20-02-2018, 01:27 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-02-2018, 01:27 AM por Marcílio.)
(15-02-2018, 06:38 PM)belial Escreveu: Eu sou ateu mas acho que a religião tem lá suas benesses a nível social, como converter bandidos ou impedir suicídios em massa, porém quando alguém diz que quem suicida-se vai para o inferno fico me questionando...( partindo do pressuposto que deus exista), como um ser que sabe o futuro, tem poder pra qualquer coisa, cria um ser que SABE que em data X irá suicidar-se? sendo que ja sabe o futuro, por que não cria o indivíduo com uma característica "x" que impede que ele cometa o autoextermínio? "ah... mas ai tem o livre arbítrio", porra, se eu fizer um mal aqui eu vou colher o que plantei? Sim, se eu estudar eu vou conseguir alguma coisa boa ? sim porque a chuva é pra todos, se eu tiver com uma doença e for plano de deus que eu morra na data "x", eu morrerei nesta data? sim porque deus que manda, se for plano de deus que na data "x" eu morra em um acidente de carro, ou vítima de assalto, eu irei morrer nesse dia? sim porque deus sabe nosso futuro e é onipresente, então pra que serve oração?????????????????????? Qual o sentido de orar? Indo mais além no suicídio, por que deus criaria um ser, sabendo que vai sofrer pra caralho, igual os confrades contaram várias histórias, sabendo que não iria suportar e iria suicidar-se??? ah mas é só ele orar que deus dá força.. DEUS SABE O FUTURO E SABE QUE ELE NAO IA TER FORÇA PORRA ( partindo do pressuposto que deus exista, logicamente)
Provavelmente a resposta será que você terá o perdão e salvação, ou seja... No plano prático e real, o aqui e agora não existe evidência nenhuma, mas eu entendo que pra quem acredita é difícil desvincular-se de dogmas e práticas consuetudinárias, agora provavelmente alguém ( no mundo inteiro, e não deste fórum ) que ficam com este discurso de que quem suicida é fraco, ou vai pro inferno, com toda certeza cometeria o mesmo ato se passasse pela mesma situação, ou até outra mais leve... Coisas complexas não se satisfazem com soluções e respostas simplistas.
Não vou falar o que não sei, mas a verdade é que vários Santos Doctor Angelicus já falaram muito a respeito. Indico um em especial que é Santo Tomás de Aquino, mas tem outros também.
Se bem que respondendo sua pergunta, ele já fez isso com Adão. Adão era perfeito e bom. Adão caiu em miséria e o salário como pagamento pela sua desobediência foi ter sua natureza caída e só obter a salvação por merecimento e esforço.
O mesmo vale pra nós.