• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo ONU pede às pessoas para comer insetos para combater a fome no mundo
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
ONU pede às pessoas para comer insetos para combater a fome no mundo
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
16-05-2013, 04:37 PM
(16-05-2013, 03:38 PM)Blanka Escreveu:
Citar:Inclusive uma pesquisa recente do IBGE já comprovou que são altamente improdutivos, veja só que paradoxal! Mesmo assim ainda tem alimento e terra pra muita gente, mas sem uma reforma agrária decente, esse país vai todo pra merda.

Tá lá o fazendeiro ricão de boa, andando de carrão 4x4 do ano. Enquanto isso uma porrada de gente tá na pior, morrendo de fome e tudo quanto é coisa. Mas é claro, aqui no Brasil, terra de desigualdade por excelência, que temos essa maldita cultura egoísta de tentar tirar vantagem dos outros.

Seu pensamento está....digamos....meio esquerdista, não?
Você por acaso é a favor do MST? Conte-me, mais...

Citar:E a proteína?

Gekko, a discussão não é essa, mas respondo mesmo assim.
Sou um "ex-vegan" (existe isso? parece coisa de ex-puta; ex-gay) yaoming

Mas falando sério, adotei esse estilo de vida por alguns ANOS e nunca tive problema. Quando conheci a Real, voltei a comer carne...foi uma coisa meio psicologica, porque minha bruxa madrinha tambem é vegan...então meio que por revolta, passei a comer muita carne.

Atualmente busco o equilíbrio necessário na Real, em todas as áreas da vida, e com relação a alimentação evito de almoçar carne, por exemplo, e como a noite, em refeições com minha família. É a forma que encontrei para equilibrar.

Esse assunto do ponto de vista nutricional é polêmico, não vou discutir, estou apenas relatando minha experiência.
Mas o dano da pecuária, acho que é inegável.

Já fui vegan, em uma época que nem se fala esse termo afrescalhado.

A gente falava vegetariano.

Me fodi completamente, pois além de, na época, a informação e a oferta de opções de alimento ser pífia, em comparação aos dias atuais, eu estava em fase de crescimento.

Resultado: fudi minha saúde... por completo....
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
16-05-2013, 06:11 PM
(16-05-2013, 04:16 PM)Blanka Escreveu: Esse lance de não almoçar carne ta me rendendo um desconto de R$2,00 no quilo do self-service. Essa dica merece ir pro tópico da sovinice...hehe

Posta lá então. yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John_Reese
Banido
**
Tópicos: 3
Curtido: 1 vezes em 1 posts
18-05-2013, 11:17 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-05-2013, 11:21 AM por John_Reese.)
Eu iria comentar sobre isso mas poderia ser erroneamente confundido com racismo:

Vai um hamburguer de mosquito ai?

[Imagem: mqdefault.jpg]

[Imagem: tumblr_m6cz78duQR1r78zcto1_250.gif]

[Imagem: Ace-Ventura-ace-ventura-30820483-349-262.gif]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Knight
Búfalo
**
Tópicos: 7
Curtido: 1 vezes em 1 posts
18-05-2013, 12:38 PM
Falar para os outros é fácil... quero ver eles seguirem o que pregam.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Wild
BORN TO BE
Tópicos: 29
Curtido: 348 vezes em 235 posts
Posts que curtiu: 164
18-05-2013, 01:27 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-05-2013, 01:34 PM por Wild.)
Hehehehe, parece que levaram à sério demais meu pensamento. trollface

(16-05-2013, 03:38 PM)Blanka Escreveu: Seu pensamento está....digamos....meio esquerdista, não?
Você por acaso é a favor do MST? Conte-me, mais...[...]
Não, de jeito nenhum sou esquerdista, não tenho qualquer tipo de afinidade com MST ou qualquer porra dessas. na verdade eu quero é distância dessas coisas, não quero me envolver com movimentos políticos tampouco receber "rótulos". Meu pensamento vai pela linha do óbvio, uns tem muito enquanto outros tem pouco. E vou explicar o por que disso ja já.

(16-05-2013, 03:51 PM)Shy_Guy Escreveu: [...]
Está considerando que a histeria ambientalista é apenas preconceito "burguês", é isto?
[...]
O que seria uma reforma agrária decente, é aquela requerida pelo MST?
[...]
Que vitimismo mais esquerdista, como se ser rico fosse algo condenável, sinto uma ponta de inveja e de pensamento revolucionário em sua fala.
[...]
Não é preconceito isto, é apenas nojo de algo que a maioria das pessoas não necessitam apelar, pois há comida para todos, o problema, é o custo de vida alto que o Estado propicia com alta carga tributária e baixa liberdade econômica e muita burocracia ao criar empresas e empreendimentos diversos.

E desde quando mostrar-se contrário a algo que no geral é nojento (ingerir insetos) é preconceito?

Está politicamente correto demais para o meu gosto.
Vamos lá, contando até 4:

1. Não entendi muito bem a parte da "histeria ambientalista". Sinto muito, é que não sou acostumado com tais termos.

2. Como já falei pro Blanka, não, nem pensar. Não tenho nada a ver com eles, sou só mais um filhinho de papai classe média, nada mais que isso. Só acho que tem gente demais com pouco e pouca gente com demais. Como eles lá vão realizar tal "reforma" ou não, não é problema meu.

3. Vitimismo não, inveja talvez, um pouco. Mas tendo o suficiente para viver bem com certo "luxo" já me basta. Mas não é essa a questão. O que eu acho é que sinceramente riqueza excessiva pode ser sim algo condenável. E sabe por que? Não dá para enriquecer sem ter que passar por cima de alguém, ou ter que explorar trabalho dos outros. Daí podem tirar o resto...

Antes que me perguntrem, não, não sou necessariamente contra isso, sempre haverá relações desse tipo, enquanto houver pessoas que tenham sua força de trabalho alienada por terceiros. Igualdade é utopia, sempre haverá um esperto tirando vantagem dos outros, e isso é sobrevivência.

Só acho que já passou da hora de transcedermos esse lado "animal" do capitalismo e promover algum tipo de organização que beneficie mais os avanços nas pesquisas, na medicina e na tecnologia para que fiquem mais acessíveis para a população. Podem me chamar de revolucionário, anti-capitalista ou a porra toda, tanto faz. Mas que o sistema atual é uma merda, isso é.

4. Nojo, preconceito, frescura, tanto faz, dê o nome que quiser. Isso é só desculpa para o mesmo problema. Tudo isso não passa de construção social (coisa que colocaram na cabeça das pessoas, assim como os chifres das namoradinhas e o mito do amor romântico). Gosto é apenas uma construção, você só vai gostar o que te ensinaram a gostar (ou o que você aprendeu a gostar)

Sabe o que isso quer dizer? Não há nada de errado com o besouro, a larva, a formiga... O problema é na cabeça das pessoas. Os insetos se forem criadas na higiene podem ser consumidas sem problemas, oras por que não? Tem vários povos (nós, inclusive) no mundo que comem e bebem as mais "absurdas" coisas, e nisso não tem nada de nojento em si. Ou seja, no geral insetos ou qualquer outra coisa não tem nada de nojento, a nojenteza está é na cabeça de quem a exerce.

Politicamente correto talvez, mas não estou obrigando ninguém aqui a colocar guela à dentro o que não quiser. Cada um pode comer o que bem entender. Deve ter muitas coisas que vou ter receio de comer também, mas isso é pura questão de costume.

Aos companheiros, força e honra!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Vitor
Veterano
Tópicos: 44
Curtido: 0 vezes em 0 posts
18-05-2013, 02:17 PM
Alem de pagarmos impostos abusivos, querem nos fornecer insetos para nossa alimentação?
VAI PRA PUTA QUE TE PARIU BANDO DE EUGENISTA MALDITO.

E podem ter certeza que tem algo errado nessa historia...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
Tópicos: 10
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
18-05-2013, 02:41 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-05-2013, 02:43 PM por Plissken.)
(14-05-2013, 06:57 PM)Gekko Escreveu:
(14-05-2013, 06:12 PM)Javo Escreveu: Rola por tempero em insetos???

Acho que nos lugares onde se comem insetos, tempero é considerado um luxo desnecessário.

Se tiver oportunidade, pergunte a um pernambucano como eles preparam as tanajuras para comer.

Para quem não sabe o que é uma tanajura:

[Imagem: 3047362030_3840065ac9.jpg]

E aqui uma foto de um prato da iguaria:

[Imagem: 1843347.jpg]

Prefiro essas tanajuras:

Show ContentSpoiler:
[Imagem: 12047_435193089868685_1131896158_n.jpg]

Show ContentSpoiler:
[Imagem: 319689_381592845259626_556243239_n.jpg]

Show ContentSpoiler:
[Imagem: 383752_439296029458391_252234141_n.jpg]

Tô pensando em fazer um "churrasco de tanajura" na casa de praia amanhã (domingão), o que os confrades acham da ideia?

trollfacetrollfacetrollfacetrollfacetrollface
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Wild
BORN TO BE
Tópicos: 29
Curtido: 348 vezes em 235 posts
Posts que curtiu: 164
18-05-2013, 04:30 PM
Hehehe, apoio o confrade Plissken! Um churrasco de primeira aí pro cara! manda ver aê no domingão!

(18-05-2013, 02:17 PM)Vitor Escreveu: Alem de pagarmos impostos abusivos, querem nos fornecer insetos para nossa alimentação?
VAI PRA PUTA QUE TE PARIU BANDO DE EUGENISTA MALDITO.

E podem ter certeza que tem algo errado nessa historia...
Chill out, man. Foi a ONU, a O-N-U que recomendou essa medida para os PAÍSES MAIS POBRES. E é só para não morrer de fome mesmo...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline hb-
Veterano
Tópicos: 7
18-05-2013, 06:34 PM
(18-05-2013, 01:27 PM)Fulano de Tal Escreveu: Hehehehe, parece que levaram à sério demais meu pensamento. trollface

(16-05-2013, 03:38 PM)Blanka Escreveu: Seu pensamento está....digamos....meio esquerdista, não?
Você por acaso é a favor do MST? Conte-me, mais...[...]
Não, de jeito nenhum sou esquerdista, não tenho qualquer tipo de afinidade com MST ou qualquer porra dessas. na verdade eu quero é distância dessas coisas, não quero me envolver com movimentos políticos tampouco receber "rótulos". Meu pensamento vai pela linha do óbvio, uns tem muito enquanto outros tem pouco. E vou explicar o por que disso ja já.

(16-05-2013, 03:51 PM)Shy_Guy Escreveu: [...]
Está considerando que a histeria ambientalista é apenas preconceito "burguês", é isto?
[...]
O que seria uma reforma agrária decente, é aquela requerida pelo MST?
[...]
Que vitimismo mais esquerdista, como se ser rico fosse algo condenável, sinto uma ponta de inveja e de pensamento revolucionário em sua fala.
[...]
Não é preconceito isto, é apenas nojo de algo que a maioria das pessoas não necessitam apelar, pois há comida para todos, o problema, é o custo de vida alto que o Estado propicia com alta carga tributária e baixa liberdade econômica e muita burocracia ao criar empresas e empreendimentos diversos.

E desde quando mostrar-se contrário a algo que no geral é nojento (ingerir insetos) é preconceito?

Está politicamente correto demais para o meu gosto.
Vamos lá, contando até 4:

1. Não entendi muito bem a parte da "histeria ambientalista". Sinto muito, é que não sou acostumado com tais termos.

2. Como já falei pro Blanka, não, nem pensar. Não tenho nada a ver com eles, sou só mais um filhinho de papai classe média, nada mais que isso. Só acho que tem gente demais com pouco e pouca gente com demais. Como eles lá vão realizar tal "reforma" ou não, não é problema meu.

3. Vitimismo não, inveja talvez, um pouco. Mas tendo o suficiente para viver bem com certo "luxo" já me basta. Mas não é essa a questão. O que eu acho é que sinceramente riqueza excessiva pode ser sim algo condenável. E sabe por que? Não dá para enriquecer sem ter que passar por cima de alguém, ou ter que explorar trabalho dos outros. Daí podem tirar o resto...

Antes que me perguntrem, não, não sou necessariamente contra isso, sempre haverá relações desse tipo, enquanto houver pessoas que tenham sua força de trabalho alienada por terceiros. Igualdade é utopia, sempre haverá um esperto tirando vantagem dos outros, e isso é sobrevivência.

Só acho que já passou da hora de transcedermos esse lado "animal" do capitalismo e promover algum tipo de organização que beneficie mais os avanços nas pesquisas, na medicina e na tecnologia para que fiquem mais acessíveis para a população. Podem me chamar de revolucionário, anti-capitalista ou a porra toda, tanto faz. Mas que o sistema atual é uma merda, isso é.

4. Nojo, preconceito, frescura, tanto faz, dê o nome que quiser. Isso é só desculpa para o mesmo problema. Tudo isso não passa de construção social (coisa que colocaram na cabeça das pessoas, assim como os chifres das namoradinhas e o mito do amor romântico). Gosto é apenas uma construção, você só vai gostar o que te ensinaram a gostar (ou o que você aprendeu a gostar)

Sabe o que isso quer dizer? Não há nada de errado com o besouro, a larva, a formiga... O problema é na cabeça das pessoas. Os insetos se forem criadas na higiene podem ser consumidas sem problemas, oras por que não? Tem vários povos (nós, inclusive) no mundo que comem e bebem as mais "absurdas" coisas, e nisso não tem nada de nojento em si. Ou seja, no geral insetos ou qualquer outra coisa não tem nada de nojento, a nojenteza está é na cabeça de quem a exerce.

Politicamente correto talvez, mas não estou obrigando ninguém aqui a colocar guela à dentro o que não quiser. Cada um pode comer o que bem entender. Deve ter muitas coisas que vou ter receio de comer também, mas isso é pura questão de costume.

Aos companheiros, força e honra!

Cara, distribuir as terras vc quer matar td mundo de fome.

8 milhões de pessoas região metropolitana do RJ, + de 10 milhões na região metropolitana de SP.

TU ACHA que agricultura familiar vai ter sobra pra sustentar milhões de pessoas no mundo urbano.

PQP !!! Tu quer voltar pra 1200 onde dava uma seca e morria metade da população de fome ??

A agricultura tem que ser eficiente e isso só ocorre com acumulação de terras e mecanização do campo.
Olha as estatísticas, quanto mais rico o país mais eficiente é o agricultor e menor é a renda do campo em comparação com a cidade.

Por isso que se tem subsídios (EUA) para manter os "empresários de 4x4" no campo. Por que eles poderiam ser empresários na cidade e ter uma renda maior.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
Tópicos: 10
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
18-05-2013, 07:30 PM
Os confrades estão convidados...
[+]
  •
Procurar
Responder
Destro
Curioso

23-05-2013, 06:44 PM
(18-05-2013, 01:27 PM)Fulano de Tal Escreveu: Só acho que já passou da hora de transcedermos esse lado "animal" do capitalismo Huh e promover algum tipo de organização que beneficie mais os avanços nas pesquisas, na medicina e na tecnologia para que fiquem mais acessíveis para a população.(Fico imaginando que tipo de ''organização'' seria esta Huh )

[Imagem: images?q=tbn:ANd9GcRufuZKvbcKLAiEz17QsVw...Yr6oSov86g]

Podem me chamar de revolucionário, anti-capitalista ou a porra toda, tanto faz. Mas que o sistema atual é uma merda, isso é.

Sorria você esta sendo filmado

[Imagem: olho_grande_lupa.jpg]
[+]
  •
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
23-05-2013, 07:25 PM
Agricultura familiar é o meu piru. Isso só funciona pra produtos orgânicos e outras mercadorias mais exclusivas.

Pra alimentar a massa do povo, da-lhe mecanização e grandes latifúndios!

Long life to mass production!
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
24-05-2013, 07:41 AM
A agricultura familiar só é viável em contextos muito particulares e produção de excedentes voltada para o mercado local. Ninguém vai conseguir encher um caminhão com a produção de 1ha de terra para transportar até um porto e mandar para longe, onde não se produz comida.

O problema da produção em massa é a utilização massiva e inevitável de defensivos e o empobrecimento do solo em razão da monocultura. Isso a longo prazo vai gerando grande dependência de fertilizantes químicos e vai deixando os produtores reféns de mega corporações como a Monsanto. Aliás, quem quiser saber mais sobre o modus operandi desse tipo de corporação, basta assistir ao documentário "O Mundo Segundo a Monsanto":

[Imagem: the-world-according-to-monsanto.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Eskillo
Penso; Logo Existo.
Tópicos: 17
Curtido: 2 vezes em 2 posts
24-05-2013, 11:55 AM
Na verdade, não sabemos o efeito real dos alimentos em nossos corpos. Para mim os alimentos atuais são o maior resposável pelas doenças como cancer e doenças degenerativas... Não posso ter certeza pois não sou médico cientista, mas:

[Imagem: 0,,69793781,00.jpg]

Milho transgênico causa câncer em ratos e reacende debate
por Juliana Elias

Retrato da polêmica: Ratos chegaram a ter tumores do tamanho de bolas de pingue-pongue (Foto: AFP)Imagens de ratinhos com tumores imensos inundaram a Europa no fim de setembro. Os animais comeram por dois anos uma espécie de milho transgênico por pesquisadores da Universidade de Caen, na França. Primeiro estudo de longo prazo feito com a semente NK603 — uma das mais vendidas do mundo —, ele retomou com toda a força o debate sobre os riscos desse tipo de alimento.
Na pesquisa, os ratinhos foram separados em grupos que comiam só milho transgênico, milho normal com herbicida ou transgênico com herbicida. A mortalidade entre essas cobaias foi até 3 vezes maior, no caso das fêmeas, em comparação com os animais do grupo de controle — que comiam milho normal e nada de herbicida.

O estudo foi publicado no Food and Chemical Toxicology Review, importante publicação científica, e acompanhou os animais por 24 meses, enquanto os testes para aprovar transgênicos costumam exigir apenas 3 meses. “Os primeiros grandes tumores apareceram entre o quarto e o sétimo mês, ressaltando que o padrão atual de triagem não é adequado”, dizem os autores da pesquisa, no artigo.
Parte da comunidade científica e os fabricantes de transgênicos, é claro, questionaram as conclusões da pesquisa. Alegam, por exemplo, que ela não descreve detalhadamente a dieta normal dos ratos de controle e inclui poucos animais nesse grupo. Por isso, a Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos pediu mais dados aos pesquisadores para emitir uma posição definitiva.

“O relatório deixa várias questões em aberto”, diz Helaine Carrer, professora da Escola Superior de Agricultura da USP, lembrando que os transgênicos estão há quase duas décadas no mercado. “Mas as consequências que o estudo levanta são suficientemente graves e não podem ser ignoradas.”

Bê-á-bá dos transgênicos
O que é?
Organismo com trechos de DNA de outra espécie inseridos no seu genoma via engenharia genética.

Como é aqui?
O Brasil é o segundo maior produtor mundial, entre 32 países. Cultivamos soja, milho e algodão modificados. Cerca de 80% da soja já possui algum gene mutante. Produtos com transgênicos devem ter selo de identificação.

A favor:
• Cria espécies mais resistentes, o que reduz o uso de pesticidas e aumenta a produtividade.
• Cria variedades “aditivadas”, com nutrientes adicionais.

Contra:
• Estimula uso excessivo de herbicidas, já que foram criadas plantas resistentes a eles.
• Pouco se sabe sobre seu efeito a longo prazo, para a saúde e o ambiente.

Em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/...EBATE.html
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
24-05-2013, 01:03 PM
Salvo engano, essa obrigatoriedade de identificar os transgênicos foi abolida há alguns anos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Touro Sentado
Usuário Banido
*
Tópicos: 14
29-11-2013, 04:04 PM
http://exame.abril.com.br/ciencia/notici...-com-carne
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Touro Sentado
Usuário Banido
*
Tópicos: 14
29-11-2013, 04:05 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-11-2013, 04:06 PM por Touro Sentado.)
Essa é a tendência do futuro, carne cultivada, acho que ainda demora uns 10 anos no mínimo pra melhorar isso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
29-11-2013, 07:01 PM
Ok, vou ajudar o mundo. A partir de agora minha refeição será só isso:

[Imagem: churrasco.jpg]

_|_
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Miguel
Molon Labe
**
Tópicos: 0
29-11-2013, 07:26 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-11-2013, 07:26 PM por Miguel.)
Só lembrando:

[Imagem: 1039-vegetarianos-a-minha-comida-caga-na-sua-comida.jpg]

Não largo carne por nada. Ainda mais uma picanha sangrando acompanhada de uma Eisenbahn (ou Budweiser) bem gelada.
Um homem com opções é um homem livre.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
29-11-2013, 07:27 PM
Somos animais e precisamos comer CARNE!
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Somos otários NEWS - Dilma está "passando fome" Smith 5 1,449 10-06-2016, 05:53 PM
Última Mensagem: comandante
  Nosso salário mínimo de fome. Touro Sentado 12 4,625 30-11-2013, 12:04 AM
Última Mensagem: Senna

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo