pela vida afora....eu CSPzei ela e ensinei bons valores de estudo....ela se formou com louvor na faculdade, recebeu homenagem dos professores e hoje ela tem uma firma de advogados associados que esta prosperando muito, logico que pra isso eu sustentei ela com cama roupa e comida por 10 anos....mas pelo menos ela nunca me ligou pedindo dinheiro...e pelo que eu andei sabendo um piloto de avião deu uma CSPzada nela, ela deve tar até bem de vida graças a Deus.

Por isso eu sempre desejo a felicidade das minhas ex. Ex feliz é ex que não incomoda.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
19-06-2013, 06:38 PM
Sabias palavras do meu amigo Gekko.

" Ex feliz é Ex que não te incomoda. "
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mc_lovin
Usuário Banido
*
Tópicos: 22
Curtido: 4 vezes em 3 posts
19-06-2013, 06:43 PM
Eu conheci o caso de um amigo da minha familia que ajudou a mulher pagando a faculdade, ele trabalhava para sustentar a familia, pagava prestações do apartamento.

Depois de um tempo a empresa desse cara entrou em crise financeira, a mulher já está subindo na vida profissional, depois de um tempo ele estava na merda financeiramente e ela era a bam bam bam da história.

Resultado : TRaiu o cara, ficou com o apartamento e os filhos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
19-06-2013, 08:09 PM
Eu também conheço um caso dentro da minha família. Um tio meu trabalhava feito um louco como taxista e sustentou a mulher enquanto ela cursava medicina, inclusive pagando empregada para ela não perder tempo de estudar fazendo as coisas de casa. Quando ela terminou o curso, começou a trair o meu tio com um ginecologista conhecido dela. Meu tio morreu sem saber, mas ficou sendo desprezado por ela até o fim da vida e essa história foi abafada pela família.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Midnite
Búfalo
**
19-06-2013, 10:53 PM
(19-06-2013, 12:25 PM)Traveller Escreveu: Me assustam as opiniões de certos confrades aqui do fórum...

Eu acho que se não envolver dinheiro, pode ajudar, sim. Eu ajudei minha ex-namorada escolhendo o curso correto para ela entrar na faculdade, tentei abrir a mente dela relativamente à forma como ela via o mundo e não estou arrependido disso. Terminou, eu não gastei grana, apenas melhorei mais um pouco do meu país.

Sinceramente não ajudaria mulher nenhuma!
As mulheres estão lutando por nossas posições no mercado de trabalho com uma coisa que homem nenhum tem! BUCETA! Agora levando para o lado relacionamental não conheço um relacionamento onde a mulher tenha despontado que tenha durado depois disso e olha que conheci um bocado... . Será que não é por termos dado corda para que elas se tornassem autossuficientes demais mesmo sabendo dessa natureza ingrata delas que permitimos que as coisas chegassem ao que se tornou hoje? A maioria dos meus colegas de infância se separou. Tirando os que quiseram se separar ou fizeram por onde só tenho visto 2 motivos: Ou a mulher enjoou do cara porque ela esta saradinha de academia e o cara se acabando trabalhando para ser um bom provedor ou no segundo caso a mulher pulou fora e apareceu com um provedor melhor. Mas o que me chama atenção é que antes de saltar elas sempre buscam uma "aterrizagem segura" Então tenho reparado que as que mais fizeram com que marmanjos me ligassem choramingosos (até acontecer comigo facepalmSmileforam aquelas que alcançaram alguma garantia: Pensão alta, O casal abriu negocio que vale apena ser repartido, passaram em concurso, adquiriram imóvel e outras. Na minha região tem muita gente que trabalha por escala e a grana em caixa a mais que essa ausência traz fez com que muitos conhecidos tenham aberto algum tipo de negocio. Como os caras passam uma boa parte do mês fora e quando de folga correm atrás de "manter o gado aos olhos do dono" a maioria dos camaradas depreciou demais. Resultado: as mulheres saem fora com metade e arrumam garotões...
“Céu e inferno estão bem aqui, atrás de cada parede, cada janela. O mundo por trás do mundo. Nós estamos no meio.”  ― Constantine
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lupercus
Búfalo
**
Tópicos: 23
19-06-2013, 11:45 PM
Acho que é correto ajudar sim, mas da maneira como ajudaríamos um amigo, na medida do limite que não te atrapalhe ou atrase. Vi alguém comentando que ajudava dando carona para fazer provas e dicas de concursos, acho isso válido.

Todos os seres humanos acabam precisando de ajuda as vezes e na medida do possível devemos ajudar, a começar por aqueles que nos cercam. Eu particularmente não pagaria nada para ajudar uma mulher assim como não tenho para pagar para um amigo, e se tivesse grana sobrando e uma namorada querendo estudar eu ajudaria um parente próximo primeiro e ela eu daria apoio por assim dizer, é isso apoio é bem a palavra que serve ao caso.
Um homem só é homem quando vence seus medos.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Traveller
Travel The World
**
Tópicos: 32
Curtido: 1 vezes em 1 posts
20-06-2013, 12:02 AM
Continuo achando que alguns confrades estão com algumas opiniões erradas...

Então nós não devemos ajudar a nossa companheira (companheirismo significa entre-ajuda,etc.) porque temos de ter cuidado para ela não ficar superior a nós com medo de tomar chifres? Meu caro, se você está num relacionamento e tem medo de tomar chifre significa q não deveria estar nesse relacionamento. Como hoje em dia a probabilidade de isso acontecer é alta (ainda para mais se o poder delas for maior que o nosso a nível financeiro) já sabe onde vai ter a conversa...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
20-06-2013, 12:41 AM
Gekko você não sabe o alivio que eu tive ao saber que ela ta na maciota só bimbando no avião haha

Mas hoje em dia eu não ajudaria mulher nenhuma, já fiz isso uma vez hoje se fosse pra arrumar uma namorada ia exigir no mino mestrado e o pai dela teria que me pagar um dote de 10 mil reais. Haha

Um brother meu ta namorando uma mulher cujo pai tem 10 postos de gasolina, ele que me apresentou a real. A mulher come na mão dele, e ele caga e anda pra ela, no dia dos namorados o cara ganhou um relogio dolce e gabana da mulher ele não deu nada de presente.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Midnite
Búfalo
**
20-06-2013, 01:06 AM
Boa dia Confrade,

Como mais antigo no fórum acredito que possua mais bagagem porque me espanto com tanto conceito que revi em tão pouco tempo! (no meu caso). Não são nem três meses e muita coisa já mudou... . Mas indo ao ponto não sei se depois de tudo que li até agora seria capaz de ter um relacionamento de novo! Tão pouco um que não existisse em clima de guerra fria. Para mim relacionamento remete (mesmo que agora mais forte) a entrar de novo.
[Imagem: article-0-05F4EA8D0000044D-695_634x423.jpg]

Mesmo que eu saiba a realidade do que tem la,"la" continua sendo terreno hostil! Pelo menos para mim, mesmo que eu esteja só dando uns pegas em alguém, já nasceu um tipo de vinculo, que querendo ou não, mesmo que de forma subconsciente (e acho que o subconsciente só muda quando o cara ta num nível muiuuuito acima) pode ser altamente perigoso. Acho q o grande problema é achar que só porque estamos só dando uns peguinhas ela é só um bot inofensivo. O que me trouxe aqui foi uma mudança de atitude de alguem "aparentemente" inofensiva e por isso não subestimo mais bots. Aprendi a duras penas que qualquer "bot"
[Imagem: 102622.jpg?v=1]
pode se tornar um agente
[Imagem: 102635.jpg?v=1]
Ja me convenci de que TODAS tem um lado profano e enquanto não for capaz de perfilar isso muito bem não vou colocar minha condição emocional e financeira de novo. Mas admiro o otimismo do confrade...
“Céu e inferno estão bem aqui, atrás de cada parede, cada janela. O mundo por trás do mundo. Nós estamos no meio.”  ― Constantine
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
20-06-2013, 07:14 AM
(20-06-2013, 12:41 AM)Spectro Escreveu: Gekko você não sabe o alivio que eu tive ao saber que ela ta na maciota só bimbando no avião haha

Mas hoje em dia eu não ajudaria mulher nenhuma, já fiz isso uma vez hoje se fosse pra arrumar uma namorada ia exigir no mino mestrado e o pai dela teria que me pagar um dote de 10 mil reais. Haha

Um brother meu ta namorando uma mulher cujo pai tem 10 postos de gasolina, ele que me apresentou a real. A mulher come na mão dele, e ele caga e anda pra ela, no dia dos namorados o cara ganhou um relogio dolce e gabana da mulher ele não deu nada de presente.

Eu também não ajudo. Apenas torço para que elas sejam felizes depois que o relacionamento acaba, de forma que não sintam a necessidade de me infernizar. Uma das minhas ex me ligou um dia para dizer que tinha recebido uma proposta de namoro de um cara que era um mega ultra alfa, segundo as características que ela disse que ele tinha. Minha reação? Eu respondi: "tomara que esse cara seja mesmo isso tudo e que o namoro de vocês dê certo para que você esqueça que eu existo e pare de ligar para mim." E eu disse isso do fundo do meu coração, não foi só para dar uma resposta. Depois ela ligou novamente dizendo que tinha inventado tudo. E eu pensei: porra, que merda! E eu pensando que estava livre!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
20-06-2013, 07:59 AM
(20-06-2013, 12:02 AM)Traveller Escreveu: Continuo achando que alguns confrades estão com algumas opiniões erradas...

Então nós não devemos ajudar a nossa companheira (companheirismo significa entre-ajuda,etc.) porque temos de ter cuidado para ela não ficar superior a nós com medo de tomar chifres? Meu caro, se você está num relacionamento e tem medo de tomar chifre significa q não deveria estar nesse relacionamento. Como hoje em dia a probabilidade de isso acontecer é alta (ainda para mais se o poder delas for maior que o nosso a nível financeiro) já sabe onde vai ter a conversa...

Confrade, creio que neste caso não é certo nem errado. É a postura de cada um. Errado seria empurrar a mulher ladeira abaixou ou fazer algo que a depreciasse. É só observar as dificuldades encontradas por nós homens e pelas mulheres durante a vida toda. Como eu disse, ajudar com um conselho, uma dica, uma conversa blz! Agora pagar, comprar coisas nem para esposa/namorada/amante.

Simplesmente é fazer o que essa geração de homens da Real prega: Cruzar os braços. Vc não vai ajudar, nem vai atrapalhar. Deixe que ela consiga as coisas sozinha.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo