• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo Sábado - 4º Mandamento da Lei de Deus - Foi ou Não Abolido?
Páginas (5): « Anterior 1 2 3 4 5 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Sábado - 4º Mandamento da Lei de Deus - Foi ou Não Abolido?
Offline Baralho
o jogo é jogado!
Tópicos: 4
Curtido: 228 vezes em 160 posts
Posts que curtiu: 247
01-09-2017, 08:56 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-09-2017, 08:57 PM por Baralho.)
Sem ter que recorrer a pesadas bibliografias e ser fácil de entender.

Link ao lado: Serie os dez mandamentos.

Conjunto de breves palestras do TD sobre o entendimento do décalogo na perspectiva do judaísmo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Libertador
Veterano
Tópicos: 2
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 9
01-09-2017, 09:03 PM
(07-08-2017, 02:56 PM)Cristão Realista Escreveu: Confrade Libertador sumiu... tô querendo ver o tópico dele.

--> Confrade Libertador se for criar o tópico coloca o conteúdo aqui nesse tópico mesmo pra não precisar criar outro tópico.

Abraço.

Boa noite Confrade! Confesso que eu esqueci do tópico. Mas, um realista me chamou no whatsapp e me pediu para voltar aqui e explanar os motivos que me levaram a guardar o sábado.

Estou escrevendo a resposta agora.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Libertador
Veterano
01-09-2017, 10:41 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-09-2017, 06:24 PM por Libertador.)
O que eu quero é ajudar os interessados a encontrarem os versículos bíblicos sobre o tema e deixar que a bíblia fale por si mesma sobre o assunto. Vou colocando os versículos bíblicos e tecendo comentários abaixo deles. Peço que abram as suas bíblias e leiam as passagens para verificarem por si mesmos.

Vamos direto ao ponto.

Vou começar pelo primeiro livro da Bíblia, o livro de Gênesis.

Citar:"Assim foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. Gênesis 2:1-3

O término da criação se encontra intimamente ligado à criação do sábado. O sétimo dia é o auge supremo da criação por abrir tempo e espaço para a santidade e a comunhão. Deus não descansou porque estivesse cansado (Isaías 40:28 diz: Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.), mas porque valoriza a comunidade.

De todos os dias da criação, o Senhor só abençoou e santificou o sétimo dia, indicando que pertence a Ele de maneira especial.

Neste versículo podemos constatar que o Sábado não foi dado para o povo judeu no Monte Sinai, pois não existiam povos ainda. O sábado foi criado na criação, para que Adão e sua descendência que engloba toda a humanidade guardassem o sábado. Então com este versículo já derrubamos o primeiro mito de que o sábado é só para os judeus e percebemos que é para toda a humanidade.

O sábado é o memorial da criação.

Vamos agora direto para o último livro da bíblia.

Citar:Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
Apocalipse 14:7

Esta linguagem faz uma alusão direta ao mandamento do sábado, com referência a criação (Êxodo 20:8-11), indicando, portanto, que o sétimo dia tem relevância especial na proclamação do evangelho no tempo do fim. As admoestações "temer" e "adorar" se encaixam diretamente no contexto imediato mais amplo de guardar os mandamentos de Deus, com referências obvias ao decálogo (Já vou mostrar).

Citar:E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
Apocalipse 12:17

O dragão representa satanás e a mulher representa a igreja.

Os remanescentes, um dos vários nomes do povo de Deus no tempo do fim, apresenta duas características-chave: obediência aos mandamentos de Deus e o exercício do testemunho de Jesus.

Os mandamentos além de serem importantes no tempo do fim, serão foco de conflito. 

Citar:Aqui está a perseverança dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12

A obediência à lei de Deus é uma característica essencial de seu povo no tempo do fim.
Fé de Jesus representa aquilo que Jesus cria, as doutrinas defendidas e ensinadas por ele.

Agora pra você entender quais são estes mandamentos leia Êxodo capitulo 20. Eu não vou colocar o capitulo inteiro aqui só o ponto do sábado que é o que nos interessa no tópico.

É importante ressaltar que está foi a única parte da bíblia que não foi inspirada por Deus, e sim escrita pelo próprio dedo de Deus. Dá pra mensurar a importância dos 10 mandamentos para Ele?

Citar:Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou. Êxodo 20:8-11

Deus usou a palavra "Lembra-te" porque o 4° mandamento já era conhecido. A ordem para se lembrar do sábado é explicada com referência a criação, por isso os v.9 e 10 conseguem relacionar o sábado ao sétimo dia. Nos vários versículos que mencionei até agora, todos ligam a criação ao sábado, e este de forma mais clara ainda. Cobrindo desta forma toda a extensão da história bíblica (de Gênesis a Apocalipse).

Vamos voltar alguns capítulos para mostrar que o sábado já era conhecido pelo povo judeu, mesmo antes dos 10 mandamentos terem sido escritos.

Citar:Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo. Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá. E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Vede, porquanto o Senhor vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. Assim repousou o povo no sétimo dia. Êxodo 16:25-30

O sábado é o auge da história do maná. Foi uma experiência prática de aprendizagem para o povo. Tudo isto ocorreu antes dos 10 mandamentos serem escritos. Evidenciando que os israelitas tinham compreensão do sábado antes de sua entrega formal no monte Sinai. 

Até antes do povo judeu existir a lei já era conhecida.

Citar:Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. Gênesis 26:5

Considerando a ênfase e a especificidade da declaração parece que havia alguma compreensão de detalhes da lei divina dos Dez Mandamentos muito antes do Sinai.

Indo para o livro de Isaías, vemos o seguinte:

Citar:Se desviares o teu pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e  santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse. Isaías 58:13,14

O sábado é um dia que Deus santificou e separou para comunhão com Ele. Para lembrança de sua obra como Criador. O povo de Deus é chamado, em especial, no sábado, a deixar de lado os empreendimentos e as atividades seculares comuns para, em vez disso, adorar a Deus e realizar atos de bondade para o semelhante.

Citar:Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.
E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.
Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:
Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança. Isaías 56:2-6

Aqui vocês podem observar uma aliança universal simbolizada pelo sábado. E os benefícios da aliança não eram exclusivos  a Israel: estrangeiros e mesmo eunucos, que, pela lei, eram excluídos da assembleia do senhor, poderiam ser integrados ao povo, se demonstrassem fé e lealdade a Deus ao se guardarem da prática do mal e observarem o sábado, não o profanando.

A passagem reforça uma verdade, que os propósitos divinos vão além do povo da aliança, Israel, e incluem os não israelitas.

Coloquei estes textos para deixar bem claro que a guarda do sábado não começou com os 10 mandamentos e sim na criação. Não foi feito para o povo judeu, e sim para toda a humanidade.

Vou tecer comentários sobre o próximo ponto e daqui a pouco eu posto aqui.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Libertador
Veterano
02-09-2017, 12:08 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-09-2017, 12:48 PM por Libertador.)
Vou falar agora sobre Jesus e o sábado.

Comecemos pelo livro de Marcos. Jesus disse:

Citar:O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado. Marcos 2:27-28

Eu quero explicar o contexto que a nação judaica vivia naquela época para melhorar a compreensão da luta que Jesus travava com os escribas e fariseus.

As tradições e exigências legais a respeito da guarda do sábado haviam se expandido até o 1° século e passaram a enfatizar a mecânica da observação do dia santo. Nesse processo, se perdeu o propósito do sábado: a restauração física e espiritual. Em vez disso, o sábado se transformou num fardo. Jesus queria restaurar a dimensão festiva do sábado como um presente de Deus para seus filhos.

A passagem também ensina, de maneira implícita, que o sétimo dia não é uma mera instituição judaica, mas algo destinado a toda a humanidade, instaurado antes de os judeus existirem como uma nação específica.

Ao Jesus se declarar o Senhor do sábado, ele também afirma que este é o dia dele.

Citar:E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados. Marcos 1:32

As multidões esperavam terminar o pôr do sol do sábado para levar os doentes porque as tradições orais judaicas (registradas posteriormente na Mishnah) alistavam uma série de problemas de saúde que não podiam ser curados no sábado.

Mas não precisavam ter esperado pois Jesus rejeitava essas ordens humanas e curava aos sábados.

Citar:Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor. 
E, partindo dali, chegou à sinagoga deles.
E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?
E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?
Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados.
Então disse àquele homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra.
E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem.
Mateus 12:8-14

O ponto em questão neste debate com os fariseus não é se o sábado deveria ser guardado ou abolido. Nenhum texto do novo testamento declara que Jesus tenha abolido a observância do sétimo dia, o sábado.

O assunto em questão aqui é como o sábado deveria ser observado e quem tinha autoridade para determinar isso. Para os fariseus, a tradição estabelecida pelos rabinos era a autoridade. Jesus reivindicou a autoridade suprema, pois é o criador do sábado. Por meio de suas ações, Cristo mostrou que estender misericórdia, aliviar a dor e o sofrimento e satisfazer necessidades básicas são atividades legítimas e apropriadas para o sábado.

O sábado não foi criado para ser um fardo como os rabinos e fariseus o tornaram. Em vez disso, tem a função de restaurar e proporcionar uma experiência de retorno ao Éden.

E é interessante reparar que ao mesmo tempo em que os fariseus diziam que era crime curar no sábado, planejavam matar o filho de Deus no dia de sábado. Eram hipócritas mesmo.

Citar:Então o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus curara no sábado, tomando a palavra disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, neles para serdes curados, e não no dia de sábado.
Respondeu-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, para o levar a beber?
E não devia ser solta desta prisão, no dia de sábado, esta que é filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?
Lucas 13:14-16

Jesus procurou mostrar repetidas vezes que a observância apropriada do sábado abrange atos de compaixão e restauração.

Citar:Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição de homens. Marcos 7:6-8

Jesus deixa claro estar de acordo com as leis de Deus, ao mesmo tempo em que rejeitava os acréscimos impostos pelos escribas e fariseus.

Vejamos o que próprio Jesus fala sobre a lei que ele deu a moisés.

Citar:Não penseis que eu vim para revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Mateus 5:17 e 18

Jesus declara que veio para cumprir a lei e não para revogar. Ele enfatiza a permanência das escrituras (neste caso, o antigo testamento), mesmo na nova era evangélica.

Citar:E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. Lucas 4:16

Jesus escolhe o sábado para anunciar o seu ministério de pregação. E Jesus participava regularmente das reuniões aos sábados. (Ver em Lucas 4:31, 6:6 e 13:10)

Citar:E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei. Lucas 16:17

Citar:Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:36-40

Jesus sintetiza a amplitude e a profundidade do desejo divino em relação ao ser humano: amar a Deus (Deuteronômio 6:5) e amar o próximo (Levíticos 19:18). Estes são os dois grandes princípios dos 10 mandamentos. A pregação do amor, propagada por Jesus, somente reforça a lei de Deus, colocando-a de volta no centro apropriado do amor a Deus e ao próximo. Jesus não deu um novo mandamento e aboliu os antigos, porque estas mesmas palavras já estavam escritas desde o velho testamento. Vamos lá verificar.

Citar:Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. Guardarás os meus estatutos; Levítico 19:18

Aqui encontramos o amor no centro do pentateuco, que é a base de toda a bíblia. Pra você compreender melhor este ponto sugiro que leia: Romanos 13:8-10; 1João 5:2 e 3; Gálatas 5:14

O fato do amor poder ser um mandamento demonstra que ele consiste num principio que rege o tratamento dado a outras pessoas, não uma mera emoção.

Citar:Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. Deuteronômio 6:5

Jesus se referiu a este versículo como o primeiro e grande mandamento. Dele e do versículo anterior Jesus afirma que deriva todos os outros mandamentos e se observarmos bem os 4 primeiros mandamentos expressam o amor a Deus e os 6 últimos o amor ao próximo. Não foram novos mandamentos que Jesus deu pois já existiam, Ele os fez entender a essência da bíblia.

Disse Jesus:

Citar:Se me amais, guardareis os meus mandamentos. João 14:15

O amor a Jesus se expressa mediante a obediência à Lei de Deus.

Citar:Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; João 14:21,23 e 24

Eu deixei claro nesta parte que Jesus guardava o sábado, que Ele queria quebrar costumes e tradições antigas, mostrando que é lícito fazer o bem no sábado e que o sábado não deve ser um fardo. Que Ele não criou um novo mandamento, apenas sintetizou habilmente toda a amplitude e profundidade da bíblia em apenas duas frases. Que o amor sempre foi o pilar da Bíblia. Quem ama a Jesus e a Deus guarda os seus mandamentos. E que Jesus não veio para revogar nem um til da lei e sim para cumprir-la. 

No próximo ponto eu vou falar sobre o que aconteceu com o sábado depois que Cristo morreu e ressuscitou e como os discípulos lidaram com isso. Mas não hoje, outro dia eu posto com calma porque estou cansado. Já foi texto demais por hoje.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Libertador
Veterano
03-09-2017, 10:35 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-09-2017, 10:38 AM por Libertador.)
Vamos para o livro de Lucas, vou relatar agora o que está escrito sobre o comportamento dos discípulos logo após a morte e ressurreição de Jesus.

Citar:Era o dia da preparação, e começava o sábado. Lucas 23:54

Era o dia da preparação, porque na sexta feira, os discípulos se preparavam para guardar o sábado.

Citar:E, no sábado, descasaram, segundo o mandamento. Lucas 23:56

Estes dois  versículos acima foram escritos por Lucas no ano 63 depois de Cristo, 32 anos depois da ascensão de Jesus. Então, podemos concluir claramente que os discípulos e primeiros cristãos continuaram guardando o sábado e consideravam o 4° mandamento, como todos os outros, completamente válido. A ressurreição de Cristo no primeiro dia da semana não invalidou nada do que Ele já havia dito anteriormente. Como o próprio Jesus disse, a lei é imutável.

Isso não deve ser motivo de surpresa, uma vez que, em Atos, seu livro seguinte, Lucas retrata de forma consistente os primeiros cristãos guardando o sábado.

Então, como podemos comemorar a ressurreição de Cristo? Através do batismo. Leia Romanos 6:3-6

Citar:E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. Marcos 16:1,2

Esperaram o por do sol de sábado passar para comprar. Demonstrando novamente que os seguidores de Jesus guardavam o sábado.

Paulo e os cristãos vários anos depois que Jesus ressuscitou também continuaram guardando o sábado de acordo com a lei de Deus.

Citar:E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos. Atos 18:4

Citar:E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras. Atos 17:2

Citar:E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus. E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Atos 13:42-44

Citar:E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se; Atos 13:14,15

O hábito de Paulo, como o do próprio Jesus, era adorar na sinagoga aos sábados.

O sábado é mencionado várias outras vezes em Atos. (Ver Atos 1:12; 4:23,24; 13:14,27,42,44; 14:14-18; 15:21; 16:13; 17:2; 18:4)

Vamos agora para o livro de Isaías.

Citar:Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR. Isaias 66:22-23

Podemos ver que o sábado será importante na era da nova aliança e na Jerusalém restaurada. Então, o sábado foi estabelecido lá no jardim do Éden antes do pecado surgir, durante o pecado continuou sendo guardado pelos profetas e israelitas do antigo testamento, depois continuou sendo guardado por Jesus e os seus discipulos, após a morte e ressurreição os discípulos e primeiros cristãos continuaram guardando, e até mesmo depois, quando o pecado for extinto, lá na nova terra, o sábado continuará sendo importante para Deus.

Vou para o próximo ponto agora. Vou falar sobre estarmos debaixo da graça e como isso influencia na lei.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Libertador
Veterano
03-09-2017, 07:36 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-09-2017, 07:43 PM por Libertador.)
Alguns alegam que estamos debaixo da graça e por isso a lei não tem mais efeito. Eu também tinha esta dúvida e por isso eu estudei ela a fundo na Bíblia para entender melhor o que a Bíblia quer dizer com isso. Será que a lei foi abolida? Os critérios mudaram? Como devemos viver agora? Abram as suas Bíblias, vamos ver o que ela diz sobre isso e aprender direto da fonte.

Citar:Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6:14

Sim, isso mesmo, estamos debaixo da graça. Não temos a lei como meio de salvação. A lei revela o pecado (Romanos 3:20), mas não é capaz de perdoá-lo nem de ajudar a vencê-lo.
Muitos cristãos conhecem este verso de cabeça e o usam como prova de que os Dez Mandamentos foram abolidos, então, será que agora podemos matar, profanar o sábado, desrespeitar os pais e adulterar? Vamos descobrir lendo o versículo seguinte do mesmo capítulo:

Citar:Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Romanos 6:15

Pecaremos voluntariamente porque estamos debaixo da graça? De forma alguma! O fato de estarmos debaixo da graça, não anula a lei.

Vou mostrar outros textos para esclarecer bem este ponto, pois ele é um tema importante.

Citar:Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor!
Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições, e o buscam de todo o coração;
não praticam iniqüidade, e andam nos seus caminhos.
Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Salmos 119:1-4

O salmista não guarda a lei de Deus para ser salvo, mas porque está salvo. Ele vive a lei por amar ao Senhor e ser grato por sua bondade. A vida de amor e gratidão a Deus se expressa por meio da honra ao Senhor e de uma vida conforme todas as suas leis e instruções.

Citar:A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.
O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.
Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.
Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa. Salmos 19:7-11

Citar:De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 12:13,14

Vamos agora para o novo testamento, pois ele tem muito a nos mostrar sobre este assunto.

Citar:Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Romanos 3:20

Deus nos deu a lei para nos ajudar a reconhecer nossa condição pecaminosa diante dele.

Citar:Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão. Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Romanos 3:28-31

A fé reafirma e cumpre as intenções morais da lei.

Citar:E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Romanos 7:12

Citar:A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. Romanos 13:8-10

Existe um equilíbrio delicado entre a observância literal da lei e seu cumprimento. Nem toda a observância da lei resulta em seu cumprimento; se for desprovida de amor, essa observância é ineficaz. Ao mesmo tempo, o amor não libera ninguém para a transgressão da lei. Por exemplo, o amor não pode ser usado como pretexto para se cometer imoralidade, furto ou homicídio. O decálogo (Êxodo 20:1-17) precisa ser observado tanto literalmente quanto em princípio.

Citar:Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; Hebreus 8:10

A experiência da nova aliança não existe separada da lei de Deus; encontra-se intimamente ligada a ela. Se quiser comparar este assunto com outros versículos, vou colocar aqui os que separei relacionados a este tema da nova aliança:
Mateus 22:36-40; Romanos 13:8-10; 2Corintios 3:3,6; Jeremias 31:31-34; 1Corintios 11:25; Hebreus 9:15,20-22; Hebreus 10:11-18;

Citar:Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? [...]
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. [...]
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago 2:14-26

O texto é autoexplicativo, fé sem obras é morta.

Citar:Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Tiago 2:10-12

Temos que seguir todos os mandamentos, não apenas os que mais gostarmos. Uma vez que a lei é a expressão do caráter de Deus, ignorar parte dela é o mesmo que violá-la completamente. (Sobre a integridade da lei Ver Mateus 5:18,19; Mateus 23:23)

Citar:Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Efésios 2:8-10

As boas obras não são contrárias ao evangelho quando vistas como fruto da vida cristã, em vez de serem consideradas um meio de salvação.

Nós somos salvos pela graça, por meio da fé. E guardamos os mandamentos não para se salvar, mas porque já somos salvos. Um não anula o outro, pelo contrário, se complementam. Veja o que a bíblia diz:

Citar:E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. 1 João 2:3-6

Citar:Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.
Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
1 João 5:1-5

Este texto mostra que o amor uns pelos outros, o amor a Deus e a guarda dos mandamentos são elementos inseparavelmente ligados na vida daqueles que creem em Jesus.

Como vocês viram em Mateus 5:17, o próprio Jesus diz que não veio para revogar a lei mas para cumpri-la.

Citar:Se me amais, guardai os meus mandamentos.
[....]
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
[...]
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
João 14:15,21,23 e 24

O amor a Jesus se expressa mediante a obediência. E o Pai se revela ao obediente.

Existem outros textos sobre o sábado na bíblia, eu normalmente separo os textos que leio por temas para comparar versículos com versículos e aprofundar os meus estudos e tentei colocar eles aqui seguindo uma ordem porque nos meus estudos não existe uma ordem clara, é um versículo que liga ao outro que leva a outro e assim por diante.

Quero fazer uma reflexão para finalizar.

Citar:Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23

O salário do pecado é a morte, e morte é ausência de vida, e não a vida eterna. Viver em um suposto inferno eternamente sofrendo ainda é vida, e este conceito está em total desacordo com a Bíblia. Posso fazer depois pra quem tiver interesse um estudo bíblico sobre o inferno e a morte.

Voltando ao versículo acima, o salário do pecado é a morte, mas Deus poderia ter feito uma exceção para salvar o pecador que Ele tanto ama não é mesmo? Não. Porque a lei de Deus é imutável como Ele mesmo. Então, qual foi a solução que Ele encontrou pra salvar a humanidade caída sem alterar a sua santa lei? Veja:

Citar:Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Quando o homem pecou, Deus teria que matar os pecadores ou matar alguém no lugar do pecador para salvar a humanidade, porque a lei de Deus é imutável, não existe a possibilidade dEle alterar a Sua lei e o único que poderia fazer tamanho sacrifício era o Seu filho. Foi um sacrifício voluntário. Jesus poderia haver permanecido ao lado de Seu Pai e deixado a humanidade perecer. Mas Deus queria salvar o homem e preferiu entregar o seu único filho do que alterar um til da Sua santa lei. Reflita sobre isso.

Eu omiti alguns versículos sobre o sábado pois são muitos (A Bíblia menciona a palavra sábado 147 vezes, sem contar todas as outras referências sobre a importância dele), mas procurei abordar o tema de maneira completa, porque vi que o pessoal já entende do assunto e queria um esclarecimento mais amplo.

Se durante o estudo estiver na dúvida se é certo ou não guardar o sábado, guarde ele até esclarecer a dúvida. É assim que eu ajo, se estou na dúvida se algo é pecado ou não, eu evito fazer até esclarecer a dúvida na Bíblia e isso serve como uma forma de incentivo a pesquisar logo o assunto e não corro o risco de estar pecando.

Procurei postar sem utilizar fontes externas, porque eu entendo que quem tem interesse por este assunto, aqui no fórum, são os cristãos, por isso, procurei abordar o tema baseado, principalmente, na nossa Carta Magna, a Bíblia Sagrada, mas caso surjam dúvidas sobre o que postei ou outras dúvidas posteriores relacionadas ao tema quando estiverem estudando eu estou a disposição para esclarecer todas elas. 

Força e Honra confrades!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Cristão Realista
Usuário Banido
*
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
05-09-2017, 05:00 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-09-2017, 05:13 PM por Cristão Realista.)
Fala Confrade.

Valeu pela explanação, salvei e vou dar uma lida com calma depois. (Tô na Lan House)

Mas gostaria de deixar aqui um versículo que eu tenho muita dúvida também, se o confrade puder explanar sobre ele pra gente ai depois eu agradeço.

Gênesis 2:2-3:

https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/2/2,3

Minha dúvida sobre esse versículo tá girando em torno do seguinte:

1. Deus acabou a obra da Criação no Sétimo dia, o versículo é claro em dizer isso. Ou seja: Deus trabalhou no Sétimo Dia.

2. O Homem foi criado no sexto dia, ou seja, o sétimo dia na verdade foi primeiro dia de Vida de Adão, então o primeiro Sábado de Adão foi cair numa sexta feira, se a gente for interpretar literalmente o versículo.

3. O trabalho e a fadiga só surgiram em Gênesis 3:19, quando Deus disse ao Homem que ele só teria o seu pão com o suor do teu rosto, então acho meio esquisito Deus ter dado um Mandamento de Descanso ao Homem antes.

Enfim, são detalhes que eu percebi ao estudar com calma o versículo e que nunca vi os Adventistas comentarem sobre eles, mandei essa dúvida pra eles e eles ignoraram meu email.

Se o Confrade como Sabatista puder explicar pra gente isso aí eu agradeço. Esse versículo é o pilar dos defensores do Sábado.

Abraço.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Cristão Realista
Usuário Banido
*
25-09-2017, 12:15 PM
Se algum Confrade puder chamar o Confrade Libertador pelo Zap chama ele aí pra ele poder explicar os pontos que destaquei.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline A6M Zero
Veterano
Curtido: 141 vezes em 104 posts
Posts que curtiu: 152
25-09-2017, 02:08 PM
(25-09-2017, 12:15 PM)Cristão Realista Escreveu: Se algum Confrade puder chamar o Confrade Libertador pelo Zap chama ele aí pra ele poder explicar os pontos que destaquei.

Ele é mais ativo lá no Legado Realista. Cria uma conta lá e manda MP pra ele.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Cristão Realista
Usuário Banido
*
04-10-2017, 11:56 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-10-2017, 11:58 AM por Cristão Realista.)
(25-09-2017, 02:08 PM)Hajime Saito Escreveu:
(25-09-2017, 12:15 PM)Cristão Realista Escreveu: Se algum Confrade puder chamar o Confrade Libertador pelo Zap chama ele aí pra ele poder explicar os pontos que destaquei.

Melhor esperar... uma hora ele aparece. rs

(Confrade Libertador, minha dúvida nos pontos que destaquei é mais no sentido de se vocês Sabatistas observam o Sábado conscientes desses detalhes que mencionei)
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Libertador
Veterano
07-10-2017, 03:37 PM
(05-09-2017, 05:00 PM)Cristão Realista Escreveu: Fala Confrade.

Valeu pela explanação, salvei e vou dar uma lida com calma depois. (Tô na Lan House)

Mas gostaria de deixar aqui um versículo que eu tenho muita dúvida também, se o confrade puder explanar sobre ele pra gente ai depois eu agradeço.

1. Deus acabou a obra da Criação no Sétimo dia, o versículo é claro em dizer isso. Ou seja: Deus trabalhou no Sétimo Dia.

2. O Homem foi criado no sexto dia, ou seja, o sétimo dia na verdade foi primeiro dia de Vida de Adão, então o primeiro Sábado de Adão foi cair numa sexta feira, se a gente for interpretar literalmente o versículo.

3. O trabalho e a fadiga só surgiram em Gênesis 3:19, quando Deus disse ao Homem que ele só teria o seu pão com o suor do teu rosto, então acho meio esquisito Deus ter dado um Mandamento de Descanso ao Homem antes.

Enfim, são detalhes que eu percebi ao estudar com calma o versículo e que nunca vi os Adventistas comentarem sobre eles, mandei essa dúvida pra eles e eles ignoraram meu email.

Se o Confrade como Sabatista puder explicar pra gente isso aí eu agradeço. Esse versículo é o pilar dos defensores do Sábado.

Abraço.

Na verdade, releia o texto novamente, você está interpretando errado e se prendendo a detalhes em vez de ver a visão geral de tudo que postei. Eles devem ter ignorado suas perguntas porque são dúvidas bem sem noção. E não é este versículo o pilar dos defensores do sábado, existem 147 versículos bíblicos que falam sobre o sábado, o conceito do sábado se encontra em praticamente todos os livros da bíblia.

Resposta a dúvida n° 1:

A Bíblia não se contradiz. Se o quarto mandamento diz que a obra da Criação (ao menos no que diz respeito à Terra) durou seis dias (ver Êxodo 20:11), essa declaração está em harmonia com os seis dias da Criação, em Gênesis 1. Veja que em Gênesis 2:1, antes de Deus descansar no sétimo dia, Ele já havia acabado “os céus e a terra e todo o seu exército”. Quando o verso 2 diz que “havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra”, o autor bíblico está dizendo que quando chegou o sétimo dia, a obra de Deus já estava concluída. A Bíblia é clara em dizer que Deus “descansou” no sétimo dia. Ora, se descansou, então Ele não trabalhou nesse dia.

Resposta a dúvida n° 2:

A bíblia relata que ele foi criado no sexto dia, então o sexto dia que foi o primeiro dia de vida dele. O sétimo dia na verdade foi o segundo dia de vida de Adão, mas isso não faz diferença alguma. Se fosse o primeiro dia, segundo ou terceiro, quando chegasse no sábado teria que ser guardado, porque foi o dia que Deus ordenou. O sábado foi criado como o sétimo dia de criação da terra, "Memorial da criação" como a bíblia relata, e não como o sétimo dia em que o homem foi criado.

Resposta a dúvida n° 3:

Leia de novo os versículos que postei algumas semanas atrás. A bíblia relata que o sábado é o memorial da origem da vida, o monumento comemorativo da Criação. É um dia que Deus reclama para ele. E o sábado é mais do que um simples repouso físico, é antes de tudo uma pausa para um contato mais íntimo com Deus, de tal maneira que as outras atividades ficam para depois. Ele se tornou uma necessidade física depois do pecado. (Ver Êxodo 20).

É verdade que ele anda meio esquecido ultimamente. E é justamente por isso que existe uma pergunta que ainda continua tirando o sono de muita gente: “De onde viemos e para onde vamos?”

Deus descansou e abençoou o sábado, então significa que Deus se cansa? Não, mas o fez para dar o exemplo.

Citar:Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
Isaías 40:28-31

Se você for esperar ter certeza absoluta para só depois começar a guardar o sábado, nunca o fará, porque sempre estamos aprendendo coisas novas e você sempre vai achar algum ponto, por menor que seja, para ficar questionando.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Libertador
Veterano
07-10-2017, 03:39 PM
(04-10-2017, 11:56 AM)Cristão Realista Escreveu:
(25-09-2017, 02:08 PM)Hajime Saito Escreveu:

Melhor esperar... uma hora ele aparece. rs

(Confrade Libertador, minha dúvida nos pontos que destaquei é mais no sentido de se vocês Sabatistas observam o Sábado conscientes desses detalhes que mencionei)

Eu estou sempre acessando o https://legadorealista.com/forum/index.php

Se precisar, manda uma MP por lá, que eu respondo mais rápido.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Cristão Realista
Usuário Banido
*
17-10-2017, 07:58 PM
(07-10-2017, 03:37 PM)Libertador Escreveu:
(05-09-2017, 05:00 PM)Cristão Realista Escreveu: Fala Confrade.

Abraço.

Na verdade, releia o texto novamente, você está interpretando errado e se prendendo a detalhes em vez de ver a visão geral de tudo que postei. Eles devem ter ignorado suas perguntas porque são dúvidas bem sem noção. E não é este versículo o pilar dos defensores do sábado, existem 147 versículos bíblicos que falam sobre o sábado, o conceito do sábado se encontra em praticamente todos os livros da bíblia.

Resposta a dúvida n° 1:

A Bíblia não se contradiz. Se o quarto mandamento diz que a obra da Criação (ao menos no que diz respeito à Terra) durou seis dias (ver Êxodo 20:11), essa declaração está em harmonia com os seis dias da Criação, em Gênesis 1. Veja que em Gênesis 2:1, antes de Deus descansar no sétimo dia, Ele já havia acabado “os céus e a terra e todo o seu exército”. Quando o verso 2 diz que “havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra”, o autor bíblico está dizendo que quando chegou o sétimo dia, a obra de Deus já estava concluída. A Bíblia é clara em dizer que Deus “descansou” no sétimo dia. Ora, se descansou, então Ele não trabalhou nesse dia.

Resposta a dúvida n° 2:

A bíblia relata que ele foi criado no sexto dia, então o sexto dia que foi o primeiro dia de vida dele. O sétimo dia na verdade foi o segundo dia de vida de Adão, mas isso não faz diferença alguma. Se fosse o primeiro dia, segundo ou terceiro, quando chegasse no sábado teria que ser guardado, porque foi o dia que Deus ordenou. O sábado foi criado como o sétimo dia de criação da terra, "Memorial da criação" como a bíblia relata, e não como o sétimo dia em que o homem foi criado.

Resposta a dúvida n° 3:

Leia de novo os versículos que postei algumas semanas atrás. A bíblia relata que o sábado é o memorial da origem da vida, o monumento comemorativo da Criação. É um dia que Deus reclama para ele. E o sábado é mais do que um simples repouso físico, é antes de tudo uma pausa para um contato mais íntimo com Deus, de tal maneira que as outras atividades ficam para depois. Ele se tornou uma necessidade física depois do pecado. (Ver Êxodo 20).

É verdade que ele anda meio esquecido ultimamente. E é justamente por isso que existe uma pergunta que ainda continua tirando o sono de muita gente: “De onde viemos e para onde vamos?”

Deus descansou e abençoou o sábado, então significa que Deus se cansa? Não, mas o fez para dar o exemplo.

Citar:Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
Isaías 40:28-31

Se você for esperar ter certeza absoluta para só depois começar a guardar o sábado, nunca o fará, porque sempre estamos aprendendo coisas novas e você sempre vai achar algum ponto, por menor que seja, para ficar questionando.
Tenho feito isso com base nas Escrituras Confrade, as Escrituras nos dá base para poder fazer isso, não aceitar qualquer tipo de Doutrina de qualquer jeito.  
(Conferir Atos 17:11, Hebreus 13:9 entre outros versículos)

E como eu falei desde o início eu estou neutro quanto ao assunto, estou estudando os dois lados e vendo qual é o certo mas por uma questão de Escolha onde Congregar mesmo.  (Mas no momento Congrego em uma Igreja Não-Sabatista)

Mais algumas dúvidas:

1. Gostaria de saber de que Igreja o Confrade é então no caso, se for Adventista, gostaria de saber o que o Confrade pensa à respeito de uma Mulher chamada Ellen G. White que os Adventistas defendem ser uma Profetiza Moderna para os nossos tempos.
Pois tipo, eu até vejo sentido em algumas coisas que vocês Sabatistas defendem e tal mas eu não consigo acreditar muito nessa tal Ellen G. White, e se eu aceitar essa Doutrina do Sábado e resolver fazer parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia de certo modo vou ter que aceitar o que eles defendem à respeito dessa Mulher, então isso tem me deixando um pouco com pé atrás quanto à Igreja Adventista.  (Única Igreja Sabatista que tem aqui na minha Cidade)

2.  Se o Sábado é tão importante para nós como Igreja, gostaria de saber por que ele aparece tão pouco nas epístolas do Apóstolos (Novo Testamento) na opinião do Confrade, pois eu venho lendo o Antigo Testamento a 3 anos já (estou lendo o livro de Amós no momento), e ao longo de todo o Antigo Testamento Deus aparece advertindo à Israel quanto à Guarda do Sábado, no livro de Isaías e Ezequiel por exemplo é possível ver muito isso, várias advertências quanto à isso. 
Aí chega no Novo Testamento e o cenário muda, não se ver os Apóstolos orientando nada quanto à Guarda do Sábado, e nem no Sermão do Monte também, Jesus nada falou sobre o Sábado, deu orientação sobre várias coisas, mas nem o Sábado citou.
Gostaria de saber o que o Confrade pensa à respeito desse contraste, o Sábado sendo tão alertado no Antigo e no Novo Testamento pouco falado, até aparece o Apóstolo Paulo indo na Sinagoga aos Sábados e tal, mas vejo também em vários versículos que os Cristãos se reuniam no primeiro dia da semana também, como em Atos 20:7 por exemplo.

Gostaria de saber o que o Confrade pensa à respeito disso.

Valeu.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Cristão Realista
Usuário Banido
*
31-10-2017, 04:43 PM
Confrade, to no aguardo da sua explicação.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Cristão Realista
Usuário Banido
*
25-12-2017, 05:21 PM
Alguém cutuca o Libertador aí pra ele esclarecer os pontos que eu destaquei. 

Não deixem esse tópico morrer não que esse assunto é importante.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 326 vezes em 214 posts
Posts que curtiu: 13
25-12-2017, 07:22 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-12-2017, 07:42 PM por Diamante.)
(25-12-2017, 05:21 PM)Cristão Realista Escreveu: Alguém cutuca o Libertador aí pra ele esclarecer os pontos que eu destaquei. 

Não deixem esse tópico morrer não que esse assunto é importante.

- Só 'invocar' o nome dele através do @

- PS: Você o encontra com facilidade no LR.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Baralho
o jogo é jogado!
25-12-2017, 09:20 PM
Não é verdade? Só subir a página, tem até link, post #72.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Vini1980
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 10 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 5
26-12-2017, 09:44 AM
4º Mandamento da Lei de Deus foi alterado sim pois o dia do descanso é sábado e nao domingo.
domingo é o dia de adoração do deus Deus Sol Invicto ou solis invictus.
era uma divindade adorada pelos imperadores de roma.
por isso voce pode perceber que na língua inglesa que sunday significa domingo em português.
mas a transcrição correta é o dia do sol.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Elohim
Búfalo
**
Tópicos: 15
Curtido: 8 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 17
28-12-2017, 08:15 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-12-2017, 08:19 AM por Elohim.)
O Tanakh ("velho testamento") é um livro judeu e esses mandamentos são obrigatorios aos judeus, mas nunca foi obrigatorio aos gentios, dizer que é marca da besta o domingo é uma desonestidade absurda da igreja adventista do setimo dia, se você for um cristão que adora no domingo ou no sabado é indiferente,

Na verdade nem sequer opcional a guarda do sabado era para os gentios, o sabado é obrigatorio apenas para Judeu, se um goy quisesse guardar esse mandamento eles tinham que se converter ao judaismo na historia
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Baralho
o jogo é jogado!
28-12-2017, 06:51 PM
(26-12-2017, 09:44 AM)Vini1980 Escreveu: 4º Mandamento da Lei de Deus foi alterado sim pois o dia do descanso é sábado e nao domingo.
domingo é o dia de adoração do deus Deus Sol Invicto ou solis invictus.
era uma divindade adorada pelos imperadores de roma.
por isso voce pode perceber que na língua inglesa que sunday significa domingo em português.
mas a transcrição correta é o dia do sol.

No mesmo idioma, sábado é traduzido como saturday: dia de saturno.

Googleie gravuras do "deus saturno" e surpreenda esse fórum.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (5): « Anterior 1 2 3 4 5 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Hue foi fazer gracinha e não sabia com quem estava mexendo... Gary Holt 38 16,763 19-03-2014, 07:19 AM
Última Mensagem: Daniel Corleone
  Seja o DEUS DAS MULHER! TheShowOFF 7 4,081 12-04-2013, 07:54 PM
Última Mensagem: São Jorge
  [+18]MEU DEUS QUE DELÍCIA, CUMIA DIMAIS Smith 24 20,023 19-03-2013, 09:26 PM
Última Mensagem: São Jorge
  E AGORA ? "Bíblia "sim", Constituição "não" A lei de Deus deve prevalecer" Rob Young 13 7,305 13-03-2013, 05:46 PM
Última Mensagem: Tiago
  Para os jovens que não sabem o que foi o governo Sarnei. Sartana 48 28,166 21-12-2012, 09:59 AM
Última Mensagem: Gekko

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo