05-03-2019, 12:22 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-03-2019, 12:28 PM por Saoshyant.)
(13-02-2019, 01:32 PM)Velho Gonçalves Escreveu:Eu tenho uma opinião sobre isso... Veja se será útil pra você:
Na minha concepção, escrever boa literatura (ou boa estória), é muito diferente de simplesmente “escrever bem”. Quem escreve bem, coloca no papel textos de qualquer natureza (artigos, ensaios, e até mesmo post’s como esse aqui), com muita qualidade ortográfica e de gramática. Ponto final. Então, o primeiro passo é o domínio da língua na qual você pretende escrever.
O próximo passo, agora creio que opiniões podem divergir, compreende a análise da sua capacidade artística, no que diz respeito à criação e desenvolvimento de estórias. Eu sou levado a acreditar que todo impulso artístico funciona como uma espécie de “dom” natural, o qual já meio que “nasce” com a pessoa. Mas, veja bem, isso não quer dizer que eu, que não nasci com o dom de desenhar, não posso aprender essa arte, caso eu estude muito. Mas, dificilmente vou atingir o patamar de um cara que nasce com tal dom.
No seu caso, só por estar perguntando isso, já mostra que você tem interesse pela coisa e, consequentemente, deve ter essa inclinação natural.
Então, a resposta à sua pergunta seria: qualidade ortográfica impecável + qualidade artística literária impecável = boa literatura.O volume de estudos necessários para atingir está tal “qualidade impecável”, vai depender de como está o seu estado hoje. Outra coisa: eu falo impecável pois essa é uma área (literatura) que infelizmente tem muita... mas muita gente que tenta, mas não consegue aderência no mercado, justamente por falta de demanda por novos autores. Eu mesmo já me aventurei na ideia de escrever contos... vou deixar um link abaixo, de contos que eu já escrevi, caso você tenha curiosidade em ler rsrsr
Segue a recomendação de um livro muito bom, para ensinar a arte de criar estórias: Story - Substância , Estrutura , Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiros. (Autor: Robert McKee)Segue link’s de contos que eu escrevi pra um site:
Gostei bastante de suas observações. Agradeço pela recomendação e pode ter certeza que lerei os seus contos. Creio que esse caminho árduo seja o caminho ideal mesmo. É necessário uma entregar-se de corpo e alma.
(13-02-2019, 05:23 PM)loeb Escreveu: Um Escritor também é um artista, criativo, etc.
Se Gosta de Criar vai firme. Busca Referências boas, diversificadas, leia os clássicos e vai moldando teu estilo.
Vai chegar num ponto em que vai ter que escolher se quer fazer algo da massa ou mais restrito a poucos leitores.
Ótimas sugestões. Sobre escrever algo voltado para as massas ou voltado para um grupo seleto de leitores é aí que a coisa complica. Tentar sintetizar as duas coisas, ao meu ver, pode comprometer a qualidade da obra. É uma questão delicada com a qual tenho que lidar.
“Faze da sabedoria a tua provisão para a viagem desde a juventude até a velhice, pois ela merece mais confiança que todos os outros bens.”
- Bias de Priene
- Bias de Priene