11-04-2013, 06:26 PM
(11-04-2013, 05:30 PM)John Romano Escreveu:(11-04-2013, 04:20 PM)Angelo Henrique Escreveu:(11-04-2013, 01:05 PM)Petulante Escreveu: OUtra dica legal, é trocar TV a cabo por um AZBox ou LexusBox.
Maravilha aquilo lá.... pega tudo!
Galera Azbox e derivados tbm é furto, so que de sinal de telecomunicações.
Ainda não é ponto pacífico que a captação/decodificação de sinal de satélite configura crime de furto. O que se equipara ao furto seria o a captação ilegal de sinal elétrico transmitido por fios. Há entendimentos que equiparam o uso do Azbox à pirataria, mas não é consenso.
Só que o Azbox funciona captando o sinal de satélite e não dá pra se tipificar algo como crime por analogia. Isso é o mínimo que se espera do princípio da legalidade.
Ora, o sinal está no ar, já dentro de minha casa, se eu conseguisse decodificá-lo não estaria "tirando" nada de ninguém. Se não é proibido (e ainda não é, pelo que eu saiba), então é permitido.
Enfim, ainda não firmei um posicionamento sólido sobre o tema, por isso ainda não comprei um equipamento desses. Mas quando a coisa estiver melhor esclarecida e debatida, devo comprar (ou não) um desses pra mim.
Sem querer mudar muito de assunto, acho que isso é fruto do avanço da tecnologia ter sido muito rápido. Para legislar sobre o tema, deveria de existir no mínimo um acordo global, mas seria ideal mesmo que sejam governos únicos, globais.
Vou te dar um exemplo, eu aponto uma das antenas pra um satélite que está na europa, e pego um canal da TV aberta colombiana. Isso é crime? Pois o sinal lá é aberto...
O mesmo acontece com a TV5 monde, onde eu assisto pra treinar meu francês, tv aberta também. É crime?
Ahhh mas se você pegar o sinal codificado pro brasil, tipo a GNT pode ser pirataria.
Ok, eu pego a discovery, mas não o sinal que vem para o brasil, e sim o da inglaterra, sem opção de legendas ou áudio em pt. Seria pirataria?
Enfim, a tech tá por aí... depende de quem usa e como usa.... e está 200 anos a frente dos governos e leis...