• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo Confrades, pra escrever um livro de literatura decente, é necessária muito estudo?
Páginas (2): « Anterior 1 2
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Confrades, pra escrever um livro de literatura decente, é necessária muito estudo?
Offline Saoshyant
Rabi
**
Tópicos: 9
Curtido: 8 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 5
05-03-2019, 12:22 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-03-2019, 12:28 PM por Saoshyant.)
(13-02-2019, 01:32 PM)Velho Gonçalves Escreveu:
Eu tenho uma opinião sobre isso... Veja se será útil pra você:

Na minha concepção, escrever boa literatura (ou boa estória), é muito diferente de simplesmente “escrever bem”. Quem escreve bem, coloca no papel textos de qualquer natureza (artigos, ensaios, e até mesmo post’s como esse aqui), com muita qualidade ortográfica e de gramática. Ponto final. Então, o primeiro passo é o domínio da língua na qual você pretende escrever.

O próximo passo, agora creio que opiniões podem divergir, compreende a análise da sua capacidade artística, no que diz respeito à criação e desenvolvimento de estórias. Eu sou levado a acreditar que todo impulso artístico funciona como uma espécie de “dom” natural, o qual já meio que “nasce” com a pessoa. Mas, veja bem, isso não quer dizer que eu, que não nasci com o dom de desenhar, não posso aprender essa arte, caso eu estude muito. Mas, dificilmente vou atingir o patamar de um cara que nasce com tal dom.

No seu caso, só por estar perguntando isso, já mostra que você tem interesse pela coisa e, consequentemente, deve ter essa inclinação natural.

Então, a resposta à sua pergunta seria: qualidade ortográfica impecável + qualidade artística literária impecável = boa literatura.
O volume de estudos necessários para atingir está tal “qualidade impecável”, vai depender de como está o seu estado hoje. Outra coisa: eu falo impecável pois essa é uma área (literatura) que infelizmente tem muita... mas muita gente que tenta, mas não consegue aderência no mercado, justamente por falta de demanda por novos autores. Eu mesmo já me aventurei na ideia de escrever contos... vou deixar um link abaixo, de contos que eu já escrevi, caso você tenha curiosidade em ler rsrsr

Segue a recomendação de um livro muito bom, para ensinar a arte de criar estórias: Story - Substância , Estrutura , Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiros. (Autor: Robert McKee)

Segue link’s de contos que eu escrevi pra um site:
https://www.recantodasletras.com.br/cont...or/4826157
https://www.recantodasletras.com.br/cont...or/4491487
https://www.recantodasletras.com.br/cont...or/4999396

Gostei bastante de suas observações. Agradeço pela recomendação e pode ter certeza que lerei os seus contos. Creio que esse caminho árduo seja o caminho ideal mesmo. É necessário uma entregar-se de corpo e alma.
(13-02-2019, 05:23 PM)loeb Escreveu: Um Escritor também é um artista, criativo, etc.

Se Gosta de Criar vai firme. Busca Referências boas, diversificadas, leia os clássicos e vai moldando teu estilo.

Vai chegar num ponto em que vai ter que escolher se quer fazer algo da massa ou mais restrito a poucos leitores.

Ótimas sugestões. Sobre escrever algo voltado para as massas ou voltado para um grupo seleto de leitores é aí que a coisa complica. Tentar sintetizar as duas coisas, ao meu ver, pode comprometer a qualidade da obra. É uma questão delicada com a qual tenho que lidar.
“Faze da sabedoria a tua provisão para a viagem desde a juventude até a velhice, pois ela merece mais confiança que todos os outros bens.”
- Bias de Priene
[+] 1 usuário curtiu o post de Saoshyant:1 usuário curtiu o post de Saoshyant
  • loeb
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
05-03-2019, 01:00 PM
Velho gonçalves escreve bem mesmo.
Gostei dos seus textos confrade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline loeb
Búfalo
Tópicos: 15
Curtido: 48 vezes em 35 posts
Posts que curtiu: 755
05-03-2019, 02:56 PM
(05-03-2019, 12:22 PM)Saoshyant Escreveu:
(13-02-2019, 05:23 PM)loeb Escreveu: Um Escritor também é um artista, criativo, etc.

Se Gosta de Criar vai firme. Busca Referências boas, diversificadas, leia os clássicos e vai moldando teu estilo.

Vai chegar num ponto em que vai ter que escolher se quer fazer algo da massa ou mais restrito a poucos leitores.

Ótimas sugestões. Sobre escrever algo voltado para as massas ou voltado para um grupo seleto de leitores é aí que a coisa complica. Tentar sintetizar as duas coisas, ao meu ver, pode comprometer a qualidade da obra. É uma questão delicada com a qual tenho que lidar.

Lembrei a Definição Correta Seria o "Senso Comum". Não no significado pejorativo, mas algo de fácil compreensão. 
Tem Bons Vídeos de Filosofia no Youtube, eles ajudam bastante 
a Refletir sobre isso.

- Estou me organizando para tentar Escrever Contos Gaúchos, só que com Lendas: Lobisomens, Fantasmas, Vampiros, etc. Misturadas a vida no campo e cultura do estado. 
Pensei no Título "Adaga de Prata ou Lança de Prata". Com um herói caçador de monstros, similar ao Van Helsing.
Quero ver no que vai dar. 

Mas quero buscar um resultado que dê para massificar e traduzir, como Stephen King, J. K. Rowling, etc.     
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Velho Gonçalves
Búfalo
**
Tópicos: 12
Curtido: 214 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 43
05-03-2019, 05:55 PM
(05-03-2019, 01:00 PM)Spectro Escreveu: Velho gonçalves escreve bem mesmo.
Gostei dos seus textos confrade.

Opa! Obrigado ai pelo elogio :Smile

Futuramente, quando eu tiver mais tempo disponível, pretendo voltar a escrever algumas doideiras hehe. É um hobby muito bacana!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Fusion
Pensando na vida
**
Tópicos: 5
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 1
06-03-2019, 01:00 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-03-2019, 01:01 AM por Fusion.)
E pra complementar o que os confrades já disseram:

"Melhor escrever um livro 'ruim' do que um ter um bom que nunca saiu da cabeça."

Vai fundo, Velho Gonçalves. E vê se pratica todo dia. O livro Oficina de Escritores de Stephen Koch é legal. Depois dá uma checada nele.
[+] 1 usuário curtiu o post de Fusion:1 usuário curtiu o post de Fusion
  • loeb
Procurar
Responder
Offline Perf
Cortisol bateu no teto ♫♪
*
Tópicos: 0
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 0
06-03-2019, 09:07 PM
Escrever é difícil, organizar as ideias requer uma certa habilidade. É preciso uma boa bagagem literária para escrever.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
06-03-2019, 09:28 PM
(06-03-2019, 09:07 PM)Perf Escreveu: Escrever é difícil, organizar as ideias requer uma certa habilidade. É preciso uma boa bagagem literária para escrever.

E porque o senhor não se apresentou adequadamente e não leu as regras básicas do fórum?
Tome lhe ban pra aprender.
[+] 1 usuário curtiu o post de Spectro:1 usuário curtiu o post de Spectro
  • consigliere
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
15-03-2019, 08:16 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-03-2019, 08:30 PM por Marcílio.)
Rapaz, eu também pretendo virar escritor no futuro, mas não quero escrever bobagens.

Caminho que estou percorrendo é:

#Dicas do Olavo (as 10 primeiras aulas do COF, mas videos no youtube, vc ver um panorama da discussões literárias. Tem também a Teoria dos 4 discursos dele que é muito oportuno).

# Otto Carpeaux (obrigatório)

#Aulas do Rodrigo Gurgel (esse é obrigatório. Cara manja muito).

#Aulas de gramática de Carlos Nougué.

#Tentando ver se consigo pegar aulas de Sidney Silveira e Sérgio Pachá.

No mais, é estudo de muita literatura brasileira, portuguesa, angolona e etc, além de literatura universal, filosofia, sociologia, etc. E por último, ver quem são os grandes autores literários brasileiros recentes (dos anos 60 pra cá).

Tu pode escrever tanta coisa bicho, que nem sei qual delas é a melhor: Poesia, Prosa, romance, romances históricos, contos, crônicas, diários, memórias, etc. etc.

Enfim, se quer começar do basicão, sugiro que compre dois livros: Othon Garcia em Comunicação em Prosa Moderna e Antônio Fernando Borges (tenho pdf e arquivo do livro, se quiser, manda MP)

Ps: Considero ler o livros do William Silva, vulgo Batman, essencial do ponto de vista de tudo que já se passou na Real, mesmo não concordando com o estilo literário dele. É uma fonte de estudos, considerando objeto de análise literária e como melhorar isso, além de situar o livro dele na Teoria dos 4 discursos do Olavo. (salvo engano, o Autêntico e Diomedes escreveram livros também).

Ps2: Se quer uma literatura realística, além do Charles Bukowski, tem o Olavo Pascucci http://olavopascucci.blogspot.com/
Ps3: Sempre recomendei aqui sobre escrever diários pra desenvolvimento pessoal. Só que nunca tinha me passado na cabeça que o diário também é literatura valiosa. Aprendi com o Olavo de Carvalho sobre a importância dos diários e, como já tinha várias notas e rascunhos pessoais bem antes de conhecer o Olavo, esse é provavelmente meu primeiro livro que ando escrevendo (inspirado agora também em livros que ando lendo como diários de políticos, filosofos, literários, artistas  etc.). Outro nome de peso (Rodrigo Gurgel) recomenda escrever diários.

[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): « Anterior 1 2

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo